Quantidade de Malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá, cervejeiros,

A alguns dias, vendo algumas receitas para 20 litros, percebi que a quantidade de malte usado em alguma delas variava entre 4 e 7 kg. Isto ocorre porque?

Para se obter um teor alcoólico maior?
Para alcançar um determinado estilo?
Há algum cálculo para a quantidade de malte a ser utilizado?

Desde já obrigado pela colaboração.
 
Do malte você vai extrair os açúcares que vão ser fermentados, quanto mais malte maior o potencial de extração e maior a gravidade original, que também é influenciada pela sua eficiência nessa extração.

Tem uma conta sim mas não sei te precisar qual é, geralmente se usa softwares pra isso, mas se você pesquisar você acha.
 
Exatamente... varia de acordo com a receita e com a eficiencia do equipamento.

Praticamente nenhum cervejeiro que eu conheço faz calculos pra determinar isso, mas usa um ou outro software que realiza esses calculos de acordo com a montagem da receita, maltes escolhidos, resultando na OG da cerveja.
 
Olá, cervejeiros,

A alguns dias, vendo algumas receitas para 20 litros, percebi que a quantidade de malte usado em alguma delas variava entre 4 e 7 kg. Isto ocorre porque?

Para se obter um teor alcoólico maior?
Para alcançar um determinado estilo?
Há algum cálculo para a quantidade de malte a ser utilizado?

Desde já obrigado pela colaboração.
@jrrocha

Tu manja de inglês?

Recomendo ler algo como o How to Brew, mesmo a versão online www.howtobrew.com, porque essa dúvida é básica demais, e apesar de ser básica.... a explicação não é tão pequena, e como vários autores já fizeram essa explicação, de repente é mais negócio ler lá.

Se não mandar de inglês, a gente pode responder de forma mais longa.... mas entenda que:

MALTE vira ACÚCAR

ACÚCAR vira ÁLCOOL

Ou seja, quanto mais PROPORÇÃO de malte, mais PROPORÇÃO de álcool na cerveja.

Exemplo, a grosso modo:

5kg de malte para uns 20 litros finais de cerveja vão gerar uns 5% de álcool

Já se usar uns 6 ou 7kg de malte, para os mesmos 20 litros finais, o que acha que vai ocorrer? Ou seja... estás aumentando o insumo que gera álcool, e mantendo o volume total..... resumindo, estás aumentando a concentração de álcool.

É o mesmo que eu fazer uma xícara de café de 100ml com uma colher de café.... e outra com os mesmos 100ml, mas colocar 1 colher e meia..... certamente a segunda vai ter um "teor" maior de café.

Abraço,
 
@jrrocha

Tu manja de inglês?

Recomendo ler algo como o How to Brew, mesmo a versão online www.howtobrew.com, porque essa dúvida é básica demais, e apesar de ser básica.... a explicação não é tão pequena, e como vários autores já fizeram essa explicação, de repente é mais negócio ler lá.

Se não mandar de inglês, a gente pode responder de forma mais longa.... mas entenda que:

MALTE vira ACÚCAR

ACÚCAR vira ÁLCOOL

Ou seja, quanto mais PROPORÇÃO de malte, mais PROPORÇÃO de álcool na cerveja.

Exemplo, a grosso modo:

5kg de malte para uns 20 litros finais de cerveja vão gerar uns 5% de álcool

Já se usar uns 6 ou 7kg de malte, para os mesmos 20 litros finais, o que acha que vai ocorrer? Ou seja... estás aumentando o insumo que gera álcool, e mantendo o volume total..... resumindo, estás aumentando a concentração de álcool.

É o mesmo que eu fazer uma xícara de café de 100ml com uma colher de café.... e outra com os mesmos 100ml, mas colocar 1 colher e meia..... certamente a segunda vai ter um "teor" maior de café.

Abraço,

Guenther, obrigado por pelas dicas.

Apesar do meu pouco conhecimento, entendo a relação entre malte x açúcar x álcool.

É que no último sábado fiz minha primeira brassagem de uma receita weiss, a OG resultou em 1038 enquanto que o esperado era 1050 Então quero entender onde ocorreu o erro para poder corrigir para a próxima.

A leva é para 20 litros e usei entorno de 4 kg de malte a 68 graus. Irei fazer novamente a weiss corrigindo alguns pontos para entender como certas alterações podem afetar o resultado final.

Acredito que um dos pontos que posso alterar é a quantidade de malte para uns 6 kg e outro pode ser a temperatura da brassagem para uns 64 graus.
 
É que no último sábado fiz minha primeira brassagem de uma receita weiss, a OG resultou em 1038 enquanto que o esperado era 1050 Então quero entender onde ocorreu o erro para poder corrigir para a próxima.

Qual era a temperatura do mosto durante a medição?

Quanto mais quente o mosto, menor o resultado da leitura da densidade.

