Priminha... Será que vai dar certo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ramadham

Active Member
Joined
Mar 6, 2019
Messages
33
Reaction score
7
Location
Planet Earth
Boas pessoal!

Envasei á cerca de 9 dias 55 litros de uma IPA sempre fiz priming e costumo fazer a inversão com umas gotas de limão.... Desta vez eu esqueci.... E como fiz no erlenmeyer acho que não deixei ferver ( não tenho a certeza).... E fiz um teste hoje e não tenho a cerveja carbonatada... Estou com receio que a levedura não vá transformar esse açúcar...

Acham que vai lá?

Devo fazer alguma coisa?

Cumpz
 
Açúcar, de qualquer jeito: invertido, normal, cristal, refinado, granulado, carbonata 100%. As leveduras comem tudo. Vc usou gelatina? De todo jeito, 9 dias já era pra estar ok.

Não esquente com o açúcar ter invertido. Há muito tempo que nem uso mais colocar gotas de limão. Se não carbonatou, é alguma outra coisa.
 
Já é bom que as leveduras comam de qualquer jeito.... Não usei gelatina...
Há uma coisinha eu estou em Portugal e aqui é um pouco mais frio... já coloquei numa divisão pequena com aquecimento nos ultimos 3 dias... A cerveja não esta contaminada, está saborosa com a presença de um dulçor do caramelo e uma forte presença de Lúpulo Citra desde o amargor ao DH levou 500gr... só está faltando a carbonatação....
 
Last edited:
Ai é inicio de primavera. Portanto ainda frio. Elas estão em temperatura baixa? Pode ser por isso que ainda não carbonatou direito.

Qual nível de dulçor? Confere ai. Isso indicaria se o açúcar ainda não foi comido pelo fermento.
 
9 dias de priming? Isso seria suficiente? Quando engarrafava demorava algumas semanas para estar no mínimo "bebível" em termos de carbonatação. Antes disso era "puro" açúcar do priming.

Abçs
 
sem gelatina, tomo em cinco dias. Fica leve dulçor, mas já dá pra tomar. Uma semana ok. 10 dias ja sobra.
 
Ai é inicio de primavera. Portanto ainda frio. Elas estão em temperatura baixa? Pode ser por isso que ainda não carbonatou direito.

Qual nível de dulçor? Confere ai. Isso indicaria se o açúcar ainda não foi comido pelo fermento.

Sim aqui é primavera embora não esteja propriamente frio estava uma temperatura complicada para a levedura Ale, usei a M44 e ela custa arrancar a trabalhar.... e era notório a existência de açúcar do Priming que precisava de ser consumido.

9 dias de priming? Isso seria suficiente? Quando engarrafava demorava algumas semanas para estar no mínimo "bebível" em termos de carbonatação. Antes disso era "puro" açúcar do priming.

Abçs

Não, suficiente não é, mas já seria de notar o gás carbónico na cerveja, faltava gás e faltava que ele se incorpora-se mas já existiria algum gás, coisa que quando abri o post não verifiquei.

Mas acabei de abrir mais uma garrafa de teste após ter elevado a temperatura na divisão e já existe gás na cerveja.... Ainda não está com a carbonatação completa mas está no caminho certo, mais uma semana e tenho aí 55 litros de uma IPA para consumir :)

Obrigado abraço!
 
Até ontem tinha aberto as minhas 3 garrafas de teste umas garrafas da Heineken de 150 ml que guardei para servir para isso mesmo testar a evolução da carbonatação... Dito isto e passado este estresse da carbonatação.... Fiquei com a ideia que tinha exagerado no lúpulo mas Abri agora uma garrafa "a sério" e mesmo a carbonatação ainda não esteja a 100% a cerveja está fantástica.... Estive parado quase 1 ano e meio e nossa.... Fazer cerveja em casa ao nosso gosto é bom demais....
 
Back
Top