Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
saquei, eu estava pensando em usar um cabos jumper fêmea para poder separar o LCD do ArdBir, mas assim fica mais simples.
Valeu :mug::rockin:

Mais uma coisa, essas quatro conexões com cabo soldado, que ficam embaixo do arduino, que tipo de cabo eu posso reaproveitar pra soldar aí. Eu vi que você usou uns sem isolamento, não tem problema?



Usei fio de telefone. Não precisa ser isolado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde pessoal, estou pesquisando sobre o código do Ardbir para carregar no arduino. Mesmo vendo muitas dúvidas neste forum não consegui solucionar o meu problema. Estou tentando compilar o código porém não estou tendo sucesso, fica aparecendo a mensagem da imagem em anexo. Alguém poderia me ajudar? não sou muito domado com o arduino, Obrigado.
 

Attachments

  • Captura de tela 2017-03-03 16.16.51.png
    Captura de tela 2017-03-03 16.16.51.png
    147 KB · Views: 56
Olá Felipealex! Uma série de "warnings" em relação ao LCD com as seguintes mensagens:
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]
sketch\LCD20x4_POR.h:3:293: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]


O seguinte erro abaixo:

C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\PID_v1\PID_v1.cpp:8:22: fatal error: WProgram.h: No such file or directory

#include <WProgram.h>

^

compilation terminated.

exit status 1
Erro compilando.
Biblioteca inválida encontrada em C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master: C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Arduino-PID-Library-master


Obrigado!

Em PID_v1.cpp tem as linhas:

Code:
#include <WProgram.h> 
#include <PID_v1.h>


troque por:

Code:
// #include <WProgram.h> 
#if defined(ARDUINO) && ARDUINO >= 100 
#include "Arduino.h" 
#else 
#include "WProgram.h" 
#endif 
#include <PID_v1.h>
 
Boa tarde pessoal, estou pesquisando sobre o código do Ardbir para carregar no arduino. Mesmo vendo muitas dúvidas neste forum não consegui solucionar o meu problema. Estou tentando compilar o código porém não estou tendo sucesso, fica aparecendo a mensagem da imagem em anexo. Alguém poderia me ajudar? não sou muito domado com o arduino, Obrigado.

Todas as bibliotecas devem ser instaladas na mesma pasta do executavel...cria uma pasta chamada ardbir e joga tudo la.
 
Obrigado Daniel
Fiz o que tu disse, porém a msg de erro permaneceu a mesma. Até experimentei trocar o LCD e o idioma, mas o erro segue... Também experimentei trocar a biblioteca do LCD, eu tinha duas, uma de 2012 e outra de 2014.
Teria alguma outra dica?
Obrigado pela atenção.
 
Pessoal
Alguém sabe me informar se a versão Ardbir ALL in tem o mesmo código fonte dá comum...
Alguém já fez?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Pessoal
Alguém sabe me informar se a versão Ardbir ALL in tem o mesmo código fonte dá comum...
Alguém já fez?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk


Todos usam o mesmo código. O All in one tem um custo maior para ser feito por ter componentes smd, tanto que a turma do Ardbir só fez um ou dois lotes e não produziu mais.
 
Boa noite , estou querendo montar do zero um ardbir, alguem tem o desenho da placa eletronica para ardbir?

Bom já responderam, mas se você tiver a paciência de ler esta thread inteira verá que esta informação já havia sido dada por mais de uma vez e vai encontrar muitas dicas valiosas sobre a montagem do ArdBir. Eu também estou montando o meu (esperando chegar os componentes da China) e aqui foi onde achei mais informações sobre a montagem.
 
Olá amigos.

Cheguei a esse forum, pois resolvi montar minhas panelas cervejeiras e como farei sozinho e pela facilidade com eletrônica que eu tenho, resolvi montar meu ArdBir.
Vou postando aqui o progredir da situação e espero poder contribuir um pouco mais com esse projeto.

Sou fabricante de PCBs, então não poderia ser diferente. Desenhei a minha placa... srsrsrrsrsrs
Fiz ela com o intuito de utilizar apenas o microcontrolador (não a placa Arduino) e na mesma placa tudo oq é necessário para a parte eletrônica, sendo assim na placa tem um SSR (relé de estado sólido) e um relé para a bomba.
Como muita gente não tem em mãos um gravador de Atmega (o microcontrolador do Arduino), ou que prefira já usar um circuito pronto que é muito barato, deixei espaço para adiciona um Arduino Nano para o controle.

Já estou confeccionando a PCB, o protótipo, para validar o layout.
Fiz o SSR para suportar pele menos 25A para quem usa até 3000W em 127V. Tomei precauções e dimensionei o melhor possível essa parte de potência, mas só os testes irão validar isso. srsrsrsrs

Aqui segue uma amostra para vcs. ;):D
full
 
Teste de como upar as fotos aqui forum.
 

Attachments

  • Sem título-1.jpg
    Sem título-1.jpg
    241.5 KB · Views: 80
E a placa vai ser comercializada?
Olá pessoal.
Retirei esse dissipador de uma Placa de Vídeo queimada.
Será que, juntamente com um cooler, ele dá conta de dissipar o relê da resistência?
Estou pretendendo usar uma resistência de 5500w a 220v.
Uma fonte de computador tem 450w de potência. A resistência é 10x maior. Vai ser pequeno.
Teste de como upar as fotos aqui forum.


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
E a placa vai ser comercializada?

