Primeira Witbier - Onde errei?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xcezarx

Member
Joined
Sep 29, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Boa noite pessoal, primeiramente boa noite :) e indo direto ao ponto eu fiz minha primera Witbier sábado passado porém algo deu errado e como não consegui identificar (com certeza) onde errei, resolvi vir pedir ajuda aos Gurus do fórum, do qual leio bastante e me ajuda imensamente.

Pra começar a explicar o caso segue a receita que adotei pra fazer 10L:

1.1kg malte Pilsen
1.1kg Trigo não Maltado
125g Aveia em flocos.

12g Saaz aos 60min de fervura
10g coentro - 5 min
25g casca de laranja - 5 min.

Fermento T-58 (nao achei liquido a tempo da brassagem).

Rampas:
30min - 50 C
60min - 68 C
10min - 78 C (Sei que não precisa de MashOut, mas como sempre fiz, acabo mantendo)

Alguns pontos sobre a brassagem:
-Uso BIAB nas minhas levas de 10L;
-A moagem do malte e trigo foram feito no moedor de cereal, na mão pelo trigo ser mais durinho. (nunca consegui uma eficiência maior que 70% talvez devida a qualidade da moagem, talvez).
-Esquentei a água a 52C e adicionei todos os grãos, malte, trigo e aveia e a partir dai segui as rampas descritas acima.
-Não tive nenhum problema de entupimento durante a brassagem nem nada, foi linda nesse aspecto.

Problemas:
-Ao fim das rampas a cor do mosto era meio "cinza" parecia água suja, achei estranho mas como nunca tinha feito uma cerveja tão clara como Witbier achei que poderia ser normal.
-No final da brassagem, o OG ficou apenas em 1022, era esperado por volta de 1045, considerando uma eficiencia de 60%.

E ai veio minhas dúvidas do sobre "onde foi que eu errei"?
- Na primeira rampa (parada protéica) era pra ter adicionado o malte junto ou apenas o trigo e aveia?
- Errei tão feio assim na moagem pra não conseguir extrair quase açucar nenhum da receita?
- Por eu usar BIAB posso fazer uma moagem mais fina afim de tentar alcançar uma eficiência maior? (Li isso no post sobre BIAB)
- Deveria ter mantido a rampa de 68C por mais tempo?

Enfim, se puderem me dar um help, pretendo fazer mais uma Witbier pra mitigar o(s) erro(s) que cometi.

Desde já agradeço :)
 
Uso moagem normal pra biab e nunca tive essa diferença enorme na og, sempre bate as vez og fica até maior, não coloque suas fichas nisso
 
Ta estranho mesmo! A receita ta bonita, como você disse eu só aumentaria essa rampa de 68c para 90 min.

Sexta feira vou brassar um wit no BIAB também, a receita é bem parecida com a sua, posto os resultados aqui para gente comparar.


Abraços!
 
Essa Cerveja vai faltar muita Maltose.

Olha o diagrama do anexo
Acho tambem que a receita com essas rampas ficou estranho.

A moagem foi bem?

0% grao completo
um pouco da metade "Grobgries"
30% pedacinhos "Gries"
o resto como o trigo é mais fino
e a casca completa
 

Attachments

  • Maischediagramm Witbier.JPG
    Maischediagramm Witbier.JPG
    35.3 KB · Views: 338
Boa noite pessoal, primeiramente boa noite :) e indo direto ao ponto eu fiz minha primera Witbier sábado passado porém algo deu errado e como não consegui identificar (com certeza) onde errei, resolvi vir pedir ajuda aos Gurus do fórum, do qual leio bastante e me ajuda imensamente.

Pra começar a explicar o caso segue a receita que adotei pra fazer 10L:

1.1kg malte Pilsen
1.1kg Trigo não Maltado
125g Aveia em flocos.

12g Saaz aos 60min de fervura
10g coentro - 5 min
25g casca de laranja - 5 min.

Fermento T-58 (nao achei liquido a tempo da brassagem).

Rampas:
30min - 50 C
60min - 68 C
10min - 78 C (Sei que não precisa de MashOut, mas como sempre fiz, acabo mantendo)

Alguns pontos sobre a brassagem:
-Uso BIAB nas minhas levas de 10L;
-A moagem do malte e trigo foram feito no moedor de cereal, na mão pelo trigo ser mais durinho. (nunca consegui uma eficiência maior que 70% talvez devida a qualidade da moagem, talvez).
-Esquentei a água a 52C e adicionei todos os grãos, malte, trigo e aveia e a partir dai segui as rampas descritas acima.
-Não tive nenhum problema de entupimento durante a brassagem nem nada, foi linda nesse aspecto.

