Reaproveitamento do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
è minha primeira reutilização, então preciso saber como devo proceder para reaproveitar o fermento utilizado em uma leva.
Após a fermentação, retirei e guardei na geladeira o fermento utilizado numa Dunkel (WB06), guardei tudo, sob 0º. Agora quando for utilizar, como devo proceder? Simplesmente colocar este na nova ceva ou devo Hidratar ou fazer starter, como se faz isso?

Agradeço
 
Depende de quanto tempo vc guardou ele na geladeira e sob quais condições (fez o enxague com agua?)
Normalmente dentro de 1 semana vc pode utilizar ele direto, sem necessidade de starter. Com umas 2 semanas vc pode fazer um pequeno starter no dia da brassagem só pra repor as reservas de nutriente que ele usou durante o armazenamento. Depois desse tempo vc talvez queira fazer um starter para multiplicar o que vc tem.

Use a ferramenta:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html
 
Depende de quanto tempo vc guardou ele na geladeira e sob quais condições (fez o enxague com agua?)
Normalmente dentro de 1 semana vc pode utilizar ele direto, sem necessidade de starter. Com umas 2 semanas vc pode fazer um pequeno starter no dia da brassagem só pra repor as reservas de nutriente que ele usou durante o armazenamento. Depois desse tempo vc talvez queira fazer um starter para multiplicar o que vc tem.

Use a ferramenta:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html

Prezado Tiago, Descupe minha ignorância, como faço esse starter?
 
ebraun,

tem muito material por aí sobre starters, até video no youtube deve ter.
enfim, eu faço mais ou menos assim
digamos que to numa situação onde coletei o fermento há uns 10 dias...
Vou fazer uma leva de 20L de ALE pelos 1.055.
Nessas condições, segundo o calculator do mrmalty, vou precisar de 120ml de slurry concentrado.

dai no dia da brassagem, antes de começar qualquer coisa, fervo uma solução de extrato de malte (talvez uns 60g em 600ml) por 15 minutos num erlenmeyer de 1L, coloco um papel aluminio em cima, deixo esfriar. Quando está na temperatura ambiente coloco os 120ml de slurry (que já deve ter esquentado naturalmente pra temperatura ambiente pra nao sofrer choque de temperatura) nesse starter, com agitador magnético (não creio que seja crucial) e no fim da brassagem, quando for hora de inocular, ele já deve ter criado boas reservas.

Das poucas vezes que fiz isso deu certo. Normalmente me programo pra brassar logo em seguida ou poucos dias depois de coletar, assim é só colocar e ele vai embora...
 
ebraun,

tem muito material por aí sobre starters, até video no youtube deve ter.
enfim, eu faço mais ou menos assim
digamos que to numa situação onde coletei o fermento há uns 10 dias...
Vou fazer uma leva de 20L de ALE pelos 1.055.
Nessas condições, segundo o calculator do mrmalty, vou precisar de 120ml de slurry concentrado.

dai no dia da brassagem, antes de começar qualquer coisa, fervo uma solução de extrato de malte (talvez uns 60g em 600ml) por 15 minutos num erlenmeyer de 1L, coloco um papel aluminio em cima, deixo esfriar. Quando está na temperatura ambiente coloco os 120ml de slurry (que já deve ter esquentado naturalmente pra temperatura ambiente pra nao sofrer choque de temperatura) nesse starter, com agitador magnético (não creio que seja crucial) e no fim da brassagem, quando for hora de inocular, ele já deve ter criado boas reservas.

Das poucas vezes que fiz isso deu certo. Normalmente me programo pra brassar logo em seguida ou poucos dias depois de coletar, assim é só colocar e ele vai embora...

Muito obrigado Tiago. Suas informações foram importantes pra mim. Grato e abraços.
 
ebraun,

tem muito material por aí sobre starters, até video no youtube deve ter.
enfim, eu faço mais ou menos assim
digamos que to numa situação onde coletei o fermento há uns 10 dias...
Vou fazer uma leva de 20L de ALE pelos 1.055.
Nessas condições, segundo o calculator do mrmalty, vou precisar de 120ml de slurry concentrado.

dai no dia da brassagem, antes de começar qualquer coisa, fervo uma solução de extrato de malte (talvez uns 60g em 600ml) por 15 minutos num erlenmeyer de 1L, coloco um papel aluminio em cima, deixo esfriar. Quando está na temperatura ambiente coloco os 120ml de slurry (que já deve ter esquentado naturalmente pra temperatura ambiente pra nao sofrer choque de temperatura) nesse starter, com agitador magnético (não creio que seja crucial) e no fim da brassagem, quando for hora de inocular, ele já deve ter criado boas reservas.

Das poucas vezes que fiz isso deu certo. Normalmente me programo pra brassar logo em seguida ou poucos dias depois de coletar, assim é só colocar e ele vai embora...

