Processo com Casca de Arroz

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zappa1

Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
20
Reaction score
2
Resolver postar aqui e não em receitas pois isto é uma dúvida referente a processo.

Desde comecei a fazer cerveja sempre fiz com grãos maltados, logo nunca procurei usar casca de arroz pois nao tem problema de entupimento.

Neste FDS vou fazer uma wit onde 50% dos grãos não são maltados e basicamente é trigo e aveia. Com isso quero usar casca de arroz para ajudar na filtragem.

Com isso veio minha dúvida referente ao processo.

Eu uso a técnica de fundo falso que o Guenther postou aqui, ou seja coloco os grãos no mash-in, macho um pouco e não mexo mais nos grãos, ou seja, toda a rampa eu faço recirculação e isso forma uma cama de grãos muito boa.!

O que eu já vi do pessoal usando o casca de arroz é colocar no final e misturar tudo antes da filtragem, porém o processo usado é não mexer justamente para ter uma cama boa desde o inicio..

A dúvida, coloco a casca de arroz já no inicio .. no mash-in?
Para ela já se assentar com os grãos e fazer os canais e cama de grãos?

Alguém sabe me informar?

Obrigado.
 
Resolver postar aqui e não em receitas pois isto é uma dúvida referente a processo.

Desde comecei a fazer cerveja sempre fiz com grãos maltados, logo nunca procurei usar casca de arroz pois nao tem problema de entupimento.

Neste FDS vou fazer uma wit onde 50% dos grãos não são maltados e basicamente é trigo e aveia. Com isso quero usar casca de arroz para ajudar na filtragem.

Com isso veio minha dúvida referente ao processo.

Eu uso a técnica de fundo falso que o Guenther postou aqui, ou seja coloco os grãos no mash-in, macho um pouco e não mexo mais nos grãos, ou seja, toda a rampa eu faço recirculação e isso forma uma cama de grãos muito boa.!

O que eu já vi do pessoal usando o casca de arroz é colocar no final e misturar tudo antes da filtragem, porém o processo usado é não mexer justamente para ter uma cama boa desde o inicio..

A dúvida, coloco a casca de arroz já no inicio .. no mash-in?
Para ela já se assentar com os grãos e fazer os canais e cama de grãos?

Alguém sabe me informar?

Obrigado.

Bom... se vc faz rampas com recirculação e se recircular sem as cascas de arroz, não tem necessidade de colocar no final.

Se vc acha que vai ter problemas, coloque direto no início, ou fique com as cascas à mão e, tendo algum problema em qualquer etapa de recirculação (seja pra fazer rampa ou filtragem), adiciona elas e mistura tudo, espera assentar e recomeça a recircular.

Outra coisa é que se vc já fez outras cervejas com malte de trigo (que também não tem casca) e não teve problemas, não tem tanto risco de ter problemas com o trigo não maltado.

A questão do trigo não-maltado é que ele tem mais b-glucanos, que deixam o mosto com aspecto mais pegajoso e pode dificultar a recirculação, mas isso pode ser reduzido fazendo uma parada para conversão deles, pelos 43ºC.

Abraço
 
Onde posso encontrar palha de arroz?

Salve amigos!

Eu comprei no mercado livre, tem uma pessoa que vende casca de arroz para cerveja.
Recomendo aos que pretendem usar, lavar a casca em água corrente quente num escorredor até a água sair limpa, depois colocar a casca numa panela com água e ferver, desligue e deixe a casca com a água na panela "over night", no dia seguinte lave novamente e pronto! Esse procedimento é importante, pois a casca vendida por aqui é muito suja e inapropriada para colocar direto no mosto...

Normalmente utilizo casca de arroz entre 5 a 10% numa receita cuja a proporção de trigo ou aveia em flocos é alta.

Espero ter ajudado.

Cheers :mug:
AnteK
 
Amigo, tive um problema bem grande com uso de fundo falso. Você que já usa, consegue me dar uma luz?

Segue o link do post: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408676

Obrigado

Salve!

Cara, lendo seu relato acredito que vc tenha tido problema não com o fundo falso em si, mas com a alta porcentagem de aveia fazendo com que seu mosto ficasse "gelatinoso", consequentemente prejudicando quase por completo sua recirculação . Para vc tirar dúvida se é realmente o fundo falso, faça uma receita só com cereais maltados, tipo uma Pale Ale.
Quando vc fizer uma receita, cuja a proporção de aveia e trigo forem altas, acrescente 5% a 10% de casca de arroz para uma melhor recirculação. Ates de usa-la siga as dicas acima.


Espero ter ajudado.

Cheers :mug:
 

Latest posts

Back
Top