Primeiro Equipos - Qual o melhor?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

inl0ad

Member
Joined
Aug 25, 2014
Messages
13
Reaction score
2
Salve hopheads, sou super novo nessa arte e super animado pra fazer minha primeira breja. Li o livro do palmer em um dia :p

De qualquer forma, preciso dar o primeiro passo e me deparei com inúmeras possibilidades de equipamentos para começar. Estava até pensando em começar com extratos, mas lendo frustrações neste fórum, e depois de algumas dicas de um amigo homebrewer, resolvi investir um pouco mais e já adquirir algo que já possa trabalhar com grãos.

Fiz uma lista de possíveis equipamentos que gostaria de comprar e gostaria da opinião de vocês em qual sentido devo proceder:

http://alquimiadacerveja.com.br/cervejaria_em_casa/cervejaria_em_casa_dortmund/cervejaria_em_casa_dortmund_10_litros - Esta era primeira opção, e quase comprei. No entanto, lendo alguns relatos aqui, fiquei em dúvida na qualidade da Alquimia ...

http://loja.lamasbrewshop.com.br/kits-de-fabricacao-de-cervejas/kit-de-equipamentos/kit-basico-de-fabricac-o-de-cerveja-20l-lamas.html - Esta, no geral, me parece a opção mais segura. No entanto o custo/benefício, a primeira vista, não me agrada. O ponto positivo é que campinas fica perto de onde moro, e esta é a opção de maior capacidade (20L).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-579618500-kit-equipamento-completo-cerveja-artesanal-10l-c-moedor-_JM - Eu, como rato de internet, consegui achar este kit no mercado livre. 1000 dilmas num moedor, duas panelas, um fermentador, bomba, densímetro, chiller e insumos pra primeira IPA. A reputação do vendedor é boa, no entanto nao quero investir tanto em algo que venha a ser uma cilada (CORRE BINO!).

http://loja.lamasbrewshop.com.br/kits-de-fabricacao-de-cervejas/kit-para-5-litros-1/kit-basico-de-fabricacao-de-cerveja-5l-lamas.html - E ainda tem o kitizinho da lamas, que pode servir de starter pra ver se realmente quero começar este hobby.

E uma última dúvida é relação ao 'esquentamento' da parada: Um fogão de cozinha de quatro bocas dá conta? Entrando mais num mundo tec, meu amigo posso uma placa térmica que pode ser contralada, seria uma boa para esquentar o mosto?

EDIT: Outra duvidazinha: Preciso, necessariamente, para Ales, controlar a temperatura de fermentação? O palmer, por exemplo, diz que se armezar o fermentador entre 18 e 26, já o suficiente. O topico para newbees aqui diz que não. Aí bateu a duvida

Muito obrigado desde já. Cheers!
 
Respondendo só a última dúvida sobre temperatura...

Tu podes usar somente água da torneira sem filtrar pra fazer cerveja? Pode. É o melhor? Não.

É o mesmo caso... tu podes fazer cerveja sem controle? Pode. Umas vão sair ruins, outras boas. Pra fermentar sem controle e ter cerveja boa na grande maioria dos casos, tem que se puxar muito pra resfriar a cerveja depois da fervura até ela ficar ali nos 16.. 17 graus... assim tu garante temperatura baixa de fermentação nos primeiros dias... os mais críticos.

Abraço,
 
Cara,

Não sei se a maioria é como eu, mas desde que comecei a fazer cerveja ja pensei em mudar meu equipamento umas 15x..

Nessa linha, principalmente por vc ter um fogão pequeno, te recomendaria um kit de 5L ou 10L dependendo de onde tem pra amarzenar cerveja.

Um de 20L nesse fogão vai levar seculos a ferver e te dar muito trabalho.

E acredito que daqui a um tempo, vc vai se interessar por equipamentos melhores, inox etc, e essas panelas vão ser uma duplicidade.. já as menores, vc vai poder guardar pra brassagens mais rápidas, pequenas, ou testes de cerveja sem gastar muito insumo. Sendo meio que um equipamento complementar.

