Priming weiss com frutas vermelhas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leoaziani

Active Member
Joined
Jul 7, 2020
Messages
25
Reaction score
2
Location
Ribeirão Preto
Pessoal estou fermentando uma weiss e pretendo adicionar frutas vermelhas na etapa de maturacao. como faço priming na garrafa, aguem saberia me dizer quanto reduzir de açúcar/litro? A receita pede 8g/litro. Penso que 5g/litro nessa leva que sera adicionado as frutas vermelhas ficaria numa faixa adequada, visto que andei pequisando e encontrei q deve ser feito uma reducao do acucar no priming de 25 a 50% quando se tem adicao de frutas. Alguma sugestão?
 
Boa tarde, @Leoaziani! Se por maturação você quer dizer elevar um pouco a temperatura de fermentação por uns dias, então você pode deixar as leveduras consumirem todo o açúcar das frutas e fazer o priming normalmente. Se por maturação você quer dizer cold crash, então além de poder explodir algumas garrafas, sua cerveja pode ficar doce e enjoativa.

Na seção "Iniciantes" há alguns tópicos fixos que tratam do seu caso. Sugiro que todos os membros novos leiam os tópicos fixos. Eles são ótimos para aprender com maior profundidade. As postagens mais antigas desse fórum, de modo geral, trazem informações mais profundas.
 
@Zé_Nascimento obrigado meu amigo.
Caso eu decida fazer um teste em uma pequena quantidade da leva (2 litros), na sua opiniao seria interessante separar essa quantidade do balde fermentador pós fermentacao primaria colocar a fruta na proporcao e seguir com mais sete dias com uma temperatura pouco acima de 21°c (que foi a temperatura de fermentação) e depois fazer o cold crash?
 
Pessoal estou fermentando uma weiss e pretendo adicionar frutas vermelhas na etapa de maturacao. como faço priming na garrafa, aguem saberia me dizer quanto reduzir de açúcar/litro? A receita pede 8g/litro. Penso que 5g/litro nessa leva que sera adicionado as frutas vermelhas ficaria numa faixa adequada, visto que andei pequisando e encontrei q deve ser feito uma reducao do acucar no priming de 25 a 50% quando se tem adicao de frutas. Alguma sugestão?
Olha! essa é pergunta difícil de se responder fora de um laboratório apropriado. Sugiro, que com espectrômetro manual, meça o grau BRIX das frutas antes de coloca-las na massa líquida, assim podes fazer uma estimativa do teor de açúcar que vais dar para o prime. Se tiveres uma centrífuga e\ou processador de alimentos, extraia o suco e veja o teor de açúcar(BRIX), considerando esse teor, por regra de três, obterás a quantidade de açúcar do suco.
Depois tenho para te dizer por experiência própria, que foi um chopp de vinho que fiz, nele adicionei sucos de frutas, sem açúcar, pelo menos nos rótulos não tinham, somente o das frutas, pois bem, de um dia para o outro o prime estava pronto, depois de um dias as garrafas eram quase que bombas.
Normalmente frutas vermelhas são mais ácidas com menos açúcar como as uvas e as maçãs; eu usaria de cautela, mediria o BRIX e faria um experimento com meia dúzia de garrafas, para no futuro, fazer com segurança e a certeza de poder repetir a receita.
Quais são as frutas que pretendes usar?
Se possível, depois coloca os resultados para vermos.
 
Apos ver uma dezena de videos explicativos, vou fazer o teste com 2 litros, adicionando 300gr de frutas vermelhas (comprei um pacote congelado) ao fim da fermentacao seguirei com esses 2 litros ja com adicao de frutas por mais 7 dias na mesma temperatura de fermentacao, terminado os 7 dias irei fazer o cold crash e o envase e priming na quantidade (g/l de acucar) original da receita. Na esperança que as leveduras tenham consumido o açúcar da fruta. Depois posto o resultado, obrigado pelos esclarecimentos
 
Apos ver uma dezena de videos explicativos, vou fazer o teste com 2 litros, adicionando 300gr de frutas vermelhas (comprei um pacote congelado) ao fim da fermentacao seguirei com esses 2 litros ja com adicao de frutas por mais 7 dias na mesma temperatura de fermentacao, terminado os 7 dias irei fazer o cold crash e o envase e priming na quantidade (g/l de acucar) original da receita. Na esperança que as leveduras tenham consumido o açúcar da fruta. Depois posto o resultado, obrigado pelos esclarecimentos

Cara eu já usei abacaxi, laranja, carambola e maracujá, mas nunca frutas vermelhas, mas a regra é deixar fermentar, se vc colocar já em baixa temperatura, vai dar ruim.

Eu coloco na secundária, após ter quase chegado na FG, daí aumenta a temperatura, e deixa fermentando até chegar na FG, nas vezes que fiz a atividade do airlock que já era quase nula, volta forte ...

Se não deixar fermentar deixa as garrafas na geladeira :)
 
@Leoaziani caso você compre uma fruta processada (polpa) geralmente vem uma tabela nutricional na embalagem, caso tenha verifique a quantidade de açucares/carboidratos e desconte esse total do primming.

Caso use fruta in natura, pesquisa no google a tabela nutricional, e repita o mesmo processo.

Por segurança, após acompanhar a carbonatação e ela finalizada conforme seu gosto, manda pra geladeira!
 
Back
Top