Receita CERPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcelRato

Member
Joined
Nov 27, 2015
Messages
24
Reaction score
3
Olá pessoal, tudo bom?
Sei que muitos aqui tem gostos diferentes, mas pra mim a CERPA vem sendo a cerveja mais gostosa até então, o gosto e a leveza dela são incomparáveis.
Queria saber se alguém aqui já tentou copiar a receita, ou se uma Dortmunder Export chegaria perto dela??

Obrigado
 
Olá pessoal, tudo bom?
Sei que muitos aqui tem gostos diferentes, mas pra mim a CERPA vem sendo a cerveja mais gostosa até então, o gosto e a leveza dela são incomparáveis.
Queria saber se alguém aqui já tentou copiar a receita, ou se uma Dortmunder Export chegaria perto dela??

Obrigado

@MarcelRato você se refere a CERPA Pilsen Export?

Se for essa, por ser uma bebida bem simples dá para fazer algo parecido sem se prender a receitas já prontas.

Nunca vi "clonagens" dela...

Pesquise aqui no fórum e outros sites em como fazer cerveja Lager que você se brincar vai conseguir um produto melhor do que a própria CERPA propõe.

Abraço!
 
Sempre gostei da CERPA também, mas te garanto que se você já sabe fazer cerveja e fizer uma lager bem feitinha pode ter certeza que vai sair melhor que a CERPA.
 
Legal galera então aproveitando o gancho de vocês, vou tentar clonar a CERPA export, partindo de uma receita da Dortmunder Export que eu achei no livro "brewing classic styles" do meu acervo aqui. Segue a receita adaptada para meu equipamento de 20L:

Malte Pilsen (Global Malt) 4,8 Kg
Munich (Castle Malting) 0,10 Kg
Hallertau 4% 60 min 47g
Hallertau 4% 5 min 14g
Hallertau 4% 0 min 14g
Fermento S-23

Rampas: 40 min a 62°C, 20 min a 70°C, 10 min 76°C (mash out)
90 min de fervura

OG:1.055
OF:1.018

A minha duvida nessa receita são as rampas, ainda não tenho muita noção disso...kkk. E a quantidade de lúpulo achei muito. Alguém pode me dar algumas dicas?

Obrigado
 
Eu adoro a Cerpa! Todas!

Mas, tenho um viés muito grande pra opinar. Tenho um carinho especial pelo estado do Pará. Desde a graduação faço viagens para Santarém, pra estudar a Floresta Amazônica.

E digo, gosto é relativo mesmo! Quando você está cruzando as velhas estradas no interior e para em alguma "Currutela", qualquer vila Amazônica, a única cerveja que existe é a Cerpa. E tem Cerpa Tijuca, Cerpa Export, Cerpa "Draft". É o paraíso!

Boa sorte no seu clone da Export!
 
Legal galera então aproveitando o gancho de vocês, vou tentar clonar a CERPA export, partindo de uma receita da Dortmunder Export que eu achei no livro "brewing classic styles" do meu acervo aqui. Segue a receita adaptada para meu equipamento de 20L:

Malte Pilsen (Global Malt) 4,8 Kg
Munich (Castle Malting) 0,10 Kg
Hallertau 4% 60 min 47g
Hallertau 4% 5 min 14g
Hallertau 4% 0 min 14g
Fermento S-23

Rampas: 40 min a 62°C, 20 min a 70°C, 10 min 76°C (mash out)
90 min de fervura

OG:1.055
OF:1.018

A minha duvida nessa receita são as rampas, ainda não tenho muita noção disso...kkk. E a quantidade de lúpulo achei muito. Alguém pode me dar algumas dicas?

Obrigado

Cara, esquece as rampas. Se está usando malte modificado não precisa. Mais para frente caso você queira se especializar em Lagers daí recomendo que você aprenda sobre as rampas e decocção, mas não para a sua primeira.

Primeira pergunta, você tem controle de temperatura na fermentação? Isso é primordial em uma lager.
 
Todas as Cerpas são boas, você @MarcelRato já pretende vender ou somente para produção caseira mesmo?
 
Olá Ipera, kra eu tenho aquelas geladeiras de bar que tem termostato com controlador e tudo mais, funciona super bem. Eu na verdade ja fiz uma lager, uma american pilsner que por sinal vou abrir nesse reveillion.
Quanto as rampas, mantenho nuns 65ºC mesmo e faço um mash out??
 
Eu adoro a Cerpa! Todas!

Mas, tenho um viés muito grande pra opinar. Tenho um carinho especial pelo estado do Pará. Desde a graduação faço viagens para Santarém, pra estudar a Floresta Amazônica.

E digo, gosto é relativo mesmo! Quando você está cruzando as velhas estradas no interior e para em alguma "Currutela", qualquer vila Amazônica, a única cerveja que existe é a Cerpa. E tem Cerpa Tijuca, Cerpa Export, Cerpa "Draft". É o paraíso!

Boa sorte no seu clone da Export!

Alter do Chão é um paraíso né Scaranello, Tambaqui, baião de dois e uma Cerpa geladíssima na beira do Tapajós é tudo de bão.
 
Essa levedura precisa de quantas gramas? s23.

Oi Thiago, não entendi bem sua pergunta, mas no caso o S-23 assim com outros fermentos para lagers usa-se normalmente o dobro de fermento do que para ales. No meu caso ai eu usei 2 saquinhos para 20L
 
Ficou bom o resultado? Foi muito lúpulo?
Abraço

Oi Bogasso, não na verdade ficou bem diferente...kkk
Mas eu refiz essa receita, agora adaptada para 50L e está maturando no momento, troquei os lupulos e tratei a água. Vamos ver no que vai dar.
Assim que estiver boa eu posto aqui o resultado.

Att
 
Back
Top