No começo ainda, uma panela pequena te mais chances para experimentos, visto que as levas são bebidas mais rápido, não ocupam muito espaço, etc..
pq uma das piores coisas é não poder fazer a próxima leva por não ter onde armazenar haha.

Eu, hoje, se fosse começar de novo, compraria uma espagueteira de 3 partes de inox de 8L (na americanas ta 250) + uma conexão de inox, e faria a minha panela já do melhor material pra durar a vida toda. Além de boa, ocupa pouco espaço no seu fogão, ja segue o esquema de cesto interno, e te da economia pq não precisa de chiller ja que da pra resfriar na pia, mais uma economia no inicio tanto de grana, trabalho, como de sujeira.

Se comprar de 15L (pra fazer 10) de alumínio, vai precisar de duas.. vai te deixar bem apertado ai, tanto no fogão, como pra resfriar, vai custar mais caro e logo logo vc não vai usa-las pois competem muito com as de 20L.

E dois fermentadores de 5L cabem em qualquer lugar que um de 10L.

O resto do equipamento é indiferente pro tamanho da brassagem.. o foco mesmo são nas panelas.

ex: de panela que recomendei:
http://www.americanas.com.br/produto/119822423/espagueteira-em-inox-8l-br-home

Espero ter ajudado.
abs!!
 
Eu também fui como você Luccasm. Mudei diversas vezes.

Comecei com um KIT, de um site chamado cervejando, gastei uma nota e depois de poucas brassagens já comecei a alterar ele. Comprei uma bomba, fundo falso.

Depois fiz um sistema com 3 kegs, usei por um bom tempo, mas manusear aquelas panelas pesadas estava acabando com as minhas costas.

Fui morar fora e comprei uma panelinha eletrica de 7 litros. E fiz com extrato de malte.

E agora estou com a braumeister para levas grandes e faço oportunamente levas de 5L no BIAB e a panelinha eletrica.

Eu acho que no começo a melhor dica é fazer mais vezes em menor quantidade:
1) é mais barato
2) se errar você perde menos
3) por mais que digam o contrario da sim menos trabalho, panelas menores e menos coisa pra limpar

Acabei de ensinar dois amigos a fazer, um foi nos 20 litros pela sede haha e o outro foi nos 5L. O que foi nos 20L ta na segunda leva e ainda apanhando com algumas coisas, o que foi nos 5L ta na sexta leva e já ta navegando sozinho.
 
Cara, meu equipamento é para 45l finais. Uso panelas de 52 litros há 2 anos. Até instalar minhas resistências nas panelas há três meses sempre usei o fogão de cozinha de 4 bocas mesmo, usando as 4 bocas acesas ao mesmo tempo. Dá pra usar sem problemas.

Acho arriscado comprar o kit de 5 litros pra testar se você quer fazer, pois se você realmente gostar, em muito pouco tempo vai querer aumentar a produção.

Eu compraria um kit de 20 litros de início. Ou melhor ainda, compraria tudo separado e montaria meu kit eu mesmo. Acho mais legal ainda! rs

Faço cerveja há dois anos sem controle de temperatura. Em algumas já senti muito forte os pontos negativos disso, em outras menos, mas eles sempre estiveram lá. Se você tem como começar já com uma geladeira/freezer para controlar a temperatura sem dúvida é melhor. Se não tem como, não deixe de começar por causa disso, mas tenha em mente que deve ser uma das suas próximas aquisições.

Quanto à placa termica, a resposta "pode ou nao pode" depende muito das características dela. O ideal é sempre descomplicar. Fazer cerveja dá trabalho, e quanto mais simples e descomplicado for seu processo, melhor (não confunda simplicidade com desleixo! rs). Comece no fogão da cozinha, mais pra frente instale uma resistência na panela caso queira mudar a forma de aquecimento. É o que a grande maioria faz, e faz com sucesso!

No mais, seja bem vindo! Garanto que você vai gostar do hobby! Ainda não ouvi dizer em alguém que começou a fazer cerveja em casa e parou porque não gostava! rs

Grande abraço!
 
