Receita com Maris Otter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve povo.

A WE está com promoção do Maris Otter e eu comprei 5kg por R$61,00

O Malte vence dia 28/08

Como nunca usei e sei que o malte é bem famoso, gostaria de sugestões de receitas onde ele entre em evidência, para que eu possa experimentar pela primeira vez....

Pensei em fazer uma ESB

O que acham?
 
Salve povo.

A WE está com promoção do Maris Otter e eu comprei 5kg por R$61,00

O Malte vence dia 28/08

Como nunca usei e sei que o malte é bem famoso, gostaria de sugestões de receitas onde ele entre em evidência, para que eu possa experimentar pela primeira vez....

Pensei em fazer uma ESB

O que acham?

Top!
Ele é bem marcante, usei uma vez em um IPA mas não curti muito.
Mas tem gente que só faz IPA com ele, então... é questão de gosto.
Acho que uma ESB é uma excelente pedida.
Abraço!
 
Salve povo.

A WE está com promoção do Maris Otter e eu comprei 5kg por R$61,00

O Malte vence dia 28/08

Como nunca usei e sei que o malte é bem famoso, gostaria de sugestões de receitas onde ele entre em evidência, para que eu possa experimentar pela primeira vez....

Pensei em fazer uma ESB

O que acham?

Tenho feito uma brassagem de Maris Otter a cada 2 por pelo menos 1 ano meio e cheguei numa base legal:

90.2% Maris Otter
8.8% Crystal 110
1% Biscuit

OG 1.042 a 1.056 e IBU 30 a 45.

Uma combinação legal de hops é Willamette amargor e Willamette + Fuggle + Cascade a 15min.

Leveduras Burton, London, British ou Nottingham.
:fro:
 
@tomazela

O Maris Otter é o malte clássico da escola inglesa. Tem um maltado bem mais presente que o pale normal. Ia te sugerir exatamente o que o @stormridersp sugeriu acima. Uma cerveja da família das Bitters ou até uma IPA inglesa são as melhores pedidas.

Receita clássica é:

Maltes:
~ 90% Maris Otter
~ 10% um caramelo, o mais tradicional seria um inglês também (Crystal)... eu uso o de 120 EBC
~ Se quiser, algum malte mais escuro pra ajustar a cor em baixa porcentagem

Lúpulos clássicos ingleses que eu mais gosto:
Amargor - Target (barato e com bom A.A)
Aroma/sabor - Fuggle (bem resinoso e bem presente. Domina bastante)
Aroma/sabor - East Kent Goldings (bem mais equilibrado que o fuggle)

Leveduras (em ordem de preferência)
Bio4 London ESB
Mangrove M79 (agora mudou o nome, é a Liberty Bell)
Fermentis S04

Com essa base de insumos, eu ficaria entre:
Estilos - Premium Bitter / Extra Special Bitter / IPA inglesa
OG: 1045 ~ 1050 / 1050 ~ 1060 / 1060 ~ 1065
IBU: 30 ~ 35 / 35 ~ 45 / ~ 50
FG: 1.010 ~ 1.015
Na IPA, com certeza usaria o Fuggles e possivelmente faria um Dry Hopping com ele, mas nada muito agressivo. É questão de gosto pessoal, e as clássicas IPA's inglesas são mais maltadas, menos amargas e não tão aromáticas quanto às americanas.
A corrente de bitters (principalmente) e IPA inglesa é de cervejas relativamente equilibradas. Malte, lúpulo e fermento aparecem, e se um ficar muito presente muitas vezes a cerveja foge um pouco do estilo e fica desequilibrada (não que isso seja ruim, depende do gosto do freguês, mas não é o "clássico").
Acho uma escola bem legal, e em questão de insumos, quase nada complexa (poucos maltes, poucos lúpulos clássicos, perfil de fermento bem definido). Mas são cervejas um pouco mais difíceis de acertar (comparados por exemplo com APA's e IPA's americanas), pois nelas geralmente se busca o equilíbrio, e não só o lúpulo como destaque.
 
@tomazela

O Maris Otter é o malte clássico da escola inglesa. Tem um maltado bem mais presente que o pale normal. Ia te sugerir exatamente o que o @stormridersp sugeriu acima. Uma cerveja da família das Bitters ou até uma IPA inglesa são as melhores pedidas.