Oi Tiago,

Guardei o US-05 da última cerveja que fiz, lavei ele duas vezes (usei gelatina e ficou muito lúpulo an primeira lavagem ainda) e devo utilizar na próxima cerveja que vou fazer aqui em uma semana. Li tua forma de fazer o starter (média de densidade de 1040, ok) mas ao ler as recomendações em textos e no próprio Beer Smith, a recomendaÇão é de fazer starters de 1 litro ou até dois litros dependendo da cerveja e do volume a fermentar. Em geral recomendam 1 litro de starter para 19 litros de ales, mas recomendam que deixe pelo menos 1 dia no agitador para dar tempo de replicar bem as células, ou pelo menos dois dias sem o agitador. Como você tá fazendo assim e não teve problemas não sei se esse é só mais um caso que às vezes somos preciosistas e podemos relaxar um pouco mais.

Outro detalhe. Consegui guardar bastante levedura. Foram dois potes de 500ml mais uma garrafa PET de 300ml com fermento (decantando no fundo lógico e não por todo o pote/garrafa). Acredito que só preciso usar um desses potes e guardas os outros para outras levas e assim sempre ter um fermento mais novo e viável mas como não faço levas muito frequentes não sei se seria melhor juntar logo a lama dos 3 potes e assim ter mais células. Como nos vials de levedura líquida vem bem menos slury que eu tenho em somente um desses potes, eu acho que seria mais que suficiente usar somente um dos potes e propagar para se ter uma bom número de células no pitching. Com certeza vou precisar aerar bem mais do que fiz ao usar o US-05 na primeira vez seco direto do pacote. Vou usar uma bomba de aeraÇão com pedra e filtro bacteriológico. Na primeira vez só deixei o mosto resfriado cair fazendo turbilhão no balde fermentador para aerar. O que acham disso colegas? Os mais experientes por favor! Rsrsrsrsrs
 
Oi Rodrigo

Vamos por partes.
Sobre a recomendação do beersmith, ou de fóruns, tudo bem, ela pode ser válida pra uma média padrão, que seria talvez uma OG de 1045 em 19L.
Mas existem variáveis no nosso processo, tanto de volume, quanto de OG. Essas duas variáveis determinam a quantidade de células que precisamos ter pra uma boa fermentação.
Como vc vai reutilizar dentro de uma semana, aparentemente não tem a necessidade de vc fazer um starter com o propósito de REPLICAR as céluas, apenas aquele que NUTRE elas, porque, em geral, elas ainda não começaram a morrer em numero significativo.

Sobre a gelatina, mesmo que vc nao tenha perguntado, eu desconfiaria. Sou muito partidário da gelatina, mas nunca reaproveitei fermento que tenha sido utilizado com ela. A recomendação é que se for reutilizar o fermento, faça uma transferencia pra outro recipiente antes de colocar a gelatina, ou colocar direto no barril.

A quantidade de células que vc tem num mL de um vial é muito maior do que num mesmo mL de slurry coletado, isso porque ali vc tem, mesmo enxaguando, trub e células mortas, sem falar que as próprias células aumentam de tamanho. Então não é uma boa referencia usar a mesma quantidade em volume.

Sim, com certeza vc vai precisar aerar bem mais. As células utilizam oxigenio pra sintetizar alguns esteróis importantes pra ela e o fermento seco ja vem razoavelmente equipado com isso, sendo o suficiente vc fazer esse splash com o mosto. Se vc tem um stir plate, já vai ajudar bastante com aeração no starter.

Todas essas informações não brotaram de mim, a maior parte do que eu falo sobre fermento eu aprendi nos podcasts do brewing network e no livro "Yeast the practical guide to beer and fermentation", que recomendo muito porque minhas cervejas só melhorarm a partir daí.

Eu insisto que use (já postei varias vezes) a ferramenta do Jamil, que vai te dar uma informação bem confiável da quantidade de slurry que vai precisar:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html

Por fim, não acho que exista preciosismo demais nos cuidados com fazer cerveja, só não da pra cair no erro comum de achar que mais é sempre o melhor, porque nao é bem assim...

abraço
 
Oi Tiago,

Na realidade já tem um mês que coletei esse slury da leva anterior e devo fazer a nova esse final de semana. Por isso pensei que seria melhor fazer starter com o slury.

Já sobre a gelatina eu na realidade coloquei junto do fermento mesmo e só transferi depois para fazer o dry hopping sem gelatina e sem fermento. Na realidade o fermento só passou um dia com a gelatina e no segundo dia já transferi e fiz a primeira lavagem. Depois de uma semana repeti a lavagem pois ainda tinha lúpulo visível decantado nos potes junto do slury.