Hahahaha acho que fiquei um pouco mais confuso

Luccasm e leosardinha, achei interessante o ponto de vista de vocês. Mas o custo/beneficio do kit starter 5L da lamas não seria melhor? Ele já vem com a panela com torneira e bazooka, além de outras coisas importantes como arrolhador, fermentador, termometro, etc. Entendo que o INOX é melhor que o alumínio, mas nesta escala é realmente necessário? Do mais, acho que to pendendo pra esta sardinha, visto a flexibilidade, simplicidade e facilidade que ela traz com um custo não tão alto.

Guilherme muito obrigado pelo incentivo. Também tava em dúvida entre 10L e 20L e conclui que é melhor eu partir pros 20L (ou mais) quando for mais experiente, e acho que a aquisição do kit de 20L pode ser feita depois, visto que ainda sou estagiário e o dinheiro é algo valioso pra investir grande num hobby que ainda não tenho nenhuma experiência.

Fica o agradecimento a todos que me responderam até agora, fico muito feliz em ver a proatividade em ajudar o proximo neste fórum. Vou retribuir algum dia :)
 
Hahahaha acho que fiquei um pouco mais confuso

Luccasm e leosardinha, achei interessante o ponto de vista de vocês. Mas o custo/beneficio do kit starter 5L da lamas não seria melhor? Ele já vem com a panela com torneira e bazooka, além de outras coisas importantes como arrolhador, fermentador, termometro, etc. Entendo que o INOX é melhor que o alumínio, mas nesta escala é realmente necessário? Do mais, acho que to pendendo pra esta sardinha, visto a flexibilidade, simplicidade e facilidade que ela traz com um custo não tão alto.

Guilherme muito obrigado pelo incentivo. Também tava em dúvida entre 10L e 20L e conclui que é melhor eu partir pros 20L (ou mais) quando for mais experiente, e acho que a aquisição do kit de 20L pode ser feita depois, visto que ainda sou estagiário e o dinheiro é algo valioso pra investir grande num hobby que ainda não tenho nenhuma experiência.

Fica o agradecimento a todos que me responderam até agora, fico muito feliz em ver a proatividade em ajudar o proximo neste fórum. Vou retribuir algum dia :)

inl0ad,

Acho que vale a pena o kit do lamas sim, da pra comprar as coisas mais barato por fora? até da mas ai depende mto se vc tem tempo e paciencia pra ficar ficar caçando as coisas em lojas de cozinha e na china.

Esse meu amigo que faz 5L comprou o do Lamas e não se arrepende.
 
Eu faço cerveja com uma panela de 15 litros da Alquimia, mas me arrependi de ter comprado essa. Se pudesse voltar no tempo, eu teria comprado uma espagueteira de 8 litros e faria levas de 5 mesmo sem lavagem nem nada, podendo fazer uma produção em 3-4 horas, inclusive podendo fazer duas levas em um único dia.

Até hoje ainda cogito comprar um equipamento de 5 litros por causa da falta de espaço, mas acho que vou acabar comprando uma panela de 22 litros e seguir fazendo levas de 10, mas com mais folga.

Abraços!
 
Cara, meu primeiro equipamento foram panelas feitas com barril de chopp. Na época deu muito trabalho montar td, furar, conseguir as conexões, cortar os barris e td mais, ainda mais pra mim, que tinha só uma furadeira.
Vendi o equipamento para um amigo, faço cervejas com ele eventualmente, e parti para levas de 7L.
Atualmente estou montando outro equipamento onde farei até 60L, mas de alumínio.
Na minha opinião vc deveria montar seu equipamento. Sai mais barato, você tem a oportunidade de escolher cada item e de quebra aprende como tudo funciona.
Acho que maior que o trabalho, foi o prazer de fazer o equipamento, aprender, corrigir os erros, e no final fazer cerveja exatamente como eu queria.

Abraço!
 