Receita clássica é:

Maltes:
~ 90% Maris Otter
~ 10% um caramelo, o mais tradicional seria um inglês também (Crystal)... eu uso o de 120 EBC
~ Se quiser, algum malte mais escuro pra ajustar a cor em baixa porcentagem

Lúpulos clássicos ingleses que eu mais gosto:
Amargor - Target (barato e com bom A.A)
Aroma/sabor - Fuggle (bem resinoso e bem presente. Domina bastante)
Aroma/sabor - East Kent Goldings (bem mais equilibrado que o fuggle)

Leveduras (em ordem de preferência)
Bio4 London ESB
Mangrove M79 (agora mudou o nome, é a Liberty Bell)
Fermentis S04

Com essa base de insumos, eu ficaria entre:
Estilos - Premium Bitter / Extra Special Bitter / IPA inglesa
OG: 1045 ~ 1050 / 1050 ~ 1060 / 1060 ~ 1065
IBU: 30 ~ 35 / 35 ~ 45 / ~ 50
FG: 1.010 ~ 1.015
Na IPA, com certeza usaria o Fuggles e possivelmente faria um Dry Hopping com ele, mas nada muito agressivo. É questão de gosto pessoal, e as clássicas IPA's inglesas são mais maltadas, menos amargas e não tão aromáticas quanto às americanas.
A corrente de bitters (principalmente) e IPA inglesa são cervejas relativamente equilibradas. Malte, lúpulo e fermento aparecem, e se um ficar muito presente muitas vezes a cerveja foge um pouco do estilo e fica desequilibrada (não que isso seja ruim, depende do gosto do freguês, mas não é o "clássico").
Acho uma escola bem legal, e em questão de insumos, quase nada complexa (poucos maltes, poucos lúpulos clássicos, perfil de fermento bem definido). Mas são cervejas um pouco mais difíceis de acertar (comparados por exemplo com APA's e IPA's americanas), pois nelas geralmente se busca o equilíbrio.

Valeu mesmo pelas dicas...vou ficar com a ESB mesmo...eh o estilo que vi no BJCP em que o malte predomina...

Não vou fazer a IPA pois quero sentir mais o malte mesmo

Vou arriscar =)

[]´s
 
Valeu mesmo pelas dicas...vou ficar com a ESB mesmo...eh o estilo que vi no BJCP em que o malte predomina...

Não vou fazer a IPA pois quero sentir mais o malte mesmo

Vou arriscar =)

[]´s

Legal, foi justamente a última que eu fiz (ficou super boa)
Eu usei:
~ 90% maris otter
~ 8% crystal 120
~ 2% carafa special III
~40 IBU, 1.050 OG (farei com OG maior na próxima), 1.013 FG, ~5% de álcool

A ESB é uma cerveja onde o malte não predomina, ele é equilibrado (não pode ser mascarado) pelo lúpulo, que também aparece.

"Amargor de médio-alto a médio, com sabores maltosos
dando suporte. Normalmente apresenta um dulçor maltoso
caramelado forte. Sabor de lúpulo de moderado a moderadamente
alto (de qualquer variedade, porém variedades de lúpulos de caráter
terroso, resinoso e/ou floral ingleses são tipicamente mais
tradicionais). O amargor e o sabor do lúpulo devem ser notados, mas
não devem dominar o sabor do malte por completo"

Tu pode também fazer uma summer bitter (acho que não é catalogado, se for, só no 2015)... ela é 100% maris otter!
Acho que se tu fizer:
100% maris Otter
30 ~ 35 IBU (com mais adições iniciais pra amargor, não tanto pra sabor/aroma)
~ 1.060 OG, FG ~ 1.013, 1.015

Tu vai ter uma cerveja com uma boa característica maltada e 100% maris otter, então vai conseguir ter noção total das características dele, sem influência do caramelo...
 
Legal, foi justamente a última que eu fiz (ficou super boa)
Eu usei:
~ 90% maris otter
~ 8% crystal 120
~ 2% carafa special III
~40 IBU, 1.050 OG (farei com OG maior na próxima), 1.013 FG, ~5% de álcool

A ESB é uma cerveja onde o malte não predomina, ele é equilibrado (não pode ser mascarado) pelo lúpulo, que também aparece.

