Projeto ardbir

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Após esta tentativa utilizando Arduino 1.0.6 fiz a mesma coisa utilizando Arduino 1.6.9. e para minha surpresa funcionou. O curioso é que agora a temperatura medida pelo sensor esta bastante distante da temperatura real. eu diria que em torno de 18°C acima.

Muito obrigado pela dica, anteriormente eu havia tentado remover o código dos créditos e icones sem sucesso.

Ia perguntar isso mesmo, se estava usando o 1.6.9, antes desse ainda não funcionaria, que bom que funcionou, veja se não alterou configurações, sensor externo/interno... e assim por diante.
 
Boa tarde gente, tudo susse?

Aproveitando a discussão riquissima, gostaria de fazer uma pergunta aqueles que usam controlar ardbir. O sistema que eu quero automatizar no caso é um herms de 100 litros, e com apenas uma bomba e com lavagem or gravidade. Meu esquema aqui então é automatizar apenas o mash e a lavagem. Então, meu interesse é por este controlador aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/...l-controlador-automatico-brassagem-ardbir-_JM

Minha duvida é a seguinte: minha resistencia é de 4kw, 220 volts, e a bomba, uma chugger pump 110. O que vendedor me explicou é, posso usar o controlador ligado no 220, e usar um transformador para 110 pra ligar a bomba..Alguem teve esse mesmo problema, sabe dizer se deu certo essa solução?

Desde já, obrigado
 
Boa tarde gente, tudo susse?



Aproveitando a discussão riquissima, gostaria de fazer uma pergunta aqueles que usam controlar ardbir. O sistema que eu quero automatizar no caso é um herms de 100 litros, e com apenas uma bomba e com lavagem or gravidade. Meu esquema aqui então é automatizar apenas o mash e a lavagem. Então, meu interesse é por este controlador aqui:



http://produto.mercadolivre.com.br/...l-controlador-automatico-brassagem-ardbir-_JM



Minha duvida é a seguinte: minha resistencia é de 4kw, 220 volts, e a bomba, uma chugger pump 110. O que vendedor me explicou é, posso usar o controlador ligado no 220, e usar um transformador para 110 pra ligar a bomba..Alguem teve esse mesmo problema, sabe dizer se deu certo essa solução?



Desde já, obrigado



Brother, este controlador que vc colocou não é Ardbir, é Beermax.

Mas não vejo problema de usar um transformador rebaixador pra a a bomba. Já usei numa geladeira por anos sem nenhum prejuízo.

Valeu


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Bom dia!

Não conheço o esquema elétrico do controlador mas segue uma sugestão de ligação sem utilizar transformador.
 

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  • Esquema ligacao.png
    Esquema ligacao.png
    267.5 KB · Views: 134
Pessoal, estou com problema em fazer funcionar esse projeto.

Bem, sem saber que isso já existia pensei em fazer algo similar com o nano que já possuia. Ai achei o projeto, vi as versões da placa e vi que a do Gutosan usava o nano. Até mandei MP pra ele que me deu umas dicas. Depois achei no M. Livre um cara que vendia placa pronta pra versão do Daniel Xan usando o uno. Ai pro preguiça comprei outra placa do uno (chinesa é claro) e a placa pronta para esta versão.

Bem, o que acontece, quando vou gravar o código na placa, aparece um monte de advertências assim:

"sketch\LCD20x4_POR.h:2:173: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]"

Isso se repete umas 40 vezes mas sempre sobre problema com variaveis relacionado ao LCD.

Quando ligo o LCD acende mas so aparecem duas linhas com quadrados, vi que alguem teve esse problema e resolveu ajustando o contraste, eu ajusto e nada. Já testei algumas continuidades dos fios de ligação entre a placa e lcd e nada resolveu, já testei tensão de alimentação do LCD entre os pinos Vss e Vdd e dá 5V, quando giro o trimpot de contraste o pino 3 (V0) varia de pouco mais que 0 até pouco menos que 5 Volts (acho que está certo).

