Receita Duvel.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Esse fermento é que é o problema, pq ninguem tem ele, ele é próprio da Duvel.
Entao fazer um clone dela é praticamente impossivel...

Não é o WLP570? Tem na loja dos Lamas. mas é meio caro!
 
Não eh esse. Ela usa 2 fermentos. O da garrafa eh sabido qual eh. Mas.o da fermentação primária eh fermento deles
 
Se não usam açúcar, então tínhamos que descobrir mais sobre esse extrato ai, porque chegar nesse nível alcoólico deles só no açúcar do malte é difícil de acreditar.


Também acho difícil, mas segundo o guia, eles têm orgulho disso. E na cervejaria Het Anker que faz a golden carolus e lúcifer foi o mesmo papo: açúcar somente na refermentação na garrafa. Voltando a Duvel, acredito que eles devem chegar até 7% do teor alcoólico somente com o malte. Falo isso pq existe uma duvel do rótulo verde que é feita para o mercado americano. Segundo eles é a duvel filtrada e sem refermentação. Ela tem 7%.
 
Pois é, deve ser um algum processo tipo sem lavagem dos grãos, pra deixar bem concentrado o mostro...
 
Pois é, deve ser um algum processo tipo sem lavagem dos grãos, pra deixar bem concentrado o mostro...


Outra coisa, atenuação altíssima. Numa OG muito alta acaba ficando encorpada demais. Agora se vc calcula uma OG que atenue até 1002 por exemplo, a OG não fica tão alta assim. Outro detalhe é que eles fazem um tipo de recirculação da levedura que decanta durante a fermentação. Deve contribuir pra atenuação. É a arte deles.
 
Outra coisa, atenuação altíssima. Numa OG muito alta acaba ficando encorpada demais. Agora se vc calcula uma OG que atenue até 1002 por exemplo, a OG não fica tão alta assim. Outro detalhe é que eles fazem um tipo de recirculação da levedura que decanta durante a fermentação. Deve contribuir pra atenuação. É a arte deles.
 
boa galera.

Ao pessoal que tentou clonar a Duvel, pode retornar dizendo como ficou?

Usei as recomendações que foram postadas aqui nesse forum, inclusive o fermento WLP570 com starter. Hoje com 6 dias de fermentação, tirei uma amostra para verificar densidade, gosto etc e minhas considerações sao;

OG = 1.081
FG no momento = 1.040 ( fermentação continua vigorosa a 20 graus )

Gosto e aroma = esse me assustou galera, esta parecendo um suco de banana. Com voces tambem ocorreu isso? Sei que esta cedo ainda e que a fermentação nem terminou, mas a Duvel, nada de banana tem, sera que as leveduras vao eliminar essa bananada?

um forte abraço e obrigado
 
boa galera.

Ao pessoal que tentou clonar a Duvel, pode retornar dizendo como ficou?

Usei as recomendações que foram postadas aqui nesse forum, inclusive o fermento WLP570 com starter. Hoje com 6 dias de fermentação, tirei uma amostra para verificar densidade, gosto etc e minhas considerações sao;

OG = 1.081
FG no momento = 1.040 ( fermentação continua vigorosa a 20 graus )

Gosto e aroma = esse me assustou galera, esta parecendo um suco de banana. Com voces tambem ocorreu isso? Sei que esta cedo ainda e que a fermentação nem terminou, mas a Duvel, nada de banana tem, sera que as leveduras vao eliminar essa bananada?

um forte abraço e obrigado

Banana é um off-flavor comum ocasionado por underpitching, ou seja, inoculação de fermento abaixo do necessário para seu mosto. Talvez uma fermentação secundária irá atenuar essa sensação.

Abraços!
 
Banana é um off-flavor comum ocasionado por underpitching, ou seja, inoculação de fermento abaixo do necessário para seu mosto. Talvez uma fermentação secundária irá atenuar essa sensação.

Abraços!

obrigado e abraço
 
Acredito que vai ser difícil esse éster diminuir muito, é um problema muito comum pra quem usa essa levedura. As explicações mais comuns seriam temperatura alta de fermentação e oxigenação baixa. Agora tem outro detalhe, se for for olhar, o éster isoamyl de etila é formado pelo álcool superior isoamyl é um ácido graxo. Esse álcool é derivado de aminoácidos ( Alguém me corrija se estiver errado!). Então se vc tiver feito um mosto puro malte que será muito proteico OG 1080, aumentaria a concentração de ésteres? Talvez seja a explicação que uma Dúvel leva 15-20% de candi.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
boas

Pode ser isso sim, fui na ideia dos caras ai alegando que nao vai açucar e a receita informada nao ficou nada parecida com a Duvel. Ficou bem proximo de uma chimay triple. Vou fazer mais uma leva e se der certo posto a receita.

um abraço
 
Back
Top