"Amargor de médio-alto a médio, com sabores maltosos
dando suporte. Normalmente apresenta um dulçor maltoso
caramelado forte. Sabor de lúpulo de moderado a moderadamente
alto (de qualquer variedade, porém variedades de lúpulos de caráter
terroso, resinoso e/ou floral ingleses são tipicamente mais
tradicionais). O amargor e o sabor do lúpulo devem ser notados, mas
não devem dominar o sabor do malte por completo"

Tu pode também fazer uma summer bitter (acho que não é catalogado, se for, só no 2015)... ela é 100% maris otter!
Acho que se tu fizer:
100% maris Otter
30 ~ 35 IBU (com mais adições iniciais pra amargor, não tanto pra sabor/aroma)
~ 1.060 OG, FG ~ 1.013, 1.015

Tu vai ter uma cerveja com uma boa característica maltada e 100% maris otter, então vai conseguir ter noção total das características dele, sem influência do caramelo...

Pensei justamente em usar 100% dele, justamente para conhecê-lo bem...

valeu... [ ]´s
 
Pessoal, aproveitando a "deixa" do tópico.

Estou fazendo minha primeira cerveja usando o Maris Otter como base, mas percebi que misturei escola inglesa com americana.

Volume (11L)
2.5 kg Pale Malt - Maris Otter (92.6%)
0.1 kg Crystal 110 (3.7%)
0.1 kg Crystal 150 (3.7%)
10g Lúpulo Columbus – 60 minutos
10g Lúpulo Cascade – 05 minutos
1 pct Fermento Fermentis US-05 (hidratado)

DH com 10g Lúpulo Cascade (fermentação secundária)

Coloquei o DH ontem.

O que ficaria melhor, deixar por 2 dias o DH e fazer um novo DH por mais 2 dias com a mesma quantidade ou deixar esse DH por uns 4 dias?

Qualquer sugestão é bem vinda, pois foi minha primeira brassagem, não sei muito o que esperar.
 
Pessoal, aproveitando a "deixa" do tópico.

Estou fazendo minha primeira cerveja usando o Maris Otter como base, mas percebi que misturei escola inglesa com americana.

Volume (11L)
2.5 kg Pale Malt - Maris Otter (92.6%)
0.1 kg Crystal 110 (3.7%)
0.1 kg Crystal 150 (3.7%)
10g Lúpulo Columbus – 60 minutos
10g Lúpulo Cascade – 05 minutos
1 pct Fermento Fermentis US-05 (hidratado)

DH com 10g Lúpulo Cascade (fermentação secundária)

Coloquei o DH ontem.

O que ficaria melhor, deixar por 2 dias o DH e fazer um novo DH por mais 2 dias com a mesma quantidade ou deixar esse DH por uns 4 dias?

Qualquer sugestão é bem vinda, pois foi minha primeira brassagem, não sei muito o que esperar.

Costumo fazer DH por 5 dias, pois vi que na maioria das vezes essa é a recomendação.

Na verdade você não misturou escolas...
Essa é uma American IPA, porém usando um clássico Malte inglês...
Como não conheço o Malte, sinceramente não sei qual será o resultado...
 
Costumo fazer DH por 5 dias, pois vi que na maioria das vezes essa é a recomendação.

Na verdade você não misturou escolas...
Essa é uma American IPA, porém usando um clássico Malte inglês...
Como não conheço o Malte, sinceramente não sei qual será o resultado...

Valeu tomazela,

Na verdade eu estava tentando fazer uma APA,
só depois que percebi que o malte era inglês (coisa de novato)

A cerveja está com ABV de 5%, cor de 8.8 SRM e amargor de 37.3 IBUs

No DH eu usei 1g/litro, acho que foi pouco né? Por isso estava pensando em fazer mais um DH com mais 1g/litro.
 
Valeu tomazela,

Na verdade eu estava tentando fazer uma APA,
só depois que percebi que o malte era inglês (coisa de novato)

A cerveja está com ABV de 5%, cor de 8.8 SRM e amargor de 37.3 IBUs

No DH eu usei 1g/litro, acho que foi pouco né? Por isso estava pensando em fazer mais um DH com mais 1g/litro.

Essa questão de muito ou pouco é relativa...
Depende muito do que espera, do lúpulo que usou e etc...
O que leio em vários posts sobre DH é que o ideal é no mínimo 2,5g/Litros

Estou fazendo testes...estou com uma IPA em DH de 1,8g/L

Na próxima vou tentar os 2,5...e por aí vai...
 
Valeu tomazela,

Na verdade eu estava tentando fazer uma APA,
só depois que percebi que o malte era inglês (coisa de novato)

A cerveja está com ABV de 5%, cor de 8.8 SRM e amargor de 37.3 IBUs

No DH eu usei 1g/litro, acho que foi pouco né? Por isso estava pensando em fazer mais um DH com mais 1g/litro.

