Reaproveitamento de leveduras da Mangrove jacks

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Joined
May 17, 2016
Messages
1,824
Reaction score
737
Olá pessoal.

Venho já a algum tempo lavando e reaproveitando leveduras, principalmente a US-05 (venho de uma série de APAs e Dry Stouts).

Agora usei o Mangrove Jacks M29 e coletei o fermento.

Porém, ao ler o material da MJ, me deparei com a seguinte informação no item reuso (em todos os tipos de fermentos secos):
"As a result of the drying process,
Mangrove Jack’s Craft Series dried
yeasts are not suitable for harvesting
and/or repitching. For best results,
always use a fresh sachet of yeast
with every brew"

Agora vem as perguntas:

- Alguém já fez reaproveitamento de leveduras da MJ?
- Obteve sucesso ?
- Qual o resultado final ?

Obrigado pela atenção de todos.
 
Bom dia, amigo!

Respeito quem tem essa prática, mas eu particularmente acho besteira reaproveitar fermento, principalmente seco...pois são muito baratos. Sem falar no risco de contaminação, mutação, taxa de inóculo insuficiente, entre outros problemas.

Na verdade eu até abandonei fermentos secos...são chatos de se manipular e muito fracos em termos de aromas, sabores e diversidade em relação aos líquidos e culturas puras.

Imagina...se nem o fabricante recomenda...por que você vai fazer?

Abraço!
 
Posso não concordar com tudo que disseste, mas entendo o que dizes Sérgio.

Riscos de contaminação existem em todo o processo, inclusive com starter. Uma lama, que está mergulhada em cerveja alcoólica (que não contaminada) talvez tenha o mesmo risco de um starter com mosto não alcoolizado.

Qual a taxa de inoculação, basta uma calculadora em coeficientes menos otimistas, usando uma inoculação maior. Quanto a mutação, não falo em uso infinito, e sim de poucas repetições.

Boas brassagens e boas cervejas ...


Bom dia, amigo!

Respeito quem tem essa prática, mas eu particularmente acho besteira reaproveitar fermento, principalmente seco...pois são muito baratos. Sem falar no risco de contaminação, mutação, taxa de inóculo insuficiente, entre outros problemas.

Na verdade eu até abandonei fermentos secos...são chatos de se manipular e muito fracos em termos de aromas, sabores e diversidade em relação aos líquidos e culturas puras.

Imagina...se nem o fabricante recomenda...por que você vai fazer?

Abraço!
 
Creio que você pode sim usar pelo menos mais uma fermentação.
Não creio que haja lógica nessa afirmação do pacote, visto que as celulas que vem nele, provavelmente já estarão mortas ao fim da fermentação e você terá novas.
 
Olá pessoal.

Venho já a algum tempo lavando e reaproveitando leveduras, principalmente a US-05 (venho de uma série de APAs e Dry Stouts).

Agora usei o Mangrove Jacks M29 e coletei o fermento.

Porém, ao ler o material da MJ, me deparei com a seguinte informação no item reuso (em todos os tipos de fermentos secos):
"As a result of the drying process,
Mangrove Jack’s Craft Series dried
yeasts are not suitable for harvesting
and/or repitching. For best results,
always use a fresh sachet of yeast
with every brew"

Agora vem as perguntas:

- Alguém já fez reaproveitamento de leveduras da MJ?
- Obteve sucesso ?
- Qual o resultado final ?

Obrigado pela atenção de todos.

Já reaproveitei inúmeras vezes um M44,bem como M84,M29 e M79;todas com sucesso.
Acho um certo exagero deles essa recomendação.
Enfim,tendo cuidado com sanitização e reutilizando até um certo limite,não vejo problemas.
S
 
também creio que sim, mas gostaria de saber se alguém o vez na prática e qual o resultado. :D

Valeu.

