Problemas com OG em primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GCV

New Member
Joined
Sep 25, 2013
Messages
1
Reaction score
0
Comecei a fazer minhas cervejas com um kit de 5 litros nesta semana, e tive alguns problemas com a OG. Na primeira tentativa, com uma APA, a cerveja ficou com uma OG bem abaixo do indicado - 1.035 antes da fervura e 1.040 depois. Na minha segunda tentativa, hoje, dei uma atenção especial na brassagem, com uma circulação e lavagem bem mais cuidadosas. Ainda sim, cheguei apenas a 1.040 antes da fervura e 1.045 depois.

Na minha primeira tentativa, segui à risca as instruções da receita: 6,5L na cocção do malte, adição de 1,5L para lavagem, indo para a fervura com 5,5L e saindo com aproximadamente 3,5L. Na segunda, fiz a cocção com 6L e mantive a fervura com 5,5L. Lendo em fóruns e blogs vi que proporção água/malte é de 2,44L por quilo - ou seja, estou usando quase o dobro, com 6L por 1,4 kg.

Outra coisa que reparei nesse kit é que, como o grain bag fica na espagueteira, parece que a panela fica com "dois andares", um só de líquido e outro de líquido + malte, dando um desequilíbrio grande na hora de medir a temperatura (com o fogo ligado, sobe muito rápido; com ele desligado, desce muito rápido).

Ainda tenho comigo insumos para uma receita de trigo (0,8kg de pilsen e 0,2kg de trigo), e pretendo usar menos água, com o grain bag direto na panela, sem usar a espagueteira - pensei em usá-la na lavagem e na circulação. Acham que assim consigo um rendimento e uma OG melhores?
 
A consistência (diluição) da brassagem é bem importante. Brassagens muito concentradas ou muito diluídas podem dificultar o trabalho das enzimas, reduzindo a eficiência e/ou aumentando o tempo de brassagem.
Eu tenho usado uma proporção de 2l/kg nas paradas mais frias (até 52ºC) e 3l/kg para as paradas alfa/beta em diante. Tenho conseguido bons resultados assim.
Nunca fiz brassagens tão pequenas, mas acho que para minimizar o problema da velocidade da troca de calor, o bom seria dar um jeito de isolar a panela. Na impossibilidade, acredito que colocar a panela em banho-maria deve facilitar o procedimento.
Quanto a utilização da espagueteira, eu acho que tu está indo pelo caminho certo. Eu também faria assim.
 
Muita calma nessa hora.
Vamos analizar a segunda brassagem que ficou com 1045 de OG.
Quanto de água, quanto de maltes usou, qual o tamanho da panela e o volume final ao fim da fervura?
Apenas corrigindo: a água total usada no processo é por volta de 3,75L/kg de malte, podendo variar pra mais ou pra menos dependendo do tipo de breja que vc vai fazer.
 
Cara,
Também estou começando (vou fazer a minha 3a leva) e estou com as mesmas dúvidas/problemas. Também uso uma espagueteira de 8L de capacidade, sistema BIAB com bomba circulando continuamente durante toda a brassagem. Como estou no começo, minhas levas ainda estão com eficiência de 50%. O resumo é o seguinte:

1a leva (Blonde Ale)
1,7kg de maltes
6L de agua inicial
mais 1,5L de agua na lavagem
resultado: 3,5L de cerveja no final da fervura
OG: não sei. Infelizmente meu refratômetro chegou 2 dias depois
FG: 1012

Para a segunda leva, rebaixei um pouco o cesto de grãos, para aumentar o contato dos maltes com a água:

2a leva (Witbier)
1,4kg de maltes
6L de agua inicial
mais 2,5L de agua na lavagem
resultado: 4,2L de cerveja no final da fervura
OG: 1044 (exatamente 50% de eficiência)
FG: ainda está na fermentação a 3 dias

Ah, nas duas brassagens, mesmo com rampas de temperatura, o teste de iodo aos 60min mostraram zero para amido.

Por que preciso usar 8,5L de agua, ao invés de 5,25L (1,4 de malte x 3,75), chego na OG desejada, mas com eficiência de apenas 50% ?? Será por causa da panela pequena ??

Obrigado !!!!
 
Oi, gente,
Também estou no começo e já tive muito problemas com OG.
Enfim, creio que uma baixa OG pode ser causada por vários fatores:
I - grãos mal moídos. Infelizmente, aqui é melhor ter uma farinha do que grãos inteiros. No pior dos casos, você terá que usar um coador de café para filtrar. Assim, moa...moa mesmo!!!
II - muita água. Em geral, uso 2-3 litros de água por kg de grãos. Já fiz BIAB várias vezes e não faço lavagem dos grãos no final. Já tive OGs baixas e outras que deram bem.
III - mosto não homogêneo. Parece que alguns relatam problemas em pegar partes de cima do mosto para medida de OG. Tem que ter certeza que o mosto está homogêneo para a medida da OG.
IV - temperatura. Tem que ajustar a OG para 20 C, pois o densímetro está padronizado para 20 C.
Também não recomendo que deixe o saco em contato com o fundo da panela. Pode queimar. Já tive esta experiência!! Se necessário, use um banho-maria.
Abraços, Fred
 
Caros,
Estou na minha segunda brassagem e tive o mesmo problema de OG baixa. Brassei um KIT de 20 L da Lamas de American Pale Ale e abaixo descrevo o que fiz e obtive:

- Água primária 15 Litros
-Água secundária 22 Litros
- Brassagem de 60 min a 67C e mash-out de 15 min. 77C
- Volume da mistura para a fervura 25 Litros e densidade pré-fervura de 1035 (já corrigida)
- Fervura de 85 min. em fogão comum de cozinha (deixei mais em função da baixa densidade pré-fervura).
- Resfriamento em 40 min.
-OG medida 1039!