Cara, eu fiz recentemente uma IPA single malt de Maris Otter. Foi a melhor cerveja que fiz até hoje.
Foi uma receita pra 40L, usei 15kg de malte, 300g de lúpulo na fervura (divididos entre inicio, final e whirpool, total de 100 IBU) e mais 300g de DH durante 7 dias(7,5g/L). Ficou sensacional a cerveja.
 
Pessoal, aproveitando a "deixa" do tópico.

Estou fazendo minha primeira cerveja usando o Maris Otter como base, mas percebi que misturei escola inglesa com americana.

Volume (11L)
2.5 kg Pale Malt - Maris Otter (92.6%)
0.1 kg Crystal 110 (3.7%)
0.1 kg Crystal 150 (3.7%)
10g Lúpulo Columbus – 60 minutos
10g Lúpulo Cascade – 05 minutos
1 pct Fermento Fermentis US-05 (hidratado)

DH com 10g Lúpulo Cascade (fermentação secundária)

Coloquei o DH ontem.

O que ficaria melhor, deixar por 2 dias o DH e fazer um novo DH por mais 2 dias com a mesma quantidade ou deixar esse DH por uns 4 dias?

Qualquer sugestão é bem vinda, pois foi minha primeira brassagem, não sei muito o que esperar.

Cara, o maris otter só dá uma característica mais maltada que o tradicional pale da escola americana.
Particularmente, prefiro APA's e IPA's mais maltadas, mesmo as americanas. Mas as TRADICIONAIS Pales Ales e IPA's americanas (principalmente as da costa oeste) são menos maltadas e mais claras.

Agora, com esta tua base de maltes, 92% maris otter e 8% crystal 100 ~ 150, Columbus e Cascade, tua cerveja só vai ficar ruim se tu cometeu algum erro relevante em algum processo. Se foi uma brassagem bem feita e uma fermentação bem conduzida (a quantidade de fermento está correta), a cerveja tem tudo pra ficar ótima.

Quanto ao dry hopping, eu colocaria mais 1 ~ 2 g/L.

Na próxima, faça usando pale americano ou o pilsen nacional (90 minutos de fervura por causa do DMS) com o restante igual e compare as 2. Só cuida com o pale belga (castle), ele é um pouco mais escuro e caramelado que os ingleses e americanos. Talvez dos da castle o vienna seja mais próximo aos pales...
 
Cara, eu fiz recentemente uma IPA single malt de Maris Otter. Foi a melhor cerveja que fiz até hoje.
Foi uma receita pra 40L, usei 15kg de malte, 300g de lúpulo na fervura (divididos entre inicio, final e whirpool, total de 100 IBU) e mais 300g de DH durante 7 dias(7,5g/L). Ficou sensacional a cerveja.

Bom saber disso Cupe79,

tenho uma dry stout na fila para brassar, depois quero fazer uma IPA.
Qual lúpulo utilizou?
 
Cara, o maris otter só dá uma característica mais maltada que o tradicional pale da escola americana.
Particularmente, prefiro APA's e IPA's mais maltadas, mesmo as americanas. Mas as TRADICIONAIS Pales Ales e IPA's americanas (principalmente as da costa oeste) são menos maltadas e mais claras.

Agora, com esta tua base de maltes, 92% maris otter e 8% crystal 100 ~ 150, Columbus e Cascade, tua cerveja só vai ficar ruim se tu cometeu algum erro relevante em algum processo. Se foi uma brassagem bem feita e uma fermentação bem conduzida (a quantidade de fermento está correta), a cerveja tem tudo pra ficar ótima.

Quanto ao dry hopping, eu colocaria mais 1 ~ 2 g/L.

Na próxima, faça usando pale americano ou o pilsen nacional (90 minutos de fervura por causa do DMS) com o restante igual e compare as 2. Só cuida com o pale belga (castle), ele é um pouco mais escuro e caramelado que os ingleses e americanos. Talvez dos da castle o vienna seja mais próximo aos pales...

Valeu tiefensee,

apesar de ser minha primeira brassagem, acho que ocorreu tudo conforme o esperado. Fiz a mostura a 68º, a fermentação primária a 18º e agora estou na secundária, subindo 1º por dia até 24º.

A única coisa que saiu fora do previsto foi o volume final, eu queria 10.5L no fermentador, mas como não conhecia meu equipamento acabei com um volume final de pouco mais de 11L (usei 0.5L para fazer o pão com bagaço de malte). Apesar do volume maior a OG ficou dentro do esperado (1048).

