Rampa Proteica para Aveia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioSb71

Well-Known Member
Joined
May 15, 2016
Messages
82
Reaction score
15
Pessoal,
Tenho lido que receitas com graos nao maltados, como aveia, necessitam uma parada proteica para promover a quebra de proteinas de alto peso molecular em proteinas de medio peso molecular, melhorando a qualidade da espuma.
Estou planejando brassar uma Belgian Blond usando malte pilsen com 10% de aveia nao maltada. Pergunto aos colegas:

1) devo fazer esta parada proteica?
2) se sim, a qual temperatura e por quanto tempo?
3) para que o malte nao sofra com a parada proteica, o certo é começar colocando apenas a aveia na agua na temperatura e tempo da parada proteica e só depois colocar o malte (apos subir a temp para 66 oC)? Ou devo colocar o malte junto com a aveia na temperatura e tempo de parada?
Abraço a todos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@Guenter @jalexandre @zerosa, vcs podem me ajudar com estas duvidas?
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal,
Tenho lido que receitas com graos nao maltados, como aveia, necessitam uma parada proteica para promover a quebra de proteinas de alto peso molecular em proteinas de medio peso molecular, melhorando a qualidade da espuma.
Estou planejando brassar uma Belgian Blond usando malte pilsen com 10% de aveia nao maltada. Pergunto aos colegas:

1) devo fazer esta parada proteica?
2) se sim, a qual temperatura e por quanto tempo?
3) para que o malte nao sofra com a parada proteica, o certo é começar colocando apenas a aveia na agua na temperatura e tempo da parada proteica e só depois colocar o malte (apos subir a temp para 66 oC)? Ou devo colocar o malte junto com a aveia na temperatura e tempo de parada?
Abraço a todos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Caio, geralmente eu uso aveia não maltada (de mercado mesmo) nas minhas belgians, variando entre 5% e 15%, e não faço parada protéica.

Não sei como era a qualidade do malte a 15 anos atrás, mas creio que hoje essas paradas não são mais necessárias para pequenas quantidades de grãos não maltados.

O tópico que o @RamiroNetto indicou é muito bom, eu leio e releio de vez em quando. Vale a leitura.

Abraços!
 
Ok, obrigado @RamiroNetto e @jalexandre.
Minha duvida foi devido ai fato que quando resfrei o mosto apareceu uns solidos gelatinosos em suspensao, que entendi ser proteina de alto peso molecular devido a aveia.
Buscando informaçao sobre o assunto cheguei no tema sobre fazer uma parada proteica quando usa-se aveia para quebrar as proteinas "grandes" em "medias" e melhorar a espuma. Por isso postei as duvidas.
Vou ler e artigo indicado sim.
Mas deixo uma duvida: se eu quisesse fazer a parada proteica da aveia sem que a parada influenciasse no malte, eu poderia arriar apenas a aveia em 50 oC por 15 minutos, subir a temperatura para 67oC e só entao arriar o malte?
Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ok, obrigado @RamiroNetto e @jalexandre.
Minha duvida foi devido ai fato que quando resfrei o mosto apareceu uns solidos gelatinosos em suspensao, que entendi ser proteina de alto peso molecular devido a aveia.
Buscando informaçao sobre o assunto cheguei no tema sobre fazer uma parada proteica quando usa-se aveia para quebrar as proteinas "grandes" em "medias" e melhorar a espuma. Por isso postei as duvidas.
Vou ler e artigo indicado sim.
Mas deixo uma duvida: se eu quisesse fazer a parada proteica da aveia sem que a parada influenciasse no malte, eu poderia arriar apenas a aveia em 50 oC por 15 minutos, subir a temperatura para 67oC e só entao arriar o malte?
Abraços IMG_0419.JPGIMG_0418.JPG


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top