Reaproveitamento de fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ederisraels

Active Member
Joined
May 2, 2016
Messages
34
Reaction score
19
Boa noite senhores e senhoras

Fiz uma Kolsch ha uma semana e meia e hoje fiz a trasfega do fermentador para o maturador. Extraí a lama e procedi com a a lavagem (como vi em vídeos do youtube e li a respeito em fóruns...). Deu pouco trub, acho que pelo fato de ter usado o BIAB e na passagem para o fermentador uso sempre uma peneira cônica que retem quase toda a sujeira particulada.

O resultado foi o que está na foto, cada um destes vidros cabe 300 ml de líquido quando cheios. O fermento que eu usei na Kolsch foi o WB-06. Pretendo na próxima quinta (5 dias após ter feito esta coleta) produzir outra kolsch e uma weiss, e aí reside as dúvidas:

1. Esse fermento pode ser reutilizado apenas para outra kolsch?
2. Como guardar até a próxima quinta feira (daqui 5 dias) e manter a levedura viva?
E o principal, e mais difícil
3. Quanto disso usar numa brassagem de 20 litros?

Aguardo, abraços a todos!
 

Attachments

  • Imagem1.jpg
    Imagem1.jpg
    65.4 KB · Views: 90
Boa noite senhores e senhoras

Fiz uma Kolsch ha uma semana e meia e hoje fiz a trasfega do fermentador para o maturador. Extraí a lama e procedi com a a lavagem (como vi em vídeos do youtube e li a respeito em fóruns...). Deu pouco trub, acho que pelo fato de ter usado o BIAB e na passagem para o fermentador uso sempre uma peneira cônica que retem quase toda a sujeira particulada.

O resultado foi o que está na foto, cada um destes vidros cabe 300 ml de líquido quando cheios. O fermento que eu usei na Kolsch foi o WB-06. Pretendo na próxima quinta (5 dias após ter feito esta coleta) produzir outra kolsch e uma weiss, e aí reside as dúvidas:

1. Esse fermento pode ser reutilizado apenas para outra kolsch?
2. Como guardar até a próxima quinta feira (daqui 5 dias) e manter a levedura viva?
E o principal, e mais difícil
3. Quanto disso usar numa brassagem de 20 litros?

Aguardo, abraços a todos!
Você pode usar pra fazer na de trigo sim, sem problema. 5 dias, se ficar na geladeira em temperatura baixa, não vai ter problema nenhum, já reutilizei com mais de 45 dias. Antes de inocular deixe fora da geladeira para chegar à temperatura do mosto, se estiver saudável vai ver que o fermento irá começar a espumar.
Quanto à quantidade esses mais de 200ml é mais do que suficiente, se não quiser fazer as contas para inocular na quantidade certa não vejo problema, como já foi dito aqui é melhor errar pra mais do que pra menos.
 
Back
Top