Um detalhe que observei,das três versoes de PCb que tem no zip que baixei do prejeto ARdbir, umas delas diz que o resistor em serie coma alimentação do pino 15 do Lcd, varia de acordo com o LCD mas normalmente é de 120 Ohms, no projeto do Daniel Xan ele manda por resistor de 470, mas o GTO usa de 120? Será que pode ser isso?
 
Resolvi o problema, achei na internet alaguem comentando que as placas chinesas costumam ter menos espaço de memória e o programa fica grande demais... ai ensinavam mudar de "true" para "false" alguns locais no programa para carregar o programa sem os créditos dos autores... Aí funcionou!!!

Outra questão, não me atentei das capacidades dos transistores que o projeto aponta mas a minha bomba tem 10W, que pede uma corrente de pouco mais de 800 mA, só que o BC 337 o máximo dele é 500 mA... resultado queimou o transistor.... agora adaptei um micro-relê externo a placa....

Atenção a quem for acionar os componentes direto com a placa versão do Daniel Xan para colocar micro-relê onde a corrente necessário for maior que 500 mA!!!!
 
Resolvi o problema, achei na internet alaguem comentando que as placas chinesas costumam ter menos espaço de memória e o programa fica grande demais... ai ensinavam mudar de "true" para "false" alguns locais no programa para carregar o programa sem os créditos dos autores... Aí funcionou!!!

Passa essa dica para gente, onde tem que mudar de true para false no código?

Valeu
 
Gente, seguinte, comprei umas unidades da placa impressa modelo danielxan com mascara de solda, e todos os componentes...

tentei soldar uma por conta propria, mas ficou uma porcaria, as soldas malfeitas, algumas deram mto trabalho pq juntaram e foi um saco pra separar as soldas.... no final coloquei o arduino e o lcd mas o lcd não funcionou direito...

arrumei um tecnico em eletronica, pra soldar os componentes pra mim amanha de manha .

mas a duvida aqui é a seguinte.. tenho um arduino uno versão xingling.. (aquele com o chip quadradinho), instalei o driver CH341SER que ja vem na pasta do ardbir ...

Qual versão do ardbir devo instalar nele?? a 2.8.3RC funciona?

Li aqui que tem que ser a versão 2.6.7 mas ela tem varias variaçoes como:
2.6.7b6
2.6.7b7
2.6.7b8
2.6.7b10

alguem usa o ardhiono uno chines? qual versão instalaram?

amanha vou ver se finalizo a placa danielxan e vou testar o arduino...

Abraço!!
 
Gente, seguinte, comprei umas unidades da placa impressa modelo danielxan com mascara de solda, e todos os componentes...



tentei soldar uma por conta propria, mas ficou uma porcaria, as soldas malfeitas, algumas deram mto trabalho pq juntaram e foi um saco pra separar as soldas.... no final coloquei o arduino e o lcd mas o lcd não funcionou direito...



arrumei um tecnico em eletronica, pra soldar os componentes pra mim amanha de manha .



mas a duvida aqui é a seguinte.. tenho um arduino uno versão xingling.. (aquele com o chip quadradinho), instalei o driver CH341SER que ja vem na pasta do ardbir ...



Qual versão do ardbir devo instalar nele?? a 2.8.3RC funciona?



Li aqui que tem que ser a versão 2.6.7 mas ela tem varias variaçoes como:

2.6.7b6

2.6.7b7

2.6.7b8

2.6.7b10



alguem usa o ardhiono uno chines? qual versão instalaram?



amanha vou ver se finalizo a placa danielxan e vou testar o arduino...



Abraço!!



Eu só uso Arduino chinês. Manda a versão 2.8 que é a última.

Ps. Olhem o adesivinho que mandei fazer pro meu ardbir

e351572a6a251c04dc4f6d8c3bf78a84.jpg





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Eu só uso Arduino chinês. Manda a versão 2.8 que é a última.

