Receita American Pale Ale 30 Litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RMoura

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2016
Messages
49
Reaction score
4
Boa tarde Pessoal!!
Vou partir para levas de 30 litros e gostaria de saber se a minha receita abaixo está condizente com o estilo (APA).
.Maltes
- 6.00 Kg Pilsen (80.0%)
- 1.00 Kg Munich (13.0%)
- 0.50 Kg Cara Ruby (Carared) (7.0%)
Total 7.50 Kg

.Lúpulo(s)
- Amargor = Chinook (12.0% A.A)
. 55.0 gramas aos 60' fervura

- Aroma = Cascade (7% A.A)
. 35.0 gramas aos 10' fervura
. 35.0 gramas aos 0' fervura

.Levedura
- 2 pacotes US05 (Fermentis)

. Água Primária: 21.0 Lts
. Água Secundária: 23.0 Lts

.Brassagem
- 75' a 68ºC
- 10' a 76ºC (Inativação enzimática)

.Fervura
- 70'

Valeu galera!!
 
Boa tarde Pessoal!!
Vou partir para levas de 30 litros e gostaria de saber se a minha receita abaixo está condizente com o estilo (APA).
.Maltes
- 6.00 Kg Pilsen (80.0%)
- 1.00 Kg Munich (13.0%)
- 0.50 Kg Cara Ruby (Carared) (7.0%)
Total 7.50 Kg

.Lúpulo(s)
- Amargor = Chinook (12.0% A.A)
. 55.0 gramas aos 60' fervura

- Aroma = Cascade (7% A.A)
. 35.0 gramas aos 10' fervura
. 35.0 gramas aos 0' fervura

.Levedura
- 2 pacotes US05 (Fermentis)

. Água Primária: 21.0 Lts
. Água Secundária: 23.0 Lts

.Brassagem
- 75' a 68ºC
- 10' a 76ºC (Inativação enzimática)

.Fervura
- 70'

Valeu galera!!

Amigo, se você hidratar direitinho o fermento, não precisará de 2 sachês...

1 sachê, fermentando entre 18º a 22º dá conta do recado.

Em mais ou menos 7 dias, a cerveja estará fermentada.

Na minha leva fermentei por 7 dias, e maturei por mais 7 em outro balde.

Na minha opinião, esses 35g de lúpulo que coloca ao terminar a fervura, poderia ser separado e utilizado em Dry Hopping a partir do 4 dia de maturação, deixando por mais 3 dias. Dá uma boa aromatizada na cerveja.

A proporção de malte parece estar ok, mas eu colocaria uns 500g a mais de pilsen para garantir que não fuja do estilo em caso de rendimento mais baixo do que o esperado.
 
Amigo, se você hidratar direitinho o fermento, não precisará de 2 sachês...

1 sachê, fermentando entre 18º a 22º dá conta do recado.

Em mais ou menos 7 dias, a cerveja estará fermentada.

Na minha leva fermentei por 7 dias, e maturei por mais 7 em outro balde.

Na minha opinião, esses 35g de lúpulo que coloca ao terminar a fervura, poderia ser separado e utilizado em Dry Hopping a partir do 4 dia de maturação, deixando por mais 3 dias. Dá uma boa aromatizada na cerveja.

A proporção de malte parece estar ok, mas eu colocaria uns 500g a mais de pilsen para garantir que não fuja do estilo em caso de rendimento mais baixo do que o esperado.

Olá, de onde você tirou essa recomendação de que 1 sachê é suficiente para 30l nessa OG? Sendo que toda literatura conhecida recomenda muito mais, em torno de 3 geralmente.
 
Olá, de onde você tirou essa recomendação de que 1 sachê é suficiente para 30l nessa OG? Sendo que toda literatura conhecida recomenda muito mais, em torno de 3 geralmente.

No próprio sachê do fabricante...
 
Recomendo a leitura desse tópico então: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Basicamente não se segue recomendação do fabricante, pois fabricante entende de fabricar levedura e não cerveja.

Bom, minhas levas têm sido satisfatórias.

Na minha primeira IPA, sem hidratar, onde dizem perder 50% das células, fermentei 19L sem problema algum e a cerveja ficou de meu agrado.

Na minha última Weiss de 27L, hidratando, a FG ficou abaixo do que eu esperava. O lag time foi de menos de 12 horas.

Então como o próprio link que você mandou diz(que por sinal já havia lido), conhecendo as próprias levas, podemos utilizar o que julgamos mais adequados e corrigir ao longo do processo.

Mas com certeza...na dúvida erre pra mais...

Enquanto um pacotinho do Fermentis manter as minhas brejas no nível que estou apreciando...continuarei dessa forma...

Um dia quem sabe uso 2 pra ver se tem diferença no sabor...

Ou até 3 como vc disse né...
 
