Projeto HERMS 2017

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviocb22

Active Member
Joined
Nov 3, 2016
Messages
42
Reaction score
1
Galera,
Começando 2017 estou fazendo um projeto de um HERMS pra em media 40 litros de cerveja. Acho q já adquiri a maioria das conexoes. Vai ser tudo em inox com a bitola de 1/2 polegada. 2 Kegs cortados para panelas e uma panela inox como HLT. vou usar 1 bomba mas estou aguardando outra bomba que comprei faz algum tempo. Usarei duas resistencias, 1 de 3500w pra mostura e outra de 5000w pra fervura. Porém surgiram algumas dúvidas. Lendo alguns topicos vi que o Gunther sugere usar a HLT acima dos outros, para fazer a lavagem por gravidade. A minha dúvida é. A serpentina vai estar dentro do HLT controlando a mostura. Como eu faria para controlar a temperatura do HLT depois da mostura pra jogar a temperatura para em media 76º já que o controlador de temperatura da resistencia do HLT vai estar na entrada da água na panela de mostura?
PS: vou começar a montagem agora no carnaval. alguma dica pra furar a panela?
 
eu montaria a serpentina dentro de uma panela pequena (o suficiente para abrigar a serpentina), e deixaria o HLT independente
 
o problema cara é pq eu teria que comprar outra resistencia, e aumentar a fiação que já está quase no limite de amperagem. por isso tou usando o hlt com a serpentina dentro tb.
 
Se eu entendi o seu projeto, acho que não terá problemas.

Pois apos a mostura, a agua do hlt devera estar bem proxima, senão em cima, dos 76°C, supondo que vc fará o mash-out.
Acredito que a saída de água do seu HLT estará bem perto da entrada na Mash-tun, onde vc faz a leitura de temperatura, então não haverá muita perda termica nesse 'percurso'.

Se a agua de lavagem passar pela mesma entrada na mash-tun e o sensor de temperatura ficar em contato com a agua de lavagem, nao precisa mudar nada (acho).

Ou vc pode instalar um poço termométrico no hlt e assim que finalizar a mostura, movar o sensor de temperatura de retorno do Herms para esse novo poço, pra controlar a agua do hlt.
 
Minha dica é, calcule o tamanho do HLT que vai precisar, faça e refaça o processo em sua cabeça ou papel.

Por ex. como vc vai aquecer a água da mostura para receber os grãos? Voce vai precisar completar o HLT com água após retirar a água para mostura? Tente otimizar essa parte, pois um setup que foi projetado para ser eficiente, acabará sendo demorado e ineficiente.
 
Minha dica é, calcule o tamanho do HLT que vai precisar, faça e refaça o processo em sua cabeça ou papel.

Por ex. como vc vai aquecer a água da mostura para receber os grãos? Voce vai precisar completar o HLT com água após retirar a água para mostura? Tente otimizar essa parte, pois um setup que foi projetado para ser eficiente, acabará sendo demorado e ineficiente.
Interessante o ponto rodrigoslr, também vou montar meu herms este ano mas estou começando pelo painel de controle do The Eletric Brewery. Nesse caso, eu imagino em encher o MLT com a água necessária para mostura, e o HLT com a água necessária para lavagem. Ao começar a esquentar o HLT já começo também a circulação da água do MLT (usando o PID com o termômetro na válvula de retorno da serpentina do HLT para o MLT). Assim quando atingir a temperatura de infusão, desligo um pouco a recirculação, deito os maltes e volto a recircular.

Acredito que seria a melhor opção pois assim teria o MLT na temperatura certa e o HLT levemente acima, sem necessidade de completar água do HLT. O que acha?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Interessante o ponto rodrigoslr, também vou montar meu herms este ano mas estou começando pelo painel de controle do The Eletric Brewery. Nesse caso, eu imagino em encher o MLT com a água necessária para mostura, e o HLT com a água necessária para lavagem. Ao começar a esquentar o HLT já começo também a circulação da água do MLT (usando o PID com o termômetro na válvula de retorno da serpentina do HLT para o MLT). Assim quando atingir a temperatura de infusão, desligo um pouco a recirculação, deito os maltes e volto a recircular.

Acredito que seria a melhor opção pois assim teria o MLT na temperatura certa e o HLT levemente acima, sem necessidade de completar água do HLT. O que acha?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Essa forma funciona, mas tenha em mente o processo como um todo. Faça simulações de diferentes receitas e o tamanho de equipamento que você precisaria para obter o volume desejado.

Comece pensando na quantidade inicial de água para mostura que pode variar muito, dependendo do seu objetivo. Depois pense se toda a água do HLT vai ser suficiente para realizar a lavagem. Outro ponto é a potência da resistência, vc vai aquecer a água do HLT e indiratamente a água da panela de mostura, então o volume é maior, fora as perdas de calor que você terá que compensar devido à recirculacao.

Não estou dizendo o que isso é o certo e ponto, o projeto é pessoal e cada um tem que buscar aquilo que melhor te atenda. Mas acho q são pontos importantes para quem quer fazer um HERMS.
 
