Projeto RIMS - dimensionamento de resistências

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Saba

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2015
Messages
136
Reaction score
23
Pessoal, gostaria de uma opinião sobre o dimensionamento das resistências do meu projeto. Estou quase fechando a produção de duas resistências para meu sistema RIMS com duas panelas para brassagens de 20L.
Uma panela numero 38 para mostura com fundo falso e recirculação, resistência no fundo de 2000W - 220v. É muita potência? Muito risco de caramelizar o mosto?
Uma panela numero 36 para fervura com resistência de 3000W de sobrepor (para poder retirar e facilitar o whirlpool)

Eu vi que muitos recomendam a proporção de 1000W para cada 10L. Alguém já tem alguma experiência com isso? Pensei em superdimensionar um pouco e controlar com um dimmer.

Gostaria de umas sugestões no posicionamento da resistência no fundo da panela e do fundo falso sobre ela.

obrigado!
 
Boa tarde, eu montei um sistema rims e fiz 3 brassagens nele, estou me adaptando, mas na minha opiniao Usaria uma mais fraca para o mosto e uma mais forte para a fervura com um dimmer para controlar a intensidade da fervura , uso uma de 2200w para a mostura em uma panela numero 45(68L) e na fervura estou com uma resistencia de 5500w para ferver aproximadamente 56 litros ( volume máximo pra nao vazar na agitação da fervura) e ferveu bem.
 
Detalhe: comprei a resistência da fervura como 6000w mas quando medi a potência dela ligada direto na tomada deu apenas 5500w...por isso acho melhor comprar uma um pouco mais forte com um dimmer para reduzir, se comprar exatamente o indicado e ela vier com potencia inferior ao comprado, nao vai dar conta.
 
Detalhe: comprei a resistência da fervura como 6000w mas quando medi a potência dela ligada direto na tomada deu apenas 5500w...por isso acho melhor comprar uma um pouco mais forte com um dimmer para reduzir, se comprar exatamente o indicado e ela vier com potencia inferior ao comprado, nao vai dar conta.

Cara, valeu pela resposta.

Foi isso mesmo que eu pensei, contando com uma diminuição da potência ao usar o dimmer (que um pessoal relata no fórum). Por isso estou pensando em uma de 2000W para a mostura e 3000W para a fervura (levas de 20L)

E sobre a caramelização do malte na mostura? Você teve algum problema com isso?

Poderia mandar umas fotos do seu sistema pra eu pegar algumas dicas?

Valeu!
 
Entao...o meu potenciometro da fervura limita em 90%...

Para a mostura uso uma de 2000w abaixo do fundo falso...para uma panela n45...(68L)... com recirculacao constante com uma bombinha daquelas 12v da china ( me espantou o desempenho dela...funciono mt bem e ta durando)

Nao tive problema de caramelização.. ja fiz 3 levas...

Uso um controlador pid rex c100 com um sensor de temperatura na saida da bombinha 12v...
uploadfromtaptalk1438649452669.jpg
 
Entao...o meu potenciometro da fervura limita em 90%...

Para a mostura uso uma de 2000w abaixo do fundo falso...para uma panela n45...(68L)... com recirculacao constante com uma bombinha daquelas 12v da china ( me espantou o desempenho dela...funciono mt bem e ta durando)

Nao tive problema de caramelização.. ja fiz 3 levas...

Uso um controlador pid rex c100 com um sensor de temperatura na saida da bombinha 12v...
View attachment 115785

guikf, pods mandar foto com mais detalhes do sensor?
 
Amanha tiro foto...to sem fotos aqui, mas resumindo, comprei um sensor pt100 com rosca de 1/2", comprei um T de inox de 1/2" e dois espigões de 1/2", no T, em uma ponta montei o sensor, e nas outras duas entrada e saida do mosto.....

Sai da bomba, entra no T onde o sensor mede a tempetatura e sai do T retornando pra cima da panela de mostura...
 
Amanha tiro foto...to sem fotos aqui, mas resumindo, comprei um sensor pt100 com rosca de 1/2", comprei um T de inox de 1/2" e dois espigões de 1/2", no T, em uma ponta montei o sensor, e nas outras duas entrada e saida do mosto.....

Sai da bomba, entra no T onde o sensor mede a tempetatura e sai do T retornando pra cima da panela de mostura...

Ficou bem legal o desenho da sua resistência. Onde você comprou?
E as válvulas e conexões em inox, comprou onde?

Se puder mandar umas fotos depois com o fundo falso e uma visão geral do sistema seria ótimo.

Outra dúvida. Você faz recirculação constante? Li no tópico de "mostura na panela com fundo falso" que só precisa recircular quando a resistência estiver ligada. Mas se o sensor está nas conexões da bomba, como vai medir a real temperatura do mosto?

Para as primeiras levas acho q vou fazer o controle manual, ligando e desligando da tomada a resistência, mas essa é uma dúvida que fiquei vendo o projeto do pessoal.

Abs
 
Bom dia!

A resistencia comprei em uma loja que tem em curitiba e são jose dos pinhais, 100 reais cada, thermopress.

Panelas válvulas e conexões comprei na cervejaria bodebrown.

Quanto a recircular costante.Realmente o guenter disse isso neste topico, mas ele mesmo fala que pra recircular constante so vale a pena se tiver cotrole automatico de temperatura, que é o meu caso, sem controle automatico realmente nao vale a pena. Mas eu notei um aumento considerável na eficiencia com recirculacao constante.

