Projeto de automação simplificado com hora para inicio.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Fala pessoal!

To pensando nisso a tempos pois ultimamente, to sem tempo (6 horas) até de domingo pra fazer uma cervejinha. Pensei num equipamento que fizesse tudo até o final da mostura, bem simples, nada de arduino ou pids e tals, gastando até 800 reais com os aparelhos.

Preparando as coisas no dia anterior, agua, maltes, programar tudo, etc...

Meu esquema de equipamento é o seguinte, bombona (aquelas azul, se der certo o projeto, pretendo fazer um tubo de malte em inox) de mostura (onde ficará o malte) de 20l acima do nível da panela de fervura, ligado a entrada do mosto por baixo com uma mini-bazooka por dentro, e saida do mosto um pouco pra cima no meio com uma bazooka grande, tb por dentro e uma tela mais fina. O mosto retorna para a panela de fervura onde a resistência de 2500w faz o serviço através do controlador. A bombona fica acima da panela de fervura pq quando a bomba desligar, o mosto vai escorrer e retornar por baixo da panela fervura, depois é só abrir a tampa e larvar o malte.

O controlador seria mais ou menos assim:



Com todas as saídas para a resistência ligadas juntas, onde a resistência através de um plug de tomada encaixará no outro plug (fêmea) onde estão todas as saídas dos "TIC17". Ai é só programar os horários nos temporizadores e no dia seguinte chegar do trampo, ferver, lúpular, por no fermentador e lavas as coisas.

OBS1:Todos os aparelhos elétrico resistem até 16A, como vou usar uma resistência de 2500w a 220v não terei problemas.

OBS2: Esses termostatos da COEL quando são energizados automaticamente já começam a programação.
 
Tá mas... primeiro.... como, e qual válvula/solenoide tu vai acionar pra começar o processo?
 
Acho que você precisa desenvolver melhor, ou descrever um pouco melhor pra entendermos seu processo.

Pelo que consegui entender, você vai deixar tudo pronto um dia antes e quem vai dar inicio será o temporizador, que ligaria a resistência e talvez uma bomba.
Nesse caso, quem coloca o malte em infusão?
Não entendi também como vai ser aberta a tampa e lavado o malte... Quem faria isso, já que será à distância?

Depois você comenta que fará a fervura só no outro dia... Ok, não acho muito interessante o mosto FILTRADO, ficar sem fervura e inoculação por tantas horas,embora seja até aceitável pois a temperatura da brassagem e depois a fervura em si, eliminaria qualquer contaminação. Mas é certo que a dispersão coloidal do líquido vai mudar bastante, alterando as características da receita.
Mas e o bagaço? Grãos em solução de alta temperatura, por tanto tempo com certeza liberarão taninos bem perceptíveis.


Eu acho que uma solução simples enquanto você ta sem tempo, é fazer levas de 5 litros em média. Da pouco trabalho, ocupa pouco espaço e a satisfação é a mesma. Equipamento é bem barato e você tem chance de aprimorar os resultados com menor investimento. Creio que quem mais desaprovaria isso seriam seus amigos ;)

Boa sorte!
 
Tá mas... primeiro.... como, e qual válvula/solenoide tu vai acionar pra começar o processo?

Então, não vai ter nenhuma solenoide Guenther, só a bomba e a resistência. O malte vai ficar dentro da bombona com as bazookas e tals, depois, quando o processo parar, o mosto vai escorrer de volta para a panela de fervura, até ai eu já cheguei de serviço e é só lavar o malte, ferver, etc...


Tentei ilustrar mais o menos o processo:

Esquema.jpg



Acho que você precisa desenvolver melhor, ou descrever um pouco melhor pra entendermos seu processo.

Pelo que consegui entender, você vai deixar tudo pronto um dia antes e quem vai dar inicio será o temporizador, que ligaria a resistência e talvez uma bomba.
Nesse caso, quem coloca o malte em infusão?

O malte vai ficar na bombona, quando a temperatura chegar nos 55 ou 70 (caso não tenha parada) a bomba ligará e começará a mostura.

Não entendi também como vai ser aberta a tampa e lavado o malte... Quem faria isso, já que será à distância?

Então, ai será feito quando eu chegar do serviço, depois q acabar a bomba vai desligar e o mosto vai escorrer, já que a bombona com a malte estará acima da panela de fervura.