Ps. Olhem o adesivinho que mandei fazer pro meu ardbir

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ahuahuahu ficou irado o adesivo, acho que vou roubar a ideia heim!!


beleza! é so instalar o driver CH341SER que ja vem na pasta e e instalar a ultima versão 2.8 então neh?

demoro ! amanha eu vou no tecnico soldar a placa e montar.. depois retorno a atualização aqui se consegui fazer funcionar!!

Valeu!
 
ahuahuahu ficou irado o adesivo, acho que vou roubar a ideia heim!!





beleza! é so instalar o driver CH341SER que ja vem na pasta e e instalar a ultima versão 2.8 então neh?



demoro ! amanha eu vou no tecnico soldar a placa e montar.. depois retorno a atualização aqui se consegui fazer funcionar!!



Valeu!


Só jogar o 2.8 e pronto.

Soldar é fácil cara. Acompanha o que o técnico vai fazer. Partes sempre limpas, limpa a ponta do ferro de solda com bombril quando já estiver bem quente. Nunca derreta a solda pra pingar nos componentes a serem soldados. Esquente a parte a ser soldada com a ponta do ferro de solda (de preferência uma ponta bem fininha) e encoste o fio de estanho na parte quente, para que derreta e se funda aos pontos a serem unidos. Tem que ficar brilhante, senão é solda fria e logo pode te dar problemas. Outro detalhe, só me acertei com a solda da marca Best. As outras são porcaria.


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Só jogar o 2.8 e pronto.

Soldar é fácil cara. Acompanha o que o técnico vai fazer. Partes sempre limpas, limpa a ponta do ferro de solda com bombril quando já estiver bem quente. Nunca derreta a solda pra pingar nos componentes a serem soldados. Esquente a parte a ser soldada com a ponta do ferro de solda (de preferência uma ponta bem fininha) e encoste o fio de estanho na parte quente, para que derreta e se funda aos pontos a serem unidos. Tem que ficar brilhante, senão é solda fria e logo pode te dar problemas. Outro detalhe, só me acertei com a solda da marca Best. As outras são porcaria.


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Po, eu tentei... nao sabia que tinha que limpar a pontinha... por isso aquela merda nao tava esquentando direito a parte fininha do ferro de solda auhhuahuaa mas ficou uma porcaria as minhas soldas, todas frias com certeza.. tenho 3 placas ainda, uma o cara vai soldar amanha, e vou ficar atento aos movimentos dele.. as outras duas eu vejo se consigo montar depois.



mas o camarada que vai fazer conserta televisão e outros eletronicos, e concordou em fazer em troca de 4 garrafas da minha proxima cerveja :mug: ehehhehehehe então vai sair barato até. :tank:
 
Passa essa dica para gente, onde tem que mudar de true para false no código?

Valeu
Peterthomasu, eu usei o arquivo 2.8.3, nesta tem uma parte que tem lá falando dos créditos... Vai rolando abaixo que você acha.... Pelo que entendo de programação quando você coloca falar ele não carrega no Arduíno as informações dos créditos de quem fez e consequente consome menos memória da placa....

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Dvlmed, soldar é tranquilo... rapido você pega o jeito....

Como você perguntou, minha placa é chinesa (comprei no Aliexpress) e tava dando uns "erros" e não funcionava... Ai troquei pra false uma parte do código para ele não carregar os creditos e o arquivo ficar menor e funcionou.... Nem sei se é isso pois também futuquei tanta coisa que poderia até ser um mau contato que se resolveu na "futucação"...

Mas um detalhe, mesmo o meu após carregar o 2.8.3 ter funcionado, os erros quando o código eram carregado persistiram... na verdade inglês é foda... ele não falava em erro... usava o termo "warning"... que para mim está mais para um advertencia de que algo não tava muito bom.... mas por fim o que o log de comando do compilador dizia era isso:

"sketch\LCD20x4_POR.h:2:173: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]"


E isso se repetiu várias vezes com frases parecidas com essa....