Eu to montando meu equipamento aqui, peça a peça, resolvi não pegar esses kits prontos por achar o preço um pouco alto e super dimensionados pras minhas intenções, pretendo fazer levas de no máximo 10L, pois quero variedade e qualidade, como disse o camarada da confraria do galão: quero fazer cerveja e ver TV ao mesmo tempo!
Sem querer desmerecer os kits pronto à venda, mas achei esses preços um tanto salgados, não gastei 300 conto e já comprei praticamente todo o equipamento necessário pra começar e no final terei um kit pra 10L pelo preço de um kit de 5L.
Se quiser tenho a planilha com uma pequena pesquisa de preços que fiz e mais alguns detalhes do que já montei aqui no link:

https://www.dropbox.com/s/n1oz7b7vqx3n50x/planilha home brew Allan.xlsx?dl=0

Dá pra economizar algum dinheiro e ter um bom equipamento e com a economia pode-se investir em outros equipamentos!
 
Eu faço cerveja com uma panela de 15 litros da Alquimia, mas me arrependi de ter comprado essa. Se pudesse voltar no tempo, eu teria comprado uma espagueteira de 8 litros e faria levas de 5 mesmo sem lavagem nem nada, podendo fazer uma produção em 3-4 horas, inclusive podendo fazer duas levas em um único dia.

Até hoje ainda cogito comprar um equipamento de 5 litros por causa da falta de espaço, mas acho que vou acabar comprando uma panela de 22 litros e seguir fazendo levas de 10, mas com mais folga.

Abraços!

Cara, eu fiz exatamente a mesma coisa.
Meu primeiro Kit foi um de 15 litros da alquimia, que fica na casa dos meus pais no interior.
Depois comprei a espagueteira de 8L que uso no meu apartamento em SP que não tem muito espaço na cozinha. E vou te falar, quebra um galhão!

Agora vou montar um automatizado de 50L, mas esse lá no interior tb.. aí, ele vai servir tanto pra 40L, 20L ou 10L.. as panelas, ja ja vou vender.
 
Hahahaha acho que fiquei um pouco mais confuso

Luccasm e leosardinha, achei interessante o ponto de vista de vocês. Mas o custo/beneficio do kit starter 5L da lamas não seria melhor? Ele já vem com a panela com torneira e bazooka, além de outras coisas importantes como arrolhador, fermentador, termometro, etc. Entendo que o INOX é melhor que o alumínio, mas nesta escala é realmente necessário? Do mais, acho que to pendendo pra esta sardinha, visto a flexibilidade, simplicidade e facilidade que ela traz com um custo não tão alto.

Guilherme muito obrigado pelo incentivo. Também tava em dúvida entre 10L e 20L e conclui que é melhor eu partir pros 20L (ou mais) quando for mais experiente, e acho que a aquisição do kit de 20L pode ser feita depois, visto que ainda sou estagiário e o dinheiro é algo valioso pra investir grande num hobby que ainda não tenho nenhuma experiência.

Fica o agradecimento a todos que me responderam até agora, fico muito feliz em ver a proatividade em ajudar o proximo neste fórum. Vou retribuir algum dia :)

Cara, sim, acho sim bem viavel comprar esse kit.. 350 reais não é nenhum absurdo.. (antigamente a o de 5L da lamas eram espagueteiras de inox, eles mudaram agora).

E por ser inicial, não muda muito você montar o seu próprio, porque são poucas peças e de valores baixos. O que vc ganha de economia, vc gasta em frete comprando de 4 lojas diferentes, pq o sedex hj ta bem caro, pode simular que vc vai ver.

Se fosse um kit de 20L, de 1500 reais, ai sim te indicaria quebrar a cabeça comprando fracionado.
E se pesquisar, vai ver que os preços da lamas são bons, entre os mais baixos.

Resumindo.
Manda ver nesse de 5L! depois manda a foto ai pra gente ver como é..

Abs!!
 
mord4z - you, sir, have my like! :mug::rockin: valeu por compartilhar.

