Reaproveitamento de TRUB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardomn

Well-Known Member
Joined
May 10, 2019
Messages
78
Reaction score
83
Location
Sorocaba
Pessoal, talvez essa técnica nem seja muito nova, mas gostaria de compartilhar com vocês o que venho fazendo a algumas brassagens.

Geralmente me sobra no final cerca de 2-3 litros de trub que eu já considero como perda no cálculo do rendimento.

De uns tempos para cá estou armazenando o trub inteiro da panela em garrafas e deixando na geladeira.
De um dia para o outro, toda a massa vegetal e proteínas decantam e consigo separar um mosto bem clarificado.

Nesta última leva, consegui recuperar 2 litros, quase 10%!

Com esse mosto, faço novamente uma fervura de uns 15 minutos para esterilização e desta forma, pode ser usado tanto para starter ou como complementar o mosto principal.


Um abração!
 

Attachments

  • IMG_20200726_091928213.jpg
    IMG_20200726_091928213.jpg
    26 KB · Views: 41
  • Screenshot_20200726-093852.png
    Screenshot_20200726-093852.png
    166.7 KB · Views: 42
Seria possível adicionar no fermentador?

Na teoria sim, só precisa tomar cuidado com alguns pontos:

1- É necessário esterilizar o mosto novamente.

2- Durante a segunda fervura, haverá perda de água e concentração do mosto, subindo a densidade inicial. Nos meus testes eu adicionei um pouco de água para compensar o volume perdido e manter a densidade.

3- Sempre que abrimos o fermentador, há um risco de contaminação!

4- Haverá necessidade de resfriar esse mosto de forma rápida e talvez o amargor fique ligeiramente maior por conta da isomerização do lúpulo... De toda forma, como a proporção é relativamente pequena, no final talvez não haja muita diferença...

Em tempo: Eu estou usando esse mosto a mais para fazer algumas experimentações com diferentes tipos de leveduras!

Um abraço
 
Back
Top