Problemas:
-Ao fim das rampas a cor do mosto era meio "cinza" parecia água suja, achei estranho mas como nunca tinha feito uma cerveja tão clara como Witbier achei que poderia ser normal.
-No final da brassagem, o OG ficou apenas em 1022, era esperado por volta de 1045, considerando uma eficiencia de 60%.

E ai veio minhas dúvidas do sobre "onde foi que eu errei"?
- Na primeira rampa (parada protéica) era pra ter adicionado o malte junto ou apenas o trigo e aveia?
- Errei tão feio assim na moagem pra não conseguir extrair quase açucar nenhum da receita?
- Por eu usar BIAB posso fazer uma moagem mais fina afim de tentar alcançar uma eficiência maior? (Li isso no post sobre BIAB)
- Deveria ter mantido a rampa de 68C por mais tempo?

Enfim, se puderem me dar um help, pretendo fazer mais uma Witbier pra mitigar o(s) erro(s) que cometi.

Desde já agradeço :)

Olá Cézar! Não tenho muita experiência com brassagens 100% grãos (uso BIAB tb mas com extrato e grãos) mas minha primeira Witbier 100%grão eu consegui alcançar uma O.G de 1040 e aprox. 7 litros de cerveja pronta. Usei 1kg de Pilsen e 500g de malte de trigo somente(sei q o recomendado é usar o não maltado, mas não virou uma Weiss). Enfim, pode ser sorte de iniciante, mas uma coisa q percebi no começo foi a mesma cor que vc disse, foi onde passei a esmagar e mexer o grain-bag com a pá cervejeira durante a mostura para facilitar a extração... Pouco tempo depois já tinha um mosto bem mais escuro. Fiz infusão única a 69°C e uma lavagem bem "gambiarra" que acabou dando certo - Tirei os grãos do grain-bag, joguei numa panela com uns 3 litros de água a 69°C, deixei um tempo, e depois coei o líquido de novo usando o próprio GB como coador para outra panela. Espremi o máximo possível de novo os grãos já coados e coloquei de volta para fazer a fervura. Medi a OG no fim de tudo 1.040 em cima... P.S: A moagem foi normal não foi fina.

Tive um problema com ela após a fermentação e ainda assim ficou boa...

Concluindo talvez tenha haver com falta de lavagem e extração durante o processo de mostura conforme exemplifiquei pela minha experiência... Posso estar errado, mas o trigo maltado q eu usei pode ter ajudado tb.

Abraço!
 
Foi sem lavagem?

Fiz lavagem sim @Raisoshi, embora eu use BIAB eu tenho 2 panelas (uma de nº22 de 10,3l que faço a brassagem e uma nº28 de 15L que faço a fervura), comecei a brassagem com 7L de água na panela de brassagem e fiz a lavagem com mais 10L quando passei pra panela maior pra fervura.
 
Ta estranho mesmo! A receita ta bonita, como você disse eu só aumentaria essa rampa de 68c para 90 min.

Sexta feira vou brassar um wit no BIAB também, a receita é bem parecida com a sua, posto os resultados aqui para gente comparar.


Abraços!

Opa Peter posta os resultados sim, eu pretendo fazer mais uma Wit em Outubro, irei aumentar a rampa pra 90min e vou dar uma redobrada de atenção na moagem, vamos ver o que acontece!!
 
Uso moagem normal pra biab e nunca tive essa diferença enorme na og, sempre bate as vez og fica até maior, não coloque suas fichas nisso

Foi minha 3ª Brassagem usando esse equipamento menor com BIAB e também não tive problema nas outras duas, mas foi a primeira vez que usei o trigo não maltado, talvez errei na moagem dele... Irei pesquisar mais sobre isso para a próxima, valeu!!
 
Fiz lavagem sim @Raisoshi, embora eu use BIAB eu tenho 2 panelas (uma de nº22 de 10,3l que faço a brassagem e uma nº28 de 15L que faço a fervura), comecei a brassagem com 7L de água na panela de brassagem e fiz a lavagem com mais 10L quando passei pra panela maior pra fervura.

