Reaproveitamento de Levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 29, 2020
Messages
16
Reaction score
4
Location
São Carlos SP
Eu vi um vídeo do Beer School recomendando a não lavagem da levedura para o seu reaproveitamento (), nesse caso devo pegar a lama com trub e tudo e inocular no novo mosto? Não teria o risco de trazer sabores da leva anterior?
 
Sim, tem. Por isso é recomendado sempre fazer uma cerveja mais leve primeiro.
Leve em amplos sentidos, menos lupulada, mais clara, OG mais baixa... Seguir o mesmo estilo ou próximo.
 
Eu abandonei o reaproveitamento de lama, ultimamente estou partindo somente para propagação da levedura.
Compro 1 pacote de levedura e uso como base o site Brewer's Friend, para ter uma noção da propagação necessária.
 
Bom dia. Já realizei o reaproveitamento por 03 levas seguidas e sem problemas... mas na última descartei e coloquei fermento novo....
Agora vou tentar o reaproveitamento por mais vezes.... nunca tive problemas, e muito pelo contrário... as fermentações de cepas reaproveitadas são mais vigorosas (minha percepção) e com maior atenuação e mais rápido...
Só vejo vantagens, desde que mantida a sanitização adequada...
Abraços
 
Seguindo a MESMÍSSIMA receita de uma fake lager já reaproveitei 6 vezes jogando mosto novo no mesmo fermentador. Sem problema de contaminação ou offs (não sou sommelier).
 
O que estou fazendo e gostando, é fazer um starter grande, separar uma parte pra guardar e usar o restante na cerveja. Pra próxima leva eu propago essa parte que guardei
Prezado Felipe...
Neste processo, como saberá a taxa de inoculação.... é meio esquisita esta conta... muita informação e nada certeiro....
Pretendo em minhas próximas levas, fazer um starter com a lama recolhida, mas tb fico na incerteza da taxa de inoculação.... já ouvi muita coisa, mas nada concreto... tem algumas estimativas por ml de lama, sei lá!!!
Vc tem alguma sugestão??
 
Prezado Felipe...
Neste processo, como saberá a taxa de inoculação.... é meio esquisita esta conta... muita informação e nada certeiro....
Pretendo em minhas próximas levas, fazer um starter com a lama recolhida, mas tb fico na incerteza da taxa de inoculação.... já ouvi muita coisa, mas nada concreto... tem algumas estimativas por ml de lama, sei lá!!!
Vc tem alguma sugestão??
Se vc reparar na calculadora do brewers friend, a taxa inicial não conta muito no final, por exemplo, se vc fizer um starter começando com 1 ou 2 pacotes, a quantidade de celulas no final vai ser quase a mesma. Então eu costumo jogar pra baixo a estimativa de quantas celulas eu tenho na lama, e fazer o starter pensando em gerar a quantidade que eu vou precisar. Como o overpitching não é tão prejudicial, supondo que eu precise de 300 bilhoes de celulas, eu chuto que tenho uns 50b na lama e calculo o starter pra gerar 350b, então mesmo que eu tenha 20, 30 bilhoes na lama, eu ainda estarei acima do que preciso. Esse chute que eu faço também não é totalmente aleatorio, a parte que eu vou separar eu faço uma regra de 3 pra saber mais ou menos quantas celulas eu terei no volume que vou separar. Enfim, acho que ficou meio confuso, mas o que eu faço é bem empirico, se alguém tiver algo pra acrescentar ou corrigir é bem vindo
 
Se vc reparar na calculadora do brewers friend, a taxa inicial não conta muito no final, por exemplo, se vc fizer um starter começando com 1 ou 2 pacotes, a quantidade de celulas no final vai ser quase a mesma. Então eu costumo jogar pra baixo a estimativa de quantas celulas eu tenho na lama, e fazer o starter pensando em gerar a quantidade que eu vou precisar. Como o overpitching não é tão prejudicial, supondo que eu precise de 300 bilhoes de celulas, eu chuto que tenho uns 50b na lama e calculo o starter pra gerar 350b, então mesmo que eu tenha 20, 30 bilhoes na lama, eu ainda estarei acima do que preciso. Esse chute que eu faço também não é totalmente aleatorio, a parte que eu vou separar eu faço uma regra de 3 pra saber mais ou menos quantas celulas eu terei no volume que vou separar. Enfim, acho que ficou meio confuso, mas o que eu faço é bem empirico, se alguém tiver algo pra acrescentar ou corrigir é bem vindo
Obrigado pela resposta....
Se está funcionando para vc, então não devem estar errados seus cálculos. Como disse acima, não há certeza em nenhum método que não utilize microscópio para contagem de células...
Mas OK... serve de base para desenvolver meu próprio método... abraços.
 
Reaproveitar levedura não tem mistério, claro q tem q ter cuidados com sanitização e separar o trub do q é levedura, o fermentador cônico ajuda muito. Quanto menos manuseio melhor, mas sem dúvida a ceva feita com a lama tem uma fermentação muito mais saudável, também não tem essa de ter q fazer uma ceva mais leve, desde q se use só a lama, sem resíduos da ceva anterior. Para nós caseiros não ha limite de quantas vezes usar, vai da percepção de cada lote, se estiver com algum defeito ou algo fora do padrão aí é hora de trocar a levedura.
 

Latest posts

Back
Top