Depois você comenta que fará a fervura só no outro dia... Ok, não acho muito interessante o mosto FILTRADO, ficar sem fervura e inoculação por tantas horas,embora seja até aceitável pois a temperatura da brassagem e depois a fervura em si, eliminaria qualquer contaminação. Mas é certo que a dispersão coloidal do líquido vai mudar bastante, alterando as características da receita.

Será no dia seguinte, mas a mostura começará horas antes de eu voltar do serviço, então o mosto ficará parado antes da fervura por no max 1hr.


Mas e o bagaço? Grãos em solução de alta temperatura, por tanto tempo com certeza liberarão taninos bem perceptíveis.

O bagaço ficará na bombona após ser lavado e escorrido.


Eu acho que uma solução simples enquanto você ta sem tempo, é fazer levas de 5 litros em média. Da pouco trabalho, ocupa pouco espaço e a satisfação é a mesma. Equipamento é bem barato e você tem chance de aprimorar os resultados com menor investimento. Creio que quem mais desaprovaria isso seriam seus amigos ;)

Boa sorte!
 
Cara, sinceramente... até pode funcionar, mas eu achei o projeto BEM complexo, já que pelo que eu entendi o mosto vai retornar por baixo através de uma bazooka? E lá em cima vai sair por outra bazooka?

Esse é basicamente o princípio do Braumeister, mas sinceramente, ele funciona razoavelmente bem porque a entrada e saída de líquido é super bem homogeneizada.... o que não será o caso.

Mas cara... são só considerações... segue em frente com o que tu acha certo.

Abraço,
 
Isso mesmo, a bazooka de baixo é só pro bagaço não voltar junto com o mosto, a bazooka de cima vai ser com uma tela mais fina. Dei uma mudada no projeto, vou usa outra resistência nesse esquema:

RIMS1.jpg


Ai da pra usar a outra bazooka na tampa, homogenizando mais a saida. Se não fosse usar outra resistência teria q ser na lateral, por causa da quantidade de água da mostura que geralmente está em 16 a 20l. Com a segunda resistência só é necessário o volume da bombona menos o malte e cerca de 1 litro na panela de fervura pra bomba poder puxar, não vai precisaria cobrir a resistência da panela de fervura (na minha panela precisa de uns 6 litros).

Depois da pra aprimorar e fazer um tubo em inox estilo o da braumeister, fechado em cima e em baixo com as telas e tals, vou ver a eficiência com a bombona primeiro, caso seja de 70% ou mais, não compensa fazer inox, só pelo caso de passar alguma química pro mosto.
 
Tudo comprado, o gasto inicial de 800 dobrou pq adicionei uma segunda resistência e quis fazer tudo de inox, inclusive o balde, pensei melhor, já ta tudo em inox pq usar plástico... vou usar o tubo de malte com um postmix, furar a tampa e o fundo, colocar as conexões de 1/2" e as bazookas, a bomba já ta na mão tb, é uma Chugger 220v.

Conexões de 2 para 1/2


Poço termométrico 1/2



Resistência 1.1/2 1500w 220v



E além de ser automatizado até a fervura, espero subir eficiência pra uns 70% no minimo com esse novo setup, meu antigo BIAB elétrico ta com 60% :/
 
Marco, fiz um sistema rims tube exatamente como postou acima.
Saiu uns 400 reais tudo. As conecões de inox estão bem difíceis de se achar e bem caras também.

Segue uma foto de como ficou.
Se quiser te passo o contato a lista de peças e a cotação.

Abs
 

Attachments

  • IMG_20141011_123740.jpg
    IMG_20141011_123740.jpg
    218 KB · Views: 585
Vlw Lucas, consegui achar aqui perto do serviço, já ta tudo na mão, as conexões deu um total de 515. Seu rims tube é de 2 polegadas tb? Cotei bastante na internet e acabei comprando por aqui, os preços estavam praticamente iguais e aqui não paguei frete.

Agora só vou atras do quadro pra por os eletrônicos.
 
Então, as minhas são menores. 1" apenas. é pra levas de 15L. achei que + ia ser super dimensionado. O pessoal la fora usa de 1,5" pra levas de 30+.. vamos ver se da certo. (não consegui abrir as imagens que vc postou minha rede ta bem ruim).