Esse outro problema que tive com queima do transistor eu acabei adaptando um microrelê, mas tinha encontrado outra possivel solução. O projeto manda por um BC 337 na saída, mas o BC 635 é um transistor similar mas com o dobro que capacidade de corrente... eu pensei em trocar meu 337 pelo 635 mas me faltou conhecimento em eletrônica para saber se eu deveria trocar o resistor de 420 Ohms por um menor, pois como o ganho do 635 é menor eu deduzi que precisaria de uma corrente de "gate" maior, mas infelizmente na minha faculdade de engenharia mecânica eles não me ensinaram isso!!!!
 
Brother, este controlador que vc colocou não é Ardbir, é Beermax.

Mas não vejo problema de usar um transformador rebaixador pra a a bomba. Já usei numa geladeira por anos sem nenhum prejuízo.

Valeu


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Amigo,

Você mencionou que o projeto dele é Beermax e não Ardbir, por isso lhe pergunto:

Qual a diferença entre um e outro? Qual é melhor? (Se é que existe um melhor ou pior).

Valeu
 
Amigo,



Você mencionou que o projeto dele é Beermax e não Ardbir, por isso lhe pergunto:



Qual a diferença entre um e outro? Qual é melhor? (Se é que existe um melhor ou pior).



Valeu



Brother, não sei a diferença. Eu uso Ardbir a tempos e posso garantir que é top. Projeto opensource que pode até ser alterado ou personalizado caso tenha conhecimentos de programação. O Beermax eu não conheço. A única coisa que pude reparar nele é que o display dele possui duas linha, enquanto que o display do Ardbir possui 4 linhas.
 
Dvlmed, soldar é tranquilo... rapido você pega o jeito....

Como você perguntou, minha placa é chinesa (comprei no Aliexpress) e tava dando uns "erros" e não funcionava... Ai troquei pra false uma parte do código para ele não carregar os creditos e o arquivo ficar menor e funcionou.... Nem sei se é isso pois também futuquei tanta coisa que poderia até ser um mau contato que se resolveu na "futucação"...

Mas um detalhe, mesmo o meu após carregar o 2.8.3 ter funcionado, os erros quando o código eram carregado persistiram... na verdade inglês é foda... ele não falava em erro... usava o termo "warning"... que para mim está mais para um advertencia de que algo não tava muito bom.... mas por fim o que o log de comando do compilador dizia era isso:

"sketch\LCD20x4_POR.h:2:173: warning: deprecated conversion from string constant to 'char*' [-Wwrite-strings]"


E isso se repetiu várias vezes com frases parecidas com essa....

Esse outro problema que tive com queima do transistor eu acabei adaptando um microrelê, mas tinha encontrado outra possivel solução. O projeto manda por um BC 337 na saída, mas o BC 635 é um transistor similar mas com o dobro que capacidade de corrente... eu pensei em trocar meu 337 pelo 635 mas me faltou conhecimento em eletrônica para saber se eu deveria trocar o resistor de 420 Ohms por um menor, pois como o ganho do 635 é menor eu deduzi que precisaria de uma corrente de "gate" maior, mas infelizmente na minha faculdade de engenharia mecânica eles não me ensinaram isso!!!!

Diego, o código inicialmente estava ocupando 99% do espaço, coloquei false nos créditos e passou para 97% mas mesmo assim não deu ainda. Testei a versão 2.6 que cabe no meu arduino e ela ocupa 94%, acho que vou ter que reinstalar o bootloader mesmo. :mad:
Abraço
 
Peter, o meu com falar deu 92% se não né engano é funcionou... Não acredito que seja isso, pois como disse eu futuquei tantq coisa que acho que no início não funcionava por algum mal contato.... Sugiro que cheque primeiro a montagem da placa.... Com um multímetro você consegue testar um monte de coisas.. continuidade, alimentação em pinos específicos do LCD, com uma fonte de 5 volts você pode testar a parte do circuito que aciona os transistores e etc.... Se atenha a junção placa que você montou ao LCD... Foi o conjunto de soldas mais chato de fazer e fiquei na maior dúvida pra saber qual lado entrava o flat de ligação placa LCD....

