Problema no HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeida_gj

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
84
Reaction score
22
Galera, tô com um problema no HERMS que está deixando ele pouco compensável.

É um equipamento de 50L em que o mosto é puxado por um tubo pescador de baixo do fundo falso e mandado de volta por cima (link do post com o equipamento: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406549). O problema é a velocidade da bomba: se deixo ela muito forte, começa a entrar ar no tubo pescador. A solução é deixar a recirculação beeeem devagar, daí tudo flui normalmente. Mas, sendo devagar assim, demora MUITO pra mudar a temperatura da panela de mosturação inteira quando vou pular de rampa. Ou seja, não consigo fazer 3 rampas porque não consigo subir de uma para outra.

Pensei em algumas hipóteses para isso:
- se está entrando ar no tubo pescador, podem estar acontecendo duas coisas lá embaixo do fundo falso:
a) o nível do líquido está baixando mais rápido do que a cama de grãos está deixando passar
b) está formando um rodamoinho na entrada do tubo pescador (dá pra ver este efeito fazendo teste só com água. Acontece quando a bomba está "no máximo")

Se acontecer a), posso estar com estes problemas:
c) estar moendo muito, minha cama de grãos está travada; o mosto está encontrando algum caminho mais fácil e está passando direto, sem descer poe entre toda a cama de grãos
d)a distribuição do mosto na volta da recirculação está ruim e, como descrito no item acima, está passando direto por algum canal criado ou caminho, desde a mangueira de retorno até o tubo pescador.

Tenho evidência de que o item d) pode estar acontecendo (foto abaixo).

De qualquer forma, peço ajuda aos senhores que tem HERMS, já viram ou passaram por isso.

Valeu
 
O retorno do mosto ocorre por esta mangueira, só pendurada em cima dos grãos. Dá pra perceber uma fenda nos grãos. Parece que eles caíam da mangueira e iam direto para o tubo pescador por esta fenda.

Pela fota dá impressão que a mangueira fica alta, mas não fica tanto, aí a cama já tinha descido bastante. Normalmente a mangueira fica rente à superfície dos grãos. Eu uso este sistema no meu equipamento de 20L (mangueira solta por cima) e dá certo. Já vi outros usarem também. Será que distribuir o mosto por algum tipo de manifold eu elimino um pouco do problema?
 

Attachments

  • IMAG2423.jpg
    IMAG2423.jpg
    115.9 KB · Views: 121
Não precisa. O segredo é deixar a ponta da mangueira imersa no líquido. Dá pra fazer isso com um joelho dentro da panela, OU, a forma mais fácil de todas, que é ter mangueira suficiente pra fazer uma volta completa dentro da panela, fazendo ela ficar escorada em cima da cama de grãos.

Dá uma olhada nesse meu vídeo.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]
 
@gustavoalmeida, eu acredito que o seu problema esteja realmente na moagem dos graos. Eu tenho um Herms e tinha alguns problemas assim. Fui ajustando o moedor de rolos aqui e de um tempo para ca, nem as weisen me oferecem problema. Ah, dê uma procurada na forum pode ser que o seu fundo falso tbm nao esteja adequado. Acho que foi o @guenther quem postou sobre a especificacao ideal da furacao do fundo falso.
 
Não precisa. O segredo é deixar a ponta da mangueira imersa no líquido. Dá pra fazer isso com um joelho dentro da panela, OU, a forma mais fácil de todas, que é ter mangueira suficiente pra fazer uma volta completa dentro da panela, fazendo ela ficar escorada em cima da cama de grãos.

Dá uma olhada nesse meu vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY
Guenther a tua recirculação é MUITO mais rápida do que eu consigo fazer. Fazendo uma comparação, a minha praticamente escorre da mangueira.

Por isso minha temperatura demora tanto pra mudar.

Tô moendo muito fino? Meu fundo falso está segurando muito?
 
@gustavoalmeida, eu acredito que o seu problema esteja realmente na moagem dos graos. Eu tenho um Herms e tinha alguns problemas assim. Fui ajustando o moedor de rolos aqui e de um tempo para ca, nem as weisen me oferecem problema. Ah, dê uma procurada na forum pode ser que o seu fundo falso tbm nao esteja adequado. Acho que foi o @guenther quem postou sobre a especificacao ideal da furacao do fundo falso.
Boa, cara. Espero realmente que seja isso, seria um problema mais fácil de arrumar. Tua recirculação é rápida também como no video aí de cima? Você sobe as temperaturas das rampas normalmente?
 
