Priming ou carbonatação forçada nas Lages?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dufabel

New Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
4
Reaction score
0
Estou fazendo uma Bohemian Pilsener e depois de fazer tudo conforme dita a regra, decocção, inoculação a baixa temperatura e mais de 40 dias de maturação, chegou a hora de engarrafar e ouvi dizer que priming no caso das Lages é desaconselhado.
Qual seria minha solução para fazê-la sem comprometer o resultado final?
 
Estou fazendo uma Bohemian Pilsener e depois de fazer tudo conforme dita a regra, decocção, inoculação a baixa temperatura e mais de 40 dias de maturação, chegou a hora de engarrafar e ouvi dizer que priming no caso das Lages é desaconselhado.
Qual seria minha solução para fazê-la sem comprometer o resultado final?

Eu discordo da alegação.Engarrafei uma Bohemian Pilsner há menos de 2 semanas,depois de um lagering de 30 dias a 0ºC, e estou já bebendo minha cerveja com boa carbonatação.
Isso se sua preocupação for mesmo essa,porque foi o que eu entendi do relato.
 
Acho que o problema é quando as pessoas fazem aqueles lagerings prolongados, de 3, 4 meses, e aí talvez sobre pouco fermento pra fazer o priming.

Não acho que você vá ter problemas com isso nesse caso.
 
Estou fazendo uma Bohemian Pilsener e depois de fazer tudo conforme dita a regra, decocção, inoculação a baixa temperatura e mais de 40 dias de maturação, chegou a hora de engarrafar e ouvi dizer que priming no caso das Lages é desaconselhado.
Qual seria minha solução para fazê-la sem comprometer o resultado final?
Bom dia cervejeiro,

Concordo com Raisoshi,
mas se vc quizer tirar as últimas duvidas....

Na hora de engarrafar, prepare o açucar dissolvido em água. Calcula a quantidade da leva completa. Coloca a solução numa panela. Na hora de decantar deixe a mangeira, um pouco mais descendo para pegar um pouquinho da levedura que fica bastante no fundo do balde. Se vc ver um pouquinho de levedura ficar junto com a solução, pode levantar a mangeira e tirar agorar o resto limpo.
Finalmente, mexa lentamente com uma colher grande a leva para misturar a soluçao de açucar com a parte da levedura e aleva. Isso é importante para obter um bom resultado em todas as garafas de igual modo.

Abraço
 
Que ótimo saber que estou no caminho certo, pois depois de todo tempo e trabalho em cima desta breja, ainda ter um resultado comprometido na reta final estava me deixando incomodado.
Obrigado à todos pela contribuição.
 
Estou fazendo uma Bohemian Pilsener e depois de fazer tudo conforme dita a regra, decocção, inoculação a baixa temperatura e mais de 40 dias de maturação, chegou a hora de engarrafar e ouvi dizer que priming no caso das Lages é desaconselhado.
Qual seria minha solução para fazê-la sem comprometer o resultado final?
O que eu te recomendo é........ tu disseste que "ouvi dizer que pra lager é desaconselhável".

A pessoa que te disse isso, ao vivo ou escrevendo:

- Explicou claramente os motivos ou a teoria dela? Fez sentido, de verdade?
- Citou bibliografia?

Se nenhum dos casos anteriores é verdadeiro, simplesmente ignore completamente quem te disse isso, e siga a técnica que acha mais apropriada BASEADO nas tuas teorias que pelo menos façam sentido pra ti, ou...... nas bibliografias.

Um grande problema no homebrewing brasileiro não são os que dão opiniões que não tem base científica.......... o problema é que quando damos uma opinião assim, precisamos explicar a nossa tese por trás disso.

Ou seja, ou a pessoa explica sua própria tese, ou explica a tese de outro (bibliografia). Só que no Brasil, o mais clássico, e que me deixa LOUCO da vida, é esse tipo de opinião: "eu prefiro assim porque acho melhor e nunca tive problemas".

"Nunca tive problemas" é algo extremamente subjetivo. Já vi diversas pessoas me apresentarem cervejas que estavam com problemas sérios, e elas achavam perfeitas. Assim como quando eu comecei, que achava minhas cervejas perfeitas, e hoje vejo que elas tinham problemas. :)

Abraço,
 
Obrigado,Guenther!

Esta afirmativa partiu de um integrante de um grupo de cervejeiros no WhatsApp que participo e somente um que se pronunciou discordando desta afirmativa, relatando por experiência própria que não haveria contra indicação em se fazer o priming na cerveja Lagers.
Realmente não consegui nenhuma informação que pudesse desaconselhar o procedimento, e então postei aqui minha dúvida.
Agradeço os comentários de todos e como envasei hoje, quando refermentar volto para colocar minha opinião sobre o resultado.

Abraço
 
Olá pessoal!
Como havia falado estou voltando aqui para dizer como ficou a Bohemian Pilsener que fiz com o uso de priming para refermentação.
A cerveja ficou muito boa, com boa carbonatação com espuma abundante e persistente. Quanto ao aroma e sabor muito boa também, acredito por conta do uso do Saaz, bem equilibrado com o malte.
Se não fosse pelo tempo dispensado na produção e maturação estaria na minha lista das próximas brassagens.
Mas pretendo fazê-la novamente no futuro, só que antes vou voltar para as Ales.
 
Bom dia, algumas duvidas a respeito do priming da lager, se alguem puder me ajudar:
Além do prime, devo adicionar uma quantidade de fermento junto? (se sim quanto?)
Qual deve ser a faixa de temperatura para deixar carbonatando? (nas ales tenho deixado a 16, mas ouvi dizer que pra lager nao é bom)
Lagers devem sair do refrigerador para o copo, nunca deixar a garrafa em temperatura ambiente (verdade ou mito?)
Enfim, aceito sugestoes, muito obrigado:)
 
Back
Top