Primeiro equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fisiowilliam

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
70
Reaction score
5
Ola amigos, este é meu primeiro post aqui no fórum, de 2 semanas para cá esta alquimia de fazer cervejas artesanais me pegou... Nunca fiz nenhum curso, nunca vi ninguem fazendo cerveja, ou seja, nunca nada....rsrsr
Ai ganhei 4 cervejas artesanais, experimentei e me apaixonei pelo sabor e pensei tenho que fazer tb... Comecei a ver aqui em minha cidade e cinheci duas pessoas que fazem... e uma delas me ofereceu um kit de 5 litros para começar a fazer...
O kit veio uma spagheteira de inox com tipo uma torneira, um pano para colocar os ingredientes dentro, uma pá, uma maquina de colocar tampinhas, um fermentador de 5 litros com airlock e um termometro.... Tudo de uma marca Lama.... Paguei R$ 250,00...
Agora as duvidas, se alguem puder me ajudar:
1- para este tamanho eu tenho que usar o aparelho para densidade e o teste do iodo?
2- tem mais alguma coisa necessaria?
3- alguem teria algum manual de como usar esta spagheteira?
4- alguem poderia me passar alguma receita para 5 litros? Para cinco litros seria apenas pegar a receita de 20 litros e dividir por 4?
5- sera que valeu ter pego este kit?
Obrigado a todos e me desculpem se as perguntas tiverem sido muito banais...
 
Willian,
Respondendo:
1. O densímetro (ou refratômetro) é importante independente do tamanho da produção. Mas para começar não precisa, espera tu sentir que ele te faz falta.
O teste do iodo é interessante fazer desde o começo, até por ser fácil de fazer e barato.
2. Com estes itens tu já faz cerveja. Começa a fazer que aos poucos tu vai ir percebendo o que faz falta e vai comprando.
3. Pelo que entendi esse é um kit BIAB (brew in a bag) dá uma pesquisada, é bem simples.
4. Isso, pega uma receita de 20 e divide por 4.
5. Kit iniciante basico, dependendo do teu objetivo vale a pena.
 
... Nunca fiz nenhum curso, nunca vi ninguem fazendo cerveja, ou seja, nunca nada....rsrsr
3- alguem teria algum manual de como usar esta spagheteira?

Eu também iniciei sem fazer curso, nem assistir palestra, nem nunca vi ninguém fazer cerveja! parabéns, é muito gratificante - no mínimo.
Mas de agora em diante tu não tens mais uma espagueteira, mas sim uma panela de mostura! Estude o seu método, os termos utilizados pelo homebrew e aproveite o fórum.

Prosit!
 
Acho esse kit interessante para começar e ver se vai gostar do hobby. Também para aprender o processo direitinho e fazer experiências sem medo de errar e ter que jogar maior quantidade de cerveja fora.

O grande incentivador das panelinhas é o Robson Vergílio.

Dá uma estudada no blog dele que tem todas as informações iniciais.
http://vergilio.wordpress.com/

Boa sorte e nos conte como está indo o progresso.
 
Obrigado a todos, este forum vai ser de extrema ajuda para mim e sinto que os membros são bem acessiveis a passar o conhecimento aos iniciantes....
FranciscoDS: Obrigado pelas respostas... uma duvida, como meu kit é pequeno, se eu usar o densimetro eu irei perder muito liquido correto?
Rohde: Obrigado pela dica.
fabianoccc: valeu pelo link e pode deixar assim que fizer a primeira cerveja vou comentando por aqui e todos os membros fiquem a vontade para me corrigir.....
 
Outra duvida que me surgiu... falam em fazer a lavagem/circulação dos grãos após a fervura, até o liquido sair mais claro... vi que se aquece um pouco de agua, cerca de 2 litros, em outra panela e vai jogando por cima, é isso? Mas com isso, meu kit é para 5 litros, se eu fizer isto jogar outros 2 litros em cima ele ficaria com 7 litros, cabe na panela, mas não deixaria o liquido... mais fraco? ou eu faço o procedimento utilizando apenas 3 litros e depois eu coloco mais dois?
Estou para comprar os primeiros insumos para a primeira cerveja, vcs aconselham comprar este kit ja pronto para 5 litros que vendem no lamas ou elaborar uma mais facil para um iniciante.... alguem teria uma receita, tipo, primeira cerveja para me passar a qtidade a ser comprada para os 5 litros?
Desde ja obrigado novamente....
 
