Primming 15g/L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

El_Madroga

New Member
Joined
Nov 18, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Pessoas, estou tendo o seguinte problema, fiz uma Weiss esses dias, e hoje ao envasar usei 150g de açúcar, como sempre faço para 20L de cerveja...

Porém só ao terminar o envase percebi que enchi apenas 10L de cerveja...
Não sei o que aconteceu para ter menos cerveja que o normal, mas o que importa é que usei muito mais açucar que o devido, e estou preocupado com a possível bomba relógio que elas podem se tornar...

Estou pensando em abrir as garrafas daqui um ou dois dias, e fecha-las novamente, soltando assim parte do gás que ja se teria se formado.
Alguém ja passou por isso? Essa tática dará certo? Com quantos dias devo abrir as garrafas e fecha-las novamente, para que tenham um valor razoável de gás?
 
Pessoas, estou tendo o seguinte problema, fiz uma Weiss esses dias, e hoje ao envasar usei 150g de açúcar, como sempre faço para 20L de cerveja...



Porém só ao terminar o envase percebi que enchi apenas 10L de cerveja...

Não sei o que aconteceu para ter menos cerveja que o normal, mas o que importa é que usei muito mais açucar que o devido, e estou preocupado com a possível bomba relógio que elas podem se tornar...



Estou pensando em abrir as garrafas daqui um ou dois dias, e fecha-las novamente, soltando assim parte do gás que ja se teria se formado.

Alguém ja passou por isso? Essa tática dará certo? Com quantos dias devo abrir as garrafas e fecha-las novamente, para que tenham um valor razoável de gás?



É muito improvável vc acerta os momentos de abrir, sem fazer uma champanhe, que deixe com pressão desejável!
Recomendo retornar para o fermentador esperar até a degradação do açúcar! E fazer novo priming, vai deixar sua cerveja mais alcoólica mas o risco de explodir some!
Sou um iniciante mas vejo isso como a melhor resposta!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa blz,

Ano passado fiz algo semelhante e te digo, abrir a garrafa e fechar novamente vai apenas liberar o gas do headspace, mas a grande quantidade de gas está no liquido, e este demora para sair.

A melhor alternativa é realmente voltar ao fermentador, foi o que fiz e deu tudo certo! E o aumento de grau alcoolico é pequeno, não te apegue a isso.

Guilherme
 
15 g/L

Vai virar uma bomba atômica isso

Ainda bem que tá em época de temperatura ambiente amena.... Se não, issofermentaria rapidinho e temperatura alta resulta em pressão maior ainda

Cuidado
 
Explosão certa!

Não há paliativo. A solução é voltar para o fermentador.
 
Levando em conta que são somente 10L, então provavelmente você irá consumí-la toda sozinho ou com poucos parceiros, sugiro que você espere atingir a sua pressão esperada e coloque todas as garrafas na geladeira...

A baixas temperaturas o fermento vai hibernar e deixará de liberar CO²...

Sem contar que a baixas temperaturas a pressão diminui bem...

O único problema é que pode ser que fique com muito açúcar residual...aí precisa experimentar mesmo...
 
Faria como o tomazela, ao invés de voltar tudo pro fermentador, o que muito provavelmente iria causar oxidação na cerveja, monitoraria a carbonatação, abrindo uma garrafa de quando em quando, e no momento que atingisse a carbonatação desejada colocaria tudo na geladeira para frear a refermentação e tentaria consumir em poucas semanas.

Colocar na geladeira não garante que 100% da atividade do fermento vai parar. Ela pode continuar existindo e a pressão pode continuar aumentando, mas irá ocorrer de forma bem mais lenta.
 
