Problemas com pressão da bomba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Bom dia Srs.
Tenho um equipamento (clone de braumeister) só que com bombinha chinesa. Fiz a panela de mostura com keg de 50l e tubo de malte com uma lixeira inox de 30cm de diâmetro, cujo fundo perfurei com broca de 2mm distanciando cada furo aproximadamente 4mm um do outro. A vedação entre o tubo e a panela fiz com mangueira de silicone 1/4".

Com uma forma de pizza fiz a tampa para o tubo de malte da mesma forma que o fundo.

Na minha primeira brassagem fiz o fluxo ascendente, sendo regulado por um registro 3/4 com passagem reduzida. Acontece que no meio da brassagem a bombinha não estava tendo força pra jogar o mosto pra cima, de forma que tive que utilizar uma saída lateral, acoplando uma mangueira de silicone e terminando a recirculação por cima. Nas especificações da bomba constam os seguintes dados:
DC 12V Hot/Cooling Water Circulation pump
Inlet/Outlet: 1/2" male thead
Voltage: 12V DC
Maximum Rated Current: 400MA
Max Flow Rate: 8 L/Min
Max Water Head: 3 metre
Max system pressure: 10Bar
Max circulating water temperature: 100°C
Low noise: 30db at 1 metre

Pergunto se o peso do malte+água estaria influenciando para que impedisse o fluxo? E qual seria a possível solução, fora a troca da bomba?

Dados do tubo de malte:
Vol. aproximado: 30l
Diâmetro: 30cm
Qtde malte utilizado: 5,7kg

P.S.: Fiz outro teste utilizando trigo moído, dessa vez com 7kg e um registro de 3/4" passagem plena e o resultado foi ainda pior.
 
Pergunto se o peso do malte+água estaria influenciando para que impedisse o fluxo? E qual seria a possível solução, fora a troca da bomba?

Quando o motor não tem potência para superar o obstáculo, remove-se o obstáculo ou troca-se o motor.

Retorne o mosto por cima ou troque a bomba. Não há o que fazer no seu caso.
 
Era a resposta que eu não queria ouvir, mas já imaginava. De qualquer forma obrigado. E, tem alguma bomba que recomenda-se, barata? Ouvi falar da tal gp100? Grau alimentício?
 
Era a resposta que eu não queria ouvir, mas já imaginava. De qualquer forma obrigado. E, tem alguma bomba que recomenda-se, barata? Ouvi falar da tal gp100? Grau alimentício?

É... eu queria ter ouvido essa resposta antes de comprar uma e constatar isso na prática. Felizmente, eu vendi a minha rápido e consegui comprar uma chugger usada. É outra coisa.

Sobre a bomba da inova, veja com esse pessoal que tem uma: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407313&page=3

Pelo que eu li, eu compraria sem problemas. :)
 
Quando o motor não tem potência para superar o obstáculo, remove-se o obstáculo ou troca-se o motor.



Retorne o mosto por cima ou troque a bomba. Não há o que fazer no seu caso.



Uma tentativa, talvez, que possa ajudar um pouquinho, antes de trocar a bomba, seria colocar um monte de casca de arroz no meio dos grãos. Um amigo estava enfrentando problemas com uma single vessel e resolveu assim. Não era problema de falta de bomba, pq a chugger dele estourou a tela superior. Mas...
 
Uma tentativa, talvez, que possa ajudar um pouquinho, antes de trocar a bomba, seria colocar um monte de casca de arroz no meio dos grãos. Um amigo estava enfrentando problemas com uma single vessel e resolveu assim. Não era problema de falta de bomba, pq a chugger dele estourou a tela superior. Mas...

Não entendi muito bem o caso da chugger que você citou, mas no meu caso, creio eu, o problema é a falta de força que a bomba tem. Ela não tá tendo nem força pra empurrar água pra cima direito, que dirá mosto denso + grãos!!
 
Não entendi muito bem o caso da chugger que você citou, mas no meu caso, creio eu, o problema é a falta de força que a bomba tem. Ela não tá tendo nem força pra empurrar água pra cima direito, que dirá mosto denso + grãos!!



