Problemas de queima de malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrempiol

Member
Joined
Jun 20, 2014
Messages
6
Reaction score
0
Olá pessoal,

sou meio novo por aqui e gostaria de algumas opiniões a respeito de uma panela que já venho quebrando a cabeça a algum tempo.
Estou tendo problemas com a Mash tun, que utilizo também para a filtragem do mosto e para o batch sparge, no sistema RIMS.
A panela possui em seu fundo uma resistencia elétrica controlada pelo rex c100 de 3000 w. Possui também um fundo falso, um agitador e uma bomba de recirculação conforme figuras abaixo.
O problema que estou tendo é que fui fazer uma Weiss e queimou muito o malte no fundo da panela ao entrar em contato com a resistência elétrica.
Eu já tive esse problema antes em cervejas que utilizava somente o malte de cevada, porém consegui apenas contornar o problema e estava conseguindo realizar as brassagens sem queimar.
Gostaria da opinião de vocês quanto a isso, para resolver de vez esse problema.
Estou com ideia de retirar a resistência e colocá-la acoplada ao fundo da panela (por fora).
O que acham?
 

Attachments

  • image1.jpg
    image1.jpg
    190.7 KB · Views: 171
  • image2.jpg
    image2.jpg
    172.6 KB · Views: 173
  • image4.jpg
    image4.jpg
    152.4 KB · Views: 174
  • image5.jpg
    image5.jpg
    186.9 KB · Views: 150
De quantos litros é esta tua panela? essa resistência não é muito forte pra ela?
Tu tá recirculando constantemente o mosto pela bombinha sempre que tu aciona a resistência?
Eu tentaria inicialmente diminuir a potência da resistência e subir um pouco o fundo falso. Colocar a resistência pra fora da panela vai contra a grande vantagem da resistência, que é transferir ao líquido 100% do calor gerado.

Também, não vejo sentido em agitador para a cama de grãos. Na realidade, o indicado para lotes pequenos (qualquer lote caseiro) e fundo falso é só misturar o malte quando fizer a infusão. Depois disso, deixa a cama de grãos assentar e não mexe mais nela. Mexer na cama de grãos no nível de cervejeiro caseiro só é necessário em caso de batch sparge, usado preferencialmente com bazooka.
 
Ola tiefensee,
a panela é de 40 litros. Tinha uma de 5000 W antigamente e já reduzi para 3000 W. Não estava queimando, porém, quando fiz a Weiss voltou a queimar. Mas acredito que foi pelo tanto de sedimento que se juntou na resistência.
A bomba fica sempre ligada, assim como o agitador para o processo de extração/conversão. Para a filtragem, retiro o agitador, e deixo formar a cama de grãos.
Obrigado pelas sugestões.
abc
 
Pessoal, em relação a sonda de temperatura de minha panela, devo mudá-la de lugar?
Ela está situada acima do fundo falso, onde retirando o agitador ficará a cama de grãos, conforme as imagens.
O que acham?
abc
 

Latest posts

Back
Top