Receita APA - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal,

Estou montando minha primeira receita, e gostaria da opinião dos amigos se estou no caminho certo. Estou usando o Beersmith para a montagem

AMERICAN PALE ALE

Volume: 25L de mosto finais
OG: 1047
FG: 1011
IBU: 34
ABV: 4,7%
EBC: 13,6
RELAÇÃO BU/GU: 0,71
(as especificações ficaram dentro do estilo pela BJCP)

Insumos:

94,3% Malte Chateau Pale Ale
5,7% Malte Chateau Cara Ruby
21g Columbus AMARGOR: 60min
12g Cascade SABOR: 10min
21g Cascade AROMA: Whirpool
Levedura US-05: 2pkg (calculados conforme tópico do Guenther)

MOSTURAÇÃO:
Água: 3 litros x kg de malte

Rampas:
63º por 45min
72º por 15min
78º por 3min (mash-out)

FERMENTAÇÃO:
Primária: 18º
Secundária: (pretendo subir após a primária gradativamente até 21º ou 22º)

O QUE EU ESPERO DESSA CERVEJA

Bom, montei essa receita seguindo a ideia (claro, além dos parâmetros do estilo) de uma cerveja boa para o verão (por isso o IBU próximo do mínimo), mas com boa presença de sabor e aroma de lúpulo. Escolhi o Cascade pelo perfil frutado que me agrada. Adicionei o Cara Ruby para dar um tom levemente avermelhado.

Fiquei um pouco na dúvida com as quantidades de lúpulo de sabor e aroma, não sei se nessas quantidades vou ter uma presença boa deles-pretendo que ele se destaque no sabor/aroma dessa receita, pois sou quase lúpulomaníaco).

E aí, o que acham?
 
Pessoal,

Estou montando minha primeira receita, e gostaria da opinião dos amigos se estou no caminho certo. Estou usando o Beersmith para a montagem

AMERICAN PALE ALE

Volume: 25L de mosto finais
OG: 1047
FG: 1011
IBU: 34
ABV: 4,7%
EBC: 13,6
RELAÇÃO BU/GU: 0,71
(as especificações ficaram dentro do estilo pela BJCP)

Insumos:

94,3% Malte Chateau Pale Ale
5,7% Malte Chateau Cara Ruby
21g Columbus AMARGOR: 60min
12g Cascade SABOR: 10min
21g Cascade AROMA: Whirpool
Levedura US-05: 2pkg (calculados conforme tópico do Guenther)

MOSTURAÇÃO:
Água: 3 litros x kg de malte

Rampas:
63º por 45min
72º por 15min
78º por 3min (mash-out)

FERMENTAÇÃO:
Primária: 18º
Secundária: (pretendo subir após a primária gradativamente até 21º ou 22º)

O QUE EU ESPERO DESSA CERVEJA

Bom, montei essa receita seguindo a ideia (claro, além dos parâmetros do estilo) de uma cerveja com coloração levemente avermelhada, boa para o verão (por isso o IBU próximo do mínimo), mas com boa presença de sabor e aroma de lúpulo. Escolhi o Cascade pelos aromas frutados que me agradam.

Fiquei um pouco na dúvida com as quantidades de lúpulo de sabor e aroma, não sei se nessas quantidades vou ter uma presença boa deles-pretendo que ele se destaque no sabor/aroma dessa receita, pois gosto MUITO de lúpulo).

E aí, o que acham?

Eu colocaria uns 100gr de Cascade no DH.
 
Pois é. A ideia inicial era não fazer DH, pois sou ainda iniciante e Tenho receio de contaminação nessa etapa


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pois é. A ideia inicial era não fazer DH, pois sou ainda iniciante e Tenho receio de contaminação nessa etapa


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vai sem medo amigo....assim que acabar a primaria, tira o airlock e coloca os lupulos por ali mesmo e recoloca o airlock...

Deixa uns 4 dias e depois baixa para 0 graus por uns 3-4 dias...
 
Realmente, não tinha pensado no DH pelo Airlock. Praticamente elimina o risco da contaminação.