Bom, minhas levas têm sido satisfatórias.

Na minha primeira IPA, sem hidratar, onde dizem perder 50% das células, fermentei 19L sem problema algum e a cerveja ficou de meu agrado.

Na minha última Weiss de 27L, hidratando, a FG ficou abaixo do que eu esperava. O lag time foi de menos de 12 horas.

Então como o próprio link que você mandou diz(que por sinal já havia lido), conhecendo as próprias levas, podemos utilizar o que julgamos mais adequados e corrigir ao longo do processo.

Mas com certeza...na dúvida erre pra mais...

Enquanto um pacotinho do Fermentis manter as minhas brejas no nível que estou apreciando...continuarei dessa forma...

Um dia quem sabe uso 2 pra ver se tem diferença no sabor...

Ou até 3 como vc disse né...


Isso, o caminho é esse, fazer seus testes a atingir as suas expectativas. Só o cuidado com recomendações para outras pessoas, pois se outra pessoa tentar replicar em condições diferentes (outra cepa, outra temperatura, outra densidade) vai ter resultados diferentes e muitas vezes pode ter um resultado ruim. Então como recomendação é sempre bom citar o melhor dos mundos e a literatura, e se quiser cita sua experiência pessoal pras suas condições, assim a pessoa adapta pra realidade dela com a experiência dela. Se não isso é passado adiante, e outra pessoa repassa e assim vai virando uma verdade absoluta, assim como se vê no facebook um show de horrores.

Abraço
 
Isso, o caminho é esse, fazer seus testes a atingir as suas expectativas. Só o cuidado com recomendações para outras pessoas, pois se outra pessoa tentar replicar em condições diferentes (outra cepa, outra temperatura, outra densidade) vai ter resultados diferentes e muitas vezes pode ter um resultado ruim. Então como recomendação é sempre bom citar o melhor dos mundos e a literatura, e se quiser cita sua experiência pessoal pras suas condições, assim a pessoa adapta pra realidade dela com a experiência dela. Se não isso é passado adiante, e outra pessoa repassa e assim vai virando uma verdade absoluta, assim como se vê no facebook um show de horrores.

Abraço

Pode crer...que as condições influenciam muito, bem como a maneira como de onde veio o fermento (problemas de transporte), forma com que foi hidratado, data de fabricação, controle de temperatura da fermentação, pH e etc e tal...

Obrigado pelo toque, me atentarei as recomendações.
 
@Rmoura,
Seria bom você colocar a OG e o IBU pretendidos. Se possível colocar a receita em algum programa.
Olhando a receita por alto, sem jogar num programa nem nada, me parece muito chinook no começo.
Fora isso a receita parece legal!

Boa sorte ai.

No próprio sachê do fabricante...

Olá, de onde você tirou essa recomendação de que 1 sachê é suficiente para 30l nessa OG? Sendo que toda literatura conhecida recomenda muito mais, em torno de 3 geralmente.
Só uma observação sobre isso, a indicação do fabricante é de 50-80g/hl o que á mais ou menos um sache para 13,75L a 23L. O que é bem distante dos 30L pretendidos pelo Rmoura.
Sem falar que indicar uma dosagem de fermento sem saber a OG é meio que um tiro no escuro.

Abraços
Casado
 
@Rmoura,
Seria bom você colocar a OG e o IBU pretendidos. Se possível colocar a receita em algum programa.
Olhando a receita por alto, sem jogar num programa nem nada, me parece muito chinook no começo.
Fora isso a receita parece legal!

Boa sorte ai.




Só uma observação sobre isso, a indicação do fabricante é de 50-80g/hl o que á mais ou menos um sache para 13,75L a 23L. O que é bem distante dos 30L pretendidos pelo Rmoura.
Sem falar que indicar uma dosagem de fermento sem saber a OG é meio que um tiro no escuro.

Abraços
Casado

No sachê do fermentis US-05 está escrito de 20 a 30 litros.
E como é um fermento para Ales, a OG já é estimada.
Convido vocês a fazerem o teste hidratando o fermento e usando um sachê para 30 litros.

Essa discussão vai longe...mas para a minhas levas tem atendido bem um sachê.

Para a Weiss, como citei, inclusive a FG ficou abaixo do meu planejado...
 
No sachê do fermentis US-05 está escrito de 20 a 30 litros.
E como é um fermento para Ales, a OG já é estimada.
Convido vocês a fazerem o teste hidratando o fermento e usando um sachê para 30 litros.

Essa discussão vai longe...mas para a minhas levas tem atendido bem um sachê.

Para a Weiss, como citei, inclusive a FG ficou abaixo do meu planejado...
Como assim já é estimada? Existem ales tanto de 1.038 como de 1.120.