A resistencia, eu comprei de 800W. Vou montar na rede 110V, ai vai ficar dimensionado com a bomba e controlador dentro dos 10A.

as conexões eu comprei de uma loja ai do ABC. Uniflex se não me engano. Enviaram no mesmo dia. Mas teve uma ou outra peça que comprei na indupropil pq tava mais em conta.

Eu ainda não comprei o quadro também. Não achei nenhum que fosse como eu queria. ta bem difícil. Vou usar dois Rex-c100.
Se achar algum quadro legal me avisa.

Abs!
 
@Korvocore, vc poderia postar a foto da resistencia? Não entendi o que vc chamou de tubo de malte.

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Korvocore, vc poderia postar a foto da resistencia? Não entendi o que vc chamou de tubo de malte.

Sds,

Fabiano da Mata

A resistência vai ser tubular, estilo essa:
RESISTENCIA-TUBULAR-PARA-IMERSAO.jpg


Meu tubo de malte é mesmo esquema da braumeister, só que fora da panela, vai ser um postmix com uma bazooka por baixo e outra na tampa. O malte vai ficar dentro do postmix e a agua da panela vai circular através dele.
 
@Korvocore, o que entra em contato com essa sua resistência? Mosto ou apenas água?
 
Eu uso um parecido com este, até um pouco maior, não é o mais bonito mas é bem pratico.

"Olhando de fora" parece um exagero, ficou grande talz, Mas Por dentro ficou apertado!

Somente os Disjuntores já ocupam um bom espaço, usamos 1 DR geral, 1 para cada resistência, 1 para as bombas, 1 para a eletrônica. Alem disso vão os 02 SSR com Dissipador de calor, vai fonte 12v, 02 contadoras...
 

Attachments

  • IMG_2076.jpg
    IMG_2076.jpg
    151.6 KB · Views: 264
@fmoret, vc usa algum ventilador para facilitar a dissipação de calor do dissipador/ssr? Pergunto isso, pois o meu dissipador esquenta muito e acredito que essa temperatura elevada no dissipador possa comprometer a saúde do SSR.

SDS,

Fabiano da Mata
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1414673294372.jpg
    uploadfromtaptalk1414673294372.jpg
    100.3 KB · Views: 249
  • uploadfromtaptalk1414673388895.jpg
    uploadfromtaptalk1414673388895.jpg
    125.8 KB · Views: 225
@Korvocore, o que entra em contato com essa sua resistência? Mosto ou apenas água?


Assim, tem uma resistência de 5000w na panela de fervura (ela é uma fritadeira adaptada, a resistência já veio nela) que vai ser usada pra aquecer a água antes da bomba ligar e a água passar pelo malte, depois ela só servira para fervura (com dimmer, pra controlar o vulcão hehe), durante a mostura, ela ficará inativa. Quem vai atuar na mostura é a resistência tubular de 1500w q vai ficar naqueles "Ts" de inox com o mosto circulando dentro.
 
@Fdamata Ainda não, estamos na fase final do projeto, na verdade hoje vamos fazer uma brassagem teste somente com agua, para verificar se será realmente necessário o Cooler ou não. Se necessário iremos colocar 02, um para resfriar o Dissipador e outro para expulsar o ar quente da caixa.

O que já percebemos é que ele esquenta muito quando faz o aumento da potência, quando ele estabiliza em determinada potência ele não esquenta tanto, como ele faz quando ele varia.
 

Attachments

  • IMG_0780.jpg
    IMG_0780.jpg
    56.1 KB · Views: 226
@Fdamata Fizemos ontem uma brassagem completa, somente utilizando agua, como teste final. O SSR chegou ao pico de 45-50º, por segurança resolvemos ontem mesmo colocaram cooler dentro do Painel.

Com o cooler não passou dos 40º.
 

Attachments

  • IMG_2139.JPG
    IMG_2139.JPG
    91.6 KB · Views: 206
Fiz uma brassagem ontem com o novo equipo, tudo manual ainda, improvisei ebulidores de 1000w pra mostura, minha resistência tubular ainda não chegou, só precisei ligar um, manteve legal a temperatura, como mostra no vídeo. Agora só falta montar os temporizadores e termostatos pra ficar automatizado. Eficiência em 72% :D

[ame]https://vimeo.com/110708434[/ame]

obs. muito burro, virei o cel na gravação hehe.
 
