Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia Amigos Cervejeiros.. Sou novato no Fórum.. e já de cara.. resolvi algumas duvidas. Como a do transistor .. a ligação da bomba em relé .. Estou no inicio da montagem de um Controlador Ardbir, saindo do zero.. comprando peças ainda.. mas assim que começar, postarei aqui o esquema elétrico
Abraços!
 
Na minha 1a montagem deu xabu. O arduino ate liga e acende a luz verde. O LCD eh ligado mas o menu inicial nao aparece na tela do visor.

Alguem passou por situacao semelhante?
 
Na minha 1a montagem deu xabu. O arduino ate liga e acende a luz verde. O LCD eh ligado mas o menu inicial nao aparece na tela do visor.



Alguem passou por situacao semelhante?



Ajustou o potenciometro de contraste?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ajustou o potenciometro de contraste?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ajustei. Acabei criando um projeto de teste (hello world) com arduino e o LCD e funcionou.
Ou a placa está montada errada ou soldagem está com defeito.



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
FSVGomes, tenho um problema parecido, mas como chaves seletoras que uso para ligar a bomba em modo manual ou via controlador, quando chaveio, o visor se perde.
Ainda nao consegui evoluir com este problema, voce tem alguma novidade ?


Quanto a questao da porta iniciar em HIGH, era o transistor realmente, quem estiver passando por este problema pode ir certeiro!

Abs e obrigado!
 
FSVGomes, tenho um problema parecido, mas como chaves seletoras que uso para ligar a bomba em modo manual ou via controlador, quando chaveio, o visor se perde.
Ainda nao consegui evoluir com este problema, voce tem alguma novidade ?


Quanto a questao da porta iniciar em HIGH, era o transistor realmente, quem estiver passando por este problema pode ir certeiro!

Abs e obrigado!



Continua igual. Mesmo problema.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bom dia Prezados!

Preciso de ajuda estou querendo montar meu controlador de brassagem, minha pergunta é alguém tem o projeto com peças passo a passo e se é necessário a placa onde acopla o arduino, e se esse arduino nano e mais fácil de fazer o projeto?

obrigado!
Fábio F. da Silva
 
Bom dia Prezados!

Preciso de ajuda estou querendo montar meu controlador de brassagem, minha pergunta é alguém tem o projeto com peças passo a passo e se é necessário a placa onde acopla o arduino, e se esse arduino nano e mais fácil de fazer o projeto?

obrigado!
Fábio F. da Silva

Respondendo parte por parte.
1 - No DropBox da equipe do ArdBir (tem o link lá nas primeiras páginas) você encontra o projeto. Dentro da pasta tem os códigos pra colocar no arduino, a listas de componentes necessários e os modelos de placas.
Pra ver um passo a passo você vai ter que procurar na internet. Poucos lugares reúnem tudo o que você precisa. Mas pesquisando você consegue juntar a informação e entender tudo.
Neste canal do YouTube um cara explica muuuita coisa. Ajuda bastante: https://www.youtube.com/channel/UC--oB3Z5OLtVxBWbYJnIYAA/videos

2 - A placa é necessária sim. Você pode fazer ou comprar uma pronta. Tem gente vendendo no Mercado Livre.

3 - O Arduino é acoplado noa placa.

4 - Acredito que a montagem com o Arduino Nano ou com o Arduino Uno R3 seja basicamente a mesma coisa.
 
Pessoal, boa tarde.

Estou comprando as peças para montar meu ArdBir.
Comprei praticamente tudo da China e praticamente tudo chegou.
Porém os 2 relês SSR que eu comprei não chegaram. E acredito que não vão chegar.
Resolvi então comprar no Brasil mesmo. Porém eles são caros demais.
A princípio eu utilizaria um SSR na bomba também, mesmo não tendo necessidade. Mas agora que vou ter que comprar no BR, decidi utilizar para a bomba aquele Relê Shield, reduzindo bastante o custo ^^

História explicada, eis a minha questão:
Eu não estou entendendo muito bem o funcionamento do Relê Shield.
Utilizando um relê tipo este (http://produto.mercadolivre.com.br/...e-1-canal-5v-arduino-pic-arm-raspberry-pi-_JM) eu consigo o mesmo funcionamento?
Ele suporta os 220v?
Ele funciona igual o SSR onde, em dois pinos eu coloco o Positivo e o Negativo que sai da placa e em outras duas entradas eu coloco a entrada e saída da fase?
O anúncio no Mercado Livre fala que ele trabalha com sinal de 5 volts. O sinal no projeto do ArdBir é de 5 volts ou 12?
Alguém pode iluminar aqui, por favor? kkkk

Muito obrigado pela ajuda :)
 
Olá,

Desenvolvi uma placa que é uma adaptação do Ardbir. Não precisa dos SSR's, utiliza outros componentes (Triacs). Está adaptado para resistência elétrica e bomba 220V. Se quiser posso te dar dicas de como montar. Na foto tá meio tosco, mas pra ficar legal é só dar uma caprichada na montagem.

