Problemas com projeto de Stir Plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
50
Reaction score
8
Olá, cervejeiros!
Sou totalmente leigo em eletrônica, mas peguei um tutorial na internet e estou tentando montar um stir plate com um cooler de computador de 12V, fonte 12V e um potenciômetro. Fiz as ligações conforme demonstradas no tutorial, mas estou com o seguinte problema: o potenciômetro não está regulando a velocidade do cooler. O que acontece é que quando o botão do potenciômetro chegar perto do máximo, o cooler liga, e um pouco menor que isso, desliga totalmente. O que estou fazendo de errado? Já tentei mudar os fios, mas ainda não achei a ligação correta. Será problema no modelo de potenciômetro ou fonte? Agradeço qualquer ajuda! :mug:
Em anexo, as fotos do equipamento utilizado (as ligações são provisórias, ainda vou soldar os fios!)
 

Attachments

  • 02.jpg
    02.jpg
    285.9 KB · Views: 560
  • 03.jpg
    03.jpg
    256.5 KB · Views: 544
  • 01.jpg
    01.jpg
    96.9 KB · Views: 587
tem que ver se o potenciômetro é linear ou logaritmo, to fazendo o meu e tive o mesmo problema. E é igual esse teu aí... Não lembro agora qual tem que ser, mas o meu tem marcação de um mas é outro tipo. Tirei do meu instrumento musical antigo hehehe (esse não serve).
 
pelo que sei, o pessoal tem usado o de 10K

Eu tentei com 10K, 100K, não consegui fazer ficar legal. Tive o mesmo problema do OP. :(

Abandonei o potenciômetro e usei uma fonte de tensão variável, daquelas xing ling mesmo.

Abraço,
 
Use potenciômetro de fio de 500ohms. uploadfromtaptalk1439404575336.jpguploadfromtaptalk1439404609099.jpg eu uso pra controla a velocidade de um cooler no pc, con ele você deixa o cooler na velocidade que vc deseja.
 
Eu usei de 1k, mas ele ainda é forte para o uso, esse de 500 ohms que o colega postou acima acredito que seja o ideal..
 
Fernando, e voce ja testou ate quantos litros? Preciso utilizar starters de ate 5 litros e gostaria de saber se esse projeto aguenta.

Tô esperando ficar pronta a caixa de acrílico que mandei fazer para montar o stir plate, mas já testei com um erlenmeyer de 2l e o redemoinho foi bem consistente! Só fiz uma mudança quanto ao projeto inicial, que foi trocar esse cooler que pus a foto no primeiro post por um de CPU Pentium da Intel, bem mais potente e resistente! Creio que com a barrinha magnética adequada, e um imã mais potente, você consiga agitar os 5l sem problema.
 
Pra quem que montar com potenciômetro de 50k use este esquema, baixei de um site, funciona perfeitamente. uploadfromtaptalk1441913222879.png
 
A melhor forma de fazer para os leigos em eletrônica (meu caso) é com cooler de 110v de 120mm e um potenciômetro daqueles de ventilador de teto. Fica fácil montar e fica muito forte. O ideal é usar dois imãs redondos de neodímio, mais fácil acertar o ponto.
 
Querem uma solução muito mais fácil, rápida, e de melhor resultado, com preço baixo?

Controle de rotação por PWM. Não tem comparação.

Acha controladores prontos no Mercado Livre, diversos modelos por menos de R$ 50,00, é só comprar um apropriado à potencia do motor utilizado. No caso de coolers de computador, podem ser os mais fracos.

Controle preciso e linear mesmo em baixas rotações.

Abraço,
 
Pra quem não manja nada de elétrica feito eu, segue foto de um dimmer 12v que comprei da China pra fazer meu stirplate...demorou pra chegar..mas valeu a pena, com ele e uma fonte 12v não tem erro e serve para qualquer potencia de cooler 12v, so ligar os fios conforme indicado nele e boa.



uploadfromtaptalk1442447040811.png
 
@felipealex, qual a potencia do teu dimmer? to tentando ligar uma ventoinha de 127v em um potenciometro de 50 ohms e a regulagem vai de forte a tornado do inferno, ai a barra magnetica salta longe logo no começo... preciso um de 5 ohms?
Se nao me engano li algo a respeito disso em outro topico, mas nao to achando.
 
Cara, usei dimmer comum de lâmpada, acho que de 300w, bem comum em lojas de material elétrico. Paguei R$15,00. Com potenciometro eu não li nada a respeito.
 