Fly sparge mesmo ou foi batch? Com fly sparge de repente criou channeling e não lavou os grãos por inteiro, bem capaz devido a quantidade elevada de trigo e aveia.

Se foi batch eu não sei o que poderia ser.
 
Essa Cerveja vai faltar muita Maltose.

Olha o diagrama do anexo
Acho tambem que a receita com essas rampas ficou estranho.

A moagem foi bem?

0% grao completo
um pouco da metade "Grobgries"
30% pedacinhos "Gries"
o resto como o trigo é mais fino
e a casca completa

Oi MorenadeNuernberg, desculpa a ignorância mas não entendi o gráfico :(

O que sugere para as rampas? Meu pensamento foi o seguinte:
Como usei trigo não maltado e aveia em flocos fiz a parada protéica nos 50ºC por 30min, e dai parti pra "brassagem normal" 60min em 68ºC e o MashOut, que sei que não é necessário, por 10min em 78ºC.

A moagem do malte foi como sempre fiz, tento quebrar a casca mas não deixo fino.
O Trigo por ser mais durinho moí ele mais fino que o Malte, a aveia em floco não moí (creio que não precise).

Obrigado pela resposta :)
 
A primeira coisa que me vem à cabeça, depois de tudo discutido, é a temperatura. Eu acho 68 um mash alto para uma witbier (eu prefiro mais secas e refrescantes), mas se por acaso você passou um pouco disso, não vai ter as beta-amilases funcionando. Aliás, 60 minutos nesta temperatura é mais que suficiente para conversão completa.

Outro descuido pode ter sido na medição da OG. Está realmente muito baixa.
 
A cor que ela estava na fervura.
 

Attachments

  • IMG-20150926-WA0059.jpg
    IMG-20150926-WA0059.jpg
    108.2 KB · Views: 216
uma lavagem bem "gambiarra" que acabou dando certo - Tirei os grãos do grain-bag, joguei numa panela com uns 3 litros de água a 69°C, deixei um tempo, e depois coei o líquido de novo usando o próprio GB como coador para outra panela.
Cara, isso não é uma lavagem bem "gambiarra". É um batch sparge, só que mal feito. Dê uma pesquisada sobre este processo.
Ele é inclusive o mais indicado para filtros tipo Bazooka ou se resolver fazer lavagem no BIAB.
 
Cara, isso não é uma lavagem bem "gambiarra". É um batch sparge, só que mal feito. Dê uma pesquisada sobre este processo.
Ele é inclusive o mais indicado para filtros tipo Bazooka ou se resolver fazer lavagem no BIAB.

Fiz "malfeitamente" um "Batch Sparge" sem querer então! rsrsrs

Vou pesquisar sim... Acabo sempre lendo mais sobre processo "all-grain" e acabo esquecendo de procurar conhecimento sobre o que faço que é o BIAB... Foda...

Valeu pelo toque!

Abraço!
 
Fiz "malfeitamente" um "Batch Sparge" sem querer então! rsrsrs

Vou pesquisar sim... Acabo sempre lendo mais sobre processo "all-grain" e acabo esquecendo de procurar conhecimento sobre o que faço que é o BIAB... Foda...

Valeu pelo toque!

Abraço!

Cara, all grain e BIAB são coisas diferentes. All Grain só quer dizer que é uma cerveja 100% grãos, sem extrato.
BIAB é a forma de filtração.
Basicamente, os métodos tradicionais de filtragem são: BIAB, Bazooka e Fundo falso
Daí temos os sparges mais indicados para cada um deles:
BIAB - tradicionalmente, sem sparge. Se for usar sparge, o mais indicado é o batch, por se ter um ponto de coleta concentrado na válvula da panela, e consequentemente pequena área de filtragem
Bazooka - Pequena área de filtragem. Batch Sparge
Fundo Falso - Grande área de filtragem. Fly Sparge

Se der uma procurada no fórum, tem figuras ilustrando os diferentes filtros e formas de coleta do mosto na lavagem. Tem no livro do Palmer também.
 
que percebi foi o seguinte :
nao usaria aveia na witbeer 125g é para 20 litros nao para 10 litros muita aveia atrapalha .. caso queira para seus 10 litros use a metade 62g
a mostura : 40ºc por 10 min
45ºc por 10 min 50ºc por 10 min 65ºc por 30min e 70ºc 30min

achei muita laranja pra pouca cerveja eu colocaria no maximo 10g
coentro 7g
a não ser que vc goste ela bem codimentada mas aí é gosto pessoal
 
Boa noite pessoal, primeiramente boa noite :) e indo direto ao ponto eu fiz minha primera Witbier sábado passado porém algo deu errado e como não consegui identificar (com certeza) onde errei, resolvi vir pedir ajuda aos Gurus do fórum, do qual leio bastante e me ajuda imensamente.

