Qualidade do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Fala cervejeiros. Queria saber se alguém já fez uma mesma receita de cerveja utilizando fermentos diferentes. Tipo, estou querendo fazer uma tripel. Poderia usar o Mangrove Jacks M31, mas ele é bem mais caro e pela OG eu teria que comprar 2 sachês. Por outro lado poderia substituir pelo SafAle S33, bem mais barato e um sachê daria conta do recado. Alguém já fez alguma experiência desse tipo? O resultado final do fermento mais caro compensa o investimento? Obrigado.
 
Oi Celso,

Dá pra usar leveduras diferentes sim. Só verifique se tem levedura suficiente, na dúvida, faça um starter. Tem o starter de pobre do Leandro - Cerveja Fácil.

Abs
 
Last edited:
Bem, acabou que fiz uma ESB. Por causa da pandemia a loja estava com falta de vários insumos, então fui catando e montei uma receita de ESB. Peguei o MJ M-36. Tinha apenas um sachê, que segundo o fabricante pode ser usado em até 23L de mosto. Não tenho agitador magnético e não tive tempo de fazer o starter de pobre. Minhas levas são de 20L, então resolvi acreditar. Inoculei o fermento no mosto no domingo passado, temperatura a 19ºC. A FG esperada era de 1015. Hoje medi pelo 3º dia consecutivo e está estagnada em 1018. Vai ficar com o ABV abaixo do que eu queria, mas tá bom. Dei uma provadinha e fiquei satisfeito. Vou tentar aumentar a temperatura por 4ºC nos próximos 3 dias, pra depois partir pro cold, mas acho que não vai rolar. A temperatura ambiente por aqui está por volta de 20ºC. Enfim, como foi a 1ª vez que não atingi a FG esperada e foi a 1ª vez que corri o risco de ter usado pouca levedura, acredito que o problema foi falta de fermento.
 
Várias vezes já fiz levas de 60 com 2 saquinhos que em teoria são pra 23 litros. Só hidrato antes e mando ver. Dá uma olhada na validade do fermento, às vezes ele meio velho fica menos viável.
 
Back
Top