Vou seguir sua dica e adicionar mais 1g/L de cascade no DH.
 
EU também nunca usei esse malte e comprei essa semana ele na WE. Pretendo fazer no final de semana uma IPA single Hop pra ver como fica.
 
Abri a minha APA com Maris Otter no sábado (minha primeira brassagem), ficou muito boa mesmo.

O aroma do cascade no dry hopping é um absurdo de bom, até minha mãe que não gosta de ALE falou que o "cheiro" estava muito bom... hehehe

Acabei de comprar mais 5 kilos de Maris Otter, mas desta vez vai ser uma IPA.
 

Attachments

  • 4.jpg
    4.jpg
    84.4 KB · Views: 89
Serio, cascade é fonte de vida! É o lupulo que mais gosto de usar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Serio, cascade é fonte de vida! É o lupulo que mais gosto de usar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Maris Otter realmente é um otimo malte, porem notei algumas diferencas em comprar de varias maltarias. Os que me deram mais satisfacao foi o da Muntons, onde o notei mais limpido. O de outras maltarias verifiquei muita sugeira, pedra, etc...

Quanto ao lupulo o meu preferido é o Citra e em segundo vem o Cascade.
 
Maris Otter realmente é um otimo malte, porem notei algumas diferencas em comprar de varias maltarias. Os que me deram mais satisfacao foi o da Muntons, onde o notei mais limpido. O de outras maltarias verifiquei muita sugeira, pedra, etc...

Quanto ao lupulo o meu preferido é o Citra e em segundo vem o Cascade.

Idem...

O Aroma de manga do Citra é sensacional.
Já o Cascade tem um cítrico muito bom...

Um lúpulo americano bem popular que eu não curto é o Amarillo. Eu acho que ele predomina demais...sei lá...opinião pessoal.
 
Idem...

O Aroma de manga do Citra é sensacional.
Já o Cascade tem um cítrico muito bom...

Um lúpulo americano bem popular que eu não curto é o Amarillo. Eu acho que ele predomina demais...sei lá...opinião pessoal.

O Citra eu fiquei meio enjoado com o tempo e o amarillo eu nunca usei, mas nas cervejas que andei bebendo e senti a sua presença eu percebi um sabor de novalgina...sei lá...acho que me acostumei ao magnum para amargor em função da sua neutralidade.
 
O Citra eu fiquei meio enjoado com o tempo e o amarillo eu nunca usei, mas nas cervejas que andei bebendo e senti a sua presença eu percebi um sabor de novalgina...sei lá...acho que me acostumei ao magnum para amargor em função da sua neutralidade.

Eu uso Citra somente para Dh...Aroma

Se usado em excesso no Dh dá off flavor "urina de gato".
 
Salve pessoal, ressuscitando o post.....se passaram alguns anos ai , e imagino que os amigos, fizeram ajustes, etc....
queria uma sugestão, dica, tô para fazer uma APA, e quero usar maris otter, no momento só tenho maris e pilsen belga....
lupulagem já definida lúpulos, simcoe e azacca, não defini ainda as adições.....

Estou com receio de usar 100% Maris...alguém fez isso nesse meio tempo? se sim recomenda ?
 
Meu último lote (ta no barril ainda) é uma NEIPA com Maris Otter (70%) e aveia (30%). Grist simples, deixou um maltado doce bem leve só para servir de suporte aos lúpulos mesmo. Acho que é na linha da APA que vc quer fazer.

Gostei bastante do resultado, mas acho que não repetirei por causa do custo do Maris Otter. Muito caro para uma cerveja em que o malte é mero suporte. Deixar para gastar essa grana quando for fazer as inglesas.
 
Meu último lote (ta no barril ainda) é uma NEIPA com Maris Otter (70%) e aveia (30%). Grist simples, deixou um maltado doce bem leve só para servir de suporte aos lúpulos mesmo. Acho que é na linha da APA que vc quer fazer.

Gostei bastante do resultado, mas acho que não repetirei por causa do custo do Maris Otter. Muito caro para uma cerveja em que o malte é mero suporte. Deixar para gastar essa grana quando for fazer as inglesas.
Isso Filipe, desculpe...estou elaborando uma APA mesmo.....

Sobre custo realmente...o que eu fiz foi abrir um MEI e comprar direto WE..maris a preço de pilsen! fica a dica....
Cheers
 
Ah cara, então nessa sua situação eu usaria Maris até para o mingau do café da manhã! kkkkkkkkkkk
Pode ir nele 100% sem medo!
 
Back
Top