Provavelmente, e com a maioria dos componentes montados, pq tem alguns que são específicos e tem alguns SMD.

Em Sp provavelmente vão rolar alguns cursos para aprender a montar essa placa, instalar e configurar o Ardbir.
 
Pessoal, qual o parametro das variaveis de p i d vcs estão utilizando?
Estou achando que o meu está passando muito da temperatura setada e demorando muito para religar a resistencia quando baixa a temperatura....
 
Pessoal, qual o parametro das variaveis de p i d vcs estão utilizando?
Estou achando que o meu está passando muito da temperatura setada e demorando muito para religar a resistencia quando baixa a temperatura....



Meu sistema é de 30L. Tenho uma resistência maior que o necessário (5000w). Eu uso p=80, I=100, d=100


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, qual o parametro das variaveis de p i d vcs estão utilizando?
Estou achando que o meu está passando muito da temperatura setada e demorando muito para religar a resistencia quando baixa a temperatura....
Verifica se não está setado pra gás , muda para elétrico . No meu caso era isso.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pessoal, qual o parametro das variaveis de p i d vcs estão utilizando?
Estou achando que o meu está passando muito da temperatura setada e demorando muito para religar a resistencia quando baixa a temperatura....
Verifica se não está setado pra gás , muda para elétrico no setup. No meu caso era isso.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pessoal
Com relacao a placa Ardbir do Daniel Xan, sobre os bornes para controle da bomba (pump) vcs ligaram direto na máquina ou colocaram um módulo rele entre Bornes e alimentação da bomba?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Pessoal
Com relacao a placa Ardbir do Daniel Xan, sobre os bornes para controle da bomba (pump) vcs ligaram direto na máquina ou colocaram um módulo rele entre Bornes e alimentação da bomba?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Tem q ter um relê. O transistor da placa não tem corrente pra acionar uma bomba 12V.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Senhores...alguem sabe aumentar o tempo de atraso de inicio no ardbir?

Ele permite somente 2:30hrs.
 
Senhores...alguem sabe aumentar o tempo de atraso de inicio no ardbir?

Ele permite somente 2:30hrs.

Qual versão você está usando? O meu já programei atraso de até 8 horas. Por sinal é uma das maiores vantagens do ardbir.

Abraço.
 
Qual versão você está usando? O meu já programei atraso de até 8 horas. Por sinal é uma das maiores vantagens do ardbir.



Abraço.



Desculpem a pergunta noob, mas nunca usei essa função por não entender como funciona. Pra que serve?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpem a pergunta noob, mas nunca usei essa função por não entender como funciona. Pra que serve?
Acho que é pra você retardar o início do processo.
Tipow, você vai sair e sabe que chega dentro de 5 horas. Então você coloca água na panela, programa o atraso de ~5 horas e quando você chegar é só jogar o malte pra dentro e começar a braçagem pq ele já vai ter aquecido a água para o Mash In.
 
Acho que é pra você retardar o início do processo.
Tipow, você vai sair e sabe que chega dentro de 5 horas. Então você coloca água na panela, programa o atraso de ~5 horas e quando você chegar é só jogar o malte pra dentro e começar a braçagem pq ele já vai ter aquecido a água para o Mash In.

Isso mesmo....como gosto de brassar pela manhã bem cedinho, coloco agua as 23:00 e programa para retardar em 7 horas...acordo as 6:30 e a agua ja esta a 70 graus, pro ta para arriar o malte.

No programa original do ardbir, ele te permite atrasar somente 2:30hrs.
 
Que estranho cara, não alterei nada, também uso a versão 2.8.3 e o delay funciona normalmente com mais de 2:30hrs.
 
Pessoal
Com relacao a placa Ardbir do Daniel Xan, sobre os bornes para controle da bomba (pump) vcs ligaram direto na máquina ou colocaram um módulo rele entre Bornes e alimentação da bomba?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Eu uso relé de estado sólido, 2A para bomba e até 60A pra a resistência.
 
Estive revisando o código, ele não faz controle da temperatura por PWM, está correto isso?
 
Realmente, sem controle da saída para resistência em Mash por PWM, vou tentar implementar este controle, assim melhora muito o controle da temperatura.
 
Realmente, sem controle da saída para resistência em Mash por PWM, vou tentar implementar este controle, assim melhora muito o controle da temperatura.



Cara, o controle é por pid e faz o chaveamento do ssr pra controle da temperatura. É muito preciso o controle e nas minhas brassagens tenho uma variação de 0,25 graus somente.

Uma coisa que realmente sinto falta é vc determinar um percentual de pwm para brassagem, podendo assim limitar a potência da resistência como na fervura. No meu caso uso 70% pra fervura pois a resistência é muito maior do que eu preciso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, o controle é por pid e faz o chaveamento do ssr pra controle da temperatura. É muito preciso o controle e nas minhas brassagens tenho uma variação de 0,25 graus somente.

Uma coisa que realmente sinto falta é vc determinar um percentual de pwm para brassagem, podendo assim limitar a potência da resistência como na fervura. No meu caso uso 70% pra fervura pois a resistência é muito maior do que eu preciso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Certo Felipe, mas como vou usar em um sistema RIMS com recirculação constante vou perder temperatura, por isso se a saída for configurada para analogWrite (usa PWM) ele vai controlar a largura dos pulsos que chaveia o SSR, assim, se for precisso, aciona a resistência a 5%, por exemplo, da maneira que está o código ele vai chavear a 100%, até a temperatura atingir o setpoint.
 
Back
Top