Ainda n fiz um topico do meu setup, estou me acertando com ele ainda, falta pintar e mais alguna detalhes

Abaixo algumas fotos, geral, saida da panela pra bomba, saida da bomba para o T com o sensor e saida do T para retornar a panela.



uploadfromtaptalk1438685182908.jpg

uploadfromtaptalk1438685121841.jpg

uploadfromtaptalk1438685075612.jpg

uploadfromtaptalk1438684993557.jpg
 
Foi mal, acho que repiti as fotos, dificil fazer topico grande com fotos pelo celular.
 
Nessa foto geral ta com fogareiro, mas agora nao uso mais fogareiro.
 
Pessoal, gostaria de uma opinião sobre o dimensionamento das resistências do meu projeto. Estou quase fechando a produção de duas resistências para meu sistema RIMS com duas panelas para brassagens de 20L.
Uma panela numero 38 para mostura com fundo falso e recirculação, resistência no fundo de 2000W - 220v. É muita potência? Muito risco de caramelizar o mosto?
Uma panela numero 36 para fervura com resistência de 3000W de sobrepor (para poder retirar e facilitar o whirlpool)

Eu vi que muitos recomendam a proporção de 1000W para cada 10L. Alguém já tem alguma experiência com isso? Pensei em superdimensionar um pouco e controlar com um dimmer.

Gostaria de umas sugestões no posicionamento da resistência no fundo da panela e do fundo falso sobre ela.

obrigado!

Pra 20 litros acho 2000w muito forte para um rims

Eu tinha um herms para 20 litros e usava 1800w e já estava forte.

Acredito que para um rims de 20 litros 1000w sejam suficientes, mas se já tiver a resistência de 2000w, coloca um dimmer para garantir.

Imagino que 2000w vá gerar inércia térmica, ou seja a temperatura continuará subindo um pouco mesmo após a resistência desligar (A menos que você use um PID).
 
Concordo com o mateusinfo

Obrigado pelas dicas, já mandei fazer, quando usar coloco o feedback.

Superdimensionei um pouco para poder usar am levas maiores caso queira (minha panela de brassagem é de 38L) e caso opte por mudar para um HERMS mais tarde e usar ela no HLT

Abs
 
Cuidado para nao queimar/caramelizar o mosto com tanta potencia, por garantia coloca um dimmer junto, eu usso essa mesma potencia na minha panela de 68L e mesmo com a panela cheia da conta... ( engarrafo no maximo 40) litros.
 
Cuidado para nao queimar/caramelizar o mosto com tanta potencia, por garantia coloca um dimmer junto, eu usso essa mesma potencia na minha panela de 68L e mesmo com a panela cheia da conta... ( engarrafo no maximo 40) litros.

Valeu, o cara que tá produzindo pra mim parece entender bem de panelas cervejeiras. Ele produz resistência há 20 anos e disse que desde 2005 recebe pedidos de resistência pra cerveja e com esse tempo foi aprendendo sobre a densidade necessária e potência. O que ele me tranquilizou dessa potência é que o que importa é a potência por cm2 (abaixo de 3W/cm2 se não me engano) e com isso não ocorre caraterização do malte.

Assim que chegar e fizer uns testes envio o feedback!

Valeu pela força
 
Uma dúvida que esqueci de perguntar:

O fundo falso: qual você utiliza? que posição colocou (altura do fundo / distância da resistência)?

Estou pensando em pedir a minha na Cerveja da Casa em alumínio sob medida, mas não sei qual altura pedir.

Abs
 
Eu fiz o meu,..com uma forma de pizza e parafusos de inox como pés...assim posso regular a altura dele...mas na verdade deixei ele o mais baixo possível.... encostando no nipple da válvula cuidado ao mandar fazer para garantir q os pes do funso falso " desviem" da resistência pra apoiar certo no fundo da panela..
 
Eu fiz o meu,..com uma forma de pizza e parafusos de inox como pés...assim posso regular a altura dele...mas na verdade deixei ele o mais baixo possível.... encostando no nipple da válvula cuidado ao mandar fazer para garantir q os pes do funso falso " desviem" da resistência pra apoiar certo no fundo da panela..

Onde você achou forma de pizza desse tamanho? Estou procurando para uma panela de 32l e não achei!
 
guikf, pode mandar uma foto da parte de fora da panela, onde a resistência foi fixada por favor?

Entao...o meu potenciometro da fervura limita em 90%...

Para a mostura uso uma de 2000w abaixo do fundo falso...para uma panela n45...(68L)... com recirculacao constante com uma bombinha daquelas 12v da china ( me espantou o desempenho dela...funciono mt bem e ta durando)

Nao tive problema de caramelização.. ja fiz 3 levas...

Uso um controlador pid rex c100 com um sensor de temperatura na saida da bombinha 12v...
 
Foi mal, acho que repiti as fotos, dificil fazer topico grande com fotos pelo celular.

guikf, vi sua foto do painel de controle, me tira uma dúvida, o seu controlador de temperatura trabalha somente com a panela de brassagem, correto? Você chegou a colocar algum controlador na Panela de fervura?
 
Boa tarde...Na panela de fervura, ao meu ver, é desnecessário controle de temperatura, sabemos que a agua/mosto ferve em torno dos 100 graus, e a resistência tem que ficar ligada o tempo todo senao para de ferver.

Oque eu fiz foi por um dimmer para a resistência de fervura, pra poder controlar manualmente a intensidade da fervura.
 
Back
Top