Pra começar a explicar o caso segue a receita que adotei pra fazer 10L:

1.1kg malte Pilsen
1.1kg Trigo não Maltado
125g Aveia em flocos.

12g Saaz aos 60min de fervura
10g coentro - 5 min
25g casca de laranja - 5 min.

Fermento T-58 (nao achei liquido a tempo da brassagem).

Rampas:
30min - 50 C
60min - 68 C
10min - 78 C (Sei que não precisa de MashOut, mas como sempre fiz, acabo mantendo)

Alguns pontos sobre a brassagem:
-Uso BIAB nas minhas levas de 10L;
-A moagem do malte e trigo foram feito no moedor de cereal, na mão pelo trigo ser mais durinho. (nunca consegui uma eficiência maior que 70% talvez devida a qualidade da moagem, talvez).
-Esquentei a água a 52C e adicionei todos os grãos, malte, trigo e aveia e a partir dai segui as rampas descritas acima.
-Não tive nenhum problema de entupimento durante a brassagem nem nada, foi linda nesse aspecto.

Problemas:
-Ao fim das rampas a cor do mosto era meio "cinza" parecia água suja, achei estranho mas como nunca tinha feito uma cerveja tão clara como Witbier achei que poderia ser normal.
-No final da brassagem, o OG ficou apenas em 1022, era esperado por volta de 1045, considerando uma eficiencia de 60%.

E ai veio minhas dúvidas do sobre "onde foi que eu errei"?
- Na primeira rampa (parada protéica) era pra ter adicionado o malte junto ou apenas o trigo e aveia?
- Errei tão feio assim na moagem pra não conseguir extrair quase açucar nenhum da receita?
- Por eu usar BIAB posso fazer uma moagem mais fina afim de tentar alcançar uma eficiência maior? (Li isso no post sobre BIAB)
- Deveria ter mantido a rampa de 68C por mais tempo?

Enfim, se puderem me dar um help, pretendo fazer mais uma Witbier pra mitigar o(s) erro(s) que cometi.

Desde já agradeço :)

Minha opinião: faltou malte na receita.

Faço BIAB de 10 a 12 litros e costumo usar, no total, uma média de 2.800 a 3.200 gramas de grãos. Isso considerando uma eficiência de mais ou menos 65%.

Dá uma conferida na sua receita.
 
que percebi foi o seguinte :
nao usaria aveia na witbeer 125g é para 20 litros nao para 10 litros muita aveia atrapalha .. caso queira para seus 10 litros use a metade 62g
a mostura : 40ºc por 10 min
45ºc por 10 min 50ºc por 10 min 65ºc por 30min e 70ºc 30min

achei muita laranja pra pouca cerveja eu colocaria no maximo 10g
coentro 7g
a não ser que vc goste ela bem codimentada mas aí é gosto pessoal

Vou dar uma pesquisada no o que cada rampa dessa extrai dos grãos e ajusto minhas rampas .. valeu Paulo!! :D
Quanto a laranja e o coentro foi proposital mesmo, queria ela bem condimentada e bem puxada pro lado da laranja :)
 
Minha opinião: faltou malte na receita.

Faço BIAB de 10 a 12 litros e costumo usar, no total, uma média de 2.800 a 3.200 gramas de grãos. Isso considerando uma eficiência de mais ou menos 65%.

Dá uma conferida na sua receita.