Cara, não ter nenhum problema é beeeem diferente de resultados ideais. A não ser que você me diga que fermentou duas levas do mesmo mosto em condições idênticas mudando só a quantidade de levedura e depois fez um teste cego com diversas pessoas e o teste deu positivo pra não haver nenhuma diferença... o seu "não tive nenhum problema" não vale muita coisa frente à livros como o Yeast.

Um grande cervejeiro bem empírico é o cara do site brulosophy, mas ele faz os testes dele como falei. Até fatores genéticos afetam a percepção de alguns off flavors pra você ter uma idéia.
 
No sachê do fermentis US-05 está escrito de 20 a 30 litros.
E como é um fermento para Ales, a OG já é estimada.
Convido vocês a fazerem o teste hidratando o fermento e usando um sachê para 30 litros.

Essa discussão vai longe...mas para a minhas levas tem atendido bem um sachê.

Para a Weiss, como citei, inclusive a FG ficou abaixo do meu planejado...

Tomazela,
Então a informação do site da fermentis está diferente, no site a dosagem é a que eu falei.
http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFA_US05_PT.pdf
Meu comentário não foi no intuito de fazer você testar com dois saches, apenas uma orientação para quem vier a ler esse tópico.
Eu já fermentei cerveja com um sache para 30L, com alguns resultados bons e outros não. Como eu havia falado, sem saber a OG o mosto isso não significa muita coisa. Pra uma cerveja leve como uma Mild 1,030 pode funcionar bem já com uma Imperial Stout não...
Sei que no meu caso, depois que passei a usar dois saches hidratados, os resultados foram bem mais consistentes.
 
Como assim já é estimada? Existem ales tanto de 1.038 como de 1.120.

Cara, não ter nenhum problema é beeeem diferente de resultados ideais. A não ser que você me diga que fermentou duas levas do mesmo mosto em condições idênticas mudando só a quantidade de levedura e depois fez um teste cego com diversas pessoas e o teste deu positivo pra não haver nenhuma diferença... o seu "não tive nenhum problema" não vale muita coisa frente à livros como o Yeast.

Um grande cervejeiro bem empírico é o cara do site brulosophy, mas ele faz os testes dele como falei. Até fatores genéticos afetam a percepção de alguns off flavors pra você ter uma idéia.

A American IPA tem OG estimada entre 1.056 e 1.075.

Galera, desconsiderem tudo o que eu disse...ok?

Confiem na literatura...

E como eu disse, continuarei fazendo minhas levas da forma que me atendem e têm atendido aos meus amigos...

Ainda não busco o estado da arte...

Existem as boas práticas, várias escolas e etc...

Para quem está começando, sugiro a melhoria continua, anotar os resultados e ver o que pode melhorar, pois as condições de cada um são distintas. Desde a água, equipamento utilizado, até a genética do degustador, tem muita coisa envolvida.

Como o tópico é sobre a receita do amigo, favor desconsiderar a discussão sobre o fermento...
 
Olá, Boa Noite.
Estava procurando uma receita para minha primeira brassagem e
achei esse post e queria fazer tbm uma leva de 30L APA.
Jogando os valores no BeerSmith acabou dando uma grande quantidade de Amargor.
Se eu usar todas as informações e apenas trocar a quantidade de lúpulo dessa forma:

60' 30g Chinook
30' 25g Cascade
5' 15g Cascade
5' 10g Chinook

É muito pouco lúpulo? Ficou com 42 IBU. Acabei pegando de uma outra receita de APA
mas era de 20L. Ainda não entendo muito bem como funciona se alguem puder dar
algumas dicas nessa parte de adição de lúpulos agradeço.
 
Olá, Boa Noite.
Estava procurando uma receita para minha primeira brassagem e
achei esse post e queria fazer tbm uma leva de 30L APA.
Jogando os valores no BeerSmith acabou dando uma grande quantidade de Amargor.
Se eu usar todas as informações e apenas trocar a quantidade de lúpulo dessa forma:

60' 30g Chinook
30' 25g Cascade
5' 15g Cascade
5' 10g Chinook

É muito pouco lúpulo? Ficou com 42 IBU. Acabei pegando de uma outra receita de APA
mas era de 20L. Ainda não entendo muito bem como funciona se alguem puder dar
algumas dicas nessa parte de adição de lúpulos agradeço.

Pra uma OG de uns 1055 recomendaria ficar nos 35 IBUs.
Vai mto do seu gosto pessoal pra saber o quanto gosta do amargor.
 
para 20 a 30 l use 2 pacotes de US-05.

Sem erro.

Fiz uma APA single HOP com Amarillo, que ficou muito boa por sinal, com 18l no fermentador e 1,5 pacote de US-05.

De quebra lavei o fermento depois de engarrafar e fiz mais 18l de uma Dry Sout com o mesmo fermento, que agora está novamente lavado e guardadinho na geladeira.

Aposte em mais fermento.
 

Latest posts

Back
Top