Outra duvida que me surgiu... falam em fazer a lavagem/circulação dos grãos após a fervura, até o liquido sair mais claro... vi que se aquece um pouco de agua, cerca de 2 litros, em outra panela e vai jogando por cima, é isso? Mas com isso, meu kit é para 5 litros, se eu fizer isto jogar outros 2 litros em cima ele ficaria com 7 litros, cabe na panela, mas não deixaria o liquido... mais fraco? ou eu faço o procedimento utilizando apenas 3 litros e depois eu coloco mais dois?
Estou para comprar os primeiros insumos para a primeira cerveja, vcs aconselham comprar este kit ja pronto para 5 litros que vendem no lamas ou elaborar uma mais facil para um iniciante.... alguem teria uma receita, tipo, primeira cerveja para me passar a qtidade a ser comprada para os 5 litros?
Desde ja obrigado novamente....

William, também tenho um kit desses e comecei igual a você, sem nunca ter feito curso ou sem nunca ter participado ou visto nenhuma brassagem ao vivo (mas procure no youtube que você acha). Vamos às dúvidas:
1 - Sim, o densímetro você pode perder até 250 ml de mosto. Eu comprei um refratômetro ATM, que requer apenas algumas gotas. Porém, a leitura não é direta após o início da fermentação, devido a presença de álcool, se fazendo necessário o uso de fórmulas para converter a leitura. Ainda assim, para verificar se a fermentação acabou (três leituras sem mudança) ele é efetivo.
Existe também um mini densímetro, que requer 100ml ao invés de 250ml, porém só serve para cervejas com densidade inicial máxima de 1060.
2 - Nesse kit, a primeira coisa que aprendi foi que é necessário recircular constantemente, do contrário o mosto do fundo aquece bem mais que a cama de malte. Penso em adquirir uma bombinha de recirculação, mas no momento, o que faço é recircular manualmente mesmo. Uma boa aquisição para esse kit é um termômetro digital como esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-digital-lcd-uso-geral-com-sensor-externo-_JM
Você pode posicionar o sensor no buraco central da espagueteira de forma que ele leia a temperatura do líquido que está no fundo. Isso junto com a leitura do termômetro em cima da cama de malte já vai te dar uma boa noção de quando recircular.
3 - Esses tais 2 litros para jogar depois é o procedimento de lavagem. Ele ajuda a melhorar a eficiência, extraindo mais açucares ao final da brassagem. Sugiro que utilize um software para te fornecer a quantidade correta de água para lavagem, pois ela pode variar. Para saber se vai ficar "fraca" ou "forte", acompanhe a densidade ao fim da brassagem com o densímetro ou refratômetro, mas tenha em mente que as características da sua cerveja não dependem somente da densidade. Sendo direto, eu uso cerca de 6 litros na brassagem e depois faço lavagem com entre 1,5 a 2L.
 
Obrigado a todos, este forum vai ser de extrema ajuda para mim e sinto que os membros são bem acessiveis a passar o conhecimento aos iniciantes....
FranciscoDS: Obrigado pelas respostas... uma duvida, como meu kit é pequeno, se eu usar o densimetro eu irei perder muito liquido correto?
Rohde: Obrigado pela dica.
fabianoccc: valeu pelo link e pode deixar assim que fizer a primeira cerveja vou comentando por aqui e todos os membros fiquem a vontade para me corrigir.....
Exato William. Com o refratômetro só perde algumas gotas.
 
headphone: que bom que tem mais gente com um kit desses... pensei que era um dos poucos que comprava um kit pequeno desses e valeu pela dicas... uma uvida que ficou, vc começando com 6 litros e depois adicionando de 1e1/2 a 2 litros de agua... no final de todo processo ate colocar para fermentação vc tera uma média de 6 a 7 litros de cerveja?

FranciscoDS: valeu novamente... vou pesquisar um uco sobre este refratômetro....valeu!!!
 
headphone: que bom que tem mais gente com um kit desses... pensei que era um dos poucos que comprava um kit pequeno desses e valeu pela dicas... uma uvida que ficou, vc começando com 6 litros e depois adicionando de 1e1/2 a 2 litros de agua... no final de todo processo ate colocar para fermentação vc tera uma média de 6 a 7 litros de cerveja?