Creio que você pode sim usar pelo menos mais uma fermentação.
Não creio que haja lógica nessa afirmação do pacote, visto que as celulas que vem nele, provavelmente já estarão mortas ao fim da fermentação e você terá novas.
 
Olá pessoal.

Venho já a algum tempo lavando e reaproveitando leveduras, principalmente a US-05 (venho de uma série de APAs e Dry Stouts).

Agora usei o Mangrove Jacks M29 e coletei o fermento.

Porém, ao ler o material da MJ, me deparei com a seguinte informação no item reuso (em todos os tipos de fermentos secos):
"As a result of the drying process,
Mangrove Jack’s Craft Series dried
yeasts are not suitable for harvesting
and/or repitching. For best results,
always use a fresh sachet of yeast
with every brew"

Agora vem as perguntas:

- Alguém já fez reaproveitamento de leveduras da MJ?
- Obteve sucesso ?
- Qual o resultado final ?

Obrigado pela atenção de todos.

1 - Sim, já reaproveitei, mais de um vez, mais de uma geração. (startarters!!)
2 - Sucesso total.
3 - O perfil esperado para aquela cepa.

Se você reaproveita fermento ao invés de comprar um sachê novo, o fabricante não tem lucro.

Isso explica o aviso no pacotinho. ;)

Mas eu só acho que vale a pena reaproveitar lama de fermento usado em cervejas com OG até 1.050, ou fazer um starter com o pacote seco e guardar o excesso, que técnicamente está novo e nunca foi usado em cervejas.

Eu particularmente tenho feito isso com sucesso, tanto para cepas liquidas ou secas.
 
Gostei da ideia de fazer starter a mais e guarda-lo. Quando implementar os equipamentos para bons starters devo seguir a ideia.

Hoje trabalho, como eu disse em até 3 brassagens com o fermento e sempre com algum over pitching para não me preocupar muito. Como muitas ultimas brassagens sempre foram com estilos que pedem um perfil neutro, o US-05 tem se propagado loucamente por estas bandas; já estava quase despejando o mosto dentro do balde após a fermentação :):eek:

1 - Sim, já reaproveitei, mais de um vez, mais de uma geração. (startarters!!)
2 - Sucesso total.
3 - O perfil esperado para aquela cepa.

Se você reaproveita fermento ao invés de comprar um sachê novo, o fabricante não tem lucro.

Isso explica o aviso no pacotinho. ;)

Mas eu só acho que vale a pena reaproveitar lama de fermento usado em cervejas com OG até 1.050, ou fazer um starter com o pacote seco e guardar o excesso, que técnicamente está novo e nunca foi usado em cervejas.

Eu particularmente tenho feito isso com sucesso, tanto para cepas liquidas ou secas.
 
já reaproveitei varios até t-58 que micharia o valor tô com nothinghan que já reaproveitei 3 vezes e o bicho tá o veneno !!!!
 
É fato, @jeanpaullopes...

Eu acho o processo pra reaproveitar um fermento bem mais chato do que fazer starter de um fermento novo. Lavar a lama, dar choque térmico, deixar decantando, armazenar com todo cuidado do mundo...e, como são mais etapas, os riscos também são maiores.

E já que é fermento seco, nem de starter precisa, só hidratação...ou seja, mais fácil ainda.

Até que para os fermentos da Mangroove Jacks é um caso a se pensar, pois eles se diferenciam por ter uma variedade maior de cepas, inclusive cepas específicas para determinados estilos. Mas os pacotinhos custam tão pouco...algo como vinte e poucos reais...acho que não vale a pena o trabalho para um custo tão baixo. É o que a gente chama de economia de palito.

Já para os da Fermentis, com aquelas cepas estilo basicão, genéricas, essas eu acho que não vale a pena de jeito nenhum.

Abraço!
 
O baratinho é relativo. :)

Se for conferir através de calculadoras de pitch rate de leveduras, para 20l (veja alguns posts do @Guenther) seriam 2 pacotes. Em 2 brassagens a mais lá se vão R$ 80,00, o que dá uma boa quantidade de lúpulo, malte ou até um manômetro de garrafa.

