Quantos litros servir sem co2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Max André

Active Member
Joined
Aug 30, 2018
Messages
40
Reaction score
10
Location
Maricá - RJ
Boa noite para todos! Sou iniciante e estou montando o meu post mix. Já li aqui que é possível manter o post mix na geladeira/freezer, sem o cilindro de Co2 e colocar pressão para extrair cerveja quando necessário. Minha dúvida: Alguém teria uma média de quantos litros de cerveja eu consigo tirar antes de ser necessário colocar mais gás no post mix? Posso aumentar um pouco a pressão no post mix para que eu consiga extrair um pouco mais de cerveja neste caso?
Pergunto pois estou pensando em utilizar o post mix de 9,5l dentro de um cooler para poder levar a cerveja para alguma festa, reunião de amigos ou até mesmo na praia e não quero levar o cilindro de gás. Vi essa ideia e achei bem interessante.
 

Attachments

  • 01082009216.jpg
    01082009216.jpg
    32.3 KB · Views: 18
  • S_914035-MLB27097173685_032018-O.jpg
    S_914035-MLB27097173685_032018-O.jpg
    21.5 KB · Views: 19
voce nao consegue extrair a cerveja do postmix se o cilindro nao tiver plugado, mesmo voce colocando vamos supor 2kgf de pressao e tirar o cilindro, vai sair so espuma, tem que manter numa pressao minima para retirada da cerveja do postmix
 
Bom dia Nathan, nas minhas pesquisas, aqui mesmo no fórum, vi pessoas que mantém o post mix na geladeira sem o co2 conectado e vão se servindo até a pressão diminuir (não sei quanto, imagino que até ocorrer o que você citou) e então conectam o gás para voltar a pressão. Estou no trabalho agora, logo mais vou tentar encontrar o tópico (antigo) para colocar o texto aqui. De qualquer forma eu agradeço muito a sua colaboração e a boa vontade (como todos aqui) em ajudar. Grande abraço!
 
Um usuário aqui do fórum me recomendou esses vídeos 1,2 e 3 da uma olhada ajudou bastante.

Resumindo você pode "anular" a pressão com uma mangueira maior, deixa uma margem de ajuste na torneira.
 
Só o parâmetro da pressão não é preciso pra afirmar que conseguirá extrair ou não, outras variáveis importantes também devem ser levadas em conta, como disso o amigo @mjay o tamanho da mangueira de extração está intimamente relacionado com a qualidade da sua extração, outra coisa é a forma da extração, torneira tipo pik-nik não possuem redutor de fluxo como as torneiras italianas/belgas, sendo essas últimas uma forma ainda mais "garantida" de se obter uma boa extração com quantidade de espuma bastante controlada e fácil de controlar. Outra coisa ainda é a temperatura que sua cerveja vai estar no momento da extração, basicamente quanto mais quente, mais espuma. Esses vídeos do Jamal são espetaculares, também assisti eles quando precisei.

Mas sem uma fonte de CO2 sob pressão não será possível extrair uma quantidade viável de cerveja. Se vc não tem um cilindro, dê uma pesquisada nas pistolas para post-mix que encaixam cápsulas de CO2.
 
Boa noite para todos! Sou iniciante e estou montando o meu post mix. Já li aqui que é possível manter o post mix na geladeira/freezer, sem o cilindro de Co2 e colocar pressão para extrair cerveja quando necessário. Minha dúvida: Alguém teria uma média de quantos litros de cerveja eu consigo tirar antes de ser necessário colocar mais gás no post mix? Posso aumentar um pouco a pressão no post mix para que eu consiga extrair um pouco mais de cerveja neste caso?
Pergunto pois estou pensando em utilizar o post mix de 9,5l dentro de um cooler para poder levar a cerveja para alguma festa, reunião de amigos ou até mesmo na praia e não quero levar o cilindro de gás. Vi essa ideia e achei bem interessante.

Procure pelas opções de cartuchos de CO²

Tem vários equipamentos para deixar tudo portátil.

Como são poucos litros você podia usar Growlers e até mesmo garrafa pet
 
Vou responder de maneira o mais prática possível:

Eu uso um postmix de 10 litros dentro de um cooler idêntico o da foto com uma torneira picnic. Ultimo churrasco que usei esse setup tinha uma APA. Os primeiros copos eu servi com a própria pressão interna do postmix. Tive que abrir o cooler e conectar o cilindro de CO2 mais duas vezes até servir a última gota (para ficar claro, meu cooler não há furos para entrar CO2 e para sair a torneira. Não penso em furá-lo !!) Eu abro a tampa superior toda vez de servir ou injetar mais gás. Como já foi dito, vai depender da sua mangueira, temperatura, torneira (com ou sem restrição), etc. O vídeo acima é muito bom.
Aumentar a pressão vai te proporcionar muita velocidade nos primeiros serviços o que vai ter trazer muita espuma.
 
Um usuário aqui do fórum me recomendou esses vídeos 1,2 e 3 da uma olhada ajudou bastante.

Resumindo você pode "anular" a pressão com uma mangueira maior, deixa uma margem de ajuste na torneira.


mjay os vídeos são MUITO BONS!!! Realmente uma aula, me ajudou a elucidar outra dúvida. No final do primeiro vídeo, por volta dos 10 minutos ele diz que deixar o barril/post mix desplugado do co2 durante 4 ou 6 horas não vai interferir na carbonatação da cerveja. Legal, é exatamente esse tempo de uso, sem cilindro de co2, que eu tenho em mente.
 