Eu geralmente uso 2.5kg, mas creio que pela Wit ter um OG baixo e ser bem clara deu esse tanto no BeerSmith pra ficar dentro do padrões do estilo.
Simulei com 2.8kg de grão (50% pilsen / 50% trigo não maltado) e 65% de eficiência e todos os parametros sairam do padrão de uma Wit: Densidade/Cor/ABV. Mas posso ajustar tudo pra ficar no "limite" assim uso mais ingredientes e talvez chegue mais perto na próxima ... valeu :D :D
 
Esta composição de 50% malte 50% trigo crú é muito falada mas precisa um malte com muito poder diastásico para dar conta do recado, normalmente um 6 fieiras europeu. Acredito ser mais ideal a proporção 60% malte / 40% trigo não malteado... mesmo assim usaria um malte pilsen superior em poder diastásico, caso não seja possível ou preferível também dá para substituir um pouco do trigo não malteado por malte de trigo (algo como 60% malte de cevada, 25% de trigo não malteado, 10% de malte de trigo e 5% de aveia).
O trigo não malteado ou outros grãos não malteados precisam ter um tratamento diferente na brassagem (vide um tópico de "baixa eficiência").

Espero ter colaborado,
Boas cervejas!!!
 
Boa tarde xcezarx!

Conforme falei, no sábado de manhã brasei 5 litros de Witbier no BIAB.

A receita ficou assim:

700g de Malte pilsen
500g de grão de trigo(não maltado)
100g de aveia em flocos
4g de lupulo mittelfruh
Levedura M20
5g de semente de coentro
5g de casca de laranja in natura

Rampas
20 min 38º
20 min 48º
60 min 66º

Adições
2,5g Mittelfruh 60 min
1,5g Mittelfruh 15 min
5g de semente de coentro 5 min
5g de casca de laranja 5 min

Inoculei o fermento hidratado a 30º, aqui eu exagerei no fermento, fui colocando para hidratar no olhômetro e com certeza mandei umas 6g.

Está fermentando desde sábado a 20º na adega que virou fermentador, o airlock está trabalhando devagarzinho mas constante.

OG ficou em 1.042


Segue foto.

08CF0C86-B527-427D-B160-AC359F7C5A93_zps5imanu4v.jpg


A foto está meio estranha por causa do flash mas a cor está condizente com uma wit, e o aroma está muito bom.

Baseado nessa experiência eu acredito que o seu problema foi com o moinho.
Segue uma foto de como estava minha moagem a título de comparação.

4D5C3F0D-893C-44A9-8E46-BA50579EB936_zps13funyze.png



Lembrando que sou iniciante também, então agradeço qualquer crítica ao processo e a receita.


Obrigado!
 
Inoculei o fermento hidratado a 30º, aqui eu exagerei no fermento, fui colocando para hidratar no olhômetro e com certeza mandei umas 6g.

Lembrando que sou iniciante também, então agradeço qualquer crítica ao processo e a receita.

Obrigado!

A única dica é: use sempre todo o pacote de levedura, nunca fracione. Depois de aberto, tu nunca mais terá confiança de manutenção de viabilidade. O meio em que ele está inserido já é totalmente outro...
 
A única dica é: use sempre todo o pacote de levedura, nunca fracione. Depois de aberto, tu nunca mais terá confiança de manutenção de viabilidade. O meio em que ele está inserido já é totalmente outro...

Obrigado tiefensee! Mas não tem nenhum problema eu usar levedura em excesso? Por exemplo, no pacote estava escrito que era para 23l, eu usei mais da metade para apenas 5l.

Abraços!
 
Obrigado tiefensee! Mas não tem nenhum problema eu usar levedura em excesso? Por exemplo, no pacote estava escrito que era para 23l, eu usei mais da metade para apenas 5l.

Abraços!

Fermento? erre pra mais, e não pra menos. Dá uma lida no tópico fixo sobre taxa de inoculação.
Pra OG's baixas (em torno de 1,050), 1g/L hidratada ou 2g/L sem hidratar. Pode usar o pacote todo sem hidratar...

A questão de usar meio pacote é que na indústria eles fazem um baita trabalho pro condicionamento da levedura, pra aumentar ao máximo a viabilidade (são liofilizadas). Quando tu abre o pacote, tu expõe a levedura a um meio totalmente diferente, e não tem como estimar qual sua viabilidade sobre estas condições.
 
Baseado nessa experiência eu acredito que o seu problema foi com o moinho.

Valeu Peter!!! Fiz uma Irish Red Ale e ficou linda, mas não desistirei da Wit! hehehe .. Vou aidiconar uma pouco mais de Malte fazer um 60/40 entre malte pilsen e trigo não maltado, ajustar minhas rampas e moer com mais atenção. Assim que fizer eu posto aqui o resultado também!!

Valeu pelo feedback!!
 
