Qual deve ser a potência da resistência para mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danilonog

Active Member
Joined
Jan 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
Estou mudando meu equipamento e gostaria de saber qual deve ser a potência da resistência para panela de mostura, não sei se o diâmetro da resistência interfere em alguma coisa, mas se sim gostaria de saber também qual deve ser o diâmetro, minha produção é de 70l.


Panela Mostura 68 litros
diâmetro da panela 45 cm
 
Estou mudando meu equipamento e gostaria de saber qual deve ser a potência da resistência para panela de mostura, não sei se o diâmetro da resistência interfere em alguma coisa, mas se sim gostaria de saber também qual deve ser o diâmetro, minha produção é de 70l.


Panela Mostura 68 litros
diâmetro da panela 45 cm

fala colega, este tópico é excelente para sua dúvida:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

abs
 
e quanto ao diâmetro da resistência, interfere em alguma coisa?

Sim, pois aumenta a superfície de contato, e, se manter a potência, resultará em uma resistência de baixa densidade.

Por exemplo:
Resistência 3000W com diâmetro 20cm e duas voltas > densidade que uma de 3000W com 40cm e 4 voltas.

A última vai ter menor densidade, com mesma performance, e menor risco de caramelização

abs
 
Como o colega acima já mencionou, recomenda-se ler esse tópico fixo sobre resistências, pois é muito completo http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Quanto a comprar resistências no Mercado Livre, já comprei umas 3 ou 4 com do fornecedor JCS resistências. O produto é bom é o cara la pode ajudar a solucionar as dúvidas finais antes de fazer a compra.
 
Comprei 3 na JCS também. Recomendo.

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Boa tarde a todos.
Uso panelas com resistência a uns 5 anos e aprendi algumas coisas sobre elas.
Na prática o ideal é usar uns 1000 Watts por cada 10 litros que precisarmos ferver. Usando essa conta geralmente teremos uma fervura boa.
O problema é que geralmente usar essa potência na mostura, costuma ser mais que o necessário. É como ter uma Ferrari para andar dentro de um supermercado. A aceleração é muito grande e geralmente a gente passa do ponto que queria. É comum a gente atingir a temperatura necessária, a resistência desligar e quando liga novamente a gente passa do ponto, porque o aquecimento é muito forte.
Vendo isso eu testei potências menores, como metade da potência. 500 watts para cada 10 litros e funcionou bem, na mostura. Isso facilitou o controle de temperatura e economizou energia.
Então, para quem está montando sua panela e pode gastar um pouco mais, é recomendado usar duas resistências, uma com a metade da potência para a mostura (essa deverá ser controlada pelo controlador) e outra que se pode ligar com um disjuntor, com a outra metade da potência, que deve ser ligada na hora da fervura.
Isso da mais trabalho porque a gente tem que ligar e desligar resistência manualmente no processo, mas com o tempo você vai perceber que seu bolso vai agradecer.
Um abraço.
 
Valeu pela dica velho! Vou bottar entao uma de 2500w para mostura e vou continuar fervendo no fogo. Qual controlador utiliza na mostura? é PID? Vou utilizar o N1100 que tem PID!
 
Estou mudando meu equipamento e gostaria de saber qual deve ser a potência da resistência para panela de mostura, não sei se o diâmetro da resistência interfere em alguma coisa, mas se sim gostaria de saber também qual deve ser o diâmetro, minha produção é de 70l.


Panela Mostura 68 litros
diâmetro da panela 45 cm

Eu uso a mesma panela 45 e uma resistência de 5000W.

Para controlar a potência aplicada faço uso do Control Beer. Ele tem a opção de controlar a potência aplicada na resistência de 0 a 100%.

Por precaução eu nunca uso 100% da potência, fico sempre na casa de 60% a 80%. Posso afirmar que o Control Beer (ao menos até agora) dá conta do recado.

Abs
 
Boa tarde a todos.
Uso panelas com resistência a uns 5 anos e aprendi algumas coisas sobre elas.
Na prática o ideal é usar uns 1000 Watts por cada 10 litros que precisarmos ferver. Usando essa conta geralmente teremos uma fervura boa.
O problema é que geralmente usar essa potência na mostura, costuma ser mais que o necessário. É como ter uma Ferrari para andar dentro de um supermercado. A aceleração é muito grande e geralmente a gente passa do ponto que queria. É comum a gente atingir a temperatura necessária, a resistência desligar e quando liga novamente a gente passa do ponto, porque o aquecimento é muito forte.
Vendo isso eu testei potências menores, como metade da potência. 500 watts para cada 10 litros e funcionou bem, na mostura. Isso facilitou o controle de temperatura e economizou energia.
Então, para quem está montando sua panela e pode gastar um pouco mais, é recomendado usar duas resistências, uma com a metade da potência para a mostura (essa deverá ser controlada pelo controlador) e outra que se pode ligar com um disjuntor, com a outra metade da potência, que deve ser ligada na hora da fervura.
Isso da mais trabalho porque a gente tem que ligar e desligar resistência manualmente no processo, mas com o tempo você vai perceber que seu bolso vai agradecer.
Um abraço.

Obrigado por compartilhar a experiência.
Vou precisar migrar de fogareiros para resistência (mudar a fabricação de casa para apartamento) e estava justamente com esse questionamento, pra mim não fazia sentido colocar uma resistência considerando 1kW para 10L para a panela de mostura... :mug:
 
Back
Top