Qual a melhor maneira de furar uma Panela INOX?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

stormridersp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
162
Reaction score
32
Boa tarde amigos cervejeiros, comprei uma panela em inox recentemente, e fiz a burrice de não compra-la pronta, já com torneira. Acontece que estou já a uma manhã tentando fura-la, para rosquear uma torneira de 1/2", porém sem sucesso. O mais perto que cheguei foi usando uma broca escalonada que comprei na Florencio de Abreu, a mesma que sempre usei para furar minhas panelas em aluminio. :(

Como vocês fazem?
abs
 
Cara agora não tenho como buscar o link, mas semana passada vi um passo a passo no youtub. Busca por panela cervejeira que deve dar.
 
Tenho uma broca escalonada. Mas a minha vai até 20mm. O niple entra rosqueando. Pretendo comprar uma de 21mm para deixar mais folgado. Eu fiz todos os furos nas minhas. Primeiro usei um punção para marcar o ponto. Depois com uma broca fica fazia um furo só para a broca escalonada não escorregar. Qual a tua dificuldade?
 
photo 4.JPG

photo 3.JPG

O problema que estou tendo é que depois forçar bastante, não consegui nem completar um furo!
 
Sua panela é aquela de INOX 201? Se for é mais difícil de furar mesmo.

Eu fiz os furos com essa mesma broca. O problema é que elas não são muito boas não, não o modelo, a marca mesmo. O segredo é, baixa velocidade e refrigeração. Se queimar a broca ou esquentar demais o inox vai ser pesado furar depois.

Se o furo não ficar perfeito igual os meus, vai ter que dar acabamento com dremel ou esmerilhadeira.

abraço.
 
Sua panela é aquela de INOX 201? Se for é mais difícil de furar mesmo.

Eu fiz os furos com essa mesma broca. O problema é que elas não são muito boas não, não o modelo, a marca mesmo. O segredo é, baixa velocidade e refrigeração. Se queimar a broca ou esquentar demais o inox vai ser pesado furar depois.

Se o furo não ficar perfeito igual os meus, vai ter que dar acabamento com dremel ou esmerilhadeira.

abraço.

Eu encomendei essa broca serra copos bimetal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701500293-jogo-de-serra-copo-bi-metal-com-7-pecas-eda-_JM

O aço é o AISI 201. Você acha que devo continuar tentando com a broca escalonada ou essa serra copos?
 
O problema que estou tendo é que depois forçar bastante, não consegui nem completar um furo!

Tenho uma igual, que usei pra furar panela de inox também. Não foi fácil, demorou bastante tempo.

O primeiro furo eu fiz com uma broca HSS revestida de cobalto, pra facilitar o trabalho. O resto foi na escalonada.

É bom usar um óleo ou algo pra refrigerar o inox e a broca e usar uma rotação baixa na furadeira (se tiver controle de velocidade).

O aquecimento provocado pela alta rotação, além de estragar a broca como disse o Trindade, endurece o aço inox, dificultando ainda mais o trabalho.
 
Existe um óleo especialmente pra isso que você consegue comprar em qualquer loja que vendas brocas, etc. Vale a pena.
 
Eu encomendei essa broca serra copos bimetal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701500293-jogo-de-serra-copo-bi-metal-com-7-pecas-eda-_JM

O aço é o AISI 201. Você acha que devo continuar tentando com a broca escalonada ou essa serra copos?

Eu fui de escalonada até o final. Fiz assim, pré-furo com as brocas que eu tinha aqui, primeiro 3 depois 4 - 6 - 8 - 10.Ai fui com a broca escalonada dai pra frente, sempre refrigerando e rotação baixa+força. Não foi fácil e teve que dar acabamento.

Não sei te dizer se serra-copo é melhor.
 
serra copo se você vacilar vai cagar a panela toda. se for usar vai com cuidado e com uma guia boa
 
Eu furei com serra copo, foi pyka! E foi barril keg.... Acho que a escalonada é melhor. E no final perdi a serra copo, mesmo resfriando....
 
Consegui! Obrigado a todos pela ajuda. O problema eh que a broca escalonada nao estava conseguindo cavar o buraco inicial e a
pontinha nao tinha mordida suficiente. Entao usei a broca da serra copo, mais grossa, soh para alargar um pouco o pre buraco. Em seguida, com a escalonada, foi moleza e no final, nao precisei nem refinar o buraco; rosqueei a torneira como que se o furo fosse a porca gemea.

Apesar disso, hje na inauguracao da nova panela, na hora de passar o mosto para o fermentador, a torneira entupiu de hops..... No final deu tudo certo, espero.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    157.7 KB · Views: 183
Back
Top