Da de subtituir esse cooler de pc por um de geladeira 220/110 volt, so ligar direto na tomada, nao precisa de transformador. Paguei 30 pila no meu, e acha em qualquer loja de peças de refrigeração.
 
@gkruga, respondendo sua pergunta sobre as polaridades dos imãs... Construí recentemente o meu agitador, e testando os imãs com o próprio peixinho tive que colocar os imãs em polaridades diferentes SIM. Funciona muito bem, o construí com um cooler porrada de alumínio, 110/220v, imãs de neodímio, e pra controlar a velocidade um simples dimmer de tomada que custou R$15, tudo montado numa caixa de passagem elétrica, simples e funcional.

c9f8f82009feab629f94ac561fea5665.jpg


0a8ebd59ed3ff25c076e72b7ea10cbad.jpg


f41196d6af4c6bf475f1ee2f3f17d888.jpg
 
Eu ja fiz 2 stirplates com coolers de CPU mas ainda não acertei a mão utilizando o HD como motor, acho que devido ao tamanho do peixinho. Vou tentar usar um maior e ver se da certo, pois o pequeno sai do centro.

Minha pergunta é se o redemoinho tem que estar 100% do tempo funcionando ou ele pode aparecer e sumir e aparecer novamente, pois é o que acontece quando utilizo 2L de starter, mas até 1.2L fica ineterruptamente. Pergunto isso pq não vi ainda um de fabrica funcionando e não tenho parametro de comparação.

Valeu.
 
Cara, nunca vi um profissional em atividade, mas o que eu fiz em casa, com 2L quando as leveduras se reproduzem e fica aquele líquido "leitoso" ele gira com mais dificuldade mesmo. O importante é que esteja entrando oxigênio e liberando CO2. Se o redemoinho sai e volta constantemente está OK.

Quando ao peixinho sair do centro, eu resolvi esse problema com um dimmer, o mesmo que o colega postou ali acima. Começo com uma velocidade mais baixa e a medida que o starter se torna mais denso eu vou aumentanto.
 
Pessoal, montei o meu com uma ventoinha de 12v e potenciômetro de 10k e um transistor TIP41. O controle de velocidade ficou excelente, mas o peixinho fica fugindo do centro o tempo todo quando aumento a velocidade. Usei um imã de hd de notebook. É menor que o de PC. Será que se usar um imã mais potente resolvo o problema? Alguém já passou por isso?
 
Pessoal, montei o meu com uma ventoinha de 12v e potenciômetro de 10k e um transistor TIP41. O controle de velocidade ficou excelente, mas o peixinho fica fugindo do centro o tempo todo quando aumento a velocidade. Usei um imã de hd de notebook. É menor que o de PC. Será que se usar um imã mais potente resolvo o problema? Alguém já passou por isso?

Sim, é um problema comum... de certa forma tem uma "velocidade limite" que vc consegue manter a barra girando. Ele acaba escapando quando é rápido demais. Mas se está ruim, tem formas de melhorar isso.

Primeiro a barra magnética precisa ter um tamanho adequado ao frasco e volume de líquido que vc tá usando. Barras menores escapam mais facilmente. Pode ser que o ímã seja fraco também. Outro fator ainda é a distância da ventoinha com ímã pro frasco. Longe demais escapa. Tente ajustar essas coisas e vá testando.

Abraço
 
Sim, é um problema comum... de certa forma tem uma "velocidade limite" que vc consegue manter a barra girando. Ele acaba escapando quando é rápido demais. Mas se está ruim, tem formas de melhorar isso.



Primeiro a barra magnética precisa ter um tamanho adequado ao frasco e volume de líquido que vc tá usando. Barras menores escapam mais facilmente. Pode ser que o ímã seja fraco também. Outro fator ainda é a distância da ventoinha com ímã pro frasco. Longe demais escapa. Tente ajustar essas coisas e vá testando.



Abraço



O meu estava escapando o tempo todo. O que ajudou muito foi colocar mais dois ímãs de HD (um sobre o outro). Ficou show

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vou tentar resolver adicionando mais um imã. Caso não resolva, troco a barrinha. Se ainda assim não funcionar, peço ajuda aos universitários. hehehe.
 
Ressuscitei o post aqui! Os imas tao colados com polaridade invertida? Tipo sem a cola eles ia querer ficar juntos nessa posição?
Sei que não foi pra mim, mas sim, tens que colocar com a polaridade invertida. No caso desses de neodímio, pelo menos os meus, eles tem um lado mais arredondado que o outro, lembra uma pilha de relógio, então é fácil identificar, coloca um pra cima e outro pra baixo.
 
Back
Top