O que eu quis mostrar com o vídeo não é a rapidez, é o tipo de posição que a mangueira precisa ficar, ou seja, apontando na horizontal (não pra baixo) e levemente submersa (de forma que o líquido não caia). Isso que é o essencial.

Sobre a velocidade recirculação, aquela velocidade ali só é grande porque a panela é pequena, diâmetro 26cm, ou seja, não serve como parâmetro. Em equipamentos maiores sem dúvida é menor.

Pra conseguir boa velocidade, tem que moer de forma que funciona bem com seu equipamento. Cada equipamento é diferente do outro.

Abraço,
 
O que eu quis mostrar com o vídeo não é a rapidez, é o tipo de posição que a mangueira precisa ficar, ou seja, apontando na horizontal (não pra baixo) e levemente submersa (de forma que o líquido não caia). Isso que é o essencial.

Sobre a velocidade recirculação, aquela velocidade ali só é grande porque a panela é pequena, diâmetro 26cm, ou seja, não serve como parâmetro. Em equipamentos maiores sem dúvida é menor.

Pra conseguir boa velocidade, tem que moer de forma que funciona bem com seu equipamento. Cada equipamento é diferente do outro.

Abraço,

Ok. O que é bem diferente é a vazão (melhor que rapidez hehe), essa sim parece bem maior no seu sistema. E esse é o meu problema, suponho.

Mas tô começando a convencer que o problema é pouca fluidez pela cama de grãos. Vou moer mais grosso.

E comecei a encanar que o fundo falso tem furo pequeno demais...
 

Attachments

  • IMAG2417.jpg
    IMAG2417.jpg
    155 KB · Views: 109
Lendo o tópico, lá no começo, já me veio a ideia do fundo falso não ter a furação adequada.. e parece que não tem mesmo.. Li algo sobre ter furos de 2,5mm a cada 4,5mm... E parece longe disso..

Eu mandei fazer um disco perfurado na Metaltec.. foi o lugar mais em conta que achei (fiz cotação com empresa do Brasil inteiro..).. Teve lugar com orçamento de 380 reais.. na Metaltec ficou por 65..

Abraço.
 
Sempre tinha lido que o ideal era furos de 2mm, inclusive ia comprar a chapa perfurada com furos desta medida. Alguém sabe qual o melhor diâmetro para uma vazão apropriada e sem entupimentos e passagem dos sedimentos?
Talvez os 2,5mm de fato seja mais eficiente vou acompanhar o tópico para tomar a decisão certa na compra do fundo falso.
 
Boa, cara. Espero realmente que seja isso, seria um problema mais fácil de arrumar. Tua recirculação é rápida também como no video aí de cima? Você sobe as temperaturas das rampas normalmente?


Minha velocidade, como disse o Gunther, é mais baixa. Mas a vazao considero adequada, pois antes mesmo da metade da mostura, a parte superior está bem clarificada (transparente).
 
Sempre tinha lido que o ideal era furos de 2mm, inclusive ia comprar a chapa perfurada com furos desta medida. Alguém sabe qual o melhor diâmetro para uma vazão apropriada e sem entupimentos e passagem dos sedimentos?
Talvez os 2,5mm de fato seja mais eficiente vou acompanhar o tópico para tomar a decisão certa na compra do fundo falso.
Vi que esse meu fundo falso tem furos de 2mm espaçados em 5mm. Tô achando pouco. Talvez aumente pra 2,5mm com furadeira. Veja a diferença entre meu fundo falso antigo e o atual. O antigo tem muito mais furos, nunca entupiu ou teve problemasuploadfromtaptalk1443881094858.jpg
 
Sempre tinha lido que o ideal era furos de 2mm, inclusive ia comprar a chapa perfurada com furos desta medida. Alguém sabe qual o melhor diâmetro para uma vazão apropriada e sem entupimentos e passagem dos sedimentos?
Talvez os 2,5mm de fato seja mais eficiente vou acompanhar o tópico para tomar a decisão certa na compra do fundo falso.
Vi que esse meu fundo falso tem furos de 2mm espaçados em 5mm. Tô achando pouco. Talvez aumente pra 2,5mm com furadeira. Veja a diferença entre meu fundo falso antigo e o atual. O antigo tem muito mais furos, nunca entupiu ou teve problemasView attachment 116165
 
Vi que esse meu fundo falso tem furos de 2mm espaçados em 5mm. Tô achando pouco. Talvez aumente pra 2,5mm com furadeira. Veja a diferença entre meu fundo falso antigo e o atual. O antigo tem muito mais furos, nunca entupiu ou teve problemasView attachment 116165

Verdade, este da foto superior tem uma Área Aberta bem maior, o que consequentemente facilita o fluxo.
 
Back
Top