Não, William. Você perde volume na brassagem, fervura e resfriamento, tanto por evaporação quanto por trub. Eu chego na fermentação com no máximo 4,5L.
 
Ola, como iniciante, tenho lodo bastante sobre os equipamentos, ainda naão fiz nenhuma cerveja, estou com os equipamentos basicos para fazer a primeira, mas vi que todas as cervejas precisam ficar fermentando, tenho um freezer aqui e iria pedir para alguem instalar o termostato para mim... Mas gostaria de saber, todas as cervejas precisam deste controle de temperatura? Existe alguma tipo a primeira receita para o iniciante, que no caso eu possa colocar para fermentar dentro da geladeira, sem um controle de temperatura?
Valeu mais uma vez!!
 
Cara, de uma forma geral, (bem a grosso modo mesmo), comece então com uma Ale (Cerveja de alta fermentação), pode ser uma blond ale por exemplo que pode ser fermentada a temperatura ambiente nessa época ai em SP, nem geladeira precisará. Já que ela precisaria estar entre 18 e 25 graus, acho que a geladeira sem termostato gelaria demais.
 
mano, sou da confraria do galão! Loucos que fazem 5 litros... Pois com o trabalho que dá só louco. Se sua espagueteira não tem 7,2 no mínimo do mínino não compre. no final você terá no máximo 3,5 litros, ou seja, nem 10 long neck's. Pegar uma receita de 20 litros e dividir por 4 pode dar bem errado. Pois o nosso sistema é diferente... veja o vídeo do virgílio. [ame]https://www.youtube.com/watch?v=m4JTH2JGdtA[/ame] nem pense em ter um densímetro pois irá perder muita cerveja e não podemos nos dar a esse luxo fazendo 3,5 litros... refratômetro é essencial. Se não quiser gastar 150,00 pratas peça da china: http://pt.aliexpress.com/item/2013-...wing-Refractometer-RHB-32SATC/1215312805.html demora mas chega... vai gastar uns 80,00... se não quiser gastar com software pago, use um gratuito. Para começar faça uma ALE... Red Ale ou IPA... peça seus insumos no Lamasbrewshop pois lá vende 10g de lúpulo... 100 é muito para nós... segue uma receita de Red Ale:
0,95 kg Pale Malt (Weyermann) (3,3 SRM) Grão 1 94,2 %
0,06 kg Caraaroma (Weyermann) (178,0 SRM) Grão 2 5,8 %
2,0 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 17,0 IBUs
7,0 g Cascade [5,50 %] - Fervura 8,0 min Lúpulo 4 7,0 IBUs
0,5 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 5 -
 
mano, sou da confraria do galão! Loucos que fazem 5 litros... Pois com o trabalho que dá só louco. Se sua espagueteira não tem 7,2 no mínimo do mínino não compre. no final você terá no máximo 3,5 litros, ou seja, nem 10 long neck's. Pegar uma receita de 20 litros e dividir por 4 pode dar bem errado. Pois o nosso sistema é diferente... veja o vídeo do virgílio. https://www.youtube.com/watch?v=m4JTH2JGdtA nem pense em ter um densímetro pois irá perder muita cerveja e não podemos nos dar a esse luxo fazendo 3,5 litros... refratômetro é essencial. Se não quiser gastar 150,00 pratas peça da china: http://pt.aliexpress.com/item/2013-...wing-Refractometer-RHB-32SATC/1215312805.html demora mas chega... vai gastar uns 80,00... se não quiser gastar com software pago, use um gratuito. Para começar faça uma ALE... Red Ale ou IPA... peça seus insumos no Lamasbrewshop pois lá vende 10g de lúpulo... 100 é muito para nós... segue uma receita de Red Ale:
0,95 kg Pale Malt (Weyermann) (3,3 SRM) Grão 1 94,2 %
0,06 kg Caraaroma (Weyermann) (178,0 SRM) Grão 2 5,8 %
2,0 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 17,0 IBUs
7,0 g Cascade [5,50 %] - Fervura 8,0 min Lúpulo 4 7,0 IBUs
0,5 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 5 -

Muito obrigado amigo!!!!
 
Back
Top