Qual seria o problema com a gelatina? Viabilidade do fermento? Até tenho fermento seco de sobra aqui para fazer essa cerveja mas gosto de testar as coisas e aprender por isso estou pensando em realmente fazer esse starter hoje num erlemmeyer e colocar um air lock nesse erlenmyer para ver se tem atividade. Como só vou fazer a cerveja no sábado ou no domingo eu tenho tempo de ver se tem atividade. Mesmo assim posso usar o starter e se der problema na fermentaÇão eu posso fazer um repitching com um novo saco de US-05. Fora que vou fazer uma Black IPA com muito dry hopping. Se der algum problema eventual com off flavour desse fermento eu acho que o aroma de lúpulo vai me ajudar! :)
 
hehehe
tudo bem, pode nao sentir off-flavor mas se tive dor de cabeça depois pode concluir que teve problema de acetoaldeído ou algum outro...
enfim, as celulas de fermento se "colam" na gelatina, ficam pesadas e caem pro fundo do fermentador, é isso que ela faz. Se um enxague resolve, não sei.
Nao te aconselho a fazer um starter com airlock, porque o fermento se reproduz na fase aerobica, vc quer ar ali dentro. Agora, o que vc pode fazer que é bem semelhante ao que vc propos é uma fermentação forçada, vc vai usar o airlock e uma quantidade maior de fermento assim como temperatura mais elevada que numa fermentação normal e vai medir OG e FG, clarificação, etc. Se atenuar legal, flocular legal etc, é sinal que o fermento ta funcionando, então pode usar ele na cerveja, mas nao a mesma porção que vc usou nessa fermentação forçada. Se ja ta a um mes, pega lá no mrmalty e veja quanto vc precisa de slurry e quanto de starter vc precisa fazer...
 
Cara, até pensei exatamente no que tu disse sobre não fechar com airlock mas queria muito ver se tinha atividade. Teve e muita. Subiu um krause com umas duas horas somente. O que fiz para minimizar a falta de oxigênio foi aerar bastante o mosto agitando o erlenmeyer antes de fechar com o airlock. No dia segunte de manhã cedo logo tirei o airlock e substituí por papel laminado mas a atividade já tinha parado. Não sei se seria o natural mesmo ou se foi falta de oxigênio. O fato é que tá com uma boa camada de slury e apareceu uma camada boa também de células mortas no fundo (mais escuro). Não dava para ver tudo isso de célula morta antes quando estava nos potes. Estou começando a ficar com receio de usar esse starter! Rsrsrsrs

Na primeira foto, o erlenmeyer logo depois de fechar com o airlock. Na segunda foto, hoje ao meio dia, já dando para ver as camadas dentro do erlenmeyer. Só não dá para ver a camada mais escura no fundo (com celulas mortas, certo?).

O que acha? Dá certo ou não vale a pena?
 

Attachments

  • 20131011_002056.jpg
    20131011_002056.jpg
    34.7 KB · Views: 324
  • 20131011_122006.jpg
    20131011_122006.jpg
    39.9 KB · Views: 336
sei la cara, acho que da...
só certifique-se de usar a quantidade certa, que, nem muito a mais, nem muito a menos, e de medir as densidades.
prove o sobrenadante dessa fermentação, se nao tiver azedo nem doce deve tar ok...
testa lá depois nos informae aí, que tem poucos registros de reaproveitamento de fermento com gelatina..
 
Rodrigo, desenterrei o tópico pra perguntar se você chegou a usar o fermento reaproveitado com gelatina. haha
e o resultado.
ABraço!




Cara, até pensei exatamente no que tu disse sobre não fechar com airlock mas queria muito ver se tinha atividade. Teve e muita. Subiu um krause com umas duas horas somente. O que fiz para minimizar a falta de oxigênio foi aerar bastante o mosto agitando o erlenmeyer antes de fechar com o airlock. No dia segunte de manhã cedo logo tirei o airlock e substituí por papel laminado mas a atividade já tinha parado. Não sei se seria o natural mesmo ou se foi falta de oxigênio. O fato é que tá com uma boa camada de slury e apareceu uma camada boa também de células mortas no fundo (mais escuro). Não dava para ver tudo isso de célula morta antes quando estava nos potes. Estou começando a ficar com receio de usar esse starter! Rsrsrsrs

Na primeira foto, o erlenmeyer logo depois de fechar com o airlock. Na segunda foto, hoje ao meio dia, já dando para ver as camadas dentro do erlenmeyer. Só não dá para ver a camada mais escura no fundo (com celulas mortas, certo?).

O que acha? Dá certo ou não vale a pena?
 
Depois de alguns anos a gente evolui um bocado! Heheheh

Na realidade na época resolvi não arriscar e não reutilizar a levedura com gelatina. Minha opinião hoje, mesmo não testando a hipótese, é de que sua cerveja vai fermentar mesmo co gelatina. Não sei até que ponto vai prejudicar mas não acredito que fará tanta diferença se você tomar todos os cuidados normais na fermentação de qualquer cerveja, como pitch rate, controle de temperatura e sanitização.

Na época eu não reutilizei por receio. Hoje eu não reutilizo levedura depois de usar gelatina porque eu guardo parte da levedura nova antes de inocular, meio que abandonei o processo de lavar levedura.
 
Back
Top