Primming após barril de madeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexrnbr

Well-Known Member
Joined
Sep 21, 2015
Messages
225
Reaction score
61
Galera. Alguem aí já maturou em barril de madeira e envazou com primming depois?

Vcs acham que 6 litros de uma cerva que ficou 3 meses no barril de madeira em temperatura ambiente, dentro de um armario fechado, ainda terá levedura viável para a carbonatacao por primming?

Ou é mais seguro inocular mais levedura? Se sim, quanto?

O que vcs acham?
 
Estou na mesma situação: Com 50 litros de uma Imperial Porter no barril de carvalho a cerca de 6 meses.
Estou pensando em devolver ela para o fermentador, inocular um fermento de champanhe esperar algumas semanas para o fermento atenuar alguma coisa e ai sim fazer o prime para engarrafar.
O melhor seria engarrafar por contra pressão, ou seja, do barril de carvalho direto para a garrafa por contra pressão, mas não tenho o sistema de contra pressão.
Outra ideia é retirar um litro de cerveja do barril, fazer o prime neste litro e engarrafar, esperar alguma semanas e verificar se carbonatou na garrafa, se funcionar, fazer o mesmo no restante.:rockin::rockin::rockin:
 
O melhor seria engarrafar por contra pressão, ou seja, do barril de carvalho direto para a garrafa por contra pressão, mas não tenho o sistema de contra pressão.

Teu barril de carvalho tá pressurizado?
 
Posso estar enganado, mas acredito que não exista barril de carvalho pressurizado.
O meu esta com Air-Lock, e cada duas semanas eu completo ele com a mesma cerveja que esta em garrafas.
Se eu fosse fazer engarrafamento por contra pressão, teria de retirar a cerveja do barril de carvalho e colocar para carbonatar em post-mix, para depois fazer o engarrafamento por contra pressão, mas como havia mencionado, não tenho o sistema de enchimento por contra pressão somente post-mix com Co2.:(
 
Posso estar enganado, mas acredito que não exista barril de carvalho pressurizado.
O meu esta com Air-Lock, e cada duas semanas eu completo ele com a mesma cerveja que esta em garrafas.
Se eu fosse fazer engarrafamento por contra pressão, teria de retirar a cerveja do barril de carvalho e colocar para carbonatar em post-mix, para depois fazer o engarrafamento por contra pressão, mas como havia mencionado, não tenho o sistema de enchimento por contra pressão somente post-mix com Co2.:(

Porque você precisa ficar completando o barril com a mesma cerveja a cada suas semanas? Há vazamentos no barril? Pergunto porque pretendo maturar uma cerveja em barril em breve. Abraços.
 
Porque você precisa ficar completando o barril com a mesma cerveja a cada suas semanas? Há vazamentos no barril? Pergunto porque pretendo maturar uma cerveja em barril em breve. Abraços.

A madeira "respira" com o meio ambiente, fazendo com que "água" seja evaporada pelos seus poros.
Ao longo do tempo o barril vai evaporando pela madeira a água, alem de que eu retiro amostras para experimentar...:rockin:
 
Bom dia a todos.
Eu já madurei cerveja 3 vezes no meu barril de 25 litros. Em todas as vezes eu deixei o barril dentro do meu freezer, onde guardo cervejas prontas, a 2 graus.
O que ficou mais tempo, ficou 1 ano e o que ficou menos ficou 6 meses.
Não completei cerveja nele. Ele ficou o tempo todo com o mesmo conteúdo e se diminuiu eu não sei.
Depois de retirar do barril, eu coloquei no fermentador novamente, adicionei um pouco da mesma qualidade de fermento que usei na receita e coloquei umas 200 gr de açúcar. Como não estava preocupado em manter o estilo, esse açúcar vai fazer uma segunda fermentação.
Depois de uns dias, tirei do fermentador e procedi normalmente.
Creio que depois de deixar a cerveja tento tempo no barril, não seja possível fazer priming nas garrafas sem colocar mais fermento.
O resultado ficou bom e a cerveja ficou cristalina.

Abraço.
 
A madeira "respira" com o meio ambiente, fazendo com que "água" seja evaporada pelos seus poros.
Ao longo do tempo o barril vai evaporando pela madeira a água, alem de que eu retiro amostras para experimentar...:rockin:

Obrigado pela resposta, amigo. o/
 
Back
Top