Qual seria o termômetro mais confiável

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thomasfal

Well-Known Member
Joined
May 12, 2015
Messages
45
Reaction score
7
Bom dia pessoal, estava vendo a calibragem dos
meus termômetros e percebi q cada um estava de um jeito.

Fiz a medição em um copo de água.

Alguém sabe me dizer qual desses seria o teoricamente
mais confiável?

tic17rgti -> 18,9°C
incoterm mercúrio (aqueles de bunda azul) -> 19,9°C
culinário de espeto chinês -> 20,6°C

Obrigado!
 
Bom dia pessoal, estava vendo a calibragem dos
meus termômetros e percebi q cada um estava de um jeito.

Fiz a medição em um copo de água.

Alguém sabe me dizer qual desses seria o teoricamente
mais confiável?

tic17rgti -> 18,9°C
incoterm mercúrio (aqueles de bunda azul) -> 19,9°C
culinário de espeto chinês -> 20,6°C

Obrigado!


Eu calibro da seguinte forma: Encho um copo d'água, coloco bastante gelo, ponho o termômetro lá dentro e quando o marcador estabiliza eu ajusto para 0º. Faço isso com o termômetro analógico que vai na panela e com o digital do termostato.
 
Eu calibro da seguinte forma: Encho um copo d'água, coloco bastante gelo, ponho o termômetro lá dentro e quando o marcador estabiliza eu ajusto para 0º. Faço isso com o termômetro analógico que vai na panela e com o digital do termostato.


Não entendi muito bem o q faz. Tu define q a água gelada é zero graus? E como tu faz esse ajuste?

abs
 
Eu fervo a água, aqui no Rio de Janeiro a água ferve a 100° C.
 
Copo com agua e gelo pode não estar a zero grau.
Acho q a forma caseira mais simples eh:
Pegue um isopor desse de botar latinha de cerveja (aqui chama de camisinha), um pedaço de papel e gelo recém tirado do congelador.
Bote os sensores q vão ser comparados no isopor e cubra com o gelo. Cubra o isopor com papel pra isolar o maximo possível do ambiente.
Os sensores devem marcar temperatura negativa. Assim q o gelo começar a escorrer água, vai estar a zero grau ali, e vai permanecer a zero ate o gelo derreter. Quando fica muita agua, começa a perder muito calor e não necessariamente fica a zero grau.
Então o mais seguro eh quando o gelo começa a derreter e vc tem um ambiente isolado.
 
Que tipo de laboratório faz essa calibragem Daniel?
 
Copo com agua e gelo pode não estar a zero grau.
Acho q a forma caseira mais simples eh:
Pegue um isopor desse de botar latinha de cerveja (aqui chama de camisinha), um pedaço de papel e gelo recém tirado do congelador.
Bote os sensores q vão ser comparados no isopor e cubra com o gelo. Cubra o isopor com papel pra isolar o maximo possível do ambiente.
Os sensores devem marcar temperatura negativa. Assim q o gelo começar a escorrer água, vai estar a zero grau ali, e vai permanecer a zero ate o gelo derreter. Quando fica muita agua, começa a perder muito calor e não necessariamente fica a zero grau.
Então o mais seguro eh quando o gelo começa a derreter e vc tem um ambiente isolado.


Humm, entendi, vou tentar assim. Só fico com receio em relação a superfície
de contato, uma vez q cada termômetro é de um jeito.

Gilba, aqui em POA é nível do mar então ferve a 100°C tb...


obrigado pelas dicas!

Abs
 
coloca debaixo do braço quando der 36,5 vc sabe que está certo pois todos nós sem febre deve marcar esta temperatura.
aí vc calibra
 
Bom dia pessoal, estava vendo a calibragem dos
meus termômetros e percebi q cada um estava de um jeito.

Fiz a medição em um copo de água.

Alguém sabe me dizer qual desses seria o teoricamente
mais confiável?

tic17rgti -> 18,9°C
incoterm mercúrio (aqueles de bunda azul) -> 19,9°C
culinário de espeto chinês -> 20,6°C

Obrigado!

Acho o do tic mais confiável em termos de precisão, mas isso não signfica que ele esteja ajustado aí nesse caso. No tic17 vc pode adicionar valores de correção, pra + ou pra - de acordo como ele estiver desajustado, e as vezes ele está.

Pra medida inicial eu pegaria o valor do incoterm, se ele estiver com boa integridade. Os termometros analógicos só descalibram quando sofrem muito choque físico. Não tenho certeza que calibrar pela água fervente é uma forma confiável, mesmo a nível do mar pode ter variação de acordo com a pressão atmosférica.

Abraço
 
Acho o do tic mais confiável em termos de precisão, mas isso não signfica que ele esteja ajustado aí nesse caso. No tic17 vc pode adicionar valores de correção, pra + ou pra - de acordo como ele estiver desajustado, e as vezes ele está.

Pra medida inicial eu pegaria o valor do incoterm, se ele estiver com boa integridade. Os termometros analógicos só descalibram quando sofrem muito choque físico. Não tenho certeza que calibrar pela água fervente é uma forma confiável, mesmo a nível do mar pode ter variação de acordo com a pressão atmosférica.

