Problemas com BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 26, 2021
Messages
6
Reaction score
1
Location
Itália
Olá amigos e amigas cervejeiros, fiz essa semana a minha segunda brassagem e para ser sincero com muita dificuldade. Praticamente o saco BIAB não filtrava, o mosto não queria sair do saco, tive que agitalo bastante e consequentemente saiu muita sujeira para a fervura . Segundo problema fiz whirlpool deixei descansar mais de 30 minutos mas o trub não desceu. Sou novo nessa brincadeira e não sei oque pode ter acontecido
 
provavelmente a falha esta na moagem, mas sem fotos fica difícil ser assertivo. Quanto de água você usou e como procedeu a suspensão do biab? fez lavagem ou não? quanto de mosto saiu para iniciar a fervura?

Já na fervura, em panelas pequenas é meio que normal o trabalho ser maior para decantar na hora do whirp... que tamanho é sua panela e quanto de cerveja vc extrai?
 
Então, eu comprei os grãos já moídos pois não tenho moinho, para a mostura usei 17 litros e mais 12 para lavagem de grãos . Minha intenção era fazer a circulação do mosto mas ele não saía do saco. O saco não é de boa qualidade percebi isso quando o comprei mas sendo inexperiente acabei usando aquele mesmo a panela e de 27 litros.
 

Attachments

  • 12507155-EF53-40AA-A67C-D9F2065F284D.jpeg
    12507155-EF53-40AA-A67C-D9F2065F284D.jpeg
    45.7 KB · Views: 48
Tbm comecei com biab. Comprei o voil em loja de tecido e minha sogra costurou no tamanho da minha panela (38 litros) nunca tive problema parecido.

A aveia realmente dificulta isso pq dependendo da quantidade pode virar uma pasta.

Recomendo que não aperte os grãos pra evitar extrair taninos do msm, mas no seu caso parece q não teve jeito.

Tenta comprar o tecido voil vc mesmo e ver se alguém costura. Se ainda for usar este seu então faça uma breja sem aveia e trigo e adicione os grãos na água quente aos poucos, sempre mexendo
 
Na verdade



um saco de boa qualidade , tinha 5 kg de pale ale e 600g flocos de aveia e 370g pilsner.
o saco que você usa é de voil?
tinha trigo na receita?
Tbm comecei com biab. Comprei o voil em loja de tecido e minha sogra costurou no tamanho da minha panela (38 litros) nunca tive problema parecido.

A aveia realmente dificulta isso pq dependendo da quantidade pode virar uma pasta.

Recomendo que não aperte os grãos pra evitar extrair taninos do msm, mas no seu caso parece q não teve jeito.

Tenta comprar o tecido voil vc mesmo e ver se alguém costura. Se ainda for usar este seu então faça uma breja sem aveia e trigo e adicione os grãos na água quente aos poucos, sempre mexendo



obrigado pelas dicas, o saco e de ma qualidade . Na prossima farei com um voil .
 
Primeira vez fiz com um saco de algodão, mesma coisa. Hoje faço com voil, minha moagem final é da espessura de um cartão de crédito, nunca entupiu.
 
Quando fazia biabão eu não fazia lavagem nem recirculava. Quando terminava a mostura só levantava o saco, deixava escorrer e partia pra fervura. Super prático e rápido, brassagem de 4h30. Perdia um pouco de eficiência por não fazer lavagem, mas daí era só gastar mais alguns reais com o malte.
 
Opa!
Mais umas dicas, o voil fazer duplo e em forma de cone achatado fazendo uns 3/4 do tamanho da boca. Diminue a quantidade de grãos no fundo da panela mas na hora de suspender não da lambuzo.
WhatsApp Image 2021-11-29 at 09.22.15.jpeg
 
Eu queria ter esse desapego, mas não consigo... E eu já demoro um monte na brassagem, faço rampa, fico mexendo, analisando o mosto, aí durante a lavagem o mosto tá indo pra fervura mesmo, nem perco taaaanto tempo assim...
 
Primeira vez fiz com um saco de algodão, mesma coisa. Hoje faço com voil, minha moagem final é da espessura de um cartão de crédito, nunca entupiu.

Meu saco também é de algodão , já joguei fora para me obrigar a comprar outro rsrs . Obrigado pela dica
 
Quando fazia biabão eu não fazia lavagem nem recirculava. Quando terminava a mostura só levantava o saco, deixava escorrer e partia pra fervura. Super prático e rápido, brassagem de 4h30. Perdia um pouco de eficiência por não fazer lavagem, mas daí era só gastar mais alguns reais com o malte.

Pois é , eu estou começando agora é era a minha segunda brassagem. Gostei e achei bem simples com BIAB, agora só tenho que comprar um saco de boa qualidade.
obrigado pela dica
 

Latest posts

Back
Top