Qual e como a melhor forma de adicionar cacau em pó?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu tive excelentes resultados adicionando na fermentação secundária, a quente.
 
Eu tive excelentes resultados adicionando na fermentação secundária, a quente.

Só largar por cima? mexer?

Da última vez eu fervi com um pouco de cerveja antes, aqueles 5 minutos em que você para e pensa, que merda que to fazendo...
 
Só largar por cima? mexer?

Da última vez eu fervi com um pouco de cerveja antes, aqueles 5 minutos em que você para e pensa, que merda que to fazendo...
Nada... só tocar direto e mexer bastante.

Vai ficar que nem um Nescau, e depois, quando baixar a temperatura (1 semana depois eu diria), vai tudo pro fundo. Nesse caso, eu ainda uso algum clarificante pra ajudar. Fica show.

A proporção é 1kg pra 100 litros de Cacau em pó puro.

Abraço,

Guenther
 
Sem nenhum tratamento, tipo fervura ou pasteurização?

Não há risco de contaminação?
 
Sem nenhum tratamento, tipo fervura ou pasteurização?

Não há risco de contaminação?
Não tem risco não... os processos que o cacau passa na preparação já dão conta disso, fora a esterilização da embalagem por UV, além do que, o cacau em pó puro é até um ambiente inóspito.
 
Obrigado pela resposta.....

E qual fabricante/marca vc recomenda?
 
Vlw Guenther, quando chegar a hora vou adicionar umas 600g então daquele Belga!
 
Obrigado pela resposta.....

E qual fabricante/marca vc recomenda?
Cara, o melhor que usei foi um cacau "Arome" belga, mas não me lembro a marca, e se encontra no Ponto das Padarias em Porto Alegre. Não sei de outras lojas.

Abraço,
 
Cara, o melhor que usei foi um cacau "Arome" belga, mas não me lembro a marca, e se encontra no Ponto das Padarias em Porto Alegre. Não sei de outras lojas.

Abraço,

Cacau em pó não é fermentável?
 
Nada... só tocar direto e mexer bastante.

Vai ficar que nem um Nescau, e depois, quando baixar a temperatura (1 semana depois eu diria), vai tudo pro fundo. Nesse caso, eu ainda uso algum clarificante pra ajudar. Fica show.

A proporção é 1kg pra 100 litros de Cacau em pó puro.

Abraço,

Guenther

Fala @Guenther ! Minha stout esta no fermentador e estou pensando em usar o cacau como vc falou. Sou meio q iniciante e nao queria fazer gelatina para clarificar. O cacu sedimenta bem a frio ? O q vc acha ?
 
Fiz uma outmeat stout com o po de cacau e posso dizer que não sedimenta. Ela ficou uma semana maturanto com pó de cacau ai vi que ele sedimentou pouco então peguei uma colher (devidamente esterelizada) e fui mexendo devagar para que a maior quantidade possivel pudesse entrar em contato com a cerveja, após uma seman olhei de novo e já estava BEMMM melhor. Ela ainda está maturando, quando for engarrafar conto como ficou.
 
Fala @Guenther ! Minha stout esta no fermentador e estou pensando em usar o cacau como vc falou. Sou meio q iniciante e nao queria fazer gelatina para clarificar. O cacu sedimenta bem a frio ? O q vc acha ?

Ué... não entendi. :)

Tu falou que é iniciante, mas não teve medo de usar Cacau sem saber se ele sedimenta bem ou não.

Mas disse que é iniciante e não quer usar gelatina? Hehehe...

Agora segue em frente e vê o resultado, assim tu mesmo pode tirar tuas conclusões.

Toda a vez que usei Cacau, eu usei gelatina. :)

Abraço,
 
Ué... não entendi. :)

Tu falou que é iniciante, mas não teve medo de usar Cacau sem saber se ele sedimenta bem ou não.

Mas disse que é iniciante e não quer usar gelatina? Hehehe...

Agora segue em frente e vê o resultado, assim tu mesmo pode tirar tuas conclusões.