Abraço


Ah, boa...vai ao encontro do que imaginei em relação a confiabilidade...Não sabia q o tic tinha essa possibilidade de ajuste., vou dar uma olhada no manual pra ver como é. O incoterm, embora já tenha a uns 3 anos, é cuidado com carinho...hehehe.

Valeu Tiago.
 
Copo com agua e gelo pode não estar a zero grau.
Acho q a forma caseira mais simples eh:
Pegue um isopor desse de botar latinha de cerveja (aqui chama de camisinha), um pedaço de papel e gelo recém tirado do congelador.
Bote os sensores q vão ser comparados no isopor e cubra com o gelo. Cubra o isopor com papel pra isolar o maximo possível do ambiente.
Os sensores devem marcar temperatura negativa. Assim q o gelo começar a escorrer água, vai estar a zero grau ali, e vai permanecer a zero ate o gelo derreter. Quando fica muita agua, começa a perder muito calor e não necessariamente fica a zero grau.
Então o mais seguro eh quando o gelo começa a derreter e vc tem um ambiente isolado.

O que você está mandando fazer é exatamente o que eu faço só que no lugar de esperar o gelo derreter eu encho o copo de gelo, coloco agua, assim que o termômetro estabiliza é porque atingiu a temperatura mínima e tem gelo derretendo, enquanto tiver mais gelo do que água, o mesmo vai estar derretendo e mantendo a temperatura praticamente a 0º. Eu trabalho com alimentos perecíveis e tenho termômetros da Testo calibrados pelo inmetro periodicamente, testei com eles e estes marcam praticamente 0º usando esse método. Posso te afirmar que esse é o método mais fácil e o que chega mais perto da precisão.
Não estou em casa agora, mas chegando lá faço uma medição no copo de água com gelo e tiro uma foto do termômetro calibrado marcando os 0º.

Abraços!
 
Ah, boa...vai ao encontro do que imaginei em relação a confiabilidade...Não sabia q o tic tinha essa possibilidade de ajuste., vou dar uma olhada no manual pra ver como é. O incoterm, embora já tenha a uns 3 anos, é cuidado com carinho...hehehe.

Valeu Tiago.

É o parâmetro "Of". Vai de -5.0 a 5.0ºC.

Abraço
 
Acho o do tic mais confiável em termos de precisão, mas isso não signfica que ele esteja ajustado aí nesse caso. No tic17 vc pode adicionar valores de correção, pra + ou pra - de acordo como ele estiver desajustado, e as vezes ele está.

Pra medida inicial eu pegaria o valor do incoterm, se ele estiver com boa integridade. Os termometros analógicos só descalibram quando sofrem muito choque físico. Não tenho certeza que calibrar pela água fervente é uma forma confiável, mesmo a nível do mar pode ter variação de acordo com a pressão atmosférica.

Abraço

Creio que a variação de pressao ao nivel do mar influencie bem menos do que a composição quimica da água, temos que lembrar que o ponto de ebulição da água pura é 100°. Se usarmos da torneira ou mineral, vai dar outro valor
 
Creio que a variação de pressao ao nivel do mar influencie bem menos do que a composição quimica da água, temos que lembrar que o ponto de ebulição da água pura é 100°. Se usarmos da torneira ou mineral, vai dar outro valor

@mazzarotto, não estou 100% certo, mas a água, independente do que está dissolvido nela, vai ebulir a 100°C no nível do mar. Por exemplo, se você pegar água com açúcar diluído, a água vai entrar em ebulição a 100°C, mas a solução ficará a uma temperatura maior que 100°C.

O maior fator é a pressão atmosférica, mas existem tabelas que corrigem.

EDITADO:

Pensando bem, tem razão, o que importa é a temperatura da solução, pois é isto que o termômetro vai medir.

Abraço!
 
Por exemplo, se você pegar água com açúcar diluído, a água vai entrar em ebulição a 100°C, mas a solução ficará a uma temperatura maior que 100°C.

Ele tem razão, faltou considerar isso.

Lembre-se, solução e mistura são coisas diferentes. Solução é uma coisa só, não tem como considerar uma porção de água e a porção de outra coisa dentro uma solução aquosa, em relação às propriedades físicas. Botou sal, botou açucar, a temperatura de ebulição da solução aumentou.

Abraço
 
Ele tem razão, faltou considerar isso.

Lembre-se, solução e mistura são coisas diferentes. Solução é uma coisa só, não tem como considerar uma porção de água e a porção de outra coisa dentro uma solução aquosa, em relação às propriedades físicas. Botou sal, botou açucar, a temperatura de ebulição da solução aumentou.

Abraço

Pois é... por isto editei, depois pensei melhor sobre o assunto e vi que falei bobeira. Valeu!
 
Segundo a teoria da Fisica: Se um copo de agua com 2 cubos de gelo mantem a agua a 2º um copo com 4 cubos de gelo vai manter ele a 0º pois quanto o gelo e a agua estao juntos sem nenhum outro produto, o ponto de fusao vai ser 0º ate todo o gelo se derreter. Acho que eh uma maneira bem facil essa de agua+gelo, so precisa cuidar pra ver se tem gelo suficiente para dar a temperatura.
 
Back
Top