Abraço.
 

Attachments

  • EasyHomeBrew_0_2_lado_comp.png
    EasyHomeBrew_0_2_lado_comp.png
    23.6 KB · Views: 82
  • EasyHomeBrew_0_1_lado_solda.jpg
    EasyHomeBrew_0_1_lado_solda.jpg
    308.3 KB · Views: 84
  • ControladorModificadoArdbir.jpg
    ControladorModificadoArdbir.jpg
    55.6 KB · Views: 86
Respondendo parte por parte.
1 - No DropBox da equipe do ArdBir (tem o link lá nas primeiras páginas) você encontra o projeto. Dentro da pasta tem os códigos pra colocar no arduino, a listas de componentes necessários e os modelos de placas.
Pra ver um passo a passo você vai ter que procurar na internet. Poucos lugares reúnem tudo o que você precisa. Mas pesquisando você consegue juntar a informação e entender tudo.
Neste canal do YouTube um cara explica muuuita coisa. Ajuda bastante: https://www.youtube.com/channel/UC--oB3Z5OLtVxBWbYJnIYAA/videos

2 - A placa é necessária sim. Você pode fazer ou comprar uma pronta. Tem gente vendendo no Mercado Livre.

3 - O Arduino é acoplado noa placa.

4 - Acredito que a montagem com o Arduino Nano ou com o Arduino Uno R3 seja basicamente a mesma coisa.

Muito obrigado
 
Olá,

Desenvolvi uma placa que é uma adaptação do Ardbir. Não precisa dos SSR's, utiliza outros componentes (Triacs). Está adaptado para resistência elétrica e bomba 220V. Se quiser posso te dar dicas de como montar. Na foto tá meio tosco, mas pra ficar legal é só dar uma caprichada na montagem.

Abraço.



Legal Milton. Vc teria como compartilhar o esquemático da sua placa?
Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá,

Desenvolvi uma placa que é uma adaptação do Ardbir. Não precisa dos SSR's, utiliza outros componentes (Triacs). Está adaptado para resistência elétrica e bomba 220V. Se quiser posso te dar dicas de como montar. Na foto tá meio tosco, mas pra ficar legal é só dar uma caprichada na montagem.

Abraço.

Show seu projeto poderia informar quais componentes que utilizou e qual arduino esta utilizando

Sds
Fábio
 
Pessoal, minha bomba fica ligada direta, mesmo dando comando para Arduino e a resistência não liga, o Arduino não manda sinal. Qual será o problema? Desde já agradeço.
 
Pessoal, minha bomba fica ligada direta, mesmo dando comando para Arduino e a resistência não liga, o Arduino não manda sinal. Qual será o problema? Desde já agradeço.



Qual placa está usando?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Verifique se não são os transistores queimados ou montados errados. Meça a saída do Arduino com um multímetro. Pode ser alguma coisa no caminho


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

OK, vou verificar e retorno pra vocês. Obrigado Felipe.
 
Olá pessoal.
Retirei esse dissipador de uma Placa de Vídeo queimada.
Será que, juntamente com um cooler, ele dá conta de dissipar o relê da resistência?
Estou pretendendo usar uma resistência de 5500w a 220v.
 

Attachments

  • Dissipador 2.jpg
    Dissipador 2.jpg
    72.3 KB · Views: 38
  • Dissipador.jpg
    Dissipador.jpg
    59.3 KB · Views: 39
Olá pessoal.

Retirei esse dissipador de uma Placa de Vídeo queimada.

Será que, juntamente com um cooler, ele dá conta de dissipar o relê da resistência?

Estou pretendendo usar uma resistência de 5500w a 220v.



Parece pequeno. Mas vale a tentativa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá pessoal.
Retirei esse dissipador de uma Placa de Vídeo queimada.
Será que, juntamente com um cooler, ele dá conta de dissipar o relê da resistência?
Estou pretendendo usar uma resistência de 5500w a 220v.

É muito pequeno, dá uma olhada na casa dos relês (tem loja virtual), existem dissipadores padrão para relês SSR, confere lá.
 
É, eu imaginava que seria pequeno demais. Minha intenção era reduzir custos kkkkk
Obrigado pelas dicas. Talvez eu compre nessa loja da Casa dos Relês....
 