Galera, desculpe a demora, mas estava esperando ter um resultado pra retornar aqui
Não tive coragem de voltar tudo pro fermentador... Apesar do risco pequeno, se apenas uma garrafa estivesse contaminada eu perderia tudo...
Como envasei na sexta feira, abri as garrafas no domingo antes que elas explodissem hehe...
Nenhuma estava com uma pressão muito forte, mas como o Guilherme comentou o gás fica presente no liquido, então ela espuma bastante, como na foto. Deixei o gás sair por alguns minutos e voltei a fechar...

Esperei mais uma semana, e a cerveja até que ficou boa! O gás ficou na medida e o gosto não teve muita alteração...
Dei sorte dessa vez!

Valeu galera!
 

Attachments

  • WP_20160627_09_44_34_Pro.jpg
    WP_20160627_09_44_34_Pro.jpg
    162.8 KB · Views: 133
  • WP_20160701_16_37_53_Pro.jpg
    WP_20160701_16_37_53_Pro.jpg
    100.2 KB · Views: 164
Galera, desculpe a demora, mas estava esperando ter um resultado pra retornar aqui
Não tive coragem de voltar tudo pro fermentador... Apesar do risco pequeno, se apenas uma garrafa estivesse contaminada eu perderia tudo...
Como envasei na sexta feira, abri as garrafas no domingo antes que elas explodissem hehe...
Nenhuma estava com uma pressão muito forte, mas como o Guilherme comentou o gás fica presente no liquido, então ela espuma bastante, como na foto. Deixei o gás sair por alguns minutos e voltei a fechar...

Esperei mais uma semana, e a cerveja até que ficou boa! O gás ficou na medida e o gosto não teve muita alteração...
Dei sorte dessa vez!

Valeu galera!

Quero um copo desse! :rockin:
 
Pessoas, estou tendo o seguinte problema, fiz uma Weiss esses dias, e hoje ao envasar usei 150g de açúcar, como sempre faço para 20L de cerveja...

Porém só ao terminar o envase percebi que enchi apenas 10L de cerveja...
Não sei o que aconteceu para ter menos cerveja que o normal, mas o que importa é que usei muito mais açucar que o devido, e estou preocupado com a possível bomba relógio que elas podem se tornar...

Estou pensando em abrir as garrafas daqui um ou dois dias, e fecha-las novamente, soltando assim parte do gás que ja se teria se formado.
Alguém ja passou por isso? Essa tática dará certo? Com quantos dias devo abrir as garrafas e fecha-las novamente, para que tenham um valor razoável de gás?

Nossa, foi EXATAMENTE o que acabou de acontecer comigo hoje!
Estava esperando uns 17L e daí me surpreendo com aproximadamente 13L !!!
Como usei 130g de açúcar, está na casa dos 10g/L.

Estou pensando em esperar dois dias como o amigo Madroga fez, e dar uma sacudidinha nas garrafas tbm pra ajudar na liberação do excesso... Aproveitar que minhas tampas são Twis-off, recolocalas enroscando e depois selar com cera.

O que acham da ideia? :confused:
 
Ontem passei para outro balde usando uma jarras de medição.
Deu 19 litros e fiz as contas de quanto usaria de açúcar.
Deu mais trabalho, mas no final vale a pena.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Eu uso um balde de envase graduado, transfiro a cerveja do fermentador, vejo o volume e depois faço a solução de priming.

Assim tenho um controle muito melhor do processo e da quantidade de açúcar / litro.
 
Nossa, foi EXATAMENTE o que acabou de acontecer comigo hoje!
Estava esperando uns 17L e daí me surpreendo com aproximadamente 13L !!!
Como usei 130g de açúcar, está na casa dos 10g/L.

Estou pensando em esperar dois dias como o amigo Madroga fez, e dar uma sacudidinha nas garrafas tbm pra ajudar na liberação do excesso... Aproveitar que minhas tampas são Twis-off, recolocalas enroscando e depois selar com cera.

O que acham da ideia? :confused:

Deixa eu ver se eu entendi...

Primeiro vocês colocam o açucar, depois medem quanto de cerveja deu?

É a única maneira que eu vejo de errar o priming desse jeito.
 
