Processo de lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flasp2000

Member
Joined
Oct 9, 2017
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, beleza?

Tenho um kit para fazer 20 litros de cerveja e estou com uma grande dúvida para acertar a minha brassagem. Hoje estou usando 15 litros para fazer a extração do açucares do amido e mais 5 litros de água para fazer a lavagem. Utilizo 5 kg de malte nas minhas receitas, porém eu sei que isso no final vai dar bem menos que 20 litros após a lavagem. O que você aconselham em termos de litragem ideal para fazer uma receita de 20 litros?

Obs. Estou com duas panelas de 22,5 litros para fazer minhas brassagens.

Abraços.
 
Olha, o BeerSmith te dá estes valores (só ajustar a sua eficiência e proporção água/kg de grão). No geral você precisa fazer o seguinte:

Quantidade final de cerveja = qtd desejada - (perda fermentador + contração + perda trub pós-fervura + evaporação + perda tina de mostura + água retida nos grãos).

Com essa conta tu divide a quantidade final de água calculada (qtd água = qtd desejada + todas as perdas citadas) com base na proporção l de água/kg de grão. Se usa 3l/kg, logo, separaria 15l para mostura e o restante para lavagem. Mas recomendo realizar a lavagem até atingir a OG pré-fervura estimada ou então a litragem correta, não usar tudo. Claro, se os dados projetados coincidirem, você pode usar tudo ou até mais.

A contração do mosto é de cerca de 4%. Retenção nos grãos, grosseiramente, 1,1l//kg. Sua evaporação é individual, depende da sua intensidade e tempo de fervura (mas deve ser entre 10 e 15% por hora). Como você tem 2 panelas de 22,5 litros, é difícil fazer 20 litros de cerveja. Você precisa de no mínimo uma de 28l para fervura.
O que você pode fazer é, com o auxílio do BeerSmith, calcular sua receita para fazer um mosto concentrado e diluir até a litragem de fermentação (cerca de 22l no fermentador para tirar 20l líquido).
 
Baixe um software para te ajudar. Se não quiser comprar o Beer Smith, tem o Brewer´s Friend Tools que é gratuito.

Hoje faço no-sparge com 5kg e 30-35l de água de uma única vez.

Para você ter 20l no final, tens que pensar:
- perde 1~2 l na panela de fervura com o turb;
- perde de 2~4l na evaporação da fervura;
- perde de 5-7l na absorção dos grãos;

Pela estimativa otimista, tens que ter no total 28l e na pessimista, 33l.

Estes números são estimados (para não dizer chutados). Tens que medir no teu equipamento. Ainda tem também o que se perde depois no fermentador.

Agora com panelas de 22,5l tu nunca vais conseguir ferver mosto suficiente para 20l no fermentador em uma única panela. Sugiro uma panela de 40l (sem estresse de fervura transbordando, sujeirada no fogão, etc).
 
O que daria pra fazer é montar uma receita de 18L (com ~24L pré-fervura), iniciar a fervura com uns 20L, continuar a lavagem e tirar os outros 4L de mosto pra ir completando a fervura à medida que vai evaporando. Da mais trabalho e corre o risco de transbordar.
Abraço!
 
Como já falaram acima, para você obter 20 litros finais com uma panela de 22,5 litros você vai ter que fazer ajustes... sendo a diluição (pós-fervura) talvez o mais simples de ser feito.

você pode fazer sua receita para 20 litros normalmente, daí você vai levar uns 20-21 litros para fervura e vai terminar com uns 18 litros de mosto um pouco mais concentrado, ou seja, com a OG um pouco mais alta do que a que você planejou.

para você chegar ao volume/densidade desejados através da diluição você pode usar essa ferramenta aqui...

https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

que vai te dar o quanto de água você precisa usar para chegar à OG projetada.

essa ferramenta é bem simples e fácil de usar.

se você ferver e resfriar previamente essa água da diluição (ou confiar na esterilidade da água que você está usando), você pode inclusive utilizar ela para ajudar no resfriamento do mosto.

outa solução, conforme mencionado, é você arrumar uma panela maior para a fervura.
 
Back
Top