Só o parâmetro da pressão não é preciso pra afirmar que conseguirá extrair ou não, outras variáveis importantes também devem ser levadas em conta, como disso o amigo @mjay o tamanho da mangueira de extração está intimamente relacionado com a qualidade da sua extração, outra coisa é a forma da extração, torneira tipo pik-nik não possuem redutor de fluxo como as torneiras italianas/belgas, sendo essas últimas uma forma ainda mais "garantida" de se obter uma boa extração com quantidade de espuma bastante controlada e fácil de controlar. Outra coisa ainda é a temperatura que sua cerveja vai estar no momento da extração, basicamente quanto mais quente, mais espuma. Esses vídeos do Jamal são espetaculares, também assisti eles quando precisei.

Mas sem uma fonte de CO2 sob pressão não será possível extrair uma quantidade viável de cerveja. Se vc não tem um cilindro, dê uma pesquisada nas pistolas para post-mix que encaixam cápsulas de CO2.

Olá Junior, neste tópico https://www.homebrewtalk.com.br/threads/cilindro-co2-dentro-ou-fora-da-geladeira.402659/ o Guenther diz o seguinte:
"Cara, eu utilizo uma geladeira com 2 torneiras e 2 postmix há muito tempo, e simplesmente deixo o CO2 fora, e desconectado. O que faço é ir servindo a cerveja com a pressão de dentro do barril mesmo, e então se começa a sair muito devagar, eu completo.
Ao final da noite ou do churrasco, eu completo o CO2 para a pressão que quero para manter a cerveja carbonatada e pronto. Não vejo necessidade nenhuma de furar geladeira ou manter CO2 sempre conectado, até porque, está arriscando perder todo o CO2 com um vazamento."

Foi aí que me veio a ideia de usar um cooler para levar o post mix para a praia, churrasco na casa dos parentes/amigos...
O tópico é de 2013 e não quis "ressuscitar" ele.
Eu tenho cilindros de co2, tenho torneiras italianas, e no caso do cooler vou preencher os espaços que sobrarem (após colocar o post mix dentro) com gelo.
 
Vou responder de maneira o mais prática possível:

Eu uso um postmix de 10 litros dentro de um cooler idêntico o da foto com uma torneira picnic. Ultimo churrasco que usei esse setup tinha uma APA. Os primeiros copos eu servi com a própria pressão interna do postmix. Tive que abrir o cooler e conectar o cilindro de CO2 mais duas vezes até servir a última gota (para ficar claro, meu cooler não há furos para entrar CO2 e para sair a torneira. Não penso em furá-lo !!) Eu abro a tampa superior toda vez de servir ou injetar mais gás. Como já foi dito, vai depender da sua mangueira, temperatura, torneira (com ou sem restrição), etc. O vídeo acima é muito bom.
Aumentar a pressão vai te proporcionar muita velocidade nos primeiros serviços o que vai ter trazer muita espuma.

Ola Sandro, o que eu estou pensando é muito parecido com o que você tem. A diferença é que eu estava pensando em furar para colocar a torneira, tenho duas torneiras italianas paradas. O post mix é do tamanho do seu. Pela sua resposta acredito então que com o gás desplugado seria possível tirar até 3 litros de cerveja.
 
Para uso doméstico eu não tenho problemas em deixar o cilindro plugado. Meus cilindros são extremamente grandes (10 litros) relíquia de um restaurante que tive alguns anos atrás. O que eu estou pensando é algo mais "portátil".
De qualquer forma eu fico muito grato a todos pela colaboração.
 
Oi Max

Eu um cilindro de 9kg, de alumínio. Para situações assim, eu tenho um cillindro de 1,1kg, bem leve, que cabe na mochila.
 
Oi Max

Eu um cilindro de 9kg, de alumínio. Para situações assim, eu tenho um cillindro de 1,1kg, bem leve, que cabe na mochila.
Olá paiva! Estou nesse exato momento procurando algo assim na internet. Você poderia, por favor, me dizer a marca/modelo ou onde encontro esse cilindro de 1,1kg? Obrigado pela ajuda!
 
Para uso doméstico eu não tenho problemas em deixar o cilindro plugado. Meus cilindros são extremamente grandes (10 litros) relíquia de um restaurante que tive alguns anos atrás. O que eu estou pensando é algo mais "portátil".
De qualquer forma eu fico muito grato a todos pela colaboração.

Sobre o quanto vc consegue extrair de cerveja sem ter o gás plugado... na verdade depende muito de quanta cerveja tiver no barril. Se tiver bem cheio, vc não vai conseguir extrair quase nada. Se tiver mais vazio, terá um grande espaço pro CO2 ficar comprimido, então vc consegue servir mais, dificil prever quanto.

Mas se levasse o barril num churrasco e parasse de sair cerveja, tendo cerveja dentro, não seria muito legal.... melhor arranjar um cilindro pequeno ou sistema de cartuchos mesmo..

Abraço
 
Sobre o quanto vc consegue extrair de cerveja sem ter o gás plugado... na verdade depende muito de quanta cerveja tiver no barril. Se tiver bem cheio, vc não vai conseguir extrair quase nada. Se tiver mais vazio, terá um grande espaço pro CO2 ficar comprimido, então vc consegue servir mais, dificil prever quanto.

Mas se levasse o barril num churrasco e parasse de sair cerveja, tendo cerveja dentro, não seria muito legal.... melhor arranjar um cilindro pequeno ou sistema de cartuchos mesmo..

Abraço
Olá Tiago, já aceitei a ideia. Acredito que nas próximas duas ou três semanas estarei comprando o cilindro de 1k. Grande abraço
 
Back
Top