Para o DH, precisaria homogeneizar de alguma forma esse lúpulo dentro do fermentador ou não é necessário?

Outra duvida: com relação aos 5% de Cara Ruby. Está OK para fazer o ajuste de cor pretendido? Ou seria melhor usar uma quantidade menor de Crystal por ex?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode abrir o balde pra fazer o DH, não tem problema algum..

Outra coisa, mosturação a 63º vai ficar bem seca, é isso mesmo que você quer ??

E essa rampa a 72º, tem algum motivo para fazê-la ??
 
@dcunhamaciel, desculpe se minha pergunta é "basica".
Já li varias vezes sobre esta referencia de cerveja ficar "seca" a uma determinada temperatura de mosturação, mas como identificar isso na prática na cerveja? Teria a ver com a falta de "corpo"? Se não, o que caracterizaria fisicamente uma cerveja "seca"?
E por que nesta temperatura de 63oC isso pode acontecer?
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode abrir o balde pra fazer o DH, não tem problema algum..



Outra coisa, mosturação a 63º vai ficar bem seca, é isso mesmo que você quer ??



E essa rampa a 72º, tem algum motivo para fazê-la ??



@dcunhamaciel, desculpe se minha pergunta é "basica".
Já li varias vezes sobre esta referencia de cerveja ficar "seca" a uma determinada temperatura de mosturação, mas como identificar isso na prática na cerveja? Teria a ver com a falta de "corpo"? Se não, o que caracterizaria fisicamente uma cerveja "seca"?
E por que nesta temperatura de 63oC isso pode acontecer?
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode abrir o balde pra fazer o DH, não tem problema algum..

Outra coisa, mosturação a 63º vai ficar bem seca, é isso mesmo que você quer ??

E essa rampa a 72º, tem algum motivo para fazê-la ??

Não, a ideia não seria deixar ela tão seca não. Na verdade montei 2 rampas com base nas temperaturas ideais tanto pra alfa quanto pra beta, por isso 63 e 72. Acabei não levando em conta os efeitos no resultado.

Seria mais equilibrado então fazer uma rampa única em 66ºC? 60 minutos?
 
Pode abrir o balde pra fazer o DH, não tem problema algum..



Outra coisa, mosturação a 63º vai ficar bem seca, é isso mesmo que você quer ??



E essa rampa a 72º, tem algum motivo para fazê-la ??



@dcunhamaciel, desculpe se minha pergunta é "basica".
Já li varias vezes sobre esta referencia de cerveja ficar "seca" a uma determinada temperatura de mosturação, mas como identificar isso na prática na cerveja? Teria a ver com a falta de "corpo"? Se não, o que caracterizaria fisicamente uma cerveja "seca"?
E por que nesta temperatura de 63oC isso pode acontecer?
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, desculpe ter enviado a mensagem 3 vezes, mas no meu celular aparecia a mensagem que não tinha sido publicado...
 
Acredito que fazendo uma rampa única de 65 ou 66 ficaria melhor (e o mash out a 75)..

@CaioSb71 basicamente temperaturas mais baixas deixam a cerveja com menos corpo (pois geram mais açúcares fermentáveis) e temperaturas mais altas geram cervejas mais encorpadas..
 
Realmente, não tinha pensado no DH pelo Airlock. Praticamente elimina o risco da contaminação.

Para o DH, precisaria homogeneizar de alguma forma esse lúpulo dentro do fermentador ou não é necessário?

Outra duvida: com relação aos 5% de Cara Ruby. Está OK para fazer o ajuste de cor pretendido? Ou seria melhor usar uma quantidade menor de Crystal por ex?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Corrigir a cor é algo bem pessoal, e tambem para ficar dentro do estilo..
Eu ja fiz IPAs com 100% de pilsen...

Eu nao adicionaria mais que 5% de maltes caramelos, caso voce queira que o Lupulo seja o pop star..

Faz o Dh e va experimentando a cerveja a cada 24 horas e vai vendo o resultado... mas comece com no minimo 4gr/litro.

