Problemas no refratômetro ou no cervejeiro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leo.cipriani

Member
Joined
Jul 31, 2020
Messages
13
Reaction score
1
Location
Bauru/SP
Pessoal, nas últimas 3 brassagens notei um problema ao medir densidade com refratômetro: na mostura ele dá um valor bem acima do esperado (no exemplo mais recente eu esperava 10º Brix e a leitura retornou 12º Brix).

Vou para a fervura e quando verifico a densidade do mosto, tenho valores menores do que aqueles que obtive na mostura. Nesse último exemplo, medi apenas no final e obtive 10º Brix NO FINAL DA FERVURA!

A metodologia que sigo para medir a densidade é retirar uma amostra do chuveiro, pipeto 3ml, coloco num copo ou erlenmeyer e levo para o congelador por 2 minutos.

Calibro o refratômetro antes de toda brassagem, só não uso água destilada.

Realizo esse procedimento há mais de 10 brassagens porém nas últimas 3 tive esse problema de leitura maior na mostura do que na fervura.

Será que deu biziu no aparelho ou estou fazendo alguma burrada?

Obrigado!
 
Já verifiquei que na mostura dependendo do lugar de onde retiro a amostra o valor no refratômetro dá diferente, acredito que ocorra pois o mosto não está homogeneizado. Para pegar o valor pré fervura eu levanto o cesto de grãos e dou uma misturada no mosto, desse jeito pego um valor mais correto.
 
Sim, isso já me aconteceu quando a densidade dava abaixo do esperado. O problema é que está dando acima do esperado, me levando a erro
 
Já verifiquei que na mostura dependendo do lugar de onde retiro a amostra o valor no refratômetro dá diferente, acredito que ocorra pois o mosto não está homogeneizado. Para pegar o valor pré fervura eu levanto o cesto de grãos e dou uma misturada no mosto, desse jeito pego um valor mais correto.

Sim, isso já me aconteceu quando a densidade dava abaixo do esperado. O problema é que está dando acima do esperado, me levando a erro
 
O que eu acho que está ocorrendo é que a amostra é muito pequena e qto mais tempo levar para esfriar, mais ela evapora e concentra o açúcar. Às vezes não precisa nem estar quente, basta deixar alguns minutos a amostra para fora que já causa uma evaporação mínima que vai influenciar na leitura. Como a amostra é pequena, qualquer pequena variação influência bastante na leitura.

Eu costumo pegar a amostra e mergulhar a pipeta de cabeça para baixo em um copo com água, em temperatura ambiente mesmo, por uns 10 segundos, depois coloco a amostra no refratômetro para a leitura. Acredito que assim a temperatura da amostra abaixe o suficiente para a leitura e não dê tempo de evaporar.
 

Latest posts

Back
Top