Qual fermento para deixar a weissbier mais encorpada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cezarq

Member
Joined
Aug 11, 2016
Messages
14
Reaction score
0
Tenho uma receita de cerveja de trigo com malte de trigo e pilsner somente e quero deixar ela mais encorpada. Hoje utilizo o fermento M20. Quais vocês sugerem WB06 ou SY055 ou outra?
 
Tenho uma receita de cerveja de trigo com malte de trigo e pilsner somente e quero deixar ela mais encorpada. Hoje utilizo o fermento M20. Quais vocês sugerem WB06 ou SY055 ou outra?

Dizem que o WB06 deixa a cerveja com uma certa acidez. Particularmente nunca usei, mas creio que a sua pergunta não deveria se reduzir a fermentação.

Uma mosturação a temperaturas mais altas contribui com o corpo da cerveja.

De nada me parece adiantar uma mostura a temperaturas baixas de Beta amilase se queres uma cerveja encorpada.

A levedura, me parece, não é a protagonista nesta história.
 
Dizem que o WB06 deixa a cerveja com uma certa acidez. Particularmente nunca usei, mas creio que a sua pergunta não deveria se reduzir a fermentação.

Uma mosturação a temperaturas mais altas contribui com o corpo da cerveja.

De nada me parece adiantar uma mostura a temperaturas baixas de Beta amilase se queres uma cerveja encorpada.

A levedura, me parece, não é a protagonista nesta história.
@dbossan, agradeço o esclarecimento!
Minhas rampas são de 43°, 50° e 64°C...
Como vc sugere q fique pra ter mais corpo?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Cara eu sempre faço Weiss lá pelos 68 graus. Justamente pra deixar mais encorpada. E sempre que possível, uso o SY055 da bio4. Já usei wb06 e o M20, e pro meu gosto, não chegam nem perto do líquido da bio4.
 
@dbossan, agradeço o esclarecimento!
Minhas rampas são de 43°, 50° e 64°C...
Como vc sugere q fique pra ter mais corpo?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Além das dicas do pessoal,eu mudaria sua rampa proteica.Ao invés de 50º,faria o mais próximo de 55º.
Explico:Quando mais próximo do limite superior da rampa(50-55º) mais você desintegra as proteínas do grão em proteínas que contribuem pro corpo da cerveja,e quanto mais próximo do limite inferior,mais você as desintegra em aminoácidos que são úteis para levedura(embora já haja em quantidade suficiente disponível no grão),em prejuízo do corpo.Além disso,não passaria de 20min nessa rampa.Lembre-se que os maltes hoje em dia são bem modificados e por isso prescindem de rampas muito extensas.

Além disso,outra dica seria fazer uma parada a 63º por 30 min + 72º por 40 min+mash out.É um esquema clássico alemão que dá uma equilíbrio bom entre fermentáveis e não-fermentáveis(corpo).

Sobre levedura,acho essencial uma líquida(SY055 ou WLP300).Começando a 17-18º e ir subindo aos poucos até bater 22-24º.
 
@dbossan, agradeço o esclarecimento!
Minhas rampas são de 43°, 50° e 64°C...
Como vc sugere q fique pra ter mais corpo?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Sugiro que aumente a temperatura de 64 para 67/68 graus.
 
Tenho uma receita de cerveja de trigo com malte de trigo e pilsner somente e quero deixar ela mais encorpada. Hoje utilizo o fermento M20. Quais vocês sugerem WB06 ou SY055 ou outra?

Não conheço o SY055, mas o WB06 atenua muito mais do que o M20.

Você pode seguir com o Mangrove.

Para a cerveja mais encorpada, pode elevar a OG. Eu normalmente deixo as minhas em 1.052, mas pode deixar em 1.054 por exemplo, por mais que muitos tenham neura com BJCP.

Aí pode controlar o corpo pela temperatura de mostura. A 68C por exemplo.

Eu estou usando pitchin rate de 0.60 na minha Weiss agora, para puxar um pouco mais para banana, pois achei o M20 mais fenólico
 
Back
Top