Primeira receita BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 30, 2015
Messages
16
Reaction score
5
Bom dia pessoal, sou novato aqui, pesquisei muito e já montei meu equipamento Biab e preparando para minha primeira brassagem... Muitas dúvidas neste início do hobby que vem conquistando muita gente... Sugestão da primeira... Witbeer ou APA... Alguém tem o passo a passo para uma leva de 20litros... Obrigado
 
Bom dia, Marcos, sou iniciante também e fiz minha primeira brassagem há 2 semanas atrás, fiz uma APA também, por ser mais simples (acho que a witbier precisa de raspas de limão e coentro, complica um pouco mais), acho que é a melhor pra se começar. Eu também tenho muitas dúvidas quanto ao "processo", mas pela minha "vasta" experiência de UMA brassagem, sugiro fazer logo essa brassagem, ir pra prática e aperfeiçoar conforme tu vai fazendo outras. Sábado que vem estou preparando uma Red Ale e já vou mudar alguns processos em relação á primeira. Eu tenho uma receita "padrão" de um livro, a receita em questão é pra 23 litros, mas você pode fazer a regra de 3 básica e ver a quantidade de insumos.



Pale Ale 23L

Malte pilsen 3Kg
Malte extra pale/Pale Ale 1,3Kg
Malte cristal claro/Caramunich II 90g
Challenger/Perle 35g (60')
East Kent Golding/Fuggle 23g (60')
Styrian Golding 16g (0')
Fermentis US-05 1 pct
Água total 31,5l
 
Obrigado pelas dicas, vai ajudar muito.. Como você está fazendo a fermentação... vi alguns comentários de fermentação em temperatura ambiente, fora da geladeira...
 
Aqui fez muito calor, coloquei o fermentador na geladeira e o termômetro junto, sei que a temperatura interna eh cerca de 6-8°C maior do que a externa, então deixei a regulagem da geladeira no mínimo, mostrando 18°C no termômetro, deixei lá por 1 semana, tirei sábado e deixei na caixa de isopor por 25°C até hoje. Coloquei agora há pouco na geladeira pra maturar a 0°C pra envasar sábado!
 
Seja bem vindo, Marcos!
Para a primeira, iria de APA!
Ajuda muito no aprendizado, depois que pegar a manha, passe para outra!
Boas cervejas.
 
Obrigado pelas dicas, fui hj na Bodebrown ... Kit da APA por 63,00 para 20litros... Vamos lá para primeira brassagem... Depois conto aqui o resultado...
 
Fiz a brassagem no último sábado, dia 26/03...já está no fermentador... Fiz uma adaptação da receita que veio no kit da bode... Vamos aguardar a fermentação
 
uploadfromtaptalk1459471339175.jpguploadfromtaptalk1459471360236.jpguploadfromtaptalk1459471381591.jpg
 
Primeira Leva pronta e ficou muito boa... bora para as próximas... Só começando na arte...uploadfromtaptalk1462712354211.jpg

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Parabéns Marco!
Agora não para mais, hehe!
Deixa eu perguntar; como é o esquema dessa sua panela?
Aparte de cima, seria tipo um escorredor, ou algo do tipo?
Abraço.
 
Bom dia Marcos, cara conseguiu engarrafar quantos litros ? Fez a lavagem dos grãos ou usou a agua total de inicio ?
Comprei uma panela desse tamanho também pra minha primeira leva, pensei em 20 litros, mas acho que vai ser pequena. Valeu.
 
Bom dia Marcos, cara conseguiu engarrafar quantos litros ? Fez a lavagem dos grãos ou usou a agua total de inicio ?
Comprei uma panela desse tamanho também pra minha primeira leva, pensei em 20 litros, mas acho que vai ser pequena. Valeu.
Opa...bom dia zitro, não fiz lavagem.... iniciei com 20 litros e na retirada da bag incluí mais 5... tive a quebra pela evaporação e absorção dos grãos... engarrafei 16,5 litros... ficou muito boa a cerveja... fiz a segunda leva e vou engarrafar este fds... mudei um pouco...coloquei 20 l inicial e acrescentei + 10 na retirada da bag... depois te digo quantos litros foram engarrafei...abç

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Opa...bom dia zitro, não fiz lavagem.... iniciei com 20 litros e na retirada da bag incluí mais 5... tive a quebra pela evaporação e absorção dos grãos... engarrafei 16,5 litros... ficou muito boa a cerveja por ser iniciante e primeira brassagem... fiz a segunda leva e vou engarrafar este fds... mudei um pouco...coloquei 20 l inicial e acrescentei + 10 na retirada da bag... depois te digo quantos litros foram engarrafei...abç
Bom dia Marcos, cara conseguiu engarrafar quantos litros ? Fez a lavagem dos grãos ou usou a agua total de inicio ?
Comprei uma panela desse tamanho também pra minha primeira leva, pensei em 20 litros, mas acho que vai ser pequena. Valeu.


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Opa...bom dia zitro, não fiz lavagem.... iniciei com 20 litros e na retirada da bag incluí mais 5... tive a quebra pela evaporação e absorção dos grãos... engarrafei 16,5 litros... ficou muito boa a cerveja por ser iniciante e primeira brassagem... fiz a segunda leva e vou engarrafar este fds... mudei um pouco...coloquei 20 l inicial e acrescentei + 10 na retirada da bag... depois te digo quantos litros foram engarrafei...abç
Bom dia Marcos, cara conseguiu engarrafar quantos litros ? Fez a lavagem dos grãos ou usou a agua total de inicio ?
Comprei uma panela desse tamanho também pra minha primeira leva, pensei em 20 litros, mas acho que vai ser pequena. Valeu.


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Opa...bom dia zitro, não fiz lavagem.... iniciei com 20 litros e na retirada da bag incluí mais 5... tive a quebra pela evaporação e absorção dos grãos... engarrafei 16,5 litros... ficou muito boa a cerveja por ser iniciante e primeira brassagem... fiz a segunda leva e vou engarrafar este fds... mudei um pouco...coloquei 20 l inicial e acrescentei + 10 na retirada da bag... depois te digo quantos litros foram engarrafei...abç


Bom dia Marcos, cara conseguiu engarrafar quantos litros ? Fez a lavagem dos grãos ou usou a agua total de inicio ?
Comprei uma panela desse tamanho também pra minha primeira leva, pensei em 20 litros, mas acho que vai ser pequena. Valeu.


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Opa...bom dia zitro, não fiz lavagem.... iniciei com 20 litros e na retirada da bag incluí mais 5... tive a quebra pela evaporação e absorção dos grãos... engarrafei 16,5 litros... ficou muito boa a cerveja por ser iniciante e primeira brassagem... fiz a segunda leva e vou engarrafar este fds... mudei um pouco...coloquei 20 l inicial e acrescentei + 10 na retirada da bag... depois te digo quantos litros foram engarrafei...abç





Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
Envasei hj, consegui extrair 18 litros da leva...

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Olá @marcos_antonio_

Esse seu balde fermentador é pra 20 L?
Onde você comprou ele?
Pode me passar as dimensões dele?

Abraços e parabéns!

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
Olá...
Balde de 30 litros, comprei na Bodebrow... torneira comprei na Bilbilbeer...

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
 
Back
Top