O que fiz ou estou fazendo de errado ? em uma leva anterior (minha primeira) brassei uma Blond Ale e levando 24 litros para fervura e deu tudo ok. O que pode ter acontecido com esta APA ?
abraços
Gilberto
 
Pessoal,

Acho que resolvi meu problema de baixo rendimento: RECIRCULAÇÃO

Na minha última leva (uma Tripel sábado passado), consegui 72% de eficiência. Continuo fazendo BIAB. Mas como eu uso uma bomba ligada durante toda a brassagem, eu achei que não precisava recircular. Engano meu. Desta vez deixei a bomba circulando o mosto durante 20min, após o mash-out e antes de ferver. Pronto, OG de 1075 com eficiência de 72%.

Quem estiver com o mesmo problema de OG muito baixo, ou seja, baixa eficiência, tente melhorar a recirculação.

Valeu,
 
Gilberto, seu fogão não deve estar dando conta de ferver os 25 litros adequadamente.

É necessária uma fervura vigorosa. Como ela está? Pense em usar um fogão mais eficiente ou diminuir o volume de cerveja caso este fogão não esteja dando conta.

O problema da pré-og baixa está relacionada à sua eficiência estar mais baixa do que o estimado na receita. Vc precisa corrigir no seu software cervejeiro para recalcular a quantidade de insumos. É natural que no começo a eficiência não seja tão boa, então é necessário recalcular. Vc está usando algum?
 
Joca eu ia falar isso pra vc. Eu comprei aquelas bombas food grade de sistema solar, e deixo ela recirculando entre 15 a 20 min. tanto na primeira lavagem quanto na segunda.
Meu rendimento que antes era de 65-70% subiu para impressionantes 80 a 85 %.
Se vcs tiverem como comprar, comprem essa bombinha aqui:http://www.solarproject.co.uk/page2.html

É barata e faz bem o trabalho. Eu uso ela pra fazer 20 litros. Ainda to com uma chugger que nunca usei, pq a pequenina ta fazendo bem o trabalho dela, hehehehehe....
 
Também tenho tido essa preocupação nas minhas brassagens. Uso fogão normal de 5 bocas e a boca central é forte mas mesmo assim não é um de alta pressão. Demoro cerca de 2 horas para começar a ferver vigorosamente e só a partir daí começo a contar o tempo de fervura realmente e fazer as primeiras adições de lúpulo. Não sei se isso está afetando a minha eficiência. Tenho conseguido em torno de 65 a 70% mas em um caso ou outro eu tive dificuldade em chegar na densidade desejada.

Na minha última brassagem tentei melhorar o processo durante a lavagem. Apesar de deixarmos a temperaruta da água de lavagem por volta de 76 graus, percebi que no caminho até chegar na panela ela perdia temperatura. Chegava a menos de 70 graus até. Então comecei a monitorar a temperatura da água acima da cama de grãos e aumentando até chegar na temperatura desejada. Isso melhorou a eficiência da mostura. Mas depois durante a fervura acho que não consegui uma boa evaporação e não ficou na OG desejada. Era para recolher na mostura a 1050 e recolhi a 1047. No final era para ser 1067 e consegui 1057 (lembrando que a receita pedia adição de 600g de açúcar invertido somente depois da fervura). Adicionei mais 300g de açúcar invertido para chegar a 1062 e deixei assim mesmo. Não sei se os cálculos do Beer Smith é que são imprecisos. Estou sempre tentando preencher os dados de perdas, evaporação e outros para chegar um dia o mais próximo possível da realidade.

Pessoal tá propondo a recirculação depois da lavagem. Como fica em relação a temperatura do mosto já recolhido já que ele fica menos quente podendo ter alguma dificuldade de extração, não? Para quem usa herms eu acho que fica perfeito pois controla melhor a temperatura do mosto durante essa recirculação mas para quem usa um sistema mais simples e recircula manualmente mesmo?
 
Olá Rodrigo,
Uso o Beersmith 2, porém ainda não o domino totalmente. Realmente minha fervura está muito fraca (fogão "cansado") e minha recirculação também acho que não está muito correta (recirculo uns 20 litros em 15 min.), como estou aprendendo na marra (ainda não fiz curso), só através de informações na web, não tenho muito prática no processo. Quanto a fervura, já encomendei um fogareiro de alta pressão e estará chegando nesta semana, já sobre recirculação com bombas, questão levantada pelo joca, terei que dar uma maior pesquisada sobre o assunto. Agradeço as dicas e a partir de agora focarei nestes dois pontos (Fervura e Recirculação).
abçs
 
Back
Top