A chugger no caso dele entortou o filtro superior do cesto interno, devido à dificuldade que os grãos exerciam à passagem da água. Ou seja, a bomba forte também pode ser um problema se seu filtro for muito fino e entupir. No seu caso, só com água, flui bem? Se sim, tente colocar casca de arroz na próxima brassagem. Caso contrário, ou uma chugger ou recirculação por cima mesmo.
 
A chugger no caso dele entortou o filtro superior do cesto interno, devido à dificuldade que os grãos exerciam à passagem da água. Ou seja, a bomba forte também pode ser um problema se seu filtro for muito fino e entupir. No seu caso, só com água, flui bem? Se sim, tente colocar casca de arroz na próxima brassagem. Caso contrário, ou uma chugger ou recirculação por cima mesmo.

Pois é... na primeira brassagem fiz uma moagem até um pouco grossa, o que, acho eu, contribuiu para que o mosto fluisse de forma razoável. Com o teste de trigo moído, já foi mais fino, o que me fez deduzir que pudesse ser também a questão da granulometria do malte. E aí caio numa faca de dois gumes: se deixo a moagem mais grossa, na teoria, a eficiência cairia (na primeira brassagem foi de 64%), se deixo mais fino fica a questão de entupimento tanto do tubo de malte quanto das conexões embaixo (estava utilizando um registro 3/4" com passagem reduzida - troquei por um de passagem plena, o que me fez deduzir também que talvez não consiga exercer pressão suficiente por eu ter aumentado o diâmetro dessa conexão).
 
Uma tentativa, talvez, que possa ajudar um pouquinho, antes de trocar a bomba, seria colocar um monte de casca de arroz no meio dos grãos. Um amigo estava enfrentando problemas com uma single vessel e resolveu assim. Não era problema de falta de bomba, pq a chugger dele estourou a tela superior. Mas...

Isso seria pra diminuir a densidade do volume contido dentro do tubo? Poderia ser casca de trigo? Teria algum problema com relação a liberação de taninos ou proteínas em excesso?
 
Qual fonte você está usando? Quantos amperes?



Bom dia Srs.
Tenho um equipamento (clone de braumeister) só que com bombinha chinesa. Fiz a panela de mostura com keg de 50l e tubo de malte com uma lixeira inox de 30cm de diâmetro, cujo fundo perfurei com broca de 2mm distanciando cada furo aproximadamente 4mm um do outro. A vedação entre o tubo e a panela fiz com mangueira de silicone 1/4".

Com uma forma de pizza fiz a tampa para o tubo de malte da mesma forma que o fundo.

Na minha primeira brassagem fiz o fluxo ascendente, sendo regulado por um registro 3/4 com passagem reduzida. Acontece que no meio da brassagem a bombinha não estava tendo força pra jogar o mosto pra cima, de forma que tive que utilizar uma saída lateral, acoplando uma mangueira de silicone e terminando a recirculação por cima. Nas especificações da bomba constam os seguintes dados:
DC 12V Hot/Cooling Water Circulation pump
Inlet/Outlet: 1/2" male thead
Voltage: 12V DC
Maximum Rated Current: 400MA
Max Flow Rate: 8 L/Min
Max Water Head: 3 metre
Max system pressure: 10Bar
Max circulating water temperature: 100°C
Low noise: 30db at 1 metre

Pergunto se o peso do malte+água estaria influenciando para que impedisse o fluxo? E qual seria a possível solução, fora a troca da bomba?

Dados do tubo de malte:
Vol. aproximado: 30l
Diâmetro: 30cm
Qtde malte utilizado: 5,7kg

P.S.: Fiz outro teste utilizando trigo moído, dessa vez com 7kg e um registro de 3/4" passagem plena e o resultado foi ainda pior.
 
Isso seria pra diminuir a densidade do volume contido dentro do tubo? Poderia ser casca de trigo? Teria algum problema com relação a liberação de taninos ou proteínas em excesso?



O pessoal usa casca de arroz pra melhorar a filtragem. Se o malte for moído fino, a casca do mesmo não vai formar um bom filtro, diminui a passagem do líquido, como se fosse uma peneira muito fina. Quando adiciona a casca de arroz, seria como se aumentasse a malha da peneira. Quanto à extração de taninos acredito que não tenha problemas não.
 

Latest posts

Back
Top