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Diego, o código inicialmente estava ocupando 99% do espaço, coloquei false nos créditos e passou para 97% mas mesmo assim não deu ainda. Testei a versão 2.6 que cabe no meu arduino e ela ocupa 94%, acho que vou ter que reinstalar o bootloader mesmo. :mad:
Abraço

Baixe a última versão do Arduino IDE 1.6.11 não vai nem precisar colocar em False os créditos. Aqui ficou assim:

O sketch usa 27.924 bytes (90%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.

Sem nada modificado, a cada versão nova da IDE dá uma enxugada a mais e fica melhor. :mug:

update: ERRO MEU, tem sim uma modificação, em vez do FALSE em nos créditos eu coloquei o mesmo no Sprite que é o logo inicial do Ardbir e com isso inicia bem mais rápido.

Code:
/// FOR DEBUGGING ///
#define StartSprite   false
#define Sprite        false
#define Crediti       true

@Rbertolli e @felipealex Quanto ao Beermax pelo que vi no vídeo é o Ardbir um pouco enxugado, mais limitado. Acredito que redesenharam a placa para que pudessem registrar patente e poder dar um ano de garantia, mas o Ardbir aceita tando LCD 16x2 quanto o 20x4.
 
Começando a montar o projeto hj ...
levei a placa para um tec em eletronica fazer a montagem, pq a minha ficou uma porcaria auhhauuha

quando ele terminou, testei o arduino uno chines com a versão 2.8 e o LCD funcinou normalmente... mas estava sem os botoes e reles...

vamos ver se vai funcionar tudo direito no final...

primeira etapa : Caixa de madeira

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Painel montado....

a parte elétrica e os componentes eletronicos vão ficar pra outro dia....

atualizo quando evoluir mais na montagem.

Abraço!

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Olá, estou montando o projeto ArdBir e gostaria de ver a possibilidade de alguem me auxiliar com algumas dúvidas.
Na função receitas, eu crio a receita mas chega na hora de salvar ela, não sai da tela (receita salva), desligo o arduino e la está a receita, porem quando vou na função automático, eu não consigo carregar a receita, ele parte do passo ebulição. Será que estou fazendo algo errado?

Valeu....
 
Alguem sabe trocar o logo ArdBir que fica na tela principal ao ligar o Ardbir?
 
Painel montado....

a parte elétrica e os componentes eletronicos vão ficar pra outro dia....

atualizo quando evoluir mais na montagem.

Abraço!

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Ficou bem old school

Muito bom, parabéns

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Seguem algumas fotos do meu RIMS "semi-automático"....
 

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...mais fotos.

ainda faltam alguns detalhes...

no final de semana postarei as fotos do conjunto da obra e video da brassagem e minhas impressões.
 

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    quadro.jpg
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Baixe a última versão do Arduino IDE 1.6.11 não vai nem precisar colocar em False os créditos. Aqui ficou assim:

O sketch usa 27.924 bytes (90%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.

Sem nada modificado, a cada versão nova da IDE dá uma enxugada a mais e fica melhor. :mug:

update: ERRO MEU, tem sim uma modificação, em vez do FALSE em nos créditos eu coloquei o mesmo no Sprite que é o logo inicial do Ardbir e com isso inicia bem mais rápido.

Code:
/// FOR DEBUGGING ///
#define StartSprite   false
#define Sprite        false
#define Crediti       true

@Rbertolli e @felipealex Quanto ao Beermax pelo que vi no vídeo é o Ardbir um pouco enxugado, mais limitado. Acredito que redesenharam a placa para que pudessem registrar patente e poder dar um ano de garantia, mas o Ardbir aceita tando LCD 16x2 quanto o 20x4.

Rapaz,

Foi que é um doce! Não tenho como te agradecer, tava quebrando a cabeça aqui!

