PROXITANE 1512 15% acido peracético

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopinho

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2015
Messages
462
Reaction score
83

Attachments

  • proxitane 1512.jpg
    proxitane 1512.jpg
    21 KB · Views: 69
A recomendação que tem no The Brewer's Handbook do ácido paracetico é entre 100 a 200 mg/L. (http://www.beer-brewing.com/beer_brewing/brewery_cleaning_sanitation/sanitizing_agents.htm)

Eu uso o proxitane 1512 diluindo 20mL (0,2%)(O que dá 0,03% de paracético) em 10 L de água.

Tem o blog do Ricardo Rosa que ele fala dessa quantidade também:

http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/

valeu guilherme muito obrigado
 
O Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria e Abastecimento preconiza que se use, na área alimentícia, de 75 a 450 ppm. Seu produto tem por litro 150.000 ppm (http://www.thech.com.br/templates/pdf/arq_19_08_2015_09_02_52.pdf) e para você calcular, você usa essa formula:

C1 ∙ V1 = C2 ∙ V2
Onde:
C1 = concentração, em ppm, desejada para a solução a ser preparada;
V1 = volume total da solução a ser preparada, em litros;
C2 = concentração, em ppm do produto a ser diluído;
V2 = volume do produto a ser diluído, em litros.
Então, levando em consideração o mínimo de 75ppm:
75 ppm ∙ 1 L = 150000 ppm ∙ V2
V2 = 75/150000
V2 = 0,0005 L ou 0,5 mL por litro
Se vc usar os 450ppm, ficará assim:
450/150.000 = 0,003 ou 3ml por litro.

2 ml por litro, como o colega colocou, daria uma concentração de 300 ppm. Para você ter uma ideia, o PAC 200 tem 200 ppm por g e para tornar seguro o consumo de hortaliças, eles indicam 1g por litro, ou seja, fica nos 200ppm.

Na área hospitalar, para que ocorra uma esterilização química, eles usam 1 ml diluido em 75ml de água, a concentração de ácido peracético tem que ser 0,2%, conforme ANVISA. Formula é simples, é só dividir a concentração de ácido por 0,2%, então 15%/0,2% = 75ml, então seria: 1000ml/75ml= 14ml, usam 14ml por litro (2100ppm).

Eu li em alguns tópicos que o pessoal apenas borrifa o produto nas garrafas e esse método não é efetivo nem para pasteurização, as garrafas tem que ficar totalmente submersas na solução e o tanque onde está a solução tem que ficar tampado, preferencialmente.

Nessas concentrações, seguras para a área alimentícia, ocorre a morte de alguns micro-organismos, mas outros como a echericia coli, candida albicans, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa continuam vivas. Eficaz contra Staphylococcus aureus, Trichophyton mentagrophytes, Bacillus subtilis e Mycobacterium smegatis. Só como exemplificação.

Eu prefiro usar água fervendo para pasteurizar, mas você não pode usar esse método em baldes de plástico, mas pode usar em bombonas que vem com uma marcação no fundo "HDPE" que significa que elas são feitas de polietileno de alta densidade e aguentam o calor sem passar nada para o líquido. Um balde fermentador não pode ser aquecido, pois o plástico libera derivados do petróleo e é tóxico quando aquecido.

Você não vai conseguir esterilizar o fermentador de qualquer jeito, mas vai diminuir as concentrações dos micro-organismos para as leveduras ganharem a guerra.

Para o embarrilamento eu costumo usar ácido peracético PAC 200 na concentração de 200 ppm, ou 1g/litro de água, mas nas próximas vou usar a concentração máxima de 450 ppm e vou enxaguar depois com água fervendo, ou talvez use a concentração de 2500 ppm para esterilizar mesmo, mas estou com medo da corrosão que possa ocorrer nos barris, preciso pesquisar mais.

Disse 2500 ppm pois tem uma tese de mestrado que testa diversas concentrações e eles chegaram nesse valor como o mínimo necessário para matar tudo, inclusive os esporos.

Espero ter ajudado!
 
@MilRob Legal. Não conhecia essa recomendação do IPAL.

De fato como o tempo para o peracético fazer efeito e longo eu também não deixo escorrendo. Encho as garrafas e deixo elas de molho no sanitizante.
 
Back
Top