Olá pessoal.
Retirei esse dissipador de uma Placa de Vídeo queimada.
Será que, juntamente com um cooler, ele dá conta de dissipar o relê da resistência?
Estou pretendendo usar uma resistência de 5500w a 220v.
Uma fonte de computador tem 450w de potência. A resistência é 10x maior. Vai ser pequeno.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Pessoal, alguém está usando saída controlada com triac para a parte de potência?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, boa noite!
Se eu alimentar o Arduino 12v, ele vai mandar 12v também para ativar a resistência e a bomba ou é 5v?
 
Pessoal, boa noite!
Se eu alimentar o Arduino 12v, ele vai mandar 12v também para ativar a resistência e a bomba ou é 5v?



Saindo do Arduino é 5V, por isso tem um transistor de buffer. Depois do transistor é 12V


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Saindo do Arduino é 5V, por isso tem um transistor de buffer. Depois do transistor é 12V


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mesmo alimentando ele em 12v? Então o transistor transforma os 5 em 12v? Eu coloquei um led de 5v para identificar quando a bomba ligar ele queimou.
 
Mesmo alimentando ele em 12v? Então o transistor transforma os 5 em 12v? Eu coloquei um led de 5v para identificar quando a bomba ligar ele queimou.



Coloque um resistor de 1k antes do led


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olás, estou na fase de soldagem dos componentes da minha Ardbir e estou com dúvidas. Não tenho experiência alguma com eletrônica mas estou me divertindo aprendendo.


1- A primeira é a posição do trimpot. Eu vi que embaixo dele saem duas pernas de um lado e uma do outro, e na placa do ardbir é semelhante, dois furos juntos e um separado, basta eu seguir este padrão que vai estar na posição certa? As pernas são bem curtas vai dar para soldar bem no limite, é assim mesmo?

2- Outra coisa é o trilho do LCD, os trilhos para receber o arduino foram tranquilos, pois ele fica do mesmo lado dos outros componente mas o do LCD fica no lado das trilhas de contato, como eu faço pra soldar de modo que os pinos compridos de contato fiquem do mesmo lado das trilhas? O que eu fiz (mas não soldei ainda) foi abaixar o plástico preto, de modo que as pernas metálicas fiquem aparecendo em apenas um lado. Dá pra entender melhor nas fotos que eu estou mandando. É assim ou tem algum outro jeito de soldar com o plástico do outro lado?
 

Attachments

  • trimpot-trilhos.jpg
    trimpot-trilhos.jpg
    130.8 KB · Views: 62
  • trilhos.jpg
    trilhos.jpg
    268.4 KB · Views: 59
Olás, estou na fase de soldagem dos componentes da minha Ardbir e estou com dúvidas. Não tenho experiência alguma com eletrônica mas estou me divertindo aprendendo.


1- A primeira é a posição do trimpot. Eu vi que embaixo dele saem duas pernas de um lado e uma do outro, e na placa do ardbir é semelhante, dois furos juntos e um separado, basta eu seguir este padrão que vai estar na posição certa? As pernas são bem curtas vai dar para soldar bem no limite, é assim mesmo?

2- Outra coisa é o trilho do LCD, os trilhos para receber o arduino foram tranquilos, pois ele fica do mesmo lado dos outros componente mas o do LCD fica no lado das trilhas de contato, como eu faço pra soldar de modo que os pinos compridos de contato fiquem do mesmo lado das trilhas? O que eu fiz (mas não soldei ainda) foi abaixar o plástico preto, de modo que as pernas metálicas fiquem aparecendo em apenas um lado. Dá pra entender melhor nas fotos que eu estou mandando. É assim ou tem algum outro jeito de soldar com o plástico do outro lado?



Cara, o potenciometro está correto. Os pinos pro LCD tem que ver se ele não vai encostar na placa quando vc soldar. O meu eu soldei por cima mesmo. É mais difícil mas não é impossível. Chegando em casa eu tiro uma foto pra vc ver


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, o potenciometro está correto. Os pinos pro LCD tem que ver se ele não vai encostar na placa quando vc soldar. O meu eu soldei por cima mesmo. É mais difícil mas não é impossível. Chegando em casa eu tiro uma foto pra vc ver


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Blz, fico no aguardo.
 
saquei, eu estava pensando em usar um cabos jumper fêmea para poder separar o LCD do ArdBir, mas assim fica mais simples.
Valeu :mug::rockin:

Mais uma coisa, essas quatro conexões com cabo soldado, que ficam embaixo do arduino, que tipo de cabo eu posso reaproveitar pra soldar aí. Eu vi que você usou uns sem isolamento, não tem problema?
 
Back
Top