Queria saber se minha gambiarra daria certo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bergami

Well-Known Member
Joined
Oct 16, 2014
Messages
60
Reaction score
1
Uma pessoa em outro forum me indico para começar com a seguinte receita:

2,5Kg malte pilsen
2,5Kg malte de trigo
0,3Kg malte munich

10min - 43°C
10min - 50°C
75min - 66°C
10min - 78°C (opcional)

10g de Hallertau Magnum - 60min
10g de Willamette - 5min

11,5g de levedura WB-06

Só vou ter que alterar todas as quantidades porque ainda não tenho material pra fazer esse volume.

Usando regra de três eu defini as seguintes quantidades:

Agua – 5 Litros
Malte Pilsen Castle Malting - Importado (Bélgica) – 625 gramas
Malte Trigo Best Malz - Importado (Alemanha) – 625 g
Malte Munich Best Malz - Importado (Alemanha) – 75 g
Lúpulo Hallertauer Magnum – 2,5 g
Lúpulo Willamette – 2,5 g
Fermento Seco WB-06 – 2,9 g

Daria certo fazendo assim?

Outra duvida:

Quanto a forma de preparo, posso preparar pelo metodo "Brew in a bag"?

Por falta de materiais, eu terei que improvisar em varias etapas, vou lhe contar como eu pretendo fazer e me diga se daria certo:

O calderão eu usaria uma panela de pressão convensional de volume total 8L.
Para moer o malte, eu usaria um socador de alho e iria esmagando os grãos, sem muita força.

Fermentação seria um grande problema... eu penso aqui em fazer um furo na tampa de uma garrafa plastica aonde vou passar um cano, e lacrar totalmente com fita isolante.
Passar o cano para outra garrafa com alcool 70%, e lacrar da mesma forma, para saida do CO2.
Limparia tudo muito bem com Alcool 70%.

Duvida aqui: Quanto tempo para a fermentação?

Ao termino da fermentação eu colocaria a cerveja em uma garrafa plastica para o uso.

A unica coisa que eu teria que comprar seria um termometro, até as porções em gramas da pra separar olhando só baseado na porcentagem do total.

Então, essa gambiarra toda daria certo?

Obrigado
 
Cara, sinceramente, é muita gambiarra pra uma cerveja só. Esse processo que você descreveu é uma roleta russa com 5 balas. O resultado será totalmente imprevisível e as chances de dar certo são mínimas.

Se você não quer investir nada agora, sugiro comprar um kit que já venha com o malte moído e todos os insumos nas quantidades certas. A Lamas Brewshop vende uns kits para 5 litros, talvez outras lojas também tenham.

Esqueça essa gambiarra do fermentador, usa uma bombona de água mineral de 5 litros com a tampa frouxa pro gás sair. Não precisa mangueira nem airlock nem nada do gênero.

E não esqueça que, se você não tiver um mínimo controle da temperatura de fermentação, as chances de sucesso são praticamente nulas.

Leia com atenção esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
 
O Paulo falou tudo..

Apenas pra vc visualizar melhor, e um destes galões, vc acha em qualquer mercado.

http://loja.hydrate.com.br/image/cache/data/produtos/5L-500x500.jpg


Se vc for engarrafar em garradas plasticas, usa as de 600ML de refrigerante que são mais resistentes.. as de água comum não aguentam pressão (com exceção das com gás). Mas mantenha em ambientes sem luz, pois as garrafas transparentes ou verdes não protegem da cerveja do Lightstruck.

LE também de ter uma peneira muito boa para filtrar o trub do lúpulo, porque as panelas de pressão possuem bordas, como a sua não tem torneira vc vai ter que escorrer o mosto.. cuidado nessa etapa.

Abs
 
Entendi, a pressão do CO2 para sair de dentro da garrafa vai "levantar" a tampa um pouco para sair e como o gás está saindo o oxinegio não vai entrar. Bem pensado nisso!

Eu estou me guiando baseado em comentarios e nesses 2 videos tutoriais:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=u6OlHMPHKC8[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=m4JTH2JGdtA[/ame]

Principalmente nesse 2º que achei bem mais pratico e com menos "frescura".

Agora uma coisa que eu realmente tenho muita duvida é no processo de fermentação.

Quantos dias a cerveja deve ficar nessa garrafa fermentando?
Devo trocar de garrafa e deixar por mais tempo?
O que eu faço com o fungo? Ele fica depositado em cima ou no fundo? E como tirar a cerveja de lá para engarrafar sem trazer o fungo junto?
Quando eu botar a cerveja já fermentada na garafinha com açucar, quanto tempo mais devo esperar para fermentar?

Obrigado pela ajuda !
 
Agora uma coisa que eu realmente tenho muita duvida é no processo de fermentação.

Quantos dias a cerveja deve ficar nessa garrafa fermentando?
Devo trocar de garrafa e deixar por mais tempo?
O que eu faço com o fungo? Ele fica depositado em cima ou no fundo? E como tirar a cerveja de lá para engarrafar sem trazer o fungo junto?
Quando eu botar a cerveja já fermentada na garafinha com açucar, quanto tempo mais devo esperar para fermentar?

Obrigado pela ajuda !

Olá Bergami,

A recomendação do Paulo é boa.
Eu teria outra ainda pra vc: faz com extrato. Vi que já chegaram uns extratos bons da briess aqui no país, te poupa lidar com um monte de equipamento improvisado pra mosturação.

Sobre a fermentação, como as perguntas que vc fez aqui são recorrentes, uns tópicos fixos foram criados pra respondê-las, aquele que o Paulo copiou o link na mensagem responde a maioria delas, veja:
- Tempo de refermentação na garrafa (primming)
- Transferir a cerveja fermentada para o fermentador secundário

O outro tópico fixo responde mais algumas
Fermentação Primária - quanto tempo?
Fermentação Secundária - quanto tempo?
(http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851)

Esses dois tópicos vão te ajudar muito a entender a dinâmica da coisa e como vc pode se adaptar a ela. Caso ainda restem duvidas pergunte

Abraço
 
Ta certo então, muito obrigado pela ajuda.

Se essa brincadeira toda der algo que seja melhor que as duas nacionais mais consumidas no pais, já vou estar muito feliz em investir num kit basico e tomar isso como um hobby.

Mais uma vez, muito obrigado !
 
Back
Top