Bom, eu ainda acho que vou partir pro starter kit da lamas. Só estou ponderando qual a primeira leva que vou fazer e se adiciono mais um fermentador no pedido.

Entendo que se buscar item por item, tanto no ML, quanto nas lojas locais e virtuais, acabarei com um kit mais robusto e barato. No entanto acho viável e pagável agora a praticidade de comprar um kit completo, que vai me dar menos trabalho e em qual posso confirmar (não vi reclamações da Lamas aqui até agora). Mas.... se um dia eu vier a expandir este hobby, com ctz montarei meu kit eu mesmo.

Ppl, obrigado mesmo pela atenção que foi me dada neste tópico!
 
Guilherme muito obrigado pelo incentivo. Também tava em dúvida entre 10L e 20L e conclui que é melhor eu partir pros 20L (ou mais) quando for mais experiente, e acho que a aquisição do kit de 20L pode ser feita depois, visto que ainda sou estagiário e o dinheiro é algo valioso pra investir grande num hobby que ainda não tenho nenhuma experiência.

Cara, realmente se a grana está apertada, vai no de 5 litros.

Eu mencionei ir direto pra um de 20 porque não tinha visto que o Lamas reduziu o valor do kit de 5l deles.

Antes quando era em espagueteira de inox era quase 3x o preço que está hoje, e ai não valeria a pena. Por R$ 390,00 com panela de aluminio acho que tá um preço ótimo!

Abraços!
 
mord4z - you, sir, have my like! :mug::rockin: valeu por compartilhar.

Bom, eu ainda acho que vou partir pro starter kit da lamas. Só estou ponderando qual a primeira leva que vou fazer e se adiciono mais um fermentador no pedido.

Entendo que se buscar item por item, tanto no ML, quanto nas lojas locais e virtuais, acabarei com um kit mais robusto e barato. No entanto acho viável e pagável agora a praticidade de comprar um kit completo, que vai me dar menos trabalho e em qual posso confirmar (não vi reclamações da Lamas aqui até agora). Mas.... se um dia eu vier a expandir este hobby, com ctz montarei meu kit eu mesmo.

Ppl, obrigado mesmo pela atenção que foi me dada neste tópico!


Fermentador vc consegue montar sem gastar muito. Não recomendo comprar outro pronto.

Compra no proprio site da lamas:
1 balde alimenticio de 5 L
1 conexão pneumatica em "L"
1 torneira de filtro normal (pode comprar ate em mercado esta)

Com a conexão pneumática vc consegue colocar o airlock na lateral do fermentador, ou ao inves de comprar outro airlock coloca uma mangueirinha numa garrafa (bem mais em conta) que ai vc consegue empilhar um fermentador no outro.
(se comprar dois fermentadores, com airlock na tampa, vc perde espaço porque eles sempre vão ter que ficar um do lado do outro na geladeria.)

Seria algo assim.
http://www.cervejadacasa.com/products/balde-fermentador-com-airlock-lateral


abs!
 
Okay, aproveitando o tópico, mais uma última dúvida: faço um esforço e adquiro o densímetro já? Ou fico no teste do Iodo por ora?

Thanks :)
 
O teste do iodo é apenas para saber se o amido do malte foi convertido em açúcares fermentáveis. Já o densímetro é para medir a densidade da cerveja. Uma coisa não substitui a outra.

Eu recomendo fazer um esforço e comprar o densímetro.

Abraços!
 
Hahaha verdade. To meio perdido ainda nos processos.

Mas beleza, acho que seria um aquisição boa. Valeu
 
Cara, te recomendo um refratômetro.

Pra fazer teste com densímetro vc vai perder de 100 a 250ml a cada teste (dependendo do densimetro e proveta que comprar).
Um densimetro hoje ta 55? + 12 da proveta? 67 a 70 reais..

Compra um refratômetro no aliexpress ou DX e da um tempo pra chegar, é o mesmo preço e vc so perde algumas gotas.

http://www.dx.com/pt/p/portable-ref...gclid=CKbUoIrMuMACFSdk7AodbWAAXQ#.VACCHcVdX1Y

No mercado livre tem uns a 129 caso queira mais urgencia

Abs
 
Eu achei que fosse muito mais caro o refratometro, mas pelo visto não. Demoro, acho que este que vai ser.

