Receita AIPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Bom dia Srs.

Gostaria da opinião de vocês com relação a receita anexa. Informo que a fiz me baseando nos restos de insumos que tenho aqui e que, caso as opiniões me direcionem para um caminho muito diferente do que está aqui, penso em comprar mais insumos para complementar a receita (dependendo do que a maioria opinar).
 

Attachments

  • Receita parte 1.jpeg
    Receita parte 1.jpeg
    72.3 KB · Views: 73
  • Receita parte 2.jpeg
    Receita parte 2.jpeg
    68.8 KB · Views: 66
  • Receita mash.jpeg
    Receita mash.jpeg
    54.2 KB · Views: 55
  • Receita guia de estilo.jpeg
    Receita guia de estilo.jpeg
    104.2 KB · Views: 54
Olha, quanto a malte base, acredito que você pode usar os que estão ai sem problemas...mas o amber e o caramelo eu buscaria usá-los só para corrigir a cor mesmo...mas isso é uma opinião minha...
 
Olha, quanto a malte base, acredito que você pode usar os que estão ai sem problemas...mas o amber e o caramelo eu buscaria usá-los só para corrigir a cor mesmo...mas isso é uma opinião minha...

Pois é... é que se eu retirá-los, creio que não consiga obter a coloração, nem tão pouco a o ABV, além de ter de corrigir a quantidade de lúpulo devido ao IBU tb não bater.
 
Faz uma session ipa então e usa só o malte caramelo. Assim você economiza lúpulo, inclusive!

Só aumentar um pouco a temperatura de brassagem para uns 67, 68...
 
Fala Rodfon. Dando uma olhada rápida na Internet e por não ter encontrado o estilo no bjcp, creio que seja um estilo de IPA com um menor teor alcoólico, seria isso? Bom, já tomei, se não me engano, a Session Citra da Wals e gostei, que creio ser o caso do estilo. Mas queria uma cerveja, além de lupulada, um pouco mais alcoólica, porém se puder me esclarecer um pouco mais sobre o estilo eu ficaria grato, pois, apesar de eu curtir mais cervejas mais centradas no malte, estou começando a curtir tb as lupuladas.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Bom dia Srs.

Gostaria da opinião de vocês com relação a receita anexa. Informo que a fiz me baseando nos restos de insumos que tenho aqui e que, caso as opiniões me direcionem para um caminho muito diferente do que está aqui, penso em comprar mais insumos para complementar a receita (dependendo do que a maioria opinar).
Que programa é este que utiliza?

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
 
Fala Rodfon. Dando uma olhada rápida na Internet e por não ter encontrado o estilo no bjcp, creio que seja um estilo de IPA com um menor teor alcoólico, seria isso? Bom, já tomei, se não me engano, a Session Citra da Wals e gostei, que creio ser o caso do estilo. Mas queria uma cerveja, além de lupulada, um pouco mais alcoólica, porém se puder me esclarecer um pouco mais sobre o estilo eu ficaria grato, pois, apesar de eu curtir mais cervejas mais centradas no malte, estou começando a curtir tb as lupuladas.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Tem esse material aqui da Acerva a respeito disso...

http://www.acervacarioca.com.br/attachments/035_BOLETIM TECNICO - ACERVA CARIOCA - FEV-14 - 004.pdf
 
Esta eu respondo por ele.

É o o Wort, tu encontra na play store. É o que eu uso. Funciona bem.

Concordo contigo. Funciona bem, apesar de um ou outro errinho aqui ou acolá (acho que já consertaram, mas já fiz cerveja me baseando nas características do estilo que ele deu e o IBU estava ligeiramente acima do que diz o BJCP, por exemplo).

Principalmente quando se está no meio do processo e você não tem a memória muito boa.
 

Valeu pelo material. Mais uma vez, dei uma olhada rápida no sábado e mais pra frente é capaz de tentar algo nesse estilo. mas acabei por arriscar a receita original mesmo no domingo.

Infelizmente, por problemas no equipamento, minha eficiência ficou bem abaixo do previsto, mas, ainda assim, creio que não vá ficar ruim.

Em tempo: fiz algumas modificações na receita com relação à adição de lúpulos. Mantive o Columbus, mas o citra coloquei apenas 5g a 10min e tentarei fazer um dry hop com o próprio citra na secundária.
O fermento que usei foi o BRY-97 (starter com um pct). Agora é esperar.
 
Fala Rodfon. Dando uma olhada rápida na Internet e por não ter encontrado o estilo no bjcp, creio que seja um estilo de IPA com um menor teor alcoólico, seria isso? Bom, já tomei, se não me engano, a Session Citra da Wals e gostei, que creio ser o caso do estilo. Mas queria uma cerveja, além de lupulada, um pouco mais alcoólica, porém se puder me esclarecer um pouco mais sobre o estilo eu ficaria grato, pois, apesar de eu curtir mais cervejas mais centradas no malte, estou começando a curtir tb as lupuladas.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Cara, esse estilo pede essencialmente valorização de lupulo. Esse grist atual de malte está mais pra uma amber ale do que IPA.

Se pretende seguir mais fielmente o estilo para aprender sobre, eu faria simples: Malte base pale ale e o cara 40L até 10%, deixando uma FG mais baixa com mosturaçao em 65-66°C. Deixa-la menos incorpada trás maior percepção dos outros aromas (lupulo ou condimentos)

Investiria em mais algumas adições pra baixo de 15min de lupulos pra conseguir aroma e sabor (tem um tópico fixo sobre aroma de lupulos e quantidade mais ou menos a ser usada pra cada objetivo).
 
Po legal, mas o que acontece é que estou com restos de tudo: malte, lúpulo... e pra atingir a OG necessária tentei colocar os maltes que tinha disponível. Com relação à adição de lúpulo para aroma, fiz umas modificações na receita que não são mais as mesmas que estão aí, como por exemplo fazer um dry hop de um resto de citra ou chinook... ou dos dois. Pensei em fazer com o cascade que foi na receita original, mas achei que tinha muito pouco dele pra se fazer um dry hop, além de gostar "relativamente" do aroma do citra (meu olfato não é lá muito bem treinado).

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Vou ver se consigo dar uma olhada depois no tópico a que você se referiu. Quando renovar meu estoque pretendo repetir alguns estilose creio que esse seja um deles.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Back
Top