E ai galera!
Hoje eu acabei a minha primeira witbier e com certeza eu errei em alguma coisa e acho que tenho uma noção do que, mas se alguém puder dar uma luz eu agradeço!

Receita - Witbier 6 Litros:

870g de trigo não maltado;
500g de malte Pale (Maris Otter);
10g de lupulo East Kent Goldings - ferver 60 min;
7g de semente de coentro moida - ferver 5 min;
7g de casca de limão (era laranja mas eu quis experimentar o limão) - ferver 5 min;
1 pacote de levedura Safbrew S-33 da Fermentis;
300ml de maracujá coado (esse aqui eu adicionei pra ver no que dava);

Etapas:
Satirizei tudo com alcool 70;
Fiz a moagem do malte e do trigo;
Esquentei 3,5 L de água (quantidade do BeerSmith) para fazer as seguintes rampas:

- 40ºC por 20 minutos;
Nessa rampa eu desliguei o fogo por volta dos 50ºC adicionei o malte e trigo e tampei. Quando abri pra checar a temperatura estava um perto dos 45º ainda, ai adicionei 1,5 L de água para baixar até os 40ºC.

- 50ºC por 20 minutos;
Acendi o fogo e fiquei mexendo o mosto para não queimar até os 50º, porém passou um pouco e ficou em 53º (liguei o timer nesse ponto). Adicionei mais 0,5 L de água até chegar nos 50º, porém desceu até os 47º e voltei a acender o fogo e mexer. Até que chegou os 50º e eu desliguei o fogo (o timer faltava 13 minutos para acabar a rampa).

- 66ºC por 60 minutos;
Acendi o fogo novamente e mexi o mosto até os 66º e tampei. Quando chequei estava em 62º (faltando 20 minutos para final da rampa), acendi o fogo novamente até os 66ºC e tampei novamente.

Não fiz mash out e já parti pra recirculação. Acabada a recirculação fiz um batch sparge com 11,5 L de aguá a 76ºC (na receita dizia 13,5 L, mas como tinha adicionada agua anteriormente para corrigir temperatura de rampa eu descontei do batch sparge);

Fiz 90 minutos de fervura adicionando o lúpulo faltando 60 minutos, as sementes e casca de limão faltando 5 minutos e o maracujá após o fogo ser desligado (peguei essa dica aqui: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/ );

Resfrei o mosto;

Enquanto estava na fervura eu fervi um pouco de água e deixei esfriar até temperatura ambiente. Enquanto o mosto resfriava, nessa água eu inoculei o fermento (Safbrew S-33) e deixei por 15 minutos, misturei com uma colher sanitizada, e deixei por quieto por mais cinco minutos. O fermento ficou "descansando" por 25 minutos no total.

Por ultimo e coloquei tudo no fermentador (aerando bem), fechei, coloquei airlock, dei uma boa chacoalhada, setei o termostato da geladeira para 19,4ºC (receita) e colei o sensor com papel aluminio e fita isolante abaixo do nível do liquido no fermentador.

Blz?

Bom, eu medi a gravidade antes da fervura e era pra estar em 1032, porém deu 1016.
Após a fervura era pra estar 1049 e estava 1032.

Acho que meu erro esta nas rampas! talvez não consegui trabalhar o trigo não matado direito por ser a primeira vez que mexo com ele.

O que acham?

Obrigado pela atenção e desculpem o post longo.

Victor
 
Qual a quantidade de grãos? Acho que você postou o número errado.

Então cara, eu dei Scale Recipe pra 6 Litros no BeerSmith com o meu set-up aqui de casa e depois ajustei a cor pra um pouco menos de EBC e deu isso mesmo. Fazendo esse ajuste de cor ele aumento a quantia de trigo não maltado e ficou essa quantia que postei.

0,87 kg de flaked wheat
0,5 kg de pale malt (que eu peguei o maris otter)
 
-No final da brassagem, o OG ficou apenas em 1022, era esperado por volta de 1045, considerando uma eficiencia de 60%.

Você lembrou de corrigir a OG de acordo com a temperatura do mostro?