Espero que chegue logo :)

Vlw mesmo galera
 
Desculpe por sequestrar seu post.. (e desculpe pelo meu Portugues!)

Sou de Australia e moro em Salvador, infelizmente nao tem nada aqui como loja de Home Brew e eu aqui querendo iniciar fazendo em casa mesmo, mas sem nocao de onde iniciar ou o que preciso em como montar..

Unica coisa eu sei e que eu quero mesmo so iniciar fazendo 5 a 10L maximo.

Vi o post sobre o Espagueteira no Americanas, pra mim eu acho isso muito caro.. e como vou preciso 2 ou 3 queria saber se tem problema em uso panela de Aluminio mesmo? Deve ser muito mais barato aqui na rua.

Outra coisa, se tenho equipimento por expemple panelas de 30 litros e um fermentador de 30 litros, eu ainda posso so fazer brasagems de 5 litros? tem alguma problema no fermentador com esse exesso de espaco?

Isso e so uma pergunta pq quero saber.. nao vou comprar nada tao grando por enquanto.. mas talvez se eu acho por um preco bom eu ja vou comprar panelas de tipo 20L sim, mas ainda quero uso varias fermentadores pequenas pra eu posso experimentar algumas tipos de cerveja.

Obrigado e desculpe pelo meu Portugues, espero que voces pode entender!! e se tem alguem esperto em fazer cerveja aqui em Salvador eu gostaria saber!!
 
Desculpe por sequestrar seu post.. (e desculpe pelo meu Portugues!)

Sou de Australia e moro em Salvador, infelizmente nao tem nada aqui como loja de Home Brew e eu aqui querendo iniciar fazendo em casa mesmo, mas sem nocao de onde iniciar ou o que preciso em como montar..

Bem vindo ao Fórum e ao Brasil, amigo.

Sou bastante iniciante na arte do homebrewing, mas espero poder ajudar.


Vi o post sobre o Espagueteira no Americanas, pra mim eu acho isso muito caro.. e como vou preciso 2 ou 3 queria saber se tem problema em uso panela de Aluminio mesmo? Deve ser muito mais barato aqui na rua.

Nenhum problema, muita gente (talvez a maioria) usa panelas de alumínio.

Outra coisa, se tenho equipimento por expemple panelas de 30 litros e um fermentador de 30 litros, eu ainda posso so fazer brasagems de 5 litros? tem alguma problema no fermentador com esse exesso de espaco?

Fazendo 5 litros em um equipamento para 30 litros não é o ideal, vai ser complicado controlar bem o processo de manter a temperatura, ferver sem caramelizar, etc... As perdas serão grandes e talvez você acabe com muito pouca cerveja. Já fazer 10 litros em equipamento para 20 litros fica bem mais tranquilo, creio eu.

Alguém mais experiente poderia dar a opinião sobre este ponto também...

Isso e so uma pergunta pq quero saber.. nao vou comprar nada tao grando por enquanto.. mas talvez se eu acho por um preco bom eu ja vou comprar panelas de tipo 20L sim, mas ainda quero uso varias fermentadores pequenas pra eu posso experimentar algumas tipos de cerveja.

Eu faço isso também, faço a cerveja e divido em fermentadores menores para poder fazer cervejas diferentes, faço 20 litros e divido em 2 fermentadores de 10, por exemplo.

Obrigado e desculpe pelo meu Portugues, espero que voces pode entender!! e se tem alguem esperto em fazer cerveja aqui em Salvador eu gostaria saber!!

Teu Português está muito bom, não se preocupe!

Você pode entrar em contato com a ACERVA Baiana (Associação dos Cervejeiros Artesanais) para encontrar o pessoal de Salvador:

http://www.acervabaiana.com.br/

Abraço e boa Cerveja!
 
Back
Top