Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Japa

Member
Joined
Nov 12, 2013
Messages
19
Reaction score
2
Fala Galera!

Ontem eu envasei um kit da blond ale do obama (com mel). Fiz a maturação por 10 dias a 3ºC e laugering por 2 dias a 0ºC. Ficou levemente carbonatado, quase nada.
Mas na hora do priming eu errei nas contas e acabei colocando entre 9 e 10 g/L de high maltose da WE. Estou com medo de estourarem, então pergunto:
1. Essa high maltosa da WE é 100% fermentável ?
2. Se eu esperar uma semana e abrir e arrolhar as garrafas fico sem risco de explodirem ? (li que essa high maltose demora para carbonatar)
3. Vou sair de viagem e só vou poder tomá-las daqui a um mês (hoje é dia 12/11), será que se eu deixar do jeito que está as garrafinhas aguentam?

Valeu pela ajuda!!!
Abraço!
 
Sem perigo de estourar. High Maltose tem que usar mais mesmo, no geral 8g por litro (açúcar normal são 6g).

Abraço,
 
Valeu Guenther !!!

Se não for pedir demais, daria pra você explicar um pouco mais sobre essa high maltose ? Por quê devo usar um pouco mais ?
 
High maltose no fim das contas tem um pouco menos de fermentáveis, mas parece que altera menos o gosto da cerveja. Ela demora um pouco mais também pra carbonatar.

Eu só usei da primeira vez... depois usei sempre açúcar normal.

Abraço!
 
Valeu Guenther !!

Vou tentar com açúcar normal da próxima vez, para sentir a diferença.

Abraço!
 
Galera...

Na 1º brassagem coloquei o açucar invertido direto no balde e mexi com a colher...as garrafas não ficaram bem homogenias..nesta brassagem que queria colocar o priming direto nas garrafas com seringa, minha duvida é..preciso de alguma manguerinha ou simplesmente posso colocar na seringa e joga dentro da garrafa? Vou envasar em garrafas de 600ml, vou colocar 6ml por garrafa
 
Galera...

Na 1º brassagem coloquei o açucar invertido direto no balde e mexi com a colher...as garrafas não ficaram bem homogenias..nesta brassagem que queria colocar o priming direto nas garrafas com seringa, minha duvida é..preciso de alguma manguerinha ou simplesmente posso colocar na seringa e joga dentro da garrafa? Vou envasar em garrafas de 600ml, vou colocar 6ml por garrafa
Isso aconteceu por um único motivo: não se deve misturar A CADA na CERVEJA, e sim, a CERVEJA na CALDA.

O que ocorre quando temos qualquer coisa rica em açúcar que está derretida, como uma calda, ou chocolate derretido, e deixamos pingar em uma superfície fria ou líquido frio? Ela cristaliza na hora.

Agora, se temos uma calda quente, e vamos misturando um líquido frio, o que acontece? A calda vai diminuindo sua temperatura gradualmente, sua concentração de açúcar vai diminuindo gradualmente, e....... nada cristaliza.

Por isso a recomendação geral de pegar outro balde, limpar, sanitizar, colocar a calda ainda quente dentro (sem esperar esfriar) e transferir a cerveja por cima da calda, mesmo que esteja gelada, e depois dar mais uma misturada.

Dessa forma, é 100% garantido, e muito melhor e mais preciso do que ficar se preocupando em quantos ml ou gramas colocar em cada garrafa, seginga, etc.

Muita gente diz: "ah, mas eu tinha problemas e passei a colocar garrafa por garrafa e não tenho mais"..... mas só tinha problemas porque fazia da maneira incorreta.

É o mesmo exemplo que já citei inúmeras vezes aqui no fórum: digamos que vc tem uma tarefa de fazer suco utilizando água e suco em pó em 50 copos, de vários tamanhos diferentes, qual maneira é mais fácil, e com menos chance de errar:

A) Ficar medindo mais ou menos quantos ML tem cada copo, medir a quantidade de gramas de suco a colocar nele, colocar, depois colocar água e misturar?

B) Pegar uma jarra grande, misturar todo o suco com toda a água, e simplesmente encher todos os copos sem se preocupar com o tamanho deles?

Obviamente, a maneira B leva vantagem em absolutamente tudo.

Abraço,
 
Guenther...não tenho outro balde para despejar a calda, sem problemas em fazer na panela de brassagem mesmo?

Qual o cuidado que tenho que ter para não oxidar a cerveja?

Abraço!
 
Guenther...não tenho outro balde para despejar a calda, sem problemas em fazer na panela de brassagem mesmo?

Qual o cuidado que tenho que ter para não oxidar a cerveja?

Abraço!

Use uma panela um pouco maior, então pela torneira do balde vai extraindo cerveja para dentro da panela com priming e mexendo. Então depois você pode adicionar esse prime já homogenizado no balde por cima e mexer bem, sem agitar muito para não oxigenar a cerveja.

Dessa forma a própria cerveja gelada vai equalizar a temperatura, sem problemas de cristalização...
 
Já não é melhor usar o prime homogenizado da penale para envasar as garrafas ao inves de ficar mudando mto a cerveja?
 

Latest posts

Back
Top