Deixa eu ver se eu entendi...

Primeiro vocês colocam o açucar, depois medem quanto de cerveja deu?

É a única maneira que eu vejo de errar o priming desse jeito.
Então, é meio idiota o erro mas aconteceu. Eu passei direto do balde para as garrafas. Meu fermentador/maturador não possui graduação.
Não tirei do balde para outro recipiente medindo a quantidade. Por isso é tinha calculado no olhometro uns 17L.

Passado esse erro, vou graduar os baldes para que isso não ocorra mais e tentar salvar a minha leva da maneira que eu citei, depois volto e conto o que aconteceu.

Minha primeira brassagem, mesmo lendo muitas informações na prática é outra coisa, a gente vai aprendendo...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Então, é meio idiota o erro mas aconteceu. Eu passei direto do balde para as garrafas. Meu fermentador/maturador não possui graduação.
Não tirei do balde para outro recipiente medindo a quantidade. Por isso é tinha calculado no olhometro uns 17L.

Passado esse erro, vou graduar os baldes para que isso não ocorra mais e tentar salvar a minha leva da maneira que eu citei, depois volto e conto o que aconteceu.

Minha primeira brassagem, mesmo lendo muitas informações na prática é outra coisa, a gente vai aprendendo...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

É...

É um erro tolo mesmo, mas quem nunca cometeu erros tolos, não é mesmo?

Eu sei que eu tenho um bom par deles na lista. :p

Balde graduado é uma boa, assim como reguas de inox. Eu uso reguas porque tenho fermentadores de tamanhos diferentes e acho mais fácil que graduar todos os baldes, panelas, etc.

A fórmula que eu uso é Volume = { [ 3,14 x (raio x raio) x altura ] / 1000 }

Uso o raio do meio dos meus baldes, assim, a margem de erro é fica desprezível para nossa aplicação. :p

Abraço.
 
Bom, passado 48h abri uma garrafa pra ver, já tinha gás porque fez o famoso barulinho, mas foi baixo e nem fez espuma como na foto do amigo, observei a liberação de bolhas no liquido e eram tão poucas. Estou deixando em temperatura ambiente pra acelerar a carbonatação, por isso achei estranho.
Resolvi deixar tudo quieto e ver no que vai dar, no décimo dia eu abro outra pra ver e tomar, acredito que não vá explodir nenhuma garrafa, no máximo uma cerveja com carbonatação acima do estilo. Fica de aprendizado hahaha

El Madroga, tudo certo com a sua leva?
 
É...

É um erro tolo mesmo, mas quem nunca cometeu erros tolos, não é mesmo?

Eu sei que eu tenho um bom par deles na lista. :p

Balde graduado é uma boa, assim como reguas de inox. Eu uso reguas porque tenho fermentadores de tamanhos diferentes e acho mais fácil que graduar todos os baldes, panelas, etc.

A fórmula que eu uso é Volume = { [ 3,14 x (raio x raio) x altura ] / 1000 }

Uso o raio do meio dos meus baldes, assim, a margem de erro é fica desprezível para nossa aplicação. :p

Abraço.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408414

:D :D :D
 
Boa noite galera!

Vim para dar o parecer de como ficou minha cerveja.
Não sei como, mas a carbonatação não ficou exagerada.
Ficou uma cerveja que puxa mais o malte que os outros aromas. A espuma não ficou expessa e durava uns 2min, não sei julgar isso, as bolhas que a formavam pelo menos eram bem pequenas.
A turbidez é devido ao fermento que sem querer balancei um pouco a garrafa, mas acredito que para uma primeira brassagem e tantos imprevistos, não saiu tão errado! Obrigado a todos que ajudaram de alguma forma :D :tank:
 

Attachments

  • 13735354_1129459053780035_335651398_n.jpg
    13735354_1129459053780035_335651398_n.jpg
    68.8 KB · Views: 49
Back
Top