Receita de Black IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Caramba

Well-Known Member
Joined
Apr 12, 2016
Messages
223
Reaction score
102
Olá

Em várias de minhas pesquisas para receitas de cervejas diferenciadas, acabo caindo em páginas deste fórum, então resolvi participar dele.

Estou planejando uma Black IPA, e gostaria da opinião de vocês:

Black IPA
30 litros
OG 1070
IBU 70
Cor 70 EBC
ABV 7%

Maltes
8 kg Pale Ale (7,8 EBC) (84,7%)
1 kg Crystal 150 (150 EBC) (10,6%)
0,3 kg Black (1360 EBC) (3,2 %)
0,15 kg Chocolate (900 EBC) (1,6 %)

Lúpulos
10 g Topaz (15,20%) - First Worth
10 g Cascade (5,4%) - First Worth
30 g Topaz (15,20%) - Fervura 60 min
10 g Topaz (15,20%) - Fervura 40 min
20 g Cascade (5,4%) - Fervura 30 min
20 g Cascade (5,4%) - Fervura 10 min
20 g Cascade (5,4%) - Dry Hop 4 Dias

Levedura
SafAle US-05


A ideia é colocar os maltes escuros nos últimos 10 minutos da brassagem, pra evitar a adstringência, retirar apenas a coloração.
Mesmo assim.... seria melhor diminuir a quantidade de maltes escuros ?
(Algo como
8,5 kg Pale Ale (7,8 EBC) (89,4%)
0,5 kg Crystal 150 (150 EBC) (5,3%)
0,35 kg Black (1360 EBC) (3,7 %)
0,15 kg Chocolate (900 EBC) (1,6 %)
Mantendo as características da cerveja e os outros ingredientes)
Aceito sugestões.
 
Acho q a receita original tá legal. Manda bala e avalia o resultado p possíveis mudanças. Sugestão seria rever o tempo de lançamento do lúpulo aumentando a carga no final da fervura. Para dry hop acho q a quantitade é pouca considerando a litragem.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Olá

Em várias de minhas pesquisas para receitas de cervejas diferenciadas, acabo caindo em páginas deste fórum, então resolvi participar dele.

Estou planejando uma Black IPA, e gostaria da opinião de vocês:

Black IPA
30 litros
OG 1070
IBU 70
Cor 70 EBC
ABV 7%

Maltes
8 kg Pale Ale (7,8 EBC) (84,7%)
1 kg Crystal 150 (150 EBC) (10,6%)
0,3 kg Black (1360 EBC) (3,2 %)
0,15 kg Chocolate (900 EBC) (1,6 %)

Lúpulos
10 g Topaz (15,20%) - First Worth
10 g Cascade (5,4%) - First Worth
30 g Topaz (15,20%) - Fervura 60 min
10 g Topaz (15,20%) - Fervura 40 min
20 g Cascade (5,4%) - Fervura 30 min
20 g Cascade (5,4%) - Fervura 10 min
20 g Cascade (5,4%) - Dry Hop 4 Dias

Levedura
SafAle US-05


A ideia é colocar os maltes escuros nos últimos 10 minutos da brassagem, pra evitar a adstringência, retirar apenas a coloração.
Mesmo assim.... seria melhor diminuir a quantidade de maltes escuros ?
(Algo como
8,5 kg Pale Ale (7,8 EBC) (89,4%)
0,5 kg Crystal 150 (150 EBC) (5,3%)
0,35 kg Black (1360 EBC) (3,7 %)
0,15 kg Chocolate (900 EBC) (1,6 %)
Mantendo as características da cerveja e os outros ingredientes)
Aceito sugestões.



Minha opinião sobre os lúpulos, retirar esses do 60 e 40 minutos, e o FWH com Cascade tenhos minhas dúvidas, tem várias pessoas que tem péssimas experiências com Cascade para amargor devido a taxa alta de Cohumulone.
Substituir esses por adições mais massivas de lúpulo a partir dos 30 minutos, com mais lúpulos aos 20, 10, 5, como quiser, para acrescentar bastante sabor.

Quanto aos maltes escuros, eu sugiro a técnica de adição a frio dos maltes escuros, que foi o que utilizei na minha Black IPA e achei excelente. Pegue os maltes escuros moídos, deixe de molho em água fria (algo como 3 litros por kg) de um dia para o outro, e adicione somente a água quando estiver pronta a mostura e indo para a fervura. Isso vai acrescentar a cor, mas sem muito sabor e sem adstringência.
 
Acho q a receita original tá legal. Manda bala e avalia o resultado p possíveis mudanças. Sugestão seria rever o tempo de lançamento do lúpulo aumentando a carga no final da fervura. Para dry hop acho q a quantitade é pouca considerando a litragem.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
Valeu.
É minha primeira cerveja com "excesso" de lúpulo e com dry hop... então pensei em começar devagar e ir aumentando nas próximas.

Tem um malte que só dar cor escura e não gosto/aroma torrado.
Qual é esse malte ?

Minha opinião sobre os lúpulos, retirar esses do 60 e 40 minutos, e o FWH com Cascade tenhos minhas dúvidas, tem várias pessoas que tem péssimas experiências com Cascade para amargor devido a taxa alta de Cohumulone.
Substituir esses por adições mais massivas de lúpulo a partir dos 30 minutos, com mais lúpulos aos 20, 10, 5, como quiser, para acrescentar bastante sabor.

Quanto aos maltes escuros, eu sugiro a técnica de adição a frio dos maltes escuros, que foi o que utilizei na minha Black IPA e achei excelente. Pegue os maltes escuros moídos, deixe de molho em água fria (algo como 3 litros por kg) de um dia para o outro, e adicione somente a água quando estiver pronta a mostura e indo para a fervura. Isso vai acrescentar a cor, mas sem muito sabor e sem adstringência.
Valeu,
Vou analisar essas sugestões sobre os maltes escuros e os lúpulos
 
Os melhores maltes escuros para Black IPAs, na minha opinião, são os Carafa Special e o Midnight Wheat, pois eles não tem casca e não geram aquela adstringência dos maltes tostados.

Outra dica é deixar para colocar os maltes torrados no fim da mosturação, apenas para adicionar cor.

Eu brassei uma Black IPA que ficou excelente e na época uma dica que o Guenther passou na época foi exatamente essa: faça como se fosse uma IPA normal, no mínimo 60 IBUs e adicione maltes torrados no fim da mosturação.

Na época abri esse tópico, tem várias dicas boas:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405831
 
A melhor dica é colocar nos últimos minutos da mosturação mesmo!
Pelo menos foi oque fiz
 
Preparei uma mas troquei o malte chocolate pelo caramelo e cevada torrada... Embora tenha ficado apreensivo em relação ao fermento tudo ficou perfeito e um sabor e aroma café/caramelo perfeito... Boas cervejas a todos...
 
Back
Top