Não vejo o porquê de não economizar um pouco, mas sem chegar a sovinice. Uso os pacotes originais, e mais duas brassagens, depois descarto toda a lama.

Um abraço,

gosto muito quanto se troca boas ideias e opiniões.


QUOTE=eng_sergio;5139317]É fato, @jeanpaullopes...

Eu acho o processo pra reaproveitar um fermento bem mais chato do que fazer starter de um fermento novo. Lavar a lama, dar choque térmico, deixar decantando, armazenar com todo cuidado do mundo...e, como são mais etapas, os riscos também são maiores.

E já que é fermento seco, nem de starter precisa, só hidratação...ou seja, mais fácil ainda.

Até que para os fermentos da Mangroove Jacks é um caso a se pensar, pois eles se diferenciam por ter uma variedade maior de cepas, inclusive cepas específicas para determinados estilos. Mas os pacotinhos custam tão pouco...algo como vinte e poucos reais...acho que não vale a pena o trabalho para um custo tão baixo. É o que a gente chama de economia de palito.

Já para os da Fermentis, com aquelas cepas estilo basicão, genéricas, essas eu acho que não vale a pena de jeito nenhum.

Abraço![/QUOTE]
 
Sempre propago, tanto líquidas quanto secas. As mais baratas e disponíveis eu acabo não propagando a mais pra guardar.

Acho que vale muito a pena.. faço levas de 40L e frequentemente com alta OG. Propagar 1 pacote (ou mesmo do meu estoque) ou comprar 8 pacotes pra uma receita faz bastante diferença na minha opinião.

Vale atentar que o aviso do fabricante tem sentido. O fermento seco tem reservas de ácidos graxos e esteróis, o líquido (seja direto da embalagem, propagado, ou lama) não tem. É importante aerar bem o mosto nesse caso, principalmente pra alta OG.
 
Depois de ler um estudo sobre densidade da lama "sem lavagem" eu simplesmente abandonei a prática de lavagem de fermento_O estudo mostrou que essa prática descarta muito fermento viável.
Como eu também sempre levo pro fermentador um mosto super claro,sei que a lama é praticamente só levedura decantada.Estimo em 2 bi de células por ml de lama.

Aqui o artigo a quem interessar:
http://www.homebrewtalk.com/woodland-brewing-comany-simple-yeast-storage.html
 
Depois de ler um estudo sobre densidade da lama "sem lavagem" eu simplesmente abandonei a prática de lavagem de fermento_O estudo mostrou que essa prática descarta muito fermento viável.
Como eu também sempre levo pro fermentador um mosto super claro,sei que a lama é praticamente só levedura decantada.Estimo em 2 bi de células por ml de lama.

Aqui o artigo a quem interessar:
http://www.homebrewtalk.com/woodland-brewing-comany-simple-yeast-storage.html
Legal o artigo.

Das últimas vezes fiz instintivamente este processo, por pura preguiça.

Para iniciar tiro o vidro da geladeira na mostura e deixo aquecendo. Na hora inocular ele já está espumando.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Depois de ler um estudo sobre densidade da lama "sem lavagem" eu simplesmente abandonei a prática de lavagem de fermento_O estudo mostrou que essa prática descarta muito fermento viável.
Como eu também sempre levo pro fermentador um mosto super claro,sei que a lama é praticamente só levedura decantada.Estimo em 2 bi de células por ml de lama.

Aqui o artigo a quem interessar:
http://www.homebrewtalk.com/woodland-brewing-comany-simple-yeast-storage.html


Lembro de ter lido a mesma coisa em algum livro sobre fermentação, mas não dei muita bola, pois armazeno apenas o excesso dos starters.

Mas é uma boa leitura, sempre. :)
 
Back
Top