Meus melhores resultados foram acima de 4gr/litro, 100%pilsen ou maris otter e mosturada a 64 graus. Minha ultima leva fiz FWH, e o resultado terei daqui a 30 dias.
 
Melhor fazer uma rampa unica a 65 graus onde ambas enzimas trabalham.

A proporção de malte ta legal, não tem que inventar muito em APA mesmo, o foco é o lupulo. Como o danielsantos falou é melhor não passar de 5% no malte caramelo.

As adições de lupulos estao bastante baixas ao final da fervura, eu colocaria no minimo 25g nos 10min e 25g no whirpool e ainda faria dry hopping.

E o MAIS IMPORTANTE tente comprar lupulos bem conservados de preferencia embalados a vacuo e da safra mais recente, os lupulos da Barth Haas e a Hop Union são excelentes. Isso faz uma diferença gigante.
 
Bom pessoal, estou retornando o tópico para passar uma posição desta leva. Alterei a receita, conforme as dicas de vocês. Só não fiz o DH pois como foi a 1ª leva desta receita, optei por testar as quantidades de lúpulos e fazer um comparativo paras as próximas levas, onde pretendo fazer o DH.

Brassei essa receita no dia 09/10, fiz fermentação primária e secundária, e atualmente estou com elas na refermentação. A princípio as coisas aconteceram dentro do esperado, mas queria aproveitar o tópico e tirar algumas dúvidas se me surgiram no meio do caminho.

Na mostura, fiz infusão simples a 66º por 70min, mas antes do mash-out fiz uma parada de cerca de 10min a 72º pois nos 70min não consegui a conversão de 100% do amido. Para uma próxima, deveria programar essa rampa (66º) por, talvez, 90min?

Outra dúvida que fiquei foi com relação à fermentação secundária. Fiz a primária a 18ºC, e para a secundária fui subindo 1ºC por dia até chegar aos 22ºC. Porém, percebi que quando cheguei aos 21º a levedura havia decantado. As amostras que tirei a partir dessa temperatura estavam "limpas" de leveduras. Poderia/deveria ter agitado o balde para misturar a levedura e fazer com que elas fizesses o trabalho na secundária? Ou não é indicado?

Comentário sobre a fermentação: Impressionante a evolução da cerveja entre a fermentação primária e secundária.

Bom, as dúvidas que surgiram foram essas duas.Tive ainda um problema com volume final (previ 25L, mas obtive só 20), mas foi causado por falha na medição do volume pré-fervura, o qual já corrigi para as próximas.
 
Eai gutors, só alegria com a cerveja?
Cara, tem um tópico aqui show de bola que me ajudou bastante: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Eu sempre faço brassagem de 90 minutos, não tem erro! Preste atenção apenas que este tempo maior pode favorecer as reações de maillard, o que pode escurecer um pouco a sua cerveja (o que pode ser bom!).
Sobre a temperatura de brassagem, 65-69ºC é um bom range. Para uma cerveja com menos corpo, trabalhe com uma temperatura mais próxima do 65°C, para mais corpo, algo próximo dos 69°C. Mas fique tranquilo, não precisa ficar corrigindo a temperatura o tempo todo. Depois, faça o mash-out a uns 75ºC.

Sobre agitar o balde durante a secundária, nunca agitei.


Abraço!
 
Ahh, se você gostar do aroma cítrico do Cascade, na próxima, experimente o lúpulo citra! Bem cítrico também! Normalmente eu utilizo os dois.
Fiz uma APA com o lúpulo galaxy, ficou com um aroma de maracujá bacana!
 
...

E o MAIS IMPORTANTE tente comprar lupulos bem conservados de preferencia embalados a vacuo e da safra mais recente, os lupulos da Barth Haas e a Hop Union são excelentes. Isso faz uma diferença gigante.

Queria saber se este lúpulo que a WE embala (vide imagem) é de qualidade igual ou inferior ao da Barth Haas?
 

Attachments

  • WP_20161025_15_35_46_Pro.jpg
    WP_20161025_15_35_46_Pro.jpg
    150.2 KB · Views: 45
Back
Top