Outro ponto que pode considerar é a moagem.
Costumo fazer weiss com 1kg de pilsen e 1kg de trigo malteado, e costumo tirar algo entre 1053/1055 de OG, mandando 10 litros pro fermentador.
 
Agora você entrou em outro assunto, eficiência, que também é básico... siga o conselho do Guenther, leia o how to brew, tem até uma versão quebra galho traduzida pelo pessoal de uma comunidade do orkut...

Guenther, obrigado por pelas dicas.

Apesar do meu pouco conhecimento, entendo a relação entre malte x açúcar x álcool.

É que no último sábado fiz minha primeira brassagem de uma receita weiss, a OG resultou em 1038 enquanto que o esperado era 1050 Então quero entender onde ocorreu o erro para poder corrigir para a próxima.

A leva é para 20 litros e usei entorno de 4 kg de malte a 68 graus. Irei fazer novamente a weiss corrigindo alguns pontos para entender como certas alterações podem afetar o resultado final.

Acredito que um dos pontos que posso alterar é a quantidade de malte para uns 6 kg e outro pode ser a temperatura da brassagem para uns 64 graus.
 
Guenther, obrigado por pelas dicas.

Apesar do meu pouco conhecimento, entendo a relação entre malte x açúcar x álcool.

É que no último sábado fiz minha primeira brassagem de uma receita weiss, a OG resultou em 1038 enquanto que o esperado era 1050 Então quero entender onde ocorreu o erro para poder corrigir para a próxima.

A leva é para 20 litros e usei entorno de 4 kg de malte a 68 graus. Irei fazer novamente a weiss corrigindo alguns pontos para entender como certas alterações podem afetar o resultado final.

Acredito que um dos pontos que posso alterar é a quantidade de malte para uns 6 kg e outro pode ser a temperatura da brassagem para uns 64 graus.
É simples... teve uma eficiência de extração abaixo do esperado.

Ou seja, revise a moagem (pode estar grossa demais), revise como está fazendo a filtragem e a lavagem (pode estar usando técnica errada para o filtro que está utilizando), etc.
 
Eu não sou experiente na produção de cerveja, mas uma dica muito importante, e um baita atalho em relação ao livro (mas não deixe de ler o livro), é ler TODOS os tópicos fixos do forum. Mas não só os posts iniciais, as discussões são boas, e contém respostas para diversas dúvidas.

O que já eu fiz também é procurar posts dos usuários mais experientes do forum, principalmente do Guenther. Quando o assunto era complicado demais para mim eu deixava pra depois, geralmente fazendo alguma anotação e deixando o conteúdo "em branco".

Aliás, sempre que perceber alguma dica nova e útil, anote separando por tema (eu separei por equipamento, sanitização, moagem, mostura, lavagem, fervura, fermentação, envase, priming e insumos). Fica bem prático consultar depois.
 
Eu não sou experiente na produção de cerveja, mas uma dica muito importante, e um baita atalho em relação ao livro (mas não deixe de ler o livro), é ler TODOS os tópicos fixos do forum. Mas não só os posts iniciais, as discussões são boas, e contém respostas para diversas dúvidas.

O que já eu fiz também é procurar posts dos usuários mais experientes do forum, principalmente do Guenther. Quando o assunto era complicado demais para mim eu deixava pra depois, geralmente fazendo alguma anotação e deixando o conteúdo "em branco".

Aliás, sempre que perceber alguma dica nova e útil, anote separando por tema (eu separei por equipamento, sanitização, moagem, mostura, lavagem, fervura, fermentação, envase, priming e insumos). Fica bem prático consultar depois.

Aquela busca lá em cima é bem útil também!
 
Qual era a temperatura do mosto durante a medição?

Quanto mais quente o mosto, menor o resultado da leitura da densidade.

Outro ponto que pode considerar é a moagem.
Costumo fazer weiss com 1kg de pilsen e 1kg de trigo malteado, e costumo tirar algo entre 1053/1055 de OG, mandando 10 litros pro fermentador.

jalexandre,

A temperatura do mosto quando foi medida a OG com densímetro foi de 21º, onde apliquei a tabela de conversão de temperatura, o que resultou em 1038.
 
É simples... teve uma eficiência de extração abaixo do esperado.

Ou seja, revise a moagem (pode estar grossa demais), revise como está fazendo a filtragem e a lavagem (pode estar usando técnica errada para o filtro que está utilizando), etc.

Guenther,

Com certeza terei que rever o processo.

Basicamente, utilizei o processo de 3 panelas, a panela de mostura contia o fundo falso, a lavagem para os 20 litros durou uns 45 minutos. Quanto a moagem, o moedor ficou ajustado quando não sobraram mais grãos inteiros, mas na próxima brassagem, irei reajustar para obter uma moagem mais fina.
 
Back
Top