Problemas Brassagem Wit

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

singulani

Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
20
Reaction score
1
Prezados colaborades e entendidos,

Ontem fiz minha terceira leva, uma Witbier.
A proporção foi de 50% malte pilse e 50% de flocos de trigo.

A ideia inicial era fazer uma parada protéica de 20 minutos (10 min a 45º e 10 min a 55º) * até ai tudo bem.

Depois subi para 63º onde deixei repousar por 60 minutos.
Aqui começou a se desenhar o problema.... Após os 60 minutos resolvi fazer o tal teste do iodo e o resultado foi terrivel, ficou pretinho.

Mantive a 63º por mais 90 minutos, total de 2 horas e 30 min a 63 graus e ainda o teste do iodo dando negativo.

Resolvi então subir a temperaura para 68º onde reposou por 30 minutos e finalmente consegui um resultado satisfatório no teste do Iodo e consegui continuar o processo.


Descartei como potencial problema a agua (utilizo agua mineral sempre da mesma marca) e a moagem pois foi realizada corretamente.

Desconfio que o problema está relacionado a grande quantidade de flocos de trigo utilizado (50% da receita).

Existe alguma coisa que precisa ser feita alem da parada protéica quando utlizado cereais não maltados?


Obrigado.
 
Valeu pela resposta.

Para a próxima Wit, ou preciso aprimorar a tecnica de brassagem com não maltado, ou vou de 100% maltado, mesmo fugindo do estilo.

Abraços
 
Valeu pela resposta.

Para a próxima Wit, ou preciso aprimorar a tecnica de brassagem com não maltado, ou vou de 100% maltado, mesmo fugindo do estilo.

Abraços

Eu fiz a minha com 60% pilsen e 40% trigo não maltado..

Nunca faço teste de iodo, sempre faço a mosturação em 90 minutos..

Minha OG ficou um pouco abaixo do esperado, 1043 de 1050..
 

Latest posts

Back
Top