Terminado a montagem do painel, testei com uma lampada e ta 100% :D

Amanha vou finalizar só mais umas coisas e já instalar ela na parede.







 
@Fdamata Desculpa a Demora!!!

O cooler é este abaixo! Ele é 110-220v é bem antigo, estava parado, resolvemos testar e ajudou!
 

Attachments

  • IMG_2158.JPG
    IMG_2158.JPG
    84.6 KB · Views: 190
Pessoal, não desvirtuem o tópico, mensagem pessoal serve pra isso! :)
 
Fiz uma brassagem ontem com o novo equipo, tudo manual ainda, improvisei ebulidores de 1000w pra mostura, minha resistência tubular ainda não chegou, só precisei ligar um, manteve legal a temperatura, como mostra no vídeo. Agora só falta montar os temporizadores e termostatos pra ficar automatizado. Eficiência em 72% :D

https://vimeo.com/110708434

obs. muito burro, virei o cel na gravação hehe.
Hehehehe... cara, que engenhoca do cacete!!!

Abração,
 
Daria para usar um controlador de processos, tipo um NOVUS N2000, e não ter 4 conjuntos de controlador PID + Temporizador?
 
Daria, mais no meu ponto de vista, assim é muito mais fácil a configuração, já usei PID e é muito complicado configura-lo. Sem contar q dessa forma fechei meu controle com pouco mais e 700 reais, pra uma automatização até a fervura está ótimo.


Já fiz uma brassagem ontem com ele programado nos horários certos, maior barato o negócio ligar e ir mudando as temperaturas sozinho. Ficou muito bom, essa semana vou ver se faço uma sem a minha presença.
 
@Korvocore, vc utiliza apenas um sensor para os 4 controladores?
 
@Korvocore, mais uma dúvida, como vc sabe que a temperatura da rampa i+1 foi atingida para que seja iniciada a contagem de tempo da rampa. Em outras palavras, suponhamos que vc esteja na rampa de 50°C e quer ir para 65°C, ficando em 65°C por 60 min. Ai os controladores/timmers vão atuar ao fim da rampa 50°C, ligando o controlador de 65°C. O aquecimento de 50 para 65 pode variar em funcao das condições de contorno e pode chegar a 65°C em, por exemplo 20 ou 30 min. Quando vc não acompanharia o aquecimento, quando vc vai começar a contar o tempo da rampa 65°C?
 
@Korvocore, vc utiliza apenas um sensor para os 4 controladores?

No começo achei q daria, mas não da, tive q fazer 3 poços no rims tube e um na panela de fervura.


@Korvocore, mais uma dúvida, como vc sabe que a temperatura da rampa i+1 foi atingida para que seja iniciada a contagem de tempo da rampa. Em outras palavras, suponhamos que vc esteja na rampa de 50°C e quer ir para 65°C, ficando em 65°C por 60 min. Ai os controladores/timmers vão atuar ao fim da rampa 50°C, ligando o controlador de 65°C. O aquecimento de 50 para 65 pode variar em funcao das condições de contorno e pode chegar a 65°C em, por exemplo 20 ou 30 min. Quando vc não acompanharia o aquecimento, quando vc vai começar a contar o tempo da rampa 65°C?

Hehe, boa pergunta! Eu cronometrei o tempo das rampas, tudo bem q vai der diferente se eu fizer cerveja com temperatura ambiente a 25 e em um outro dia a 15ºc, mas ai deixa uma margem de 5 a 10min a mais por rampa. Os tempos de subida ficaram assim, de 50 a 66ºc demorou 25min e de 66 pra 76ºc, 20min. Isso com resistência de 1500w. Mas isso influenciaria muito pouco na mostura, afinal, essa rampa tb conta como mostura, se eu fizer 30min a 50, depois 60min a 66 e depois 15min a 76, mais os tempos das rampas de 25 e 20min, vai dar uma excelente mostura :D
 
galera desenvolvendo tecnologia, trazendo o que há na industria para nano escala hehe. Parabéns cara
 
Cervejeiro, seria possível me passar a lista de componentes e local onde comprou para fazer esse RIMS tube? Cheers!
 
Back
Top