Abração!:tank:
 
Bom dia. Alguém tem a Placa do Ardbir DanielXan para vender, estou sem tempo para fabricar, preciso de 3 placas.

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Sidney,

eu comprei minha placa pelo Mercado Livre, o e-mail do vendedor é esse:

[email protected]

Eu paguei 15 reais... uma pechincha.. Ele até me pediu uns dias pra entregar pois não tinha pronta... e ia fazer um lote... Mas não sei porque não anunciaram mais!!!

Pelas minhas compras consegui achar o anúncio finalizado e encontrei outros anúncios do vendedor.... Por esse aqui você fala com eles, se você olhar a terceira foto do anuncio é a placa Ardbir do Daniel Xan:
http://produto.mercadolivre.com.br/...laca-de-circuito-impresso-pci-pcb-08-2016-_JM

Espero ter ajudado!!!

Diego Calvi
 
Pessoal,

testei meu ArdBir hoje e tive um problema... No set dele eu tinha colocado a fervura em 100 graus, pois eu tinha testado agua pura no modo manual do controle e ferveu com 99,75, e ajustei o percentual do PWM em 100% durante a fervura.

Ai programei uma receita e fui brasar.... Bem, tudo correu certinho, os passos foram seguindo... quando ele pediu pra tirar o malte e apertei ok, falou que ia começar a fervura e a temperatura de setpoint do controle foi para 110.... eu estranhei pois na programacao dos parâmetros eu defini fervura com 100!!! Mad durante o aquecimento, a fervura subiu até 100,25 mas o controle não conseguiu entender que estava fervendo e contou o tempo de fervura... Acabei tendo que marcar o tempo de fervura e adição de lupulos pelo relógio.

Alguém sabe dizer como é que o algoritmo do controle entende que está fervendo para iniciar a contagem do tempo de fervura? Será que eu deveria enganar o controlador e dizer que a agua aqui ferve com 99 graus... aí a partir de 99 ele já começa a contar o tempo???

Valeu
 
Pessoal,



testei meu ArdBir hoje e tive um problema... No set dele eu tinha colocado a fervura em 100 graus, pois eu tinha testado agua pura no modo manual do controle e ferveu com 99,75, e ajustei o percentual do PWM em 100% durante a fervura.



Ai programei uma receita e fui brasar.... Bem, tudo correu certinho, os passos foram seguindo... quando ele pediu pra tirar o malte e apertei ok, falou que ia começar a fervura e a temperatura de setpoint do controle foi para 110.... eu estranhei pois na programacao dos parâmetros eu defini fervura com 100!!! Mad durante o aquecimento, a fervura subiu até 100,25 mas o controle não conseguiu entender que estava fervendo e contou o tempo de fervura... Acabei tendo que marcar o tempo de fervura e adição de lupulos pelo relógio.



Alguém sabe dizer como é que o algoritmo do controle entende que está fervendo para iniciar a contagem do tempo de fervura? Será que eu deveria enganar o controlador e dizer que a agua aqui ferve com 99 graus... aí a partir de 99 ele já começa a contar o tempo???



Valeu



Quando atingir a sua temperatura de fervura, baixa na mão aquele valor 110 até a sua temperatura atual que ele já entende como fervura e começa a contar
 
Dá mais uma olhada nas configs gerais e veja se o ponto de ebulição está mesmo em 100 graus, eu uso a potência a 90% e ferve que é uma violência.
 
Mord4z... ferver a água ferveu bem.... mas o problema é que o controlador não conseguiu entender que estava fervendo e contou o tempo de fervura e adição de lupulos.... Acho que na "cabeça" para ele, ele mandava potência mas a temperatura não atingia o ponto de fervura!!!

Acho que o gatilho é entender como foi feita a programação faz para entender como o controlador entende que está fervendo.

Valeu

Dá mais uma olhada nas configs gerais e veja se o ponto de ebulição está mesmo em 100 graus, eu uso a potência a 90% e ferve que é uma violência.
 

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