Essa forma funciona, mas tenha em mente o processo como um todo. Faça simulações de diferentes receitas e o tamanho de equipamento que você precisaria para obter o volume desejado.

Comece pensando na quantidade inicial de água para mostura que pode variar muito, dependendo do seu objetivo. Depois pense se toda a água do HLT vai ser suficiente para realizar a lavagem. Outro ponto é a potência da resistência, vc vai aquecer a água do HLT e indiratamente a água da panela de mostura, então o volume é maior, fora as perdas de calor que você terá que compensar devido à recirculacao.

Não estou dizendo o que isso é o certo e ponto, o projeto é pessoal e cada um tem que buscar aquilo que melhor te atenda. Mas acho q são pontos importantes para quem quer fazer um HERMS.
Entendi. Bom no meu caso vou usar 3 kegs de 50L para HLT, MLT e BOIL.

Vou manter isso em mente quando montar.

//Rodrigo
 
Entendi. Bom no meu caso vou usar 3 kegs de 50L para HLT, MLT e BOIL.

Vou manter isso em mente quando montar.

//Rodrigo

Caso eu fizesse outro HERMS, por ex de 50 litros, eu usaria um HLT de no mínimo 100 litros. Pois assim eu aqueceria toda a água em uma só panela. E essa panela seria mais alta para deixar a serpentina bem proxima do fundo para evitar que ela fique descoberta de água ao retirar a água para a panela de brassagem.
 
Caso eu fizesse outro HERMS, por ex de 50 litros, eu usaria um HLT de no mínimo 100 litros. Pois assim eu aqueceria toda a água em uma só panela. E essa panela seria mais alta para deixar a serpentina bem proxima do fundo para evitar que ela fique descoberta de água ao retirar a água para a panela de brassagem.
rodrigoslr,

Aquecer a água de mostura no boil kettle ao mesmo tempo que o HLT atinge a temperatura correta seria também uma maneira de evitar um super-dimensionamento do HLT? A ideia nesse caso seria transferir a água do BK ao MLT assim que atingir a temperatura certa e já começar a recirculação pelo HLT.

As duas resistências ligadas ao mesmo tempo iriam consumir mta energia?

//Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
rodrigoslr,

Aquecer a água de mostura no boil kettle ao mesmo tempo que o HLT atinge a temperatura correta seria também uma maneira de evitar um super-dimensionamento do HLT? A ideia nesse caso seria transferir a água do BK ao MLT assim que atingir a temperatura certa e já começar a recirculação pelo HLT.

As duas resistências ligadas ao mesmo tempo iriam consumir mta energia?

//Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk


Funciona sim, mas vai depender da forma que seu painel vai funcionar. Por ex.no projeto do the electric brewery, as resistencias não funcionam simultaneamente. Você tem que ver a se sua rede elétrica em casa vai suportar todos os equipamentos ligados. O consumo de energia usando duas panelas será praticamente o mesmo.
 
galera...estou atualizando....chegaram todas as peças...estava esperando os poços termometricos. Vou usar um no retorno do mostro na recirculação e os outros dois nas outras panelas. A minha duvida é:qual a posição que coloco o poço nas panelas de HLT e BK? mais perto da resistencia? Lembrando que vou usar o HLT pra esquentar a agua da lavagem também. Valeu
 
... Lembrando que vou usar o HLT pra esquentar a agua da lavagem também. Valeu

No meu caso , no HLT, fiquei com receio de erro de temperatura antes da plena homegeneização da água perto resistência com o restante, então instalei uns 8cm acima da resistência.

Resolveu a questão da homogeneização , porém, obviamente quando a água começa a ser usada no sparge, a partir de um certo tempo já não chega mais no poço.... Pra evitar isso, coloco mais água do que o efetivamente necessário pra lavagem, assim só fica descoberto no final, qdo já posso desligar a resistência e aí tanto faz o que tá sendo medido.

Hoje, se a furadeira tivesse Ctrl + Z, colocaria um pouco mais baixo.

abs
 
Olá Flávio,

No seu lugar , esperaria alguém mais opinar antes de furar. Alguém deve ter uma solução melhor do que a minha (escolher entre a "má homogeneização da temperatura" e "ter que usar água a mais pra não deixar o poço termométrico descoberto").

Furar a 6 cm acho que não faria tanta diferença , numa panela de 32cm de diâmetro (não sei qual é a sua), por exemplo , 6 litros estariam abaixo do Poço Termométrico.

Abs.
 
acho q furar perto da resistencia pode ser um problema...exatamente pelas diferencas da temperatura...mas nada que uma movimentada na agua nao resolva....creio eu!
 
Senhores, todas as ideias são interessantes e válidas. Serviram muito para mim que sou iniciante e estou montando meu equipamento. Gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas dúvidas:

1- Qual seria a vazão indicada para a bomba (l/min) para a circulação da água mostur, considerando uma produção de aprox. 50 litros. Imagino que o aquecimento deve ser o mais homogêneo possível e, no caso da utiliação de rampas com tempos curtos, seria necessária uma bomba mais potente?

2- É possível montar um sistema Herms com aquecimento à chama? Alguém possui algum projeto?
 
Back
Top