Toda a vez que usei Cacau, eu usei gelatina. :)

Abraço

Bom, mandei o cacau e virou um nescauzão ! Ele meio q fica sobrenadante ?
Vou dar uma estudada na tecnica da gelatina . Fico com receio de perder o batch inteiro.
Valeu
 
Oi @phtobias, como ficou a tua ceva? Quantas gramas de cacau usou em quantos litros? Usou gelatina?

Agradeço! Abraço!!
 
Fiz 45 L de Chocolate Oatmeal Stout. Usei 400 g de cacau puro na maturação, há 12ºC. Não fiz gelatina, deixei 1 semana a 0.5ºC, e sedimentou muito bem. Ficou muito boa, mas com amargor caracteristico do cacau um pouco forte. Na proxima colocaria um pouco menos de cacau, ou talvez usando gelatina resolva.
Boa sorte !

Oi @phtobias, como ficou a tua ceva? Quantas gramas de cacau usou em quantos litros? Usou gelatina?

Agradeço! Abraço!!
 
Olá, Guenther.

Estou planejando usar nibs de cacau em uma Imperial Stout. A forma de uso é semelhante ao cacau em pó, ou seja, usar na fermentação secundária?

Abraço!
 
E tentar coar o cacau em pó que nem café passado? Fazer uma infusão a quente ou a frio e depois coar pra tirar a suspensão. Será que dá certo?
 
Salve confrades!
Dividindo minha experiência...
Eu já fiz duas vezes seguindo a dica do próprio Guenther.
Durante a fermentação secundária joguei o cacau em pó em forma de espiral por cima do mosto para tentar aumentar a área de contato logo de cara e, depois misturei com a pá cervejeira devidamente sanitizada e cuidado pra não agitar demais e incorporar muito O2.
Em relação a quantidade, é quem nem gosto, é relativo...
Eu, em ambas receitas, fiz lotes de 20L. Num botei 200g, no outro 100g. Eram duas stouts, e particularmente gostei do efeito do cacau mais na que coloquei 100g...
 
Eu tive excelentes resultados adicionando na fermentação secundária, a quente.

Guenther, você já usou o cacau ou teve relatos do uso, em uma adição à quente no whirpool. A ideia era resfriar o mosto até 70 graus, adicionar o cacau em pó e fazer o whirpool.
 
Ué... não entendi. :)

Tu falou que é iniciante, mas não teve medo de usar Cacau sem saber se ele sedimenta bem ou não.

Mas disse que é iniciante e não quer usar gelatina? Hehehe...

Agora segue em frente e vê o resultado, assim tu mesmo pode tirar tuas conclusões.

Toda a vez que usei Cacau, eu usei gelatina. :)

Abraço,
Eu não uso Cacau em pó ... contém até 30 % de gordura ... atrapalha a formação de espuma .... prefiro NIBS de Cacau ....e muito menos Gelatina ...rsrsrsr
Dosagem é de 6 a 10 gr/ tt ...aí vai do seu gosto ....aumentar ou diminuir ....deixe por 48 hs na wodka ou alool de cereais (extrai melhor o aroma , pois não tem cheiro ) + água .. 2.: 1 ..em um pote fechado ... com nível de 2 cm da solução ....acrescento no cold crash.. TUDO

Os nibs de cacau são sólidos de cacau e manteiga de cacau ( 55%) de forma CRUA ... o cacau em pó é feito a partir de uma pasta , que pressionada libera a manteiga e o licor ; os sólidos resultantes forma o cacau em pó

A quantidade de manteiga de cacau remanescente varia bastante entre as marcas comercializadas de Cacau em Pó, em torno de 10 a 35%, por isso alguns fabricantes identificam o cacau em pó com alto teor de gordura e baixo teor de gordura/cacau magro. A gordura atrapalha a formação de espuma , todos sabemos disso

Quanto menor o teor de gordura mais amido, pois o amido é um componente natural de todo o cacau em pó. Estes amidos são capazes de absorver 100% do seu peso em umidade e podem misturar ao mosto...... tem que ser uma marca boa
RESUMO ....Não arrisco com Cacau em pó ......já vi muita cerveja RUIM devido a essa prática.... prefiro NIBS
 
Back
Top