Purga do fermento, fermentador cônico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos0411

Member
Joined
Apr 4, 2017
Messages
21
Reaction score
0
Boa Noite Pessoal,

Recentemente comprei um fermentador conico de 60 graus e estou na segunda fermentação com o mesmo, tenho uma duvida quanto a purga do fermento e quando devo iniciar a mesma.

Tenho feito após 24horas a 0C, sai uma lama escura e logo em seguida cerveja ficando ainda uma parte muito branca no fundo do cone.
Não tenho conseguido coletar muito fermento para uma leva de 50L, chego a pegar 30ML de fermento, não sei se estou jogando muito fora também.

Como devo proceder na coleto do fermento nesse tipo de fermentador?

Vlw

Abraço :mug:
 
Boa Noite Pessoal,

Recentemente comprei um fermentador conico de 60 graus e estou na segunda fermentação com o mesmo, tenho uma duvida quanto a purga do fermento e quando devo iniciar a mesma.

Tenho feito após 24horas a 0C, sai uma lama escura e logo em seguida cerveja ficando ainda uma parte muito branca no fundo do cone.
Não tenho conseguido coletar muito fermento para uma leva de 50L, chego a pegar 30ML de fermento, não sei se estou jogando muito fora também.

Como devo proceder na coleto do fermento nesse tipo de fermentador?

Vlw

Abraço :mug:

Esse fermento escuro que sai primeiro é um fermento morto, está fazendo certo em descartá-lo... essa purga pode ser feita até antes, na fase secundária (descanso de diacetil) o fermento morto já tende a descer.

Já tive um fermentador cônico pequeno de plástico e notei que muito fermento fica aderido às paredes do cone. Pode ser por isso que não esteja conseguindo pegar muito fermento.

Uma ideia seria no momento do envase, depois de transferir a cerveja, colocar um pouco de água estéril pra dentro do fermentador e misturar bem com o fermento, daí coletar...

Abraço
 
Esse fermento escuro que sai primeiro é um fermento morto, está fazendo certo em descartá-lo... essa purga pode ser feita até antes, na fase secundária (descanso de diacetil) o fermento morto já tende a descer.

Já tive um fermentador cônico pequeno de plástico e notei que muito fermento fica aderido às paredes do cone. Pode ser por isso que não esteja conseguindo pegar muito fermento.

Uma ideia seria no momento do envase, depois de transferir a cerveja, colocar um pouco de água estéril pra dentro do fermentador e misturar bem com o fermento, daí coletar...

Abraço

Legal Tiago,

Vou seguir sua dica coletando na parte secundaria e lavando para retirar a parte que fica nas paredes, realmente parece ficar muito.

Abraço, vlw
 
Boa Tarde Brew's

Estou tendo duvida na purga do fermento também,
Minha Ale esta fermentando a 19C agora em 22C (poço térmico)

A minha duvida é, Como fazer a Purga sem que a diferença de pressão não puxe a solução do Air lock, ou mesmo o Oxigênio para dentro

pq quando vc purga o Air Lock Borbulha no sentido contrario, imagino q entre a solução ou msm o oxigênio.
 
Back
Top