EDIT: Agora que vi que já está na quarta pagina... Malz ae! haha
 
Tenho um problema também em uma witbier, Calculei para ficar com OG de 1,050 no método biab, porém com um problema no meio do processo, onde iria adicionar 10 litros de água em uma 'lavagem' consegui utilizar apenas uns 6 litros (saco escapou da roldana, precisei ficar segurando na mão, estava queimando a mão então joguei fora o restante da agua para jogar o saco dentro desta segunda panela) e minha densidade ficou em 1,055. Agora terminou de fermentar e ficou em 1,012 FG dos 1,014 previstos. Também notei que ficou sabor de amargor da laranja muito proeminente, sendo que utilizei 20g de cascas sem a parte branca dentro de um 'hop bag' de voal nos últimos 15m de fervura (eu mesmo ralei as laranjas). Receita que desenvolvi era para 19,5 sendo 18,5l para o fermentador e 17 -17,5l finais. Acabou indo para o fermentador 16l apenas (creio que pela falta dos 4 litros adicionais +-)

Perguntas:

- Tem como corrigir a FG no priming ou vai ficar assim mesmo?
- Fazendo uma maturação (que não estava prevista) posso reduzir esse amargor da laranja?
- Fazendo processo de clarificação (que tbm não estava previsto) também pode reduzir o amargor da laranja?
 
Perguntas:

- Tem como corrigir a FG no priming ou vai ficar assim mesmo?
- Fazendo uma maturação (que não estava prevista) posso reduzir esse amargor da laranja?
- Fazendo processo de clarificação (que tbm não estava previsto) também pode reduzir o amargor da laranja?

Cara, quanto a FG, vai ficar isso ai mesmo. se mudar vai ser muito pouco, mas de acordo com o padrão do estilo, pelo BJCP ela ta um valor minimo acima do padrão do estilo. eles falam que fica entre 4,5-5,5% ABV e o seu ta 5,64%.

Quanto ao amargor eu não faço idéia se esses processos ajudam. Eu achei que 15 minutos de fervura da casca é muito, mas isso é minha opinião.

Outra coisa, se não estavam previstos esses processos, não faça. Deixa ela assim e compara com as próximas levas que vc fizer.
 
Cara, quanto a FG, vai ficar isso ai mesmo. se mudar vai ser muito pouco, mas de acordo com o padrão do estilo, pelo BJCP ela ta um valor minimo acima do padrão do estilo. eles falam que fica entre 4,5-5,5% ABV e o seu ta 5,64%.

Quanto ao amargor eu não faço idéia se esses processos ajudam. Eu achei que 15 minutos de fervura da casca é muito, mas isso é minha opinião.

Outra coisa, se não estavam previstos esses processos, não faça. Deixa ela assim e compara com as próximas levas que vc fizer.

Amigo, do amargor já foi resolvido, foi falha no processo de coleta. Acabei dando uma chacoalhada sem querer no balde o que levantou resíduos do fundo do balde. Novo teste hoje estava perfeito. Fica dica pro pessoal que faz witbier e achar que está muito amarga, cuidado para não chacoalhar o balde.

Logo mais fazer o priming e envasar, dia 10+- posso provar.
 
Amargor ficou OK, notas de cravo apareceram discretamente e banana não apareceu (mesmo sendo witbier tentei alcançar). Ficou altamente carbonatada, embora espuma não muito abundante e de duração média. No mais ficou bem leve, notas de coentro e laranja ficaram equilibradas (talvez pouco menos de coentro para meu gosto). Aroma de 'fermento' presente e discreto, tenho uma parte maturando mais, amanha eu coloco para gelar uma parte e vejo como ficou. Amargor proveniente do lúpulo pouco acima do desejado, porém para meu gosto está ótimo. Adição de Cascade nos ultimos 5 minutos rendeu notas bem discretas de maracujá (que era desejado, embora não estava confiando que aparecesse). Estava com algo próximo de 5,6% álcool mas por meio de margem de erro do densímetro deve ter ficado entre 5,1 e 5,3%, afinal usei para fins de cálculo as margens superiores de erro e tabelas de conversão de temperatura. Segue a foto do resultado (obs: Clarifiquei a 2 graus por 48h, na próxima faço isso apenas por 24h, pois clarificou muito para meu gosto)
 

Attachments

  • _FBR0839.jpg
    _FBR0839.jpg
    97.4 KB · Views: 103
bom dia
Fiz um Cream Ale que aconteceu a mesma coisa a mostura e a espuma que fica na fervura eram bem cinza
mas depois a coloração foi mudando e